Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petróleo...

por ricardmag » 23/4/2020 22:32

Por acaso acredito mais que chegue a -100 do que darem gasolina nas bombas. E era ... :twisted:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Petróleo...

por bogos » 23/4/2020 22:24

NirSup Escreveu:Alia jacta est. Faites vos jeux.

Petróleo com o preço a menos de 100 USD é possível muito em breve, avisa Paul Sankey, analista petrolífero no Mizuho Bank, A capacidade de armazenamento está a esgotar-se. E os mercados, como habitualmente, vão antecipar-se ao esgotamento da capacidade de armazenagem.
Sem pretender ser cínico, isto é o resultado dum mercado opaco, onde poucos intervenientes têm acesso à informação sensível. E só foi possível perceber a dramática situação a que se chegou através de imagens de satélite. Inacreditável.
By Nirvana


Caro amigo Nirvana

Tu eras bom para viver na antiga URSS, onde o capitalismo imperava e a manipulação era impensável...

Eu produzo aqui em casa rolos para as cabeleireiras porem na cabeça das clientes. Tenho tanta, mas tanta produção, que a minha mulher já me disse, que ou são os rolos a sair, ou sou eu a sair de rolo....
Como devido a um factor inaudito chamado Corona, fecharam todos os cabeleireiros, não consigo escoar a produção dos ditos rolos.
Ninguém me os compra e pago um custo pelo seu armazenamento...o custo chama-se no meu caso, casamento...

Já prometi À minha mulher que ia fazer viseiras.....ao menos protege mais depois de me dar com o rolo...

O meu amigo Nirvana precisa da coisa bem regulamentada. Das leis soviéticas...

Caro Nirsup
Vive o preço. Compra e vende o preço.
Se o petróleo vai para -100, shorta, ou Compra barris físicos.

Isto é somente o mercado a funcionar. É difícil de perceber o mercado a funcionar?
Procura e oferta de algo em troca de um preço....Alguém vai perder e alguém vai ganhar. É assim toda a nossa vida e das próximas milhares de gerações.. :lol: :lol: :lol:

Nota: Por acaso gostava imenso de ver o crude a -100. Seria sinal que ao ir À bomba, ela me pagaria +ara ter o prazer de encher o tanque do meu Datsun.. :lol: :lol: :lol: .
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Petróleo...

por NirSup » 23/4/2020 22:11

Alia jacta est. Faites vos jeux.

Petróleo com o preço a menos 100 USD é possível muito em breve, avisa Paul Sankey, analista petrolífero no Mizuho Bank, A capacidade de armazenamento está a esgotar-se. E os mercados, como habitualmente, vão antecipar-se ao esgotamento da capacidade de armazenagem.
Sem pretender ser cínico, isto é o resultado dum mercado opaco, onde poucos intervenientes têm acesso à informação sensível. E só foi possível perceber a dramática situação a que se chegou através de imagens de satélite. Inacreditável.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 24/4/2020 12:38, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 23/4/2020 16:09

Ulisses Pereira Escreveu:Marta, quando um ETF de um momento para o outro decide alterar aquilo que estava no seu prospecto, para qualquer investidor isso deve significar que nunca mais na vida deve tocar ali. Lembro-me quando te disse, há uns dias, que eles estavam a fazer o rollover de algumas posições e tu dizias que não era possível, porque não era o que constava no prospecto. Tinhas razão. E eu também. O que torna tudo assustador.

Beijo,
Ulisses



Isso é outro tema. Mas o facto é que é o que está a ser feito e estão a fazer de modo perfeitamente transparente, informando diáriamente sobre o que está a ser feito. E pior... ainda bem que o estão a fazer porque o ETF ia implodir sozinho muito rapidamente sem essa alteração.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por NirSup » 23/4/2020 15:50

Keep things simple and don't swing for the fences. When promised quick profits, respond with a quick "no." (WB)

Depois de ler estes últimos comentários, que são de facto assustadores, dou mais razão ao Warren Buffett: investe naquilo que conheces e entendes.
Ele conhece bem o negócio de aviões (mas teve azar como o COVID-19), de combóios, de molhos, ketchup, lâminas de barbear, jóias, móveis e companhias de seguros.
Não foi à toa que, por muitos e muitos anos, Buffett evitou investir na Apple, por exemplo.
E só o fez, recentemente, depois de entender com muita clareza e profundidade, o modelo de negócios da empresa.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Petróleo...

por Ulisses Pereira » 23/4/2020 14:19

Marta, quando um ETF de um momento para o outro decide alterar aquilo que estava no seu prospecto, para qualquer investidor isso deve significar que nunca mais na vida deve tocar ali. Lembro-me quando te disse, há uns dias, que eles estavam a fazer o rollover de algumas posições e tu dizias que não era possível, porque não era o que constava no prospecto. Tinhas razão. E eu também. O que torna tudo assustador.

Beijo,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 23/4/2020 11:27

Acho que o FT Alphavile é free (acho que tem de criar conta).
quem não conseguir e quiser ler, diga-me algo por mensagem privada.


https://ftalphaville.ft.com/2020/04/22/1587549615000/How-hedge-fund-shorting-triggered-the-USO-s-epic-AUM-growth/
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 23/4/2020 9:10

Curioso, este artigo fala exactamente nisto e aborda o tema:


https://seekingalpha.com/article/433909 ... GzwT-9kYN0
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 22/4/2020 21:52

Outra coisa interessante, este outro etf (com posições até um ano) está com um prémio bem mais pequeno)

http://www.uscfinvestments.com/holdings/usl

Não deixa de ser curioso que um ETF que de repente tem um risco emitente (a casa pode falir se de repente os futuros podem valer valores negativos), tem um risco muito maior de ir a zero quando o seu maior activo tem uma grande probabilidade de ir a zero e no entanto está a transaccionar com este incrivel prémio face ao NAV. Isto não faz qualquer sentido e faz-me mais uma vez simplesmente acreditar que os investidores não sabem no que estão a investir ao estarem dispostos a pagar este prémio sobre o NAV.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 22/4/2020 21:29

esse link da composição até afirma o CONTRÁRIO, está-se a pagar p´rémio! O valor dos activos a dividir pelas acções dá 2.06 mas ele ontem fechou a 2.81., 36% acima do valor dos seus activos.! :shock: se calhar hoje a queda é simplesmente parte desse ajuste.

Fund Facts as of 04/21/2020
NAV $2.06
NAV Change $-1.40
4PM Bid/Ask Midpoint $2.81
Last Trade Price $2.81
Premium Discount (%) 36.41%
Shares Outstanding 1,448,800,000
Total Net Assets $2,983,463,155
Estimated Yield on Cash Holdings*
as of 04/21/2020 1.03
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 22/4/2020 21:24

Não te sei dizer mas aqui está aqui a composição e o NAV confirmando o que afirmei:

http://www.uscfinvestments.com/holdings/uso ; nav a 2.06 mas fechou a 2.81 e transacciona a hoje a 2.51.

https://www.google.com/search?sxsrf=ALe ... ent=psy-ab

(entretanto já percebi porquê, explico abaixo e corrigi os posts)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por Ulisses Pereira » 22/4/2020 20:29

Marta, vi na CNBC. Podes sempre arranjar uma forma de me explicares de outra forma como cai 10% em função do portfolio que dizes ter ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 22/4/2020 20:14

Ulisses, de onde foste buscar a info que o etf está a desconto? eles passaram a ter uma parte, 20% da exposição ao contrato de julho, mas tinham imensa liquidez em treasuries. Como se consegue calcular o valor do etf sem saber a composição exacta?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 22/4/2020 19:26

optimiza Escreveu:Coloco observações e perguntas por baixo de algumas das tuas frases

TheKeyboardDuck Escreveu:Como já referiste, o objetivo de contratos de futuro nas commodities é a proteção do produtor/ transformador.
Este mercado atualmente no crude está parado.

Observações - Como é que este mercado de contratos de futuros nas commodities está parado se são transacionados por dia dezenas de milhões de contratos?
Nunca se visou a proteção do produtor/transformador, mas sim a projeção a prazos futuros, diferenciados, de valores de um ativo/matéria prima o que torna viável preçar e dá o direito fazer transações entre partes e contra partes, ad futurum. até determinada data.
O primeiro mercado de opções sobre commodities surgiu em 1697 (Dojima rice Exchange) e protegia os destinatários (desprotegendo os produtores). Os Samurais procuravam projetar o que iam receber em arroz de produtores/subordinados, em datas futuras, minimizando variações do pricing em ienes.

Mais de 95% de brokers de options só tem modulação para pricing em Black-Scholes. O que é que isto significa, está implícito que o valor das opções tem que ser positivo.

Observação - O modelo Black-Scholes permite nas f´órmulas matemáticas avaliar opções com retorno/valor/variáveis explicitamente negativas (via modelização Hull/White, FFT por exemplo » ver aqui a equação no final do ponto 5 http://homepages.ulb.ac.be/~cazizieh/sp ... 201998.pdf ).
Quando penso em black-Scholes penso sempre na calculadora automática da E-trade (nunca fiz uma equação destas eu próprio, quando aquilo está lá automático. Apenas as calculadoras black-scholes de algumas corretoras e brokers não o permitem para opções por questões de inércia na programação. Já quanto a taxas de juro e yields negativas mesmo essas calculadoras online permitem o cálculo de risk neutral e de rentabilidade/risco. Coloco exemplo do que acontecia antigamente - MAL - na calculadora do BOFA
BLACK SCHOLES por inércia de programação, algumas corretoras não incluem calculadora que funcione para valores, rentabilidades e variáveis negativas.jpg

Um gigante como a bloomberg tem como prazo para implementar o Louis Bachelier duas semanas, ou seja de hoje a duas semanas tem um modelo capaz de avaliar opções de WTI (negativas).

Observação » A bloomberg demorou 120 anos para implementar a teoria do génio matemático francês? Fez a sua tese decisiva sobre a teoria da especulação em 1900, em que deu a primazia à formulação matemática, a análise estatística de parâmetros e os processos estocásticos tornando secundária a análise dos fundamentais e do processo clássico da formação de preços. Ele e Black-scholes partilham a mesma abordagem estocástica e equações similares para variações negativas nos underlying assets.

Podes ter volume, e quando falamos de crude falamos sempre em milhões, mas não são em condições "normais". É preciso tratar este "evento" da forma que ele é, não há modus operandi para este tipo de situações porque a mesma nunca aconteceu.

Observação O evento de o contrato futuro cotar a negativos já acontecia nas equações das taxas de juros negativas, rendimentos negativos e strikes negativos sobre opções exóticas com assets negativos. Apenas nunca tinha acontecido sobre futuros WTI front month.

Não vale a pena correr o risco de negociar qualquer ativo com o nome crude, quando podes negociar ativos correlacionados com muito menos risco.

Pergunta muito útil - Mesmo considerando os 3 dias mensais de perturbação dos rollovers de CF's , os ETF's que mimetizam o WTI têm uma precisão superior a 95%. Que ativos correlacionados são esses com muito menos risco e potencial retorno adequado?

Num futuro, acredito que os ETFs que sobreviverem vão voltar a correlacionar com o WTI.
Esta situação poderá afetar o XOP e o XLE do ponto de vista que produto que eles vendem não tem mercado e do ponto de vista de finanças comportamentais.

Observação - mesmo considerando o rollover mensal, os ETF's como o USO e o CrudP vão estar sempre correlacionados com o WTI ou não?


Qualquer ativo da tabela de correlação que já anexei no thread. Admito que não fiz um varrimento de mercado por vários ativos. Correlaciono com ativos que me são mais confortáveis de negociar. Nomeadamente FX.
Podemos entrar por um caminho mais complicado e avaliar correlações com perfs long/short + drawdown. Mas ai já dá mais trabalho.


Nada é correlacionado a 100% durante muito tempo, acredito que os ETFs voltem a correlacionar conforme os gráficos que já anexei. Quando, não sei.

Nota, quando digo que o mercado está parado, não digo no sentido de "halted" digo no sentido que não está a negociar como em condições "normais".

Relativamente aos modelos, inércia ou não, é mais um agravante a esta situação.
Quem quiser perceber mais sobre os modelos que estamos a falar:
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2782719
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por Ulisses Pereira » 22/4/2020 19:15

optimiza, vai explicar a algumas pessoas que, mesmo que no vencimento de um contrato, o preço fosse negativo que isso não significava que os produtores tenham pago para alguém lhes comprar o produto. :roll:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Petróleo...

por Optimiza » 22/4/2020 19:09

Coloco observações e perguntas por baixo de algumas das tuas frases

[quote="TheKeyboardDuck"]
Como já referiste, o objetivo de contratos de futuro nas commodities é a proteção do produtor/ transformador.
Este mercado atualmente no crude está parado.

Observações - Como é que este mercado de contratos de futuros nas commodities está parado se são transacionados por dia dezenas de milhões de contratos?
Nunca se visou a proteção do produtor/transformador, mas sim a projeção a prazos futuros, diferenciados, de valores de um ativo/matéria prima o que torna viável preçar e dá o direito fazer transações entre partes e contra partes, ad futurum. até determinada data.
O primeiro mercado de opções sobre commodities surgiu em 1697 (Dojima rice Exchange) e protegia os destinatários (desprotegendo os produtores). Os Samurais procuravam projetar o que iam receber em arroz de produtores/subordinados, em datas futuras, minimizando variações do pricing em ienes.

Mais de 95% de brokers de options só tem modulação para pricing em Black-Scholes. O que é que isto significa, está implícito que o valor das opções tem que ser positivo.

Observação - O modelo Black-Scholes permite nas f´órmulas matemáticas avaliar opções com retorno/valor/variáveis explicitamente negativas (via modelização Hull/White, FFT por exemplo » ver aqui a equação no final do ponto 5 http://homepages.ulb.ac.be/~cazizieh/sp ... 201998.pdf ).
Quando penso em black-Scholes penso sempre na calculadora automática da E-trade (nunca fiz uma equação destas eu próprio, quando aquilo está lá automático. Apenas as calculadoras black-scholes de algumas corretoras e brokers não o permitem para opções por questões de inércia na programação. Já quanto a taxas de juro e yields negativas mesmo essas calculadoras online permitem o cálculo de risk neutral e de rentabilidade/risco. Coloco exemplo do que acontecia antigamente - MAL - na calculadora do BOFA
BLACK SCHOLES por inércia de programação, algumas corretoras não incluem calculadora que funcione para valores, rentabilidades e variáveis negativas.jpg
BLACK SCHOLES por inércia de programação, algumas corretoras não incluem calculadora que funcione para valores, rentabilidades e variáveis negativas.jpg (83.87 KiB) Visualizado 9189 vezes

Um gigante como a bloomberg tem como prazo para implementar o Louis Bachelier duas semanas, ou seja de hoje a duas semanas tem um modelo capaz de avaliar opções de WTI (negativas).

Observação » A bloomberg demorou 120 anos para implementar a teoria do génio matemático francês? Fez a sua tese decisiva sobre a teoria da especulação em 1900, em que deu a primazia à formulação matemática, a análise estatística de parâmetros e os processos estocásticos tornando secundária a análise dos fundamentais e do processo clássico da formação de preços. Ele e Black-scholes partilham a mesma abordagem estocástica e equações similares para variações negativas nos underlying assets.

Podes ter volume, e quando falamos de crude falamos sempre em milhões, mas não são em condições "normais". É preciso tratar este "evento" da forma que ele é, não há modus operandi para este tipo de situações porque a mesma nunca aconteceu.

Observação O evento de o contrato futuro cotar a negativos já acontecia nas equações das taxas de juros negativas, rendimentos negativos e strikes negativos sobre opções exóticas com assets negativos. Apenas nunca tinha acontecido sobre futuros WTI front month.

Não vale a pena correr o risco de negociar qualquer ativo com o nome crude, quando podes negociar ativos correlacionados com muito menos risco.

Pergunta muito útil - Mesmo considerando os 3 dias mensais de perturbação dos rollovers de CF's , os ETF's que mimetizam o WTI têm uma precisão superior a 95%. Que ativos correlacionados são esses com muito menos risco e potencial retorno adequado?

Num futuro, acredito que os ETFs que sobreviverem vão voltar a correlacionar com o WTI.
Esta situação poderá afetar o XOP e o XLE do ponto de vista que produto que eles vendem não tem mercado e do ponto de vista de finanças comportamentais.

Observação - mesmo considerando o rollover mensal, os ETF's como o USO e o CrudP vão estar sempre correlacionados com o WTI ou não?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Petróleo...

por maturidade » 22/4/2020 19:08

Boas.
O ETFS que estava a falar era este.
estive a falar com colegas meus que me tinham dito que este produto acompanhava a evolução do petróleo.
Ora na descida acompanhou mas estranhei de ver hoje fechar a perder mais de 6%, quando o petróleo valorizava mais de 20%.
dai o meu espantamento.
este etfs é aconselhável ou não?
se o petroleo continuar a recuperar, este etfs vai reuperar também ou não?

Obrigados
Anexos
etfs wti.png
etfs wti.png (41.31 KiB) Visualizado 9189 vezes
 
Mensagens: 2849
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 22/4/2020 18:50

Pude apurar que este ETF irá efetuar um reverse stock split este mês pelo que calculo que tenha sido esta a razão de o ETF não acompanhar a valorização do activo . Só não entedi muito bem qual os moldes em que esta operação se irá efetuar e qual o possivel comportamento do ETF no futuro .

https://www.marketwatch.com/story/down- ... 2020-04-22

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 22/4/2020 17:05

optimiza Escreveu:Leio sempre, com interesse, os teus comentários e os teus fundamentos, mas relativamente aos futuros e ETf's surgem alguns pontos dúbios.

Reconheço que os volumes, em centenas de milhões, transacionados de ETF's com underlying direto/indireto no WTI (lógica teórica e subjectiva de detenção de posições curta duração/day trade a 2 semanas), têm sido brutais/anormais face ao volume de contratos futuros transacionados (lógica teórica e subjectiva de detenção de posições de 2 semanas a 1 ano), mas hoje o WTI de Junho (front month) já transacionou apenas em meio dia, 765.000 contratos (julho já transacionou 270.000, Agosto 112.000, open interest de Junho nos 460.000, CF Junho tem book orders em sistema para 3,2 milhões de contratos. Achas isto sem volume e sem ordens?

Fora as consequências de forte queda deste rollover CF antes de Maio para Junho/ e agora Junho para Julho, em circunstâncias raras, e o gap provocado qual o "shitshow" nos etfs sobre crude oil e porque é que se vai alastrar aos ETF's não alavancados de producers (quando esses compram, mediante critérios públicos, as ações e ativos nas suas holdings)?

nota - Todas as opções são "papel", e apenas para Cf's sobre commodities existe na expiração a possibilidade/risco real de ficar fisicamente com a matéria prima (mesmo assim corresponde a uma fração das transações puramente especulativas).


Em teoria, e em parte na prática, negociar futuros de commodities, neste caso crude é diferente de negociar futuros de um índice qualquer.

Como já referiste, o objetivo de contratos de futuro nas commodities é a proteção do produtor/ transformador.
Este mercado atualmente no crude está parado.

Aparte que nos futuros tens vários problemas em mão:
- A IB ficou com uma batata quente de $88M de contratos de utilizadores, resta saber quantos foram fechados e quantos estão a espera de entrega física.
- A TD já fechou a opção de abertura de posições nos contratos de Junho e Julho.
- Mais de 95% de brokers de options só tem modulação para pricing em Black-Scholes. O que é que isto significa, está implícito que o valor das opções tem que ser positivo.
- Um gigante como a bloomberg tem como prazo para implementar o Louis Bachelier duas semanas, ou seja de hoje a duas semanas tem um modelo capaz de avaliar opções de WTI (negativas).


Podes ter volume, e quando falamos de crude falamos sempre em milhões, mas não são em condições "normais". É preciso tratar este "evento" da forma que ele é, não há modus operandi para este tipo de situações porque a mesma nunca aconteceu.

Não vale a pena correr o risco de negociar qualquer ativo com o nome crude, quando podes negociar ativos correlacionados com muito menos risco.


Num futuro, acredito que os ETFs que sobreviverem vão voltar a correlacionar com o WTI.
Esta situação poderá afetar o XOP e o XLE do ponto de vista que produto que eles vendem não tem mercado e do ponto de vista de finanças comportamentais.

Nota: É de notar a diferença entre WTI e BRENT, Um é settle financeiramente e o outro é settle fisicamente.
são coisas diferentes. Em teoria o Brent não pode ir a negativo.
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 22/4/2020 16:41

TheKeyboardDuck Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
o que acham deste ETFS:
ETFS WTI Crude Oil.
hoje mesmo assim perde 7%.
o porquê de não acompanhar os ganhos do petróleo.
é que nas descidas foi sempre a abrir.
T~em um GAP enorme para fechar nos 5.00€(+-).
este também caiu com estrondo



Deixo dois gráficos que secalhar respondem melhor a tua pergunta.

Correlações semanais:
Imagem

Correlações diárias: Desde 08-01-2020 tens uma perturbação de falha de correlação, portanto com os eventos desta semana o mesmo ficou acentuado provocado essas disparidades. Os eventos inerentes aos ETFs vão ter tendências a agravar, pois apesar dos ETFs fazerem track ao mesmo ativo, ambos funcionam de formas diferentes. Vão ter desfechos diferentes.
Imagem



TheKeyboardDuck então na tua opinião achas que a partir de agora os ETFs não vão acompanhar as valorizações do petróleo ? A correlação irá ser dispar entre o activo principal e o instrumento financeiro ?

Abraço
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por Optimiza » 22/4/2020 16:37

TheKeyboardDuck Escreveu:
optimiza Escreveu:
Thekeyboard duck, pode-se não comprar ETF's long/short relativos a crude oil e com underlying no WTI, porque os rollovers geram por vezes (raras) gaps monumentais e porque ainda estamos num Bear market com reservas brutais e consumos+preços reduzidos US (gráf. do preço ao consumidor por galão) . Agora não se pode afirmar que têm volumes negociados muito pequenos e orderbooks vazios: USO ontem transacionou mais de 900 milhões de ETf's e tinha um order book em fecho de 870 milhões (raros são os ativos que transacionam isso num dia). mesmo os 4 seguintes Etf's longos sobre crude oil ontem transacionaram mais de 10 milhões (o mesmo com os 3 principais ETF's short sobre crude oil).

Muito bom aquele gráfico de correlações.
O Ficheiro galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png não está disponível
O Ficheiro galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png não está disponível


Na imagem que anexei é o volume corrente para options dos futuros de CL (LO).
Os ETFs podem negociar vários milhões de dólares, se a base é o preço dos futuros do WTI e o mesmo está sem volume e ordens no livro, os ETFs estão a transacionar papel. Mais uma vez, o mercado pertence ao especuladores.
O mais grave é que o pessoal não sabe o que anda a negociar.
Se este snapshot de posições da robinhood fizer sentido a alguém, por favor gostava de perceber a lógica.
O Ficheiro galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png não está disponível


Principalmente o USO que negocia maioritariamente short term e está impedido de fazer novos packagings de contratos.
A WisdomTree também já está a mexer no $CRUD. Vai ser um shitshow nos ETFs de oil e vai se alastrar aos ETFs de producers (XOP) e (XLE) mais tarde ou mais cedo.


Leio sempre, com interesse, os teus comentários e os teus fundamentos, mas relativamente aos futuros e ETf's surgem alguns pontos dúbios.

Reconheço que os volumes, em centenas de milhões, transacionados de ETF's com underlying direto/indireto no WTI (lógica teórica e subjectiva de detenção de posições curta duração/day trade a 2 semanas), têm sido brutais/anormais face ao volume de contratos futuros transacionados (lógica teórica e subjectiva de detenção de posições de 2 semanas a 1 ano), mas hoje o WTI de Junho (front month) já transacionou apenas em meio dia, 765.000 contratos (julho já transacionou 270.000, Agosto 112.000, open interest de Junho nos 460.000, CF Junho tem book orders em sistema para 3,2 milhões de contratos. Achas isto sem volume e sem ordens?

Fora as consequências de forte queda deste rollover CF antes de Maio para Junho/ e agora Junho para Julho, em circunstâncias raras, e o gap provocado qual o "shitshow" nos etfs sobre crude oil e porque é que se vai alastrar aos ETF's não alavancados de producers (quando esses compram, mediante critérios públicos, as ações e ativos nas suas holdings)?

nota - Todas as opções são "papel", e apenas para Cf's sobre commodities existe na expiração a possibilidade/risco real de ficar fisicamente com a matéria prima (mesmo assim corresponde a uma fração das transações puramente especulativas).
crudp e USO ETF'S não alavancados sobre o WTI seguem na perfeição o mesmo excetuando nas expirações.png
crudp e USO ETF'S não alavancados sobre o WTI seguem na perfeição o mesmo excetuando nas expirações.png (61.85 KiB) Visualizado 9356 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 22/4/2020 16:50, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 22/4/2020 16:24

maturidade Escreveu:Boas.
o que acham deste ETFS:
ETFS WTI Crude Oil.
hoje mesmo assim perde 7%.
o porquê de não acompanhar os ganhos do petróleo.
é que nas descidas foi sempre a abrir.
T~em um GAP enorme para fechar nos 5.00€(+-).
este também caiu com estrondo



Deixo dois gráficos que secalhar respondem melhor a tua pergunta.

Correlações semanais:
Imagem

Correlações diárias: Desde 08-01-2020 tens uma perturbação de falha de correlação, portanto com os eventos desta semana o mesmo ficou acentuado provocado essas disparidades. Os eventos inerentes aos ETFs vão ter tendências a agravar, pois apesar dos ETFs fazerem track ao mesmo ativo, ambos funcionam de formas diferentes. Vão ter desfechos diferentes.
Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por maturidade » 22/4/2020 16:11

TheKeyboardDuck Escreveu:
optimiza Escreveu:
Thekeyboard duck, pode-se não comprar ETF's long/short relativos a crude oil e com underlying no WTI, porque os rollovers geram por vezes (raras) gaps monumentais e porque ainda estamos num Bear market com reservas brutais e consumos+preços reduzidos US (gráf. do preço ao consumidor por galão) . Agora não se pode afirmar que têm volumes negociados muito pequenos e orderbooks vazios: USO ontem transacionou mais de 900 milhões de ETf's e tinha um order book em fecho de 870 milhões (raros são os ativos que transacionam isso num dia). mesmo os 4 seguintes Etf's longos sobre crude oil ontem transacionaram mais de 10 milhões (o mesmo com os 3 principais ETF's short sobre crude oil).

Muito bom aquele gráfico de correlações.
galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png
USO rollover futuro entre cont de Junho e Julho originou perda brutal ontem e 900 milhões de etfs transacionados.png


Na imagem que anexei é o volume corrente para options dos futuros de CL (LO).
Os ETFs podem negociar vários milhões de dólares, se a base é o preço dos futuros do WTI e o mesmo está sem volume e ordens no livro, os ETFs estão a transacionar papel. Mais uma vez, o mercado pertence ao especuladores.
O mais grave é que o pessoal não sabe o que anda a negociar.
Se este snapshot de posições da robinhood fizer sentido a alguém, por favor gostava de perceber a lógica.
Screenshot_3.png



Principalmente o USO que negocia maioritariamente short term e está impedido de fazer novos packagings de contratos.
A WisdomTree também já está a mexer no $CRUD. Vai ser um shitshow nos ETFs de oil e vai se alastrar aos ETFs de producers (XOP) e (XLE) mais tarde ou mais cedo.



Boas.
o que acham deste ETFS:
ETFS WTI Crude Oil.
hoje mesmo assim perde 7%.
o porquê de não acompanhar os ganhos do petróleo.
é que nas descidas foi sempre a abrir.
T~em um GAP enorme para fechar nos 5.00€(+-).
este também caiu com estrondo
 
Mensagens: 2849
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Petróleo...

por TheKeyboardDuck » 22/4/2020 16:00

optimiza Escreveu:
Thekeyboard duck, pode-se não comprar ETF's long/short relativos a crude oil e com underlying no WTI, porque os rollovers geram por vezes (raras) gaps monumentais e porque ainda estamos num Bear market com reservas brutais e consumos+preços reduzidos US (gráf. do preço ao consumidor por galão) . Agora não se pode afirmar que têm volumes negociados muito pequenos e orderbooks vazios: USO ontem transacionou mais de 900 milhões de ETf's e tinha um order book em fecho de 870 milhões (raros são os ativos que transacionam isso num dia). mesmo os 4 seguintes Etf's longos sobre crude oil ontem transacionaram mais de 10 milhões (o mesmo com os 3 principais ETF's short sobre crude oil).

Muito bom aquele gráfico de correlações.
O Ficheiro galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png não está disponível
O Ficheiro galão de gasolina baixou fortemente porque os impostos USA sobre os combustiveis não chegam a 10% do preço final.png não está disponível


Na imagem que anexei é o volume corrente para options dos futuros de CL (LO).
Os ETFs podem negociar vários milhões de dólares, se a base é o preço dos futuros do WTI e o mesmo está sem volume e ordens no livro, os ETFs estão a transacionar papel. Mais uma vez, o mercado pertence ao especuladores.
O mais grave é que o pessoal não sabe o que anda a negociar.
Se este snapshot de posições da robinhood fizer sentido a alguém, por favor gostava de perceber a lógica.
Screenshot_3.png



Principalmente o USO que negocia maioritariamente short term e está impedido de fazer novos packagings de contratos.
A WisdomTree também já está a mexer no $CRUD. Vai ser um shitshow nos ETFs de oil e vai se alastrar aos ETFs de producers (XOP) e (XLE) mais tarde ou mais cedo.
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: Petróleo...

por djovarius » 22/4/2020 15:50

Oh amigo Alves,

Os seus desejos são ordens:

Gráfico mensal Brent desde 2000 até agora:

Mínimos de hoje nos 16 USD (entretanto recupera, não é?)

Foram um pouco abaixo (cents) do anterior mínimo.

Mas não me parece que vá aos mínimos da crise asiática em torno de 10 USD. Mas que sei eu ? :?

Abraço

dj
Anexos
Brent.png
Brent.png (50.83 KiB) Visualizado 9513 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8769
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], farami, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, PMP69, Xacal e 336 visitantes