Re: Petróleo - Tópico Geral
Enviado: 11/5/2024 14:11
Histórico de curto-prazo:
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=58834
Os preços do petróleo estão a subir, impulsionados pela instabilidade geopolítica e sinais de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) vai manter os cortes de produção.
As cotações do crude terminaram o ano com saldo negativo, gorando as expectativas do consenso de mercado. Apesar de este ano poder trazer ganhos, as estimativas são cautelosas.
Em 2023, o desempenho do “ouro negro” nos mercados internacionais ficou aquém do esperado pelo consenso do mercado. Os preços chegaram a rondar os 100 dólares por barril em Londres e o Banco Mundial chegou mesmo a estimar no final de outubro que, num cenário mais adverso, o crude poderia chegar aos 150 dólares – com o conflito entre Israel e o Hamas a alimentar essa perspetiva caso a ofensiva se alargasse a mais países do Médio
(...)
RFPB Escreveu:Já que estamos numa de expectativas, 35,33$.
Há muitas dúvidas nas perspetivas para o “ouro negro” em 2024, mas a expectativa da XTB é de que os preços tenham um saldo positivo, depois de em 2023 terem reduzido perdas do ano anterior.
Os preços do petróleo já estão negativos no acumulado do ano, devido à forte queda das últimas semanas – ditada pelos receios de uma menor procura, num contexto de contração económica, e pelo facto de os cortes adicionais da oferta por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+) serem voluntários, o que não garante o seu cumprimento.
(...)
PMP69 Escreveu:Considerando a instabilidade que se vive no Médio Oriente e no Golfo Pérsico, que é responsável por 25% do petróleo produzido, no Golfo de Aden, por onde passa 30% do petróleo transportado por via marítima, não seria lógico o preço ter disparado?
A crise petrolífera de 1973, teve por base a guerra do Yom Kippur, e a de 1979 a Revolução Islâmica no Irão.
Hoje, temos instabilidade por todo o mundo, incluindo em países produtores de petróleo, e parece que não se passa nada.
Pedro
BearManBull Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:dynamic friction = kinetic friction
Portanto estava bem desde inicio... estes é o principal componente de atrito a considerar (os outros serão desprezáveis em maior parte dos cenários).
kinetic friction não decorre do derrapar do pneu.
Kinetic friction
Kinetic friction, also known as dynamic friction or sliding friction, occurs when two objects are moving relative to each other and rub together (like a sled on the ground).
MarcoAntonio Escreveu:dynamic friction = kinetic friction
BearManBull Escreveu:É ainda usado o terceiro termo cinético ou kinetic que é o equivalente ao de rolamento.
https://en.wikipedia.org/wiki/Friction#Kinetic_friction
Kinetic friction
Kinetic friction, also known as dynamic friction or sliding friction, occurs when two objects are moving relative to each other and rub together (like a sled on the ground). The coefficient of kinetic friction is typically denoted as μk, and is usually less than the coefficient of static friction for the same materials.[40][41] However, Richard Feynman comments that "with dry metals it is very hard to show any difference."[42] The friction force between two surfaces after sliding begins is the product of the coefficient of kinetic friction and the normal force: {\displaystyle F_{k}=\mu _{\mathrm {k} }F_{n}}. This is responsible for the Coulomb damping of an oscillating or vibrating system.
MarcoAntonio Escreveu:O atrito de rolamento é um atrito distinto do atrito dinâmico e do estático.
ASimoes Escreveu::mrgreen: Tenho um bi fuel a GLP !!! E
Como fui praticante de Vela, até já pensei em, adaptar a um carro uma vela carangueja ! lol para estrada, claro ! lol . Contudo não seria autorizado a andar, navegando ! Esses interesses, citados, sempre existiram O Baril hoje esteve abaixo dos 70$ e depois dos aumentos, ninguém vaiquerer abrir mão, desses valores alcançadosMarco Martins Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Converter os veiculos actuais em hibridos é impraticável.
Será assim uma opção tão inviável?
https://www.leak.pt/quer-um-carro-eletrico-esta-e-a-forma-mais-barata/
Existem apoios à compra de carros eléctricos e o dinheiro vai para fora do país!!!
Se os carros fossem convertidos cá, seriam criados postos de trabalho cá!
Se o estado em vez de dar 3000€ de apoio à compra de um EV novo, desse 5000€ para a conversão de um carro recente (p.ex. que tivesse no máximo 7 anos), isso não seria bem mais benéfico para a nossa economia e para o ambiente?
É claro que existem muitos interesses económicos por trás dos fabricantes de automóveis e certamente devem levantar um monte de problemas com qualquer conversão que não passe por eles.
A meu ver a única forma de diminuir os danos ambientais tem de passar pela reutilização e extensão do tempo de vida e não pela produção de mais carros. Mas esta é a minha visão e aceito que certamente existem estudos e opiniões que possam dizer exatamente o contrário....
Até me podem dizer que um carro atualmente polui muito menos de metade que um carro com 30 anos... no entanto há 30 anos existiam menos de metade dos carros que hoje existem e no geral ainda poluímos mais... e se continuarmos assim, daqui a 20 anos teremos carros ainda a poluir muito menos que os actuais e continuaremos a poluir mais porque existirão mais carros...
Other types of friction
Rolling resistance
Main article: Rolling resistance
Rolling resistance is the force that resists the rolling of a wheel or other circular object along a surface caused by deformations in the object or surface. Generally the force of rolling resistance is less than that associated with kinetic friction.[66] Typical values for the coefficient of rolling resistance are 0.001.[67] One of the most common examples of rolling resistance is the movement of motor vehicle tires on a road, a process which generates heat and sound as by-products.[68]
MarcoAntonio Escreveu:Nota: não é atrito dinâmico, mas de rolamento.