BearManBull Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:dynamic friction = kinetic friction
Portanto estava bem desde inicio... estes é o principal componente de atrito a considerar (os outros serão desprezáveis em maior parte dos cenários).
kinetic friction não decorre do derrapar do pneu.
Não, ao contrário, no que diz respeito ao contacto com o solo, o principal atrito durante o movimento do veículo é o atrito de rolamento (distinto do atrito cinético, também referido como atrito dinâmico). Outros atritos são desprezáveis e não são eles que estão a travar (leia-se, a oporem-se) ao movimento do veículo. O pneumático não derrapa (ou praticamente não derrapa) durante o movimento do veículo. O pneumático rola sobre o piso.
Se é "aceitável" chamar a este atrito, de atrito dinâmico? Diria que sim e haverá fontes que o fazem, mas o fenómeno que está a ocorrer é o rolamento e o atrito envolvido denomina-se de atrito de rolamento (ver fontes e explicações que já partilhei). Este atrito é
claramente distinto do atrito cinético (que ocorre quando o pneu derrapa, por exemplo num slide ou numa travagem com pneus bloqueados). Por outro lado, o atrito estático (que é o que mantém o pneu "grudado" ao solo) é responsável pela tracção, o que permite ao veículo acelerar, travar e virar.
Para finalizar, tipicamente, o atrito de rolamento é inferior ao atrito cinético (um pneu oferece menos resistência a rolar do que a derrapar) mas isto não será sempre necessariamente verdade. O atrito de rolamento depende de uma série de factores desde a temperatura, tipo de materiais, pressão do pneu, etc.
Bom, da minha parte dou aqui por terminado este aparte, para não continuar a desviar o tópico do tema.
Kinetic friction
Kinetic friction, also known as dynamic friction or sliding friction, occurs when two objects are moving relative to each other and rub together (like a sled on the ground).