Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A viabilidade dos sites de bolsa - Um artigo de opinião...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 11/11/2002 0:19

Caro João Contente,

infelizmente tenho de dizer que estou quase diametralmente discordante da sua opinião. Antes de mais convém esclarecer que um site de bolsa é muito mais do que um fórum e quando me referi a conteúdos pensei em tudo menos em fóruns... Mais, se há coisa que não deve ser paga para se lhe ter acesso é precisamente ao forum, em minha opinião.

Em relação ao resto, embora respeite a sua opinião, digo-lhe no entanto que não posso concordar, por diversas ordens de razões. Em primeiro lugar, embora seja verdade que ambas as partes possam beneficiar com o forum (e de qq das formas repito que não era nesse particular que estava a pensar quando me referi a conteúdos pagos) a verdade é que não faz qualquer sentido criar conteúdos e/ou gerir e animar um forum sem ter qualquer retribuição financeira e tem-se mais a perder (quanto mais não seja tempo) com essa situação do que a ganhar.

Pela minha experiência pessoal posso-lhe dizer que uma das razões que me levou a afastar de uma situação semelhante foi o facto de o tempo e atenção que requeriam da minha parte prejudicavam gravemente tanto a minha actividade profissional como os meus negócios em bolsa. Tenho amigos que curiosamente andam por aqui e que são testemunhas situação (porque conhecem os meus trades, alguns em tempo real até). Ora, o benefício financeiro dessa actividade estava longe de cobrir os prejuízos que representava porque praticamente não era paga...

Escrever artigos e manter um forum, quando se é responsável e brioso no que se está a fazer, requere tempo e dedicação... O mais curioso é que, e já senti isso na pele por diversas vezes, se nos ausentamos por necessidade ou se escrevemos menos logo aparecem os leitores a exigir mais e mais, quando não pagam por esses conteúdos.

Sinceramente, não compreendo a sua opinião de que, quem é mentor de um site/forum, cria conteúdos, responde a dúvidas, efectua análises e resumindo em duas palavras... <b>presta serviços</b>... não seja pago por quem usufrui desses serviços. É um pouco como dizer que o Figo pode abrir uma escola de futebol, mas cobrar pelas inscrições não porque ele já ganha nos relvados, que isso é que lhe dá credibilidade!...
Sinceramente, para mim, isso não faz qualquer sentido. Em primeiro lugar, ou está na escola a ensinar futebol ou está nos treinos e jogos a rentabilizar as suas capacidades. Em segundo lugar, porque como é natural prestaria um serviço a quem ensina e seria de toda a justiça ser pago por esse serviço por parte de quem está a beneficiar do serviço.

Diz-me que se for pago, pode-se desleixar. É claro que pode, se não for responsável. Mas não existe qualquer problema: se os que usufruem do serviço chegarem à conclusão que as análises e comentários não são de qualidade e que não retiram benefício das consultas que fazem, então simplesmente deixam de subscrever o serviço. É tão simples como isso... É a lei do mercado.

Por outras palavras, o que pede o João Contente é que pessoas se dediquem e se apliquem (dispendendo tempo precioso) a criar conteúdos pelos quais não são pagos, porque se forem pagos deixam de criar conteúdos de qualidade.
O que eu «peço» é que as pessoas paguem pelos conteúdos que entenderem que são de qualidade.

Concordo consigo que existe um problema de qualidade, obviamente. É claro que um serviço para ser pago terá de ser de qualidade. Mas discordo totalmente das conclusões que retira daí...

Peço que me perdoe pela minha discordância, mas da discussão nasce a luz e se todos pensassemos o mesmo o mundo era um lugar muito enfadonho...

Grande abraço,
Marco António.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38399
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

A questão não é essa. É um problema de credibilidade

por João Contente » 10/11/2002 23:31

A questão não é pagar ou não pagar, tudo depende.

Eu sei que não há almoços grátis. Pagar por conteúdos de qualidade parece-me normal, da mesma maneira que se paga por uma assinatura de uma revista da especialidade.

Quanto aos foruns de bolsa, acho normal que um qualquer clube de amigos se junte em torno de um forum e dividam entre si as despesas de manutenção de um forum. Um pouco de publicidade ajuda, mas pode não ser tudo.

Pelo que li em tempos em artigos do Ulisses, a grande vantagem de um forum para um especulador de bolsa é que um forum disciplina a forma de investir. E também li que a disciplina era a forma essencial de se assegurar o sucesso em bolsa. O facto de escrevermos algo obriga-nos a ser corentes com o que escrevemos.

Deste modo, todos temos a ganhar com a existencia de um forum. Primeiro porque temos a oportunidade única de aprender com um grandes mestres e segundo porque até pessoas como o Ulisses dela beneficiam.

Não estou de acordo é que se crie um forum em que, para além das normais despesas de manutenção de um site, se pague aos "mentores" do forum. Eu acho que os mentores do forum podem e devem ganhar dinheiro suficiente na bolsa, pois é daí que vem a credibilidade que eles dão a um forum. O(s) mentor(es) de um forum devem portanto viver da bolsa e não do forum, é isso que lhes dá credibilidade.

Sabem, se o "mentor" do forum viver do forum e não da bolsa, a coisa começa a ficar parecida com os gestores de fundos que dispõem de ordenados milionários e nem sequer podem investir no fundo (dir-se-á que será por uma questão de transparência), e eu discordo, porque o gestor do fundo pode fazer a burradas que quiser (quantas vezes fica abaixo do indice) e continuar a usufuir do seu chorudo ordenado. Posso ser idealista mas num forum tudo pode ser diferente.

A credibilidade de um forum pode ainda ser bastante aumentada se os membros do forum não tiverem qualquer problema em anunciar on line os seus trades num forum. Atenção, teria mesmo que ser on-line, tanto na entrada como na saída de posições. Os ganhos/perdas acumulados seriam públicos. E nesse caso caberia a cada um atribuir mais ou menos credibilidade ao que cada membro do forum diz.

Um abraço,
João
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 60
Registado: 5/11/2002 5:21

por arnie » 10/11/2002 19:22

Estava eu enrolado nos meus lençois quando vim ver se algo de interessante estava aqui no caldeirão e deparei com este interessante artigo do Marco.

Sites pagos em Portugal? Ui, penso que é daquelas coisas que demorará ainda alguns anos a entrar na mente dos portugas.

Tal como se disse, pagar para quê se no site ao lado é gratuito? Vejamos o caso do IG. Distribui os dados dos mercados gratuitamente e em paralelo tem um serviço pago. Digam-me, quem vai pagar um serviço quando se pode o ter gratuito a partir do mesmo data provider? OK, eu pago o serviço da euronext porque sinceramente não tenho paxorra para estar ali a fazer download de cada mercado mas eu sou um caso raro :oops:


Sinceramente tenho muitas duvidas que esse tipo de serviço tenha sucesso no nosso país nos proximos anos.

Mesmo um serviço onde tivessemos o Ulisses, ou K, ou Cris, ou o Borja, acho dificil que o serviço de assinantes desse para pagar não só os seus honorários como também a manutenção do proprio site.

Mas também temos que ver que a maioria dos sites oferece serviços idênticos e como tal têm esse contra

Se existe coisa que o povo portuga ainda não entendeu é que tem que pagar pelos serviços que usufrui.


Um abraço
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Ainda onteontem falamos disso mais de meia hora

por fproenca » 10/11/2002 17:55

Sem dúvida que só quando alguém tiver coragem de cobrar para sobreviver é que consegue apostar em algo forte e com viabilidade económica, não bastam as boas intenções, nos sabemos bem isso porque passamos por elas :-)

O grande problema do risco é saber se terá um número de pagantes suficientes, é que corre o risco de perder toda a "clientela" angriada até ao momento dessa aposta, daí que, só um grande site com bons comentadores tem capacidade para o fazer aqui em Portugal, só que os bons comentadores não se podem sujeitar a pequenos rendimentos, porque vivem só disso, e, a maioria dos que existem têm outras fontes de rendimento.

Marco, uma coisa é certa, tal como te disse ao telefone, estou convencidissimo que algo vai mudar no futuro em relação aos sites relacionados com bolsa, naõ digo que é este ou aquele site, mas, alguém vai alterar isto, basta vir o Bull Market ... é só uma crença

Um abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 9/11/2002 19:38
Localização: Vila Nova de Gaia

por Ulisses Pereira » 10/11/2002 16:36

Concordo plenamente com o que escreveste Marco. Eu acredito que só quando aparecer um grande site nacional sobre os mercados é que haverá condições para que se possa exigir o pagamento por parte dos leitores. Enquanto esse site não aparecer, ninguém estará disposto a pagar pois, tal como tu bem afirmaste, optarão por irem para outro site onde um serviço semelhante será obtido gratuitamente.

Por exemplo, nos Estados Unidos, só sou assinante de um site: www.realmoney.com A qualidade dos seus comentadores é tão elevada que sinto que aqueles 17 dólares por mês são muito bem empregues e que já me custaria passar sem o acesso àquele site.


Eu, por exemplo, estaria disposto a pagar por um site onde ao longo do dia fosse tendo as opiniões do K., do César Borja e do Incognitus, por exemplo.

Acredito que em Portugal haja espaço para um site assim, mas duvido que ele possa surgir nesta altura tão difícil quer para os mercados quer para a economia.

Parabéns pela excelente reflexão!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 10/11/2002 16:25

É verdade JCF, a solução poderia passar pela concentração, mas por razões que são apontadas tangencialmente no meu post, parece-me algo improvável neste caso.
Talvez se trate de uma questão de fundo: enfim, quiçá a mesma razão porque em Itália alguns dos melhores clubes do mundo jogam no mesmo estádio e em Portugal vamos ter 3 estádios no Porto e uns 4 em Lisboa, se não me falham as contas...

Grande Abraço,
Marco Antonio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38399
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por João Carvalho Fernandes » 10/11/2002 12:18

Caro Marco António,

Tens toda a razão no que escreves e eu acrescentaria um ponto: pelo facto de as pessoas que "fazem" os sites não serem na generalidade dos casos pagas, mais facilmente pensam em ter um site "seu". Isto também contribui para a proliferação de sites sobre bolsa, que acaba por torná-los a todos mais fracos, dado que são muitos.

Um abraço
 
Mensagens: 50
Registado: 10/11/2002 12:02
Localização: Lisboa

A viabilidade dos sites de bolsa - Um artigo de opinião...

por MarcoAntonio » 10/11/2002 2:10

<b>A viabilidade dos sites de bolsa - Um artigo de opinião...</b>

Que sina esta de que padecem os sites de bolsa em Portugal que todos, uns mais outros menos, atravessam dificuldades e fazem um esforço hercúleo para se manterem online?...

Os sites de bolsa em Portugal vivem hoje da boa vontade e da pressão, por vezes quase «clubística» das comunidades que criam para se manterem de pé. Resultado, as suas «performances» são intermitentes e cheias de tropeções e nada, nada estáveis...
A razão não podia ser outra, é pois de ordem económica. Como se diz: «O dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda...»

Longe vão os tempos de euforia económica em que a Publicidade era suficiente para manter um site de pé. Hoje, as circunstâncias económicas são outras e imaginar que um site pode ser mantido pela publicidade pouco mais do que uma quimera é.
Se pretendemos ter a acesso a um produto de conteúdos orientados, seja uma revista, jornal ou canal financeiro de qualidade, temos directa ou indirectamente de pagar por esse acesso (salvo muito raras excepções). Na internet e muito especial em Portugal criou-se a mentalidade de que a internet tería que ser à borla, tanto no que diz respeito ao acesso à rede em si como no acesso aos conteúdos. O que se torna caricato é que se paga o acesso à rede e não se pagam os conteúdos que dão razão de ser a esse acesso!

É impossível, na minha perspectiva e principalmente nas condições económicas actuais, um site de conteúdos de qualidade sobreviver saudavelmente sem que haja o retorno económico que retribua o tempo e dedicação dispendidos e mantenha o nível de motivação de quem cria e desenvolve os conteúdos e que, não menos essencial, permita inovar e evoluir!

Existe um problema grave na minha perspectiva que é o seguinte: os sites actualmente, no seu esforço semi-inglório para se manterem de pé acabam por se inviabilizar mutuamente. É o que chamaria de «canibalismo dos sites»!
Se alguém propõe ou questiona se se deveria pagar por um conteúdo a resposta não tarda a surgir: «Porque havia de pagar aqui o que tenho noutro lado à borla?»
É evidente que se torna difícil convencer alguém a pagar por um conteúdo quando existe outro alguém que apresenta um produto semelhante de borla.
Temo que só quando não existirem sites temáticos vamos perceber definitivamente este contrasenso. Mas como os sites se tentam manter de pé e se «arrastam» num esforço meritório mas praticamente inglório, esse momento não chega mais.

Outro problema emergente: a nossa praça e o estado em que se encontra obriga muitos investidores a procurar alternativas noutros mercados. Como tal, necessitam de informação sobre esses mercados. Entre esses, muitos já se aperceberam que para terem acesso a sites de qualidade têm de pagar pelo acesso. À primeira vista, seria uma «mãozinha» que os sites estrangeiros estariam a dar aos nacionais no sentido da mudança de mentalidade... a luz ao fundo do túnel. Mas por outro lado, se o público nacional já está a ser captado por sites estrangeiros, os nacionais sentem-se ainda mais desencorajados a encontrar uma solução próxima. Por outras palavras, aqueles que estão disponíveis para pagar pela informação e pelos conteúdos sobre mercados estrangeiros, já estão servidos. E o nosso mercado é cada vez menos motivo suficiente para criar um site temático...

Como poderia surgir em Portugal um site temático nesta área, completo e estável?
Teria que aparecer um investidor com a coragem e capacidade financeira para criar tal projecto e esperar que o público reconhecesse a diferença ou que as mentalidades mudassem. Em tempo de vacas magras esse mecena-investidor é obviamente uma improbabilidade. A crise que atravessamos - e que por muitos é considerada como consequência da explosão da internet - deverá ser aproveitada para encetar o caminho para a auto-suficiência. Sinto que em Portugal esta transição está a falhar...

E quando alguém tentar, poderá ser tarde demais...

<i>PS: Gostaria de esclarecer que este é um artigo de opinião e independente não devendo ser associado a qualquer site ou projecto em particular.</i>
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38399
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], hugoch89, iniciado1, Jmdm, latbal, malakas, maturidade, MEL1980, MR32, Nietz19, OCTAMA, peterteam2, Phil2014, Xacal e 281 visitantes