TAP - Uma das próximas privatizações.
JPtuga Escreveu:se tivesse havido um acidente, a reputação da TAP, de ser uma companhia segura, ia por agua abaixo...muita gente ia pensar 2 vezes antes de embarcar num voo TAP.
Se calhar é por ter profissionais destes que continua a ser uma companhia muito segura. Uma manobra destas pode salvar muitas centenas de vidas... se criticamos quem as faz, criticamos quem nos pode salvar a vida um destes dias.
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Revista especializada brasileira
atribui nota máxima ao serviço da TAP
Presstur 09-09-2008 (01h21) “Desta vez a TAP se superou. Tudo muito bom ...”, é como Gianfranco Beting, conclui o seu “Jet Report” com a avaliação ao serviço da TAP nos voos entre Lisboa e São Paulo, atribuindo-lhe a nota 9,5, a máxima nos últimos doze meses para companhias europeias e norte-americanas e só aquém dos 9,81 atribuídos à Emirates.
O “único” reparo que Gianfranco Beting faz no trabalho publicado na revista “JET Magazine” é ao Aeroporto da Portela, que “cria dificuldades que tiram parte do brilho da viagem”, mas, acrescenta, “mesmo assim, com voos dessa qualidade e a maravilhosa Lisboa a receber os brasileiros falando a mesma língua, com temperatura de 26 graus e uma brisa fresca soprando do Tejo, só dá para concluir que foi sorte termos tido Portugal como matriz...”
Alguns dos aspectos destacados são a rapidez de reservas no site da TAP, em www.flytap.com, o avião “imaculado”, as cadeiras da executiva [“sentado no Porsche”, escreve, em alusão ao facto de o fabricante, a Recaro, já ter pertencido à marca automóvel e produzir “alguns dos melhores bancos de automóvel do mundo”], a gastronomia, “um dos pontos altos da empresa”, a tripulação “cordial”, o entretenimento a bordo [“música e leitura nota 10”, escreve], incluindo a revista de bordo “Up” que “está muito acima da média, tanto no aspecto gráfico quanto no conteúdo”.
O trabalho evidencia a boa impressão deixada pela gastronomia a bordo, tanto no sentido São Paulo – Lisboa, com a assinatura do chef brasileiro Dânio Braga, quanto no regresso, com Gianfranco Beting a comentar que é “difícil dizer o que se destacou”, mas acentuando que “a carta de vinhos trazia uma variedade que só se encontra na primeira classe das melhores companhias”.
Uma consulta a anteriores Jet Report indica que a TAP superou as avaliações da Lufthansa (nota 9,36), Swiss (9,18), Delta Airlines (9,18), American (8,54), British Airways (8,45) e United (7,90).
“A pontuação de 9,5 é uma excelente marca, sem dúvida”, comentou uma fonte da aviação.
Fonte:http://www.presstur.com/site/channel.asp?channel=3
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REN está fora da lista
Governo garante que vai encaixar 900 milhões com privatizações este ano
O governo vai cumprir o objectivo de encaixar 900 milhões de euros com privatizações este ano, disse hoje o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, garantindo que a REN está fora da lista das empresas a alienar na actual legislatura.
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Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
O governo vai cumprir o objectivo de encaixar 900 milhões de euros com privatizações este ano, disse hoje o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, garantindo que a REN está fora da lista das empresas a alienar na actual legislatura. Na apresentação dos resultados do sector empresarial do Estado, Costa Pina desvalorizou a questão de o Governo não ter um programa detalhado para o período 2008-2009, afirmando que tal não significa que o governo não tenha alternativas suficientes para as privatizações. O responsável adiantou ainda que a TAP, ANA e Inapa, que se encontravam no programa 2006-2007, continuam a estar no grupo das empresas privatizáveis. Já a REN, reiterou Costa Pina, não voltará a ser privatizada na actual legislatura, que termina no próximo ano. Este ano o Governo ainda não efectuou nenhuma operação de privatização, pelo que os 900 milhões a encaixar terão que ser conseguidos na última metade do ano. A carteira acessória de participações do Estado em empresas publicas, está no rol de empresas a privatizar, mas representam um encaixe diminuto face ao objectivo traçado.
Governo garante que vai encaixar 900 milhões com privatizações este ano
O governo vai cumprir o objectivo de encaixar 900 milhões de euros com privatizações este ano, disse hoje o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, garantindo que a REN está fora da lista das empresas a alienar na actual legislatura.
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Susana Domingos
sdomingos@mediafin.pt
O governo vai cumprir o objectivo de encaixar 900 milhões de euros com privatizações este ano, disse hoje o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, garantindo que a REN está fora da lista das empresas a alienar na actual legislatura. Na apresentação dos resultados do sector empresarial do Estado, Costa Pina desvalorizou a questão de o Governo não ter um programa detalhado para o período 2008-2009, afirmando que tal não significa que o governo não tenha alternativas suficientes para as privatizações. O responsável adiantou ainda que a TAP, ANA e Inapa, que se encontravam no programa 2006-2007, continuam a estar no grupo das empresas privatizáveis. Já a REN, reiterou Costa Pina, não voltará a ser privatizada na actual legislatura, que termina no próximo ano. Este ano o Governo ainda não efectuou nenhuma operação de privatização, pelo que os 900 milhões a encaixar terão que ser conseguidos na última metade do ano. A carteira acessória de participações do Estado em empresas publicas, está no rol de empresas a privatizar, mas representam um encaixe diminuto face ao objectivo traçado.
Aproveito este tópico para informar os " caldeireiros " que no dia 25 de Maio se realizará o festival AERONOSTALGIA 2008, na Base Aérea de Sintra.
Trata-se de um evento com um programa bastante interessante e que, se o tempo ajudar, será uma óptima jornada para quem gosta de aviação.
Então para quem tem miúdos, é ouro sobre azul...
Um dos atractivos é, justamente, a despedida de um dos últimos A-310 da frota da TAP. Quem ler as anteriores mensagens deste tópico reparará nos comentários que foram feitos à exibição do CS-TEI, em Évora, aliás uma exibição espectacular. Nesta exibição um dos pilotos será novamente o cap. César Brito, o director do aeronostalgia é o cap. Munkelt, um dos homens do simulador da TAP, pelo que vamos lá ver o que de espectacular nos oferecerão????
Aqui está o programa completo:
http://www.aeronauta.com/an2008/
Recomenda-se.
Cumprimentos,
Trata-se de um evento com um programa bastante interessante e que, se o tempo ajudar, será uma óptima jornada para quem gosta de aviação.
Então para quem tem miúdos, é ouro sobre azul...
Um dos atractivos é, justamente, a despedida de um dos últimos A-310 da frota da TAP. Quem ler as anteriores mensagens deste tópico reparará nos comentários que foram feitos à exibição do CS-TEI, em Évora, aliás uma exibição espectacular. Nesta exibição um dos pilotos será novamente o cap. César Brito, o director do aeronostalgia é o cap. Munkelt, um dos homens do simulador da TAP, pelo que vamos lá ver o que de espectacular nos oferecerão????
Aqui está o programa completo:
http://www.aeronauta.com/an2008/
Recomenda-se.
Cumprimentos,
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TraderBoy Escreveu:1 - Os aviões da TAP têm saído, em cerca de 75% dos casos, dentro do horário, seja de LIS ou de outros aeroportos nacionais ou estrangeiros. Quando, por vezes, tal não acontece, deve-se muitas vezes, às conhecidas restrições operacionais do aeroporto base da operação da TAP: Lisboa.
2 - Os aviões da TAP utilizam mangas nos voos com partida do terminal 1 e se mais não usam deve-se a questões de operacionalidade (ou falta dela…) da infra-estrutura aeroportuária;
3 – Nem sempre a bagagem demora assim tanto tempo a chegar ao pax
bem, segundo a AEA - Association of European Airlines não é bem assim
a TAP está em último em termos pontualidade e extravio da bagagens
PS: e essa idéia de culpar tudo na infraestrutura aka Portela, é excelente...os outros aeroportos por essa Europa fora devem ser todos perfeitos
já agora confirmas o rácio Passageiros/Funcionários TAP 600, Easyjet 6.000 e Ryanair 10.000 ?
- Anexos
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- tap pontualidade.PNG (98.6 KiB) Visualizado 1336 vezes
Privatização da TAP vai ser preparada no início de 2008
A privatização da TAP vai começar a ser preparada a partir do próximo ano entre a administração da transportadora e os dois ministérios que tutelam a empresa, Finanças e Obras Públicas, disse ontem Fernando Pinto durante um encontro com jornalistas.
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Celso Filipe
cfilipe@mediafin.pt
A privatização da TAP vai começar a ser preparada a partir do próximo ano entre a administração da transportadora e os dois ministérios que tutelam a empresa, Finanças e Obras Públicas, disse ontem Fernando Pinto durante um encontro com jornalistas.
"Vamos iniciar no primeiro semestre do próximo ano conversas para a privatização", adiantou o presidente executivo da companhia, embora não se comprometendo com qualquer calendário para o arranque do processo.
A privatização da TAP vai começar a ser preparada a partir do próximo ano entre a administração da transportadora e os dois ministérios que tutelam a empresa, Finanças e Obras Públicas, disse ontem Fernando Pinto durante um encontro com jornalistas.
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Celso Filipe
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A privatização da TAP vai começar a ser preparada a partir do próximo ano entre a administração da transportadora e os dois ministérios que tutelam a empresa, Finanças e Obras Públicas, disse ontem Fernando Pinto durante um encontro com jornalistas.
"Vamos iniciar no primeiro semestre do próximo ano conversas para a privatização", adiantou o presidente executivo da companhia, embora não se comprometendo com qualquer calendário para o arranque do processo.
1 - Os aviões da TAP têm saído, em cerca de 75% dos casos, dentro do horário, seja de LIS ou de outros aeroportos nacionais ou estrangeiros. Quando, por vezes, tal não acontece, deve-se muitas vezes, às conhecidas restrições operacionais do aeroporto base da operação da TAP: Lisboa.
2 - Os aviões da TAP utilizam mangas nos voos com partida do terminal 1 e se mais não usam deve-se a questões de operacionalidade (ou falta dela…) da infra-estrutura aeroportuária;
3 – Nem sempre a bagagem demora assim tanto tempo a chegar ao pax
2 - Os aviões da TAP utilizam mangas nos voos com partida do terminal 1 e se mais não usam deve-se a questões de operacionalidade (ou falta dela…) da infra-estrutura aeroportuária;
3 – Nem sempre a bagagem demora assim tanto tempo a chegar ao pax
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Eis o que um amigo meu respondeu:
O que me irrita é esta mentalidade de tomar a parte pelo todo, ou seja, quando as coisas correm e os aviões saem a horas ninguém diz nada. Isso pode acontecer 8 em 10 vezes, mas apenas se vai falar das duas vezes em que a coisa correu mal. Para evitar essas “distorções” há que ser objectivo e basear-se em dados objectivos. Nada melhor do que, como eu faço, consultar diariamente o mapa de partidas do aeroporto de LIS para se perceber que, desde meados de Setembro, os voos da TAP descolam quase todos dentro dos 15 minutos de tolerância definidos pela IATA com margem que permite considerar o voo com tendo partido no horário. Bastará também contar, em cada dia, quantos voos TAP embarcam em mangas… Todos os pax que viajam LIS-FNC sabem muito bem que antes da abertura do terminal 2, muitos voos LIS-FNC embarcavam nas mangas. É claro, que, no seguimento de orientações impostas pela ANA Aeroportos, tendo todos os voos domésticos a embarcar no T2, a percentagem de voos TAP a embarcar em mangas diminuiu, mas isso não é culpa da TAP. Por exemplo, um avião que chegue a LIS e tenho como próximo destino um aeroporto nacional não poderá encostar numa manga, nem sequer para desembarcar os pax no T1, pois para o voo seguinte terá de estar em posição remota para receber os pax que embarcam no T2.
Enfim… O pior é que o povo acredita.
O que me irrita é esta mentalidade de tomar a parte pelo todo, ou seja, quando as coisas correm e os aviões saem a horas ninguém diz nada. Isso pode acontecer 8 em 10 vezes, mas apenas se vai falar das duas vezes em que a coisa correu mal. Para evitar essas “distorções” há que ser objectivo e basear-se em dados objectivos. Nada melhor do que, como eu faço, consultar diariamente o mapa de partidas do aeroporto de LIS para se perceber que, desde meados de Setembro, os voos da TAP descolam quase todos dentro dos 15 minutos de tolerância definidos pela IATA com margem que permite considerar o voo com tendo partido no horário. Bastará também contar, em cada dia, quantos voos TAP embarcam em mangas… Todos os pax que viajam LIS-FNC sabem muito bem que antes da abertura do terminal 2, muitos voos LIS-FNC embarcavam nas mangas. É claro, que, no seguimento de orientações impostas pela ANA Aeroportos, tendo todos os voos domésticos a embarcar no T2, a percentagem de voos TAP a embarcar em mangas diminuiu, mas isso não é culpa da TAP. Por exemplo, um avião que chegue a LIS e tenho como próximo destino um aeroporto nacional não poderá encostar numa manga, nem sequer para desembarcar os pax no T1, pois para o voo seguinte terá de estar em posição remota para receber os pax que embarcam no T2.
Enfim… O pior é que o povo acredita.
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E eu pergunto-me até quando é que vamos ter que "aturar" "assistentes", como o Sr. Miguel Mendes Pereira, que escreve alarvidades como:
"O relatório da A.E.A. não faz mais do que confirmar no papel aquilo que qualquer passageiro poderia testemunhar sofridamente de cada vez que perde uma reunião de trabalho em Bruxelas por atraso na partida do avião ou chega atrasado a um encontro em Lisboa por ter que esperar 50 minutos pela sua bagagem."
ou ainda:
"Como português, não vejo que valor acrescentado traz a TAP para o prestígio nacional. Mas sou obrigado a testemunhar os danos que lhe inflinge de cada vez que tenho de ouvir as graçolas de estrangeiros ao explicar o acrónimo: Take Another Plane ..."
Mas se calhar, como português, o Sr. Mendes Pereira, talvez devesse ficar satisfeito pelo facto de uma companhia aérea lucrativa que foi destruída pelo Estado, tenha conseguido dar a volta apesar do gestor Estado, a ponto de ainda lhe encher os bolsos de euros provenientes da próxima privatização.
Pena é que não escrevam, estes iluminados, tantos artigos sobre as verdadeiras aberrações que teimam em não dar lucro...
Já quanto à notícia em si, uma vez mais estamos perante mau jornalismo. Então a TAP não tem já há mais de 1 ano o Airbus 330 a voar na sua frota? Enfim...
MozHawk
"O relatório da A.E.A. não faz mais do que confirmar no papel aquilo que qualquer passageiro poderia testemunhar sofridamente de cada vez que perde uma reunião de trabalho em Bruxelas por atraso na partida do avião ou chega atrasado a um encontro em Lisboa por ter que esperar 50 minutos pela sua bagagem."
ou ainda:
"Como português, não vejo que valor acrescentado traz a TAP para o prestígio nacional. Mas sou obrigado a testemunhar os danos que lhe inflinge de cada vez que tenho de ouvir as graçolas de estrangeiros ao explicar o acrónimo: Take Another Plane ..."
Mas se calhar, como português, o Sr. Mendes Pereira, talvez devesse ficar satisfeito pelo facto de uma companhia aérea lucrativa que foi destruída pelo Estado, tenha conseguido dar a volta apesar do gestor Estado, a ponto de ainda lhe encher os bolsos de euros provenientes da próxima privatização.
Pena é que não escrevam, estes iluminados, tantos artigos sobre as verdadeiras aberrações que teimam em não dar lucro...
Já quanto à notícia em si, uma vez mais estamos perante mau jornalismo. Então a TAP não tem já há mais de 1 ano o Airbus 330 a voar na sua frota? Enfim...
MozHawk
TAP vai comprar mais oito A320
A TAP vai assinar hoje em Toulouse um contrato para a compra de oito Airbus A320 e vai ainda tomar firme a compra de doze A350, cujo primeiro será recebido em 2014. A companhia aérea fica ainda com a opção de adquirir mais três A350.
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Celso Filipe
cfilipe@mediafin.pt
A TAP vai assinar hoje em Toulouse um contrato para a compra de oito Airbus A320 e vai ainda tomar firme a compra de doze A350, cujo primeiro será recebido em 2014. A companhia aérea fica ainda com a opção de adquirir mais três A350.
No que concerne aos A320 (aviões de médio curso), a companhia deverá receber o primeiro aparelho entre 2009 e 2010.
Este anúncio, soube o Jornal de Negócios Online, será feito durante a cerimónia da entrega do primeiro A330 à TAP por parte da Airbus, que terá lugar hoje ao final da manhã em Toulouse.
O A330 tem uma capacidade para 268 passageiros.
Fernando Pinto, presidente da companhia, afirma que "este primeiro A330 representa um passo decisivo no processo de expansão rápida e contínua da companhia".
A TAP vai assinar hoje em Toulouse um contrato para a compra de oito Airbus A320 e vai ainda tomar firme a compra de doze A350, cujo primeiro será recebido em 2014. A companhia aérea fica ainda com a opção de adquirir mais três A350.
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Celso Filipe
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A TAP vai assinar hoje em Toulouse um contrato para a compra de oito Airbus A320 e vai ainda tomar firme a compra de doze A350, cujo primeiro será recebido em 2014. A companhia aérea fica ainda com a opção de adquirir mais três A350.
No que concerne aos A320 (aviões de médio curso), a companhia deverá receber o primeiro aparelho entre 2009 e 2010.
Este anúncio, soube o Jornal de Negócios Online, será feito durante a cerimónia da entrega do primeiro A330 à TAP por parte da Airbus, que terá lugar hoje ao final da manhã em Toulouse.
O A330 tem uma capacidade para 268 passageiros.
Fernando Pinto, presidente da companhia, afirma que "este primeiro A330 representa um passo decisivo no processo de expansão rápida e contínua da companhia".
A insustentável leveza da TAP
A questão que obviamente se coloca ao accionista Estado é: justifica-se manter uma companhia de bandeira?
Miguel Mendes Pereira
De acordo com os dados publicados na passada semana pela “Association of European Airlines”, a TAP foi a pior companhia aérea europeia no terceiro trimestre de 2007 em termos de atrasos na entrega de bagagens e pontualidade, 25ª entre as 25 transportadoras que (com louvável transparência) divulgaram dados. Não é feito de pequena monta ...
O relatório da A.E.A. não faz mais do que confirmar no papel aquilo que qualquer passageiro poderia testemunhar sofridamente de cada vez que perde uma reunião de trabalho em Bruxelas por atraso na partida do avião ou chega atrasado a um encontro em Lisboa por ter que esperar 50 minutos pela sua bagagem.
Quem viaje frequentemente para destinos europeus já se terá acostumado ao ritual bizarro de apanhar um avião da TAP. O atraso de 20 minutos é ‘standard’, 30 minutos não é estranho e uma hora é frequente. Mais do que uma hora também acontece. Formada a fila ordeira de passageiros para embarcar, não há forma de a dissolver: a fila mantém-se escadas abaixo e estagna, desconfortavelmente de pé, à espera do autocarro, cuja chegada nunca – mas mesmo nunca – coincide com o movimento dos passageiros (a coordenação será assim tão difícil?). Suponho que deixar as “mangas” de embarque directo para as companhias aéreas estrangeiras seja uma boa forma de rentabilizar o aeroporto e poupar custos à TAP mas tal não impede que ser passageiro da TAP a partir de Lisboa equivalha automaticamente ao modo de embarque mais desconfortável possível.
O surpreendente na actual TAP é a divergência crescente entre a melhoria dos resultados financeiros e a manutenção de um nível de serviço lamentável. Pelo menos o desastre já só prejudica os passageiros e deixou de ir comer ao bolso dos contribuintes, como é, por exemplo, o caso crónico da Alitalia ou da Olympic. Mérito indiscutível de Fernando Pinto e de quem o segurou no embate com Cardoso e Cunha. O que não impede a TAP de inspirar um desconcertante sentimento de irremediável falta de propósito.
É verdade que a fortuna não tem acompanhado a transportadora nacional. A estrondosa falência da Swissair estragou inesperadamente um casamento que se anunciava salvífico. Depois, Fernando Pinto, ao visar a Varig, apontou inteligentetemente para uma estratégia que dotaria a TAP de sentido próprio na Europa e que a poderia catapultar para um outro campeonato. Vítima das reticências do governo brasileiro que preferiu uma falência remendada a uma tomada de controlo por parte dos “tugas”, a TAP parece ter caído num beco sem saída, para o qual já não parecem ser suficientes as soluções que pode oferecer a gestão. Trata-se agora de um problema do accionista, ou seja, do Estado. E a questão que obviamente se coloca é: justifica-se manter uma companhia de bandeira?
Como passageiro, confesso que me é redondamente indiferente a bandeira que ostente um avião, desde que me coloque no destino escolhido a tempo e horas por um preço razoável, sem me perder a bagagem. Aliás, o sucesso das ‘low cost’ – operações puramente comerciais sem ligação evidente a determinado país – demonstra eloquentemente que a maioria dos passageiros é insensível à nacionalidade da transportadora.
Como português, não vejo que valor acrescentado traz a TAP para o prestígio nacional. Mas sou obrigado a testemunhar os danos que lhe inflinge de cada vez que tenho de ouvir as graçolas de estrangeiros ao explicar o acrónimo: Take Another Plane ...
Pergunto-me se o capital público investido na companhia e o seu possível retorno em caso de privatização não poderia ser utilizado para melhorar alguns dos nossos hospitais ou tornar o sistema judicial em algo de sério. E pergunto-me também se as dezenas de milhar de euros que anualmente – em virtude de instruções oficiais ou oficiosas – são gastos pela Administração Pública ao comprar bilhetes da TAP a preços mais elevados do que os da concorrência não poderiam ser usados para colmatar outras tantas falhas dos serviços públicos.
E pergunto-me, por fim: até quando?
____
Miguel Mendes Pereira, Assistente da Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 56817.html
RMDDS:
Esta não é a minha guerra. A motorização que utilizo é bem mais pequena, embora parecida.
Ainda assim, vamos lá fazer um check a tudo isto:
Os primeiros CS-TOE/F e G têm motores PW 4168A, 68.000 lbs. São o modelo Airbus A 330-223. Motow 3.
Os ex-Austrian CS-TOH/ I/ J e K têm a mesma motorização.
Os que começam a chegar de fábrica ( disseram-me que o TOL " João Gonçalves Zarco " chega no dia 25 ? ) têm motorização GE CF6 80E1A4, 70.000 lbs, pelo que serão A-330 202 e também Motow 3.
Acho este link útil para esta questão: http://www.aerospaceweb.org/question/planes/q0276a.shtml
Tecnologicamente, estes GE's são mais evoluidos que os anteriores e menos gastadores, e muito mais elegantes.
Cumprimentos
Esta não é a minha guerra. A motorização que utilizo é bem mais pequena, embora parecida.
Ainda assim, vamos lá fazer um check a tudo isto:
Os primeiros CS-TOE/F e G têm motores PW 4168A, 68.000 lbs. São o modelo Airbus A 330-223. Motow 3.
Os ex-Austrian CS-TOH/ I/ J e K têm a mesma motorização.
Os que começam a chegar de fábrica ( disseram-me que o TOL " João Gonçalves Zarco " chega no dia 25 ? ) têm motorização GE CF6 80E1A4, 70.000 lbs, pelo que serão A-330 202 e também Motow 3.
Acho este link útil para esta questão: http://www.aerospaceweb.org/question/planes/q0276a.shtml
Tecnologicamente, estes GE's são mais evoluidos que os anteriores e menos gastadores, e muito mais elegantes.
Cumprimentos
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PIKAS Escreveu: Depois dos ex-Austrian com motores MTOW 3, é a vez deste lindo, em testes em Toulouse, novo de fábrica, com motores GE
Os novos trazem como disse, motores GE CF6 (General Electric).
Mas os ex-Austrian têm motores PW4168 (Pratt&Whitney).
O MTOW 3 dos A330, que refere, é "Maximum Take-Off Wheight" categoria 3, ou seja 200000 kg.
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TAP admite aumentar taxa de combustível por causa de subida do preço do petróleo
O vice-presidente da TAP Luiz Gama Mor admite que a taxa de combustível seja aumentada a breve prazo, devido ao aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.
Não é para ser levado a sério.
A TAP está a lançar barro à parede para ver se cola.
A haver aumento, ele terá que partir das companhias de top da star alliance e a TAP vai atrás.
Como a sky team já disse que tudo iria fazer para evitar o aumento ( concorrência obriga... ), logo o barril de crude terá que bater nos $110, mais coisa, menos coisa, para que isto aconteça.
A ligação entre a capital portuguesa e a capital do Estado brasileiro de Minas Gerais terá uma frequência de cinco voos semanais e será assegurada por um avião Airbus A330.
Consequências da alteração da frota. Vão-se os A-310, chegam mais A-330.
Depois dos ex-Austrian com motores MTOW 3, é a vez deste lindo, em testes em Toulouse, novo de fábrica, com motores GE, ainda com a matrícula da Airbus F-WWKF 877 e sem a bandeira nacional. No final deste mês será o CS-TOL e aguardam-se os outros, também novos, até à chegada dos A-350 ( em 2012 ).

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TAP regista duas mil reservas na rota Lisboa-Belo Horizonte
A TAP já registou duas mil reservas nos voos da TAP que, a partir de 11 de Fevereiro de 2008, vão ligar Lisboa a Belo Horizonte, no Brasil, anunciou Luiz Gama Mor, vice-presidente da companhia aérea, à margem da Feira de Turismo de Londres.
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A TAP já registou duas mil reservas nos voos da TAP que, a partir de 11 de Fevereiro de 2008, vão ligar Lisboa a Belo Horizonte, no Brasil, anunciou Luiz Gama Mor, vice-presidente da companhia aérea, à margem da Feira de Turismo de Londres.
"Neste momento, já temos 2.000 reservas para o voo Lisboa-Belo Horizonte", o "equivalente a oito voos completamente lotados", afirmou Luiz Mor, durante um encontro com jornalistas, à margem da Feira de Turismo de Londres, que decorre entre hoje e quinta-feira, noticiou a Lusa.
De acordo com o responsável, estes são "números muito bons", uma vez que a nova rota só está disponível desde 10 de Outubro.
A ligação entre a capital portuguesa e a capital do Estado brasileiro de Minas Gerais terá uma frequência de cinco voos semanais e será assegurada por um avião Airbus A330.
Os voos para Belo Horizonte vão realizar-se nos dois sentidos às segundas, quartas, quintas, sábados e domingos, partindo de Lisboa às 10:00 e aterrando em Belo Horizonte às 17:30.
No sentido inverso, os voos levantam voo de Belo Horizonte às 19:00 e aterram no aeroporto de Lisboa às 06:05.
Belo Horizonte será o oitavo destino da rede TAP no Brasil, juntando-se ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Natal, Recife e Fortaleza, elevando para 65 o número total de ligações semanais entre Portugal e o Brasil.
No entanto, em Fevereiro de 2008, a TAP vai aumentar para seis o numero de frequências semanais para Brasília (actualmente existem cinco voos por semana), o que fará da transportadora portuguesa "a maior companhia aérea intercontinental de todos os tempos a operar no Brasil", com um total de 66 frequências semanais entre Portugal e o Brasil.
Até final de Setembro, a TAP transportou um total de 716 mil passageiros entre Portugal e o Brasil, mais 16 por cento que os 619 mil passageiros transportados em igual período de 2006, prevendo-se que, até final de 2007, atinja um milhão de passageiros transportados.
A TAP já registou duas mil reservas nos voos da TAP que, a partir de 11 de Fevereiro de 2008, vão ligar Lisboa a Belo Horizonte, no Brasil, anunciou Luiz Gama Mor, vice-presidente da companhia aérea, à margem da Feira de Turismo de Londres.
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A TAP já registou duas mil reservas nos voos da TAP que, a partir de 11 de Fevereiro de 2008, vão ligar Lisboa a Belo Horizonte, no Brasil, anunciou Luiz Gama Mor, vice-presidente da companhia aérea, à margem da Feira de Turismo de Londres.
"Neste momento, já temos 2.000 reservas para o voo Lisboa-Belo Horizonte", o "equivalente a oito voos completamente lotados", afirmou Luiz Mor, durante um encontro com jornalistas, à margem da Feira de Turismo de Londres, que decorre entre hoje e quinta-feira, noticiou a Lusa.
De acordo com o responsável, estes são "números muito bons", uma vez que a nova rota só está disponível desde 10 de Outubro.
A ligação entre a capital portuguesa e a capital do Estado brasileiro de Minas Gerais terá uma frequência de cinco voos semanais e será assegurada por um avião Airbus A330.
Os voos para Belo Horizonte vão realizar-se nos dois sentidos às segundas, quartas, quintas, sábados e domingos, partindo de Lisboa às 10:00 e aterrando em Belo Horizonte às 17:30.
No sentido inverso, os voos levantam voo de Belo Horizonte às 19:00 e aterram no aeroporto de Lisboa às 06:05.
Belo Horizonte será o oitavo destino da rede TAP no Brasil, juntando-se ao Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Natal, Recife e Fortaleza, elevando para 65 o número total de ligações semanais entre Portugal e o Brasil.
No entanto, em Fevereiro de 2008, a TAP vai aumentar para seis o numero de frequências semanais para Brasília (actualmente existem cinco voos por semana), o que fará da transportadora portuguesa "a maior companhia aérea intercontinental de todos os tempos a operar no Brasil", com um total de 66 frequências semanais entre Portugal e o Brasil.
Até final de Setembro, a TAP transportou um total de 716 mil passageiros entre Portugal e o Brasil, mais 16 por cento que os 619 mil passageiros transportados em igual período de 2006, prevendo-se que, até final de 2007, atinja um milhão de passageiros transportados.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
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TAP admite aumentar taxa de combustível por causa de subida do preço do petróleo
O vice-presidente da TAP Luiz Gama Mor admite que a taxa de combustível seja aumentada a breve prazo, devido ao aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
O vice-presidente da TAP Luiz Gama Mor admite que a taxa de combustível seja aumentada a breve prazo, devido ao aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.
"Se o petróleo aumenta, o preço [da taxa de combustível] também aumenta. Não há outro caminho. A tendência é aumentar o preço da taxa de combustível", afirmou o gestor, durante um encontro com jornalistas, à margem da Feira de Turismo de Londres, que decorre entre hoje e quinta-feira, citado pela Lusa.
De acordo com o administrador da TAP, "a valorização do euro atenua [o aumento do preço do barril de petróleo], mas não o compensa", pelo que "é bem provável que a TAP aumente as taxas de combustível".
O preço do petróleo tem batido sucessivos recordes nas últimas semanas, com o preço por barril a aproximar-se dos 100 dólares.
Entre 8 de Novembro de 2006 e 8 de Novembro de 2007, o preço do petróleo registou uma subida de 62%, de 59,83 para 96,73 dólares.
A taxa de combustível da TAP é, actualmente, de 15 euros para os voos domésticos, 25 euros para voos para a Europa e de 68 euros para voos intercontinentais.
O último aumento das taxas de combustível feito pela TAP foi a 23 de Julho último. Esta taxa foi criada em Agosto de 2004.
O vice-presidente da TAP Luiz Gama Mor admite que a taxa de combustível seja aumentada a breve prazo, devido ao aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.
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O vice-presidente da TAP Luiz Gama Mor admite que a taxa de combustível seja aumentada a breve prazo, devido ao aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.
"Se o petróleo aumenta, o preço [da taxa de combustível] também aumenta. Não há outro caminho. A tendência é aumentar o preço da taxa de combustível", afirmou o gestor, durante um encontro com jornalistas, à margem da Feira de Turismo de Londres, que decorre entre hoje e quinta-feira, citado pela Lusa.
De acordo com o administrador da TAP, "a valorização do euro atenua [o aumento do preço do barril de petróleo], mas não o compensa", pelo que "é bem provável que a TAP aumente as taxas de combustível".
O preço do petróleo tem batido sucessivos recordes nas últimas semanas, com o preço por barril a aproximar-se dos 100 dólares.
Entre 8 de Novembro de 2006 e 8 de Novembro de 2007, o preço do petróleo registou uma subida de 62%, de 59,83 para 96,73 dólares.
A taxa de combustível da TAP é, actualmente, de 15 euros para os voos domésticos, 25 euros para voos para a Europa e de 68 euros para voos intercontinentais.
O último aumento das taxas de combustível feito pela TAP foi a 23 de Julho último. Esta taxa foi criada em Agosto de 2004.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
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Uma pergunta: é normal aviões de linhas aéreas, ao serviço, participarem em shows aeronauticos e fazer manobras destas?
Em quase todos os shows aeronáuticos de referência há sempre uma companhia que passa por lá com um dos grandotes. Normalmente o voo está limitado à altitude minima de 300 fts pela autoridade aeronáutica do país. Este não foi o caso porque o INAC autorizou e daí a espectacularidade. Há dois anos, em Évora, o Cap. Mirpuri fez manobras parecidas com um A-330 da Air Luxor e inicialmente tinha sido autorizado os 500 fts que, após muito protesto, passaram para os 300. Aliás, nesse show, a manobra mais espectacular foi a passagem baixa, já de saída para Lis, quase à velocidade máxima. Parecia um foguete.
Quanto ao seguro,
Aplicam-se todas as cláusulas do seguro, embora o mais certo fosse uma batalha legal com todos os argumentos possíveis e imaginários.
Já agora PIKAS, tens alguma relação com a TAP? Não conheces o meu tio? Ele está já reformado à vários anos, foi também piloto-chefe de frota. Antes da reforma esteve na Air Atlantis em Faro (J. Branco).
Não tenho nem nunca tive nenhuma relação de empregabilidade com a companhia. Falo com eles quase todos os dias, mas ando por outros lados. A Air Atlantis foi extinta antes de eu chegar.
Cumprimentos,
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- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
JPtuga Escreveu:Pikas,
Quanto ao seguro, não sei como funcionam os seguros de aviação, mas parece-me que uma exibição voluntária desta natureza foge aos parâmetros normais de operação do avião, ou a factores imprevistos, logo, poderá não ser coberto (?).
Jptuga
Certamente não estaria seguro pela apólice que cobre os voos normais... mas quem nos garante que a TAP não fez uma extensão de garantia ou mesmo um seguro novo para cobrir esta situação particular? Dificilmente acredito que não o tenham feito e a menos que alguem me prove o contrário nem vale a pena estarem a levantar esse tipo de suspeição. Era o mesmo que eu estar agora a dizer que vi carros de certa empresa na via publica e nem sei se estão seguros, por favor!
Nota: não sei se os aviões da TAP estão sujeitos a algum tipo de seguro obrigatório e com que coberturas etc. Sei que muitas empresas do estado, no automóvel, não estão sujeitas a seguro obrigatório por serem do estado que garante as possiveis indemnizações a terceiros.
No entanto, certamente devem ter e ser obrigados pelo menos em responsabilidade civil, até porque utilizam espaço aéreo estrangeiro e devem ser sujeitos a co-seguro por poderem provocar danos elevadíssimos que uma só companhia podia não conseguir suportar sózinha.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
PIKAS:
Estranhava que assim não fosse, as pessoas têm por hábito colocar logo n problemas e depois há sempre quem assuma essas suspeitas como factos incontestáveis.
Para mim foi uma excelente propaganda e duvido muito que não fosse tudo feito como deveria (segurança, seguros... tudo muito bem pensado com antecedência)
Já agora PIKAS, tens alguma relação com a TAP? Não conheces o meu tio? Ele está já reformado à vários anos, foi também piloto-chefe de frota. Antes da reforma esteve na Air Atlantis em Faro (J. Branco).
Uma história engraçada:
Bons velhos tempos, quando ele estava em Faro, tinha um apartamento em Vila Moura. Claro que eu e o meu primo, que é 21 dias mais novo que eu, passavamos as férias nesse apartamento.
Um dia, de manhã, o meu tio diz-nos "vou ali a Londres e já volto" como sabia que ia-mos para a praia da falésia, onde passaria por cima, disse-nos " pelas 15h passo por cima da praia e dou uma apitadela". Meios a dormir fica-mos todos excitados até porque tinha-mos estado na noite anterior a bater uns couros a duas holandesas e combinamos ir para essa praia, iamos fazer um figurão!
Mais acordados... "pá... os aviões não têm buzina... carago o teu pai estava a entrar com a gente!!!"
Lá fomos buscar as Holandesas, e pelas 15h era um tal olhar para tudo o que passava no ar. Já eram 15h15 mas nada de tio Branco, só aviões de outras companhias, até que começamos a ver um que vinha mais baixo que o normal e mesmo mesmo por cima de onde estáva-mos ... "será ele... consegues ver de que companhia é..." estáva-mos nós com elas na agua, "é da A Atlantis, é ele, é ele..." quando passou por cima da praia ouvimos os motores a acelerar "BRUMMMMMM" foi de loucos... dois putos de 18 ou 19 anos com duas Holandesas jeitosas e um avião a cumprimentar-nos hehehe, elas ficaram loucas e devem ter pensado "porra... quem são estes gajos ?!?!?" (em Holandês tá claro
), depois foram uns dias(mais as noites) muito bem passados até o meu tio as levar p`ra Holanda
Estou a ficar velho, saudosismos e o catano!!!
Abraço,
Carrancho
A participação do avião óbviamente que foi determinada pela administração da TAP, tendo sido escolhidos os comandantes mais experientes neste avião, sendo um deles o piloto-chefe da frota.
O avião voou dentro dos seus parametros e ainda havia margem para fuga. Convem não esquecer que debaixo daquelas asas estão 120.000 lbs de propulsão.
Estranhava que assim não fosse, as pessoas têm por hábito colocar logo n problemas e depois há sempre quem assuma essas suspeitas como factos incontestáveis.
Para mim foi uma excelente propaganda e duvido muito que não fosse tudo feito como deveria (segurança, seguros... tudo muito bem pensado com antecedência)
Já agora PIKAS, tens alguma relação com a TAP? Não conheces o meu tio? Ele está já reformado à vários anos, foi também piloto-chefe de frota. Antes da reforma esteve na Air Atlantis em Faro (J. Branco).
Uma história engraçada:
Bons velhos tempos, quando ele estava em Faro, tinha um apartamento em Vila Moura. Claro que eu e o meu primo, que é 21 dias mais novo que eu, passavamos as férias nesse apartamento.
Um dia, de manhã, o meu tio diz-nos "vou ali a Londres e já volto" como sabia que ia-mos para a praia da falésia, onde passaria por cima, disse-nos " pelas 15h passo por cima da praia e dou uma apitadela". Meios a dormir fica-mos todos excitados até porque tinha-mos estado na noite anterior a bater uns couros a duas holandesas e combinamos ir para essa praia, iamos fazer um figurão!
Mais acordados... "pá... os aviões não têm buzina... carago o teu pai estava a entrar com a gente!!!"
Lá fomos buscar as Holandesas, e pelas 15h era um tal olhar para tudo o que passava no ar. Já eram 15h15 mas nada de tio Branco, só aviões de outras companhias, até que começamos a ver um que vinha mais baixo que o normal e mesmo mesmo por cima de onde estáva-mos ... "será ele... consegues ver de que companhia é..." estáva-mos nós com elas na agua, "é da A Atlantis, é ele, é ele..." quando passou por cima da praia ouvimos os motores a acelerar "BRUMMMMMM" foi de loucos... dois putos de 18 ou 19 anos com duas Holandesas jeitosas e um avião a cumprimentar-nos hehehe, elas ficaram loucas e devem ter pensado "porra... quem são estes gajos ?!?!?" (em Holandês tá claro


Estou a ficar velho, saudosismos e o catano!!!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Pikas,
Agradeço os teus esclarecimentos.
Uma pergunta: é normal aviões de linhas aéreas, ao serviço, participarem em shows aeronauticos e fazer manobras destas? E`que tenho a sensação que fora os fabricantes fazerem voos e manobras destas em salões como le bourget, etc, para demonstrarem as capacidades do avião, os que pertencem a companhias não é normal.
Quanto ao facto da manobra ser espetacular, nada a apontar! Bravo aos pilotos.
Quanto ao seguro, não sei como funcionam os seguros de aviação, mas parece-me que uma exibição voluntária desta natureza foge aos parâmetros normais de operação do avião, ou a factores imprevistos, logo, poderá não ser coberto (?).
Quanto aos pilotos de hoje....Bem, talvez não tenham a experiência destes comandantes, mas um piloto de aviões multimotor comercial não é seguramente apenas um informático, porque senão quem ia já para piloto era eu
Cumps
Jptuga
Agradeço os teus esclarecimentos.
Uma pergunta: é normal aviões de linhas aéreas, ao serviço, participarem em shows aeronauticos e fazer manobras destas? E`que tenho a sensação que fora os fabricantes fazerem voos e manobras destas em salões como le bourget, etc, para demonstrarem as capacidades do avião, os que pertencem a companhias não é normal.
Quanto ao facto da manobra ser espetacular, nada a apontar! Bravo aos pilotos.
Quanto ao seguro, não sei como funcionam os seguros de aviação, mas parece-me que uma exibição voluntária desta natureza foge aos parâmetros normais de operação do avião, ou a factores imprevistos, logo, poderá não ser coberto (?).
Quanto aos pilotos de hoje....Bem, talvez não tenham a experiência destes comandantes, mas um piloto de aviões multimotor comercial não é seguramente apenas um informático, porque senão quem ia já para piloto era eu

Cumps
Jptuga
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O meu tio, CAP. Branco, também passou por baixo da ponte 25 de Abril creio que com um 737 e só com um motor a funcionar, foi é no simulador.
Uma vez um amigo de familia assistiu a um desses testes onde colocam aos pilotos n dificuldades até ao limite do possivel manter o avião no ar e saiu de lá com as calças molhadas!!!
Carrancho:
Esta famosa manobra que está aqui em questão e da qual já há dezenas de filmes no you tube e há discussões acesas nos fóruns de aviação, foi executada em simulador nos dias 12 e 13. Portanto não foi " ao calhas " que os comandantes a fizeram. Foi estudada, foi preparada e soberbamente executada.
A participação do avião óbviamente que foi determinada pela administração da TAP, tendo sido escolhidos os comandantes mais experientes neste avião, sendo um deles o piloto-chefe da frota.
O avião voou dentro dos seus parametros e ainda havia margem para fuga. Convem não esquecer que debaixo daquelas asas estão 120.000 lbs de propulsão.
Aquele A-310 CS-TEI " Fernão de Magalhães " chegou a Lisboa às 7,30 vindo de Caracas, ao principio da tarde foi a Évora fazer esta invejável demonstração e às 20,30 voou para Natal. Nada de anormal. Não se vê muito disto porque pilotos daqueles já há poucos. Hoje em dia os aviões são comandados por informáticos que quase só passam dados para os computadores.
Cumprimentos
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acintra Escreveu:carrancho Escreveu:Se fossem brincar com o dinheirodeles...
Pois eu acho que dificilmente conseguiriam, de outra forma, uma publicidade tão eficaz e tão barata!!!
Quem a TAP ou a Airbus?![]()
Eu acho que devemos evitar tragédias.
Se o "passarão" caisse com a exibição, aqui del-Rei porque tinham feito asneira. Iamos ser falados em todo o mundo como os inconscientes...
E a perda financeira visto que a companhia não pagava, ia para o nosso bolso.
Apesar disso gostei muito das imagens, mas acho uma inconsci~ençia, do piloto, da TAP, do aeródromo, de quem autoriza...
Oh amigo Artur,
A TAP e Portugal que é o que salta à vista no avião.
Se achas que devemos evitar tragédias então achas que ninguem deveria sair de casa, nada de ralys, nada de moto gp, nada de nada porque tudo acarreta um risco, olha aquele que caiu agora na Tailandia e nem estava a fazer acrobacias!!! O pior é que os acidentes domésticos também são elevados... pá, é melhor nem nascer!
Já agora, quem te disse que a seguradora não pagava?
E quem disse que a exibição teve riscos elevados? Porque achas que não estava tudo muito bem controlado?
PIKAS,
O meu tio, CAP. Branco, também passou por baixo da ponte 25 de Abril creio que com um 737 e só com um motor a funcionar, foi é no simulador.
Uma vez um amigo de familia assistiu a um desses testes onde colocam aos pilotos n dificuldades até ao limite do possivel manter o avião no ar e saiu de lá com as calças molhadas!!!

Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:Se fossem brincar com o dinheirodeles...
Pois eu acho que dificilmente conseguiriam, de outra forma, uma publicidade tão eficaz e tão barata!!!
Quem a TAP ou a Airbus?

Eu acho que devemos evitar tragédias.
Se o "passarão" caisse com a exibição, aqui del-Rei porque tinham feito asneira. Iamos ser falados em todo o mundo como os inconscientes...
E a perda financeira visto que a companhia não pagava, ia para o nosso bolso.
Apesar disso gostei muito das imagens, mas acho uma inconsci~ençia, do piloto, da TAP, do aeródromo, de quem autoriza...
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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