é a spin off da Infineon Technologies
está cotada na NYSE
Unidade de Vila do Conde registou crescimento de 40,8 por cento
Qimonda Portugal é líder das exportações nacionais
10.07.2007 - 17h50 Natália Faria
A Qimonda Portugal, que detém uma fábrica de semicondutores em Vila do Conde, é a nova líder das exportações nacionais. Entre Janeiro e Março, e segundo o Instituto Nacional de Estatística, a empresa saltou para o primeiro lugar da tabela dos maiores exportadores.
Foi assim a empresa que mais contribuiu para a melhoria da saída total de produtos em 10,7 por cento e, consequentemente, para que a economia portuguesa registasse uma melhoria de seis pontos percentuais na taxa de cobertura da balança comercial.
Em comparação com o mesmo período de 2006, a Qimonda registou um crescimento de 40,8 por cento. No primeiro semestre fiscal, que terminou a 31 de Março, as vendas da empresa tinham atingido 2,1 mil milhões de euros.
Recorde-se que, nesse mesmo mês, o primeiro-ministro, José Sócrates, deslocou-se à empresa para assinar um contrato de investimento com o Estado no valor de 70 milhões de euros. Já na altura Sócrates se congratulara com o facto de as exportações portuguesas, que então registavam um crescimento de 8,8 por cento, estarem a crescer em produtos de maior qualidade tecnológica
Com 1800 funcionários, a Qimonda é a maior fábrica europeia de montagem e teste de produtos de memórias, pertencendo à multinacional Qimonda AG, com sede na Alemanha. A produção de semicondutores, nomeadamente de memórias DRAM, é destinada a computadores, servidores e outros terminais digitais, como leitores de MP3, telemóveis, câmaras fotográficas digitais e consolas de jogos.