Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Sr.Marques » 10/5/2024 14:35

Para mim as contas são simples:
Ebitda dentro dos valores do ano passado.
Gastos com financiamento penalizaram.
Fluxos de caixa regressam ao normal.

Parece-me bem, e o mercado também o verá.
 
Mensagens: 38
Registado: 14/10/2021 9:07

Re: REN - Tópico Geral

por PXYC » 10/5/2024 13:50

O comunicado não explica nada..

- menos 3 milhões por "cambio desfavorável"? a REN tem negócios na Argentina e não sabíamos? curioso.
- "redução da remuneração dos ativos regulados"? ainda assim a renumeração actual é bastante superior a anos recentes, como 2021.

Screenshot_20240510_085953_Microsoft 365 (Office).jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 560
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 10/5/2024 10:20

Creio que parte da dívida da REN seja a taxa indexada pelo que o custo da dívida tenderá a baixar pela via da redução de taxas juro e pela via de que os novos financiamentos serão contratados a taxas mais baixas até pela via da emissão das green bonds. Isso levará o seu tempo a refletir-se da DR.
A dívida tem baixado paulatinamente todos os anos excluindo o défice tarifário. Mas a dívida não é um problema na minha opinião.
Até é bom que esta cresça acompanhada de um aumento do capex pois tal resultará num aumento dos proveitos operacionais.
A REN não tem e não terá qualquer dificuldade de acesso a financiamento para desenvolver a sua actividade pelo que olhar-se para o valor da dívida da REN de forma descontextuaizada não se extrai nenhuma informação ou conhecimento útil.

Gostaria de ouvir falar sobre a contribuição extraordinária que foi declarada inconstitucional no caso da EDP por se tratar de um verdadeiro imposto e se este também deixará de ser pago pela REN.
 
Mensagens: 28
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por tomateverde » 10/5/2024 9:49

A dívida tem crescido brutalmente e o custo da mesma também. Assim realmente afundam-se só no pagamento da mesma.

Têm algum plano para reduzir a dívida?
 
Mensagens: 3
Registado: 13/3/2024 13:16

Re: REN - Tópico Geral

por Andre vez » 10/5/2024 9:04

trend=friend Escreveu:
Andre vez Escreveu:Bom dia,

Seria interessante alguém mais entendido fazer um comentário:

Lucros de 3.7M? Financial costs 25M?

É impressão minha ou é uma questão de tempo ate haver um corte do dividendo? ou entrada de alguma acionista com forte diluição para os actuais? Ou ate mesmo as duas.

Assim de repente foi o que me veio a cabeça...


Do que me recordo metem sempre toda a Contribuição especial no 1T por isso é sempre o mais fraco.

Face ao ano passado foram -9m nos resultados, portanto para os tais 25 foi pior, de facto, mas não é nada estrondoso, parece-me



Obrigado por esse alerta, estava so a olhar para este relatório de forma isolada.

De qualquer forma parece que se o custo da divida aumenta, mesmo que seja pouco, (neste momento esta em 2.8%) vai comer facilmente os resultados.
Abraço
André
 
Mensagens: 332
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 10/5/2024 8:54

Andre vez Escreveu:Bom dia,

Seria interessante alguém mais entendido fazer um comentário:

Lucros de 3.7M? Financial costs 25M?

É impressão minha ou é uma questão de tempo ate haver um corte do dividendo? ou entrada de alguma acionista com forte diluição para os actuais? Ou ate mesmo as duas.

Assim de repente foi o que me veio a cabeça...


Do que me recordo metem sempre toda a Contribuição especial no 1T por isso é sempre o mais fraco.

Face ao ano passado foram -9m nos resultados, portanto para os tais 25 foi pior, de facto, mas não é nada estrondoso, parece-me
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3992
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 10/5/2024 8:54

Com 2.5bn de divida é normal que paguem bastante de financial expenses.

Esta é outra que só com descida de taxas de juro é que há de subir algo em bolsa...
 
Mensagens: 2836
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por Andre vez » 10/5/2024 8:49

Bom dia,

Seria interessante alguém mais entendido fazer um comentário:

Lucros de 3.7M? Financial costs 25M?

É impressão minha ou é uma questão de tempo ate haver um corte do dividendo? ou entrada de alguma acionista com forte diluição para os actuais? Ou ate mesmo as duas.

Assim de repente foi o que me veio a cabeça...
Abraço
André
 
Mensagens: 332
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por richardj » 10/5/2024 8:33

Abriu a perder 5% lol

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2714
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: REN - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 9/5/2024 23:34

Aparentemente os resultados são mauzinhos.

Não sei se já estavam descontados mas o volume das compras dos últimos dois dias é um mistério por desvendar.

Vamos ver a reação amanhã...
 
Mensagens: 1232
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: REN - Tópico Geral

por Beira mar » 9/5/2024 22:57

Goya777 Escreveu:
fatura.pt Escreveu:[ BRACE FOR IMPACT ]

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros

No primeiro trinestre de 2024, a REN - Redes Energéticas Nacionais atingiu lucros de apenas 3,7 milhões de euros, o que representa uma quebra de 71,1% face ao período homólogo do ano passado


400 e tal milhões de "tarif deviations" mas eu devo ser o único idiota que não sabe o que é isso, dado . que não o explicam na apresentação de resultados.


Eles nunca explicam, mas tem a ver com o preço da electricidade. Quando o preço da electricidade sobe muito a Erse baixa as TARs e agravam o défice tarifario. Como o preço ibérico de electricidade tem estado baixo eles vão aumentar as TARs. E julgo que seja a Ren que beneficia quando estao altas e o contrário quando estão baixas.
 
Mensagens: 52
Registado: 14/12/2023 10:14

Re: REN - Tópico Geral

por Beira mar » 9/5/2024 22:53

Abade19 Escreveu:
Goya777 Escreveu:
fatura.pt Escreveu:[ BRACE FOR IMPACT ]

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros

No primeiro trinestre de 2024, a REN - Redes Energéticas Nacionais atingiu lucros de apenas 3,7 milhões de euros, o que representa uma quebra de 71,1% face ao período homólogo do ano passado


400 e tal milhões de "tarif deviations" mas eu devo ser o único idiota que não sabe o que é isso, dado . que não o explicam na apresentação de resultados.



Quando, na fatura da eletricidade ( a partir de 1 de junho) verificares o aumento da tarifa do acesso à rede, vais perceber do que se trata.




Exactamente. Daí a subida recente da Ren. De realçar que já subiu em Janeiro, mas a subida agora vai ser mais bruta.
 
Mensagens: 52
Registado: 14/12/2023 10:14

Re: REN - Tópico Geral

por Abade19 » 9/5/2024 20:35

Goya777 Escreveu:
fatura.pt Escreveu:[ BRACE FOR IMPACT ]

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros

No primeiro trinestre de 2024, a REN - Redes Energéticas Nacionais atingiu lucros de apenas 3,7 milhões de euros, o que representa uma quebra de 71,1% face ao período homólogo do ano passado


400 e tal milhões de "tarif deviations" mas eu devo ser o único idiota que não sabe o que é isso, dado . que não o explicam na apresentação de resultados.



Quando, na fatura da eletricidade ( a partir de 1 de junho) verificares o aumento da tarifa do acesso à rede, vais perceber do que se trata.
 
Mensagens: 14
Registado: 23/6/2021 2:17

Re: REN - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 9/5/2024 19:55

MarcoAntonio Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Em que dia vai ser o pagamento do dividendo?


O comunicado enviado à CMVM nada diz quanto a datas, apenas confirma o valor remanescente (0.09€). Deverá ser anunciado entretanto em comunicado separado.


Para referência, o ano passado foi comunicado a 3 de maio, com ex-dividendo a 12 e pagamento a 16 (sendo que a AG tinha sido a 27 de abril).


Obrigado Marco António pela informação.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8972
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: REN - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 9/5/2024 19:45

Sr_SNiper Escreveu:Em que dia vai ser o pagamento do dividendo?


O comunicado enviado à CMVM nada diz quanto a datas, apenas confirma o valor remanescente (0.09€). Deverá ser anunciado entretanto em comunicado separado.


Para referência, o ano passado foi comunicado a 3 de maio, com ex-dividendo a 12 e pagamento a 16 (sendo que a AG tinha sido a 27 de abril).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38432
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 9/5/2024 18:15

Em que dia vai ser o pagamento do dividendo?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8972
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 9/5/2024 17:46

fatura.pt Escreveu:[ BRACE FOR IMPACT ]

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros

No primeiro trinestre de 2024, a REN - Redes Energéticas Nacionais atingiu lucros de apenas 3,7 milhões de euros, o que representa uma quebra de 71,1% face ao período homólogo do ano passado


400 e tal milhões de "tarif deviations" mas eu devo ser o único idiota que não sabe o que é isso, dado . que não o explicam na apresentação de resultados.
 
Mensagens: 2836
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por umXdois » 9/5/2024 17:34

Pelo que me parece as quedas estavam relacionadas com a performance do primeiro trimestre.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: REN - Tópico Geral

por fatura.pt » 9/5/2024 17:20

[ BRACE FOR IMPACT ]

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-de-euros

No primeiro trinestre de 2024, a REN - Redes Energéticas Nacionais atingiu lucros de apenas 3,7 milhões de euros, o que representa uma quebra de 71,1% face ao período homólogo do ano passado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 37
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: REN - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 8/5/2024 17:14

Hoje foi a REN a principal responsável pelo PSI (a renovar máximos desde 2014) fechar no verde, com a sua subida de quase 3%.

Aqui ficam também 10 anos de histórico REN:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38432
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: REN - Tópico Geral

por Beira mar » 8/5/2024 15:28

Que subida, acompanhada de um belo volume.
 
Mensagens: 52
Registado: 14/12/2023 10:14


Re: REN - Tópico Geral

por richardj » 8/5/2024 12:28

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... titucional

Boas notícias para a REN?

Hoje está em alta, será só proximidade ao dividendo ou já na antecipação de resultados?

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2714
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: REN - Tópico Geral

por Tosta mista » 2/5/2024 15:52

Quem vende não sei , mas os fundos não têm por norma vender em bolsa .
Para mim enquanto pequeno investidor na Ren só me interessa uma coisa , dividendos
A empresa consegue gerar caixa para continuar a pagar , sim o payout neste momento é de cerca de 68% , para mim está óptimo. Siga
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 9/11/2021 15:08

Re: REN - Tópico Geral

por ASimoes » 1/5/2024 21:42

Tosta mista Escreveu:Tenho reparado que muitos investidores estão preocupados com as quedas recentes da Ren , que visto mais ao pormenor até estão dentro dos preços que a cotada costuma negociar .
A Ren é uma empresa de estabilidade , é a única ação que em Portugal tem um verdadeiro monopólio.
A compra a estes preços "garante " cerca de 6,5 % de dividendo , um valor muito aceitável para o risco que representa.

:-k E um facto, mas se vendem, alguém compra !!! Quem será !? Não deve ou devem ser " Burros " !?! :-k :mrgreen: 8-) Até refo :!: rçei 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 654
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, MP65, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014 e 218 visitantes