Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 26/6/2007 6:14

REN vai ter o dividendo mais rentável da bolsa
O pagamento de dividendos é um dos principais atractivos para os investidores comprarem acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) e a empresa liderada por José Penedos não deverá defraudar os interessados na oferta pública de venda (OPV).

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



O pagamento de dividendos é um dos principais atractivos para os investidores comprarem acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) e a empresa liderada por José Penedos não deverá defraudar os interessados na oferta pública de venda (OPV).

Se cumprir o que está no prospecto de admissão das acções na Euronext Lisbon, a companhia que gere a rede de transporte de energia e gás natural em Portugal apresentará o "dividend yield" mais elevado entre todas as companhias listadas na bolsa portuguesa.

A REN diz que não vai alterar de forma significativa a tendência dos últimos exercícios, no que diz respeito ao pagamento de dividendos, tendo também a intenção de "manter um dividendo que se situe dentro do intervalo dos seus pares". Em entrevista recente à Reuters, Penedos disse que a REN pretende distribuir mais de metade dos lucros aos accionistas.

Entre as suas congéneres europeias, o "payout" médio é de 60%, pelo que se a REN optar por distribuir esta percentagem dos lucros aos accionistas sob a forma de dividendos, apresentará um "dividend yield" (relação entre o dividendo por acção e a cotação), em redor dos 6%. Esta rentabilidade do dividendo, a concretizar-se, será a mais elevada entre as cotadas portuguesas.

Até agora a PT é a empresa que apresenta a remuneração mais elevada do dividendo (4,63%), seguindo-se a SAG (3,12%) e a Galp (3,11%). O índice PSI-20 transacciona actualmente com um "dividend yield" de 2,68%, bem menos de metade do que a REN pode vir a apresentar.

O pagamento de um elevado dividendo é uma das principais características das "utilities" como a REN. E a empresa liderada por Penedos tem, ao longo dos últimos anos, sido generosa com os seus accionistas (Parpública e a EDP). Em 2004, distribuiu 46,7 milhões de euros (dividendo de 8,75 cêntimos, tendo em conta o número actual de acções), mais que os lucros obtidos nesse ano (31,7 milhões).

Em 2005, o "payout" foi de 64% e em 2006 pagou 0,34569 euros por acção, devido ao encaixe extraordinário obtido com a venda da participação na Galp. Este valor supera o lucro ajustado por acção e representa um "dividend yield" entre 9,2% e 10,6%.

Será difícil a REN manter este pagamento. Mas se a empresa remunerar os accionistas como o fazem as congéneres ("payout" de 60%), então os investidores podem contar com um dividendo a rondar os 22 cêntimos, assumindo que a empresa obterá em 2007 lucros em linha com os resultados líquidos ajustados de 2006. Esta remuneração representa um "dividend yield" entre 5,94% e 6,85%, tendo em conta a amplitude do intervalo de preços definido pelo Governo para a OPV (2,35 e 2,75 euros).

Os analistas contactados pelo Jornal de Negócios estão optimistas quanto à evolução das acções da REN em bolsa, mas não esperam elevadas valorizações dos títulos, pelo que este previsível elevado "dividend yield" pode ser um dos principais focos de interesse dos investidores em participar na OPV. Sobretudo os que privilegiam investimentos de risco mais reduzido.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por vitor79 » 25/6/2007 22:46

Ja agora se a avaliarmos como se se trata-se de uma obrigação, fará algum sentido ou terá um desempenho pior que as obrigações.

Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por random_walk » 25/6/2007 22:34

Rui Nobre Escreveu:Mas será que eu estou a calcular o PER correctamente.

De acordo com a info da empresa
temos:

100% de capital da empresa =>106800000 acções

Resultado Operacional 2006 = 496,479 M€

Lucro/Acção = 4,64€

PER = 2,75/4,64€ = 0,6

se istto estiver correcto, temos um PER extraordinariamente apelativo. <1 É que encosta em termos fundamentais a Martifer a um cantinho bem Longiquo (PER >50)

Agradeço confirmação


Rui,

Ao resultado operacional (EBIT) tens que retirar os juros pagos assim como os impostos pagos. Só depois é que podes calcular o PER.

O PER é mais ou menos irrelevante para esta acção sendo o valor mais importante o RAB (Regulatory Asset Base) pois vai ser este o valor que vai gerar a receita. Os activos da electricidade vão gerar pre-tax 7% de receita, enquanto que os de gás vão gerar 8% enquanto que os terrenos vão gerar um rendimento equivalente ao IPC.

A REN devia ser cotada a desconto face ao RAB e não a prémio como vai ser o caso. A comparação com as empresas espanholas do mesmo sector é errada pois estas tem um perfil completamente diferente do da REN.

Outro ponto em questão é o se o CAPEX vai gerar valor ou destruir valor....na minha opinião vai destruir valor.

A REN pode ser igualmente avaliada como se de uma obrigação se tratasse....nunca espere que a REN seja uma história de crescimento.

RW
 
Mensagens: 11
Registado: 13/4/2007 18:18

Amigos

por Zorbus » 25/6/2007 21:51

estão todos a pedir o máximo??? Sabem dizer-me quando é que entra mesmo em bolsa para ver se tenho dinheiro nessa altura? :oops:
 
Mensagens: 20
Registado: 15/9/2006 10:51
Localização: Ramada

por Rui Nobre » 25/6/2007 21:49

Mas será que eu estou a calcular o PER correctamente.

De acordo com a info da empresa
temos:

100% de capital da empresa =>106800000 acções

Resultado Operacional 2006 = 496,479 M€

Lucro/Acção = 4,64€

PER = 2,75/4,64€ = 0,6

se istto estiver correcto, temos um PER extraordinariamente apelativo. <1 É que encosta em termos fundamentais a Martifer a um cantinho bem Longiquo (PER >50)

Agradeço confirmação
A persistência é a chave do sucesso
 
Mensagens: 126
Registado: 10/11/2004 12:20

por Orca » 25/6/2007 21:17

Ulisses Pereira Escreveu:Terás que comprar tudo. Se assim não fosse, obviamente que todos pediriam ao máximo ;)

Um abraço,
Ulisses



... mas todos nós estamos a peir ao máximo!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 188
Registado: 29/5/2006 23:51
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 25/6/2007 20:58

se o termo rateio for usado no sentido em que os pedidos são 7 vezes as existentes, será isso mesmo. Por vezes o rateio é dado em percentagem, querendo dizer que percentagem é que receberás das que pediste.


(faz-favô não pede desculpa)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Soneca-II » 25/6/2007 20:55

Pergunta mto básica.....

Se eu pedir 40.000 com um rateio de 7 eu recebo 40.000/7=5714 acções.

Correcto? E desculpem lá estas perguntas extremamente básicas...

:cry:

RR
 
Mensagens: 57
Registado: 29/5/2007 7:49

por Vodka7 » 25/6/2007 20:50

Não estou a conseguir pelo Bpinet, será pela hora ou por ter pedidos na Martifer?!

Acho que seja o último caso?!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por Vic » 25/6/2007 20:22

Isto esta mesmo a pedir um estouro :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 1153
Registado: 5/11/2002 1:17

por Resina » 25/6/2007 20:12

Tá geitoso isto está...
No primeiro dia e já é assim, vai parar ao mesmo caminho...
Enfim...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Nyk » 25/6/2007 20:09

Procura de acções da REN supera em mais de sete vezes a oferta


25/06/2007


A procura de acções na oferta pública de venda (OPV) da Redes Energéticas Nacionais, ao fim do primeiro dia de subscrição, é já superior à oferta. Tendo em conta apenas as ordens recebidas na Caixa Geral de Depósitos, a procura no público em geral supera a oferta em sete vezes. Nos pequenos subscritores e emigrantes, a procura é superior em mais de quatro vezes.

Segundo apurou o Jornal de Negócios Online junto de fonte financeira, só a CGD (um dos bancos responsáveis pela oferta) colocou hoje 101 milhões de acções para os pequenos investidores.

Este montante supera em mais de quatro vezes o número de acções disponíveis para esta tranche, que é de 25 milhões de títulos. Os pequenos subscritores beneficiam de um desconto de 5% no preço, mas não podem vender as acções durante três meses. O número máximo de acções que podem pedir é de 10 mil.

No público em geral, em que o número de acções máximas que podem ser pedidas é de 40 mil, a procura está a ser bem maior. Nesta tranche, em que estão disponíveis 53,4 milhões de acções, a procura, na CGD, já ascende a 383 milhões de acções, ou seja, um número mais de sete vezes superior à oferta.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 25/6/2007 19:53

LISBOA, 25 Jun (Reuters) - A Caixa Banco de Investimento hoje, primeiro dia do IPO da REN-Redes Energéticas Nacionais, recebeu ordens de compra de acções que superam quatro vezes a oferta na tranche de pequenos subscritores e emigrantes, e em sete vezes na do público em geral, disse fonte financeira.

O Initial Public Offer (IPO) da REN arranca hoje com o Estado a alienar 19 pct da empresa com um encaixe até 279 milhões de euros (ME) e a EDP-Energias de Portugal a vender cinco pct.

O Governo fixou o intervalo de preços deste IPO entre 2,35 euros e 2,75 euros por cada acção da REN, avaliando a totalidade da empresa entre 1.254,9 ME e 1.468,5 ME.

A Caixa Banco Investimento, o Millennium bcp , o Credit Suisse First Boston e a UBS são os joint-lead underwriters deste IPO.

"A Caixa hoje recebeu ordens de compra de pequenos subscritores e emigrantes para 101 milhões de acções, o que supera quatro vezes as acções em Oferta nesta tranche", disse a fonte financeira próxima do processo.

"A tranche do público em geral registou ordens para 383 milhões de acções, superando a oferta em sete vezes", disse.

Este IPO envolve a venda de 128 milhões de acções da REN através de uma OPV de até 80 milhões de acções ou 15 pct do capital -- 10 pct a vender pela estatal Parpública e cinco pct pela EDP.

Está prevista ainda uma venda directa a institucionais de cerca de 39 milhões de acções, a que pode acrescer um lote suplementar -- greenshoe -- de cerca de nove milhões de acções, num total de cerca de nove pct do capital da REN.

A OPV inclui inclui uma tranche de 25 milhões de acções destinada a pequenos subscritores e emigrantes e uma tranche de 26,7 milhões de acções para o público em geral.

Os trabalhadores têm uma tranche de 1,7 milhões de acções.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por marcoj » 25/6/2007 19:11

Boas
Tb já pedi pelo BPi net
3* 40 000 = 120 000
3* 10 000 = 30 000

Bn
 
Mensagens: 216
Registado: 28/7/2006 15:24
Localização: Marinha Grande

por pardal » 25/6/2007 17:59

edgar araujo Escreveu:as minhas a estao pedidas no bpinet

10000 PS
40000 PG


Tambem já fiz o meu "pedido" pelo BPINet..
6 x 10.000
6 x 40.000 = 300.000

Vamos ver no final, a quantas é que tenho direito.

Cumprs.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 11/5/2006 21:55
Localização: Portugal

para tirar duvidas :

por edgar araujo » 25/6/2007 17:32

OPV da REN



A operação de Privatização da REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S. A. será efectuada através das modalidades de Oferta Pública de Venda (OPV) e de venda directa.

A quantidade total de acções destinada à OPV é de 53,400,000, distribuida pelos segmentos "Trabalhadores" (1,700,000 títulos), "Pequenos Subscritores e Emigrantes" (25,000,000 títulos) e "Público em Geral" (26,700,000 títulos). A Oferta será precedida de um período de recolha de intenções de investimento.

Nesta página poderá:

i) tomar conhecimento das principais condições da Operação, não devendo no entanto dispensar a consulta do Prospecto;

ii) transmitir as suas Ordens de Compra para a OPV.


Resumo das principais características e datas da operação:
1º Período: das 8h30 do dia 25 de Junho até às 15h00 do dia 29 de Junho, beneficiando de um coeficiente de rateio superior em 100%

2º Período: das 8h30 do dia 2 de Julho até às 15h00 do dia 6 de Julho
Ordens irrevogáveis: as ordens de compra transmitidas para a OPV tornam-se irrevogáveis a partir das 15h00 do dia 2 de Julho
Sessão Especial de Bolsa: 9 de Julho de 2007
Liquidação Financeira e Início da Negociação em Bolsa: 10 de Julho de 2007
Preço: a fixar dentro do intervalo de 2.35 e 2.75 euros. Os trabalhadores e pequenos subscritores beneficiam de um desconto de 5% face ao preço que vier a ser fixado para o público em geral
Segmentos Qtd.
Mínima Qtd.
Máxima Desconto s/
Preço Outras Condições
Trabalhadores(1)(2)
10 5,000 5% Indisponibilidade de 3 meses

Pequenos Subscritores
10 10,000 5% Indisponibilidade de 3 meses

Público em Geral 10 40,000 - -

(1): A subscrição para os Trabalhadores da REN terá de ser efectuada num Balcão BPI
(2): A cada trabalhador da REN é garantida a atribuição de, no mínimo, 500 acções, sendo as restantes, se necessário, objecto de rateio
Condições Comuns: Lotes de 10 acções e rateio proporcional
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

por edgar araujo » 25/6/2007 17:29

as minhas a estao pedidas no bpinet

10000 PS
40000 PG
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

por psousa » 25/6/2007 17:08

marcolopes Escreveu:
CarlPipe Escreveu:O que é que significa "cativar valores"?

Afinal no BCP não posso comprar REN? Só no BIG?

Obrigado e cumprimentos


NO Millennium estão disponíveis TODAS as operações ONLINE (subscrição, ALTERAÇÃO e CANCELAMENTO...)


Suponho que só para quem tenha conta, certo? Se não onde posso ver? Não encontrei numa primeira pesquisa.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por psousa » 25/6/2007 17:05

Ulisses Pereira Escreveu:Terás que comprar tudo. Se assim não fosse, obviamente que todos pediriam ao máximo ;)

Um abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
confirme-me só esta informação se souber: podemos alterar ou cancelar as ordens até 6 de Julho às 15 horas, certo? Nessa altura já se tem uma ideia do rateio, correcto?

É que do Big disseram-me que na data acima já terão uma ideia aproximada do que me vai ser atribuído e poderei então ajustar a ordem, mas que não acreditam que seja necessário dada a pouquíssima quantidade que estimam ser atribuída a cada investidor. Dada a informação subscrevi o máximo nos pequenos subscritores e no público em geral (2 ordens, portanto).
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por marcolopes » 25/6/2007 16:03

CarlPipe Escreveu:O que é que significa "cativar valores"?

Afinal no BCP não posso comprar REN? Só no BIG?

Obrigado e cumprimentos


NO Millennium estão disponíveis TODAS as operações ONLINE (subscrição, ALTERAÇÃO e CANCELAMENTO...)
Crise? Qual crise?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 20/11/2006 23:11
Localização: Guimarães

MOTA-ENGIL/MARTIFER e EDP/REN

por joao bravo » 25/6/2007 15:09

O pessoal esta mesmo doido com a Martifer e REN. Já agora pergunto também neste tópico acham que vai acontecer algo semelhante a: Mota-Engil/Martifer EDP/REN ?
Abraços a todos e seja Martifer ou REN lá estarei ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por Enslaved » 25/6/2007 14:30

Já fiz a minha subscrição na REN e disseram-me (CGD) que só neste dia já fizeram mais do que na Martifer durante 1 semana :roll:. Lá vamos ter que ficar com umas migalhas. :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Ulisses Pereira » 25/6/2007 13:51

Terás que comprar tudo. Se assim não fosse, obviamente que todos pediriam ao máximo ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Soneca-II » 25/6/2007 13:46

Boas,

Uma pergunta.

Se eu por acaso pedir as 20.000 e dps calharem mais do que as queria posso apenas comprar parte do que me foi destinado ou terei que comprar tudo?


RR
 
Mensagens: 57
Registado: 29/5/2007 7:49

por artista_ » 25/6/2007 13:29

fool Escreveu:
Resina Escreveu:Os pequenos subscritores podem vender logo ou tem de manter 3 mesese como na Galp?
Abraço


Se comprares até 10.000, tens desconto de 5% e vais ter de manter tres meses (acho que o prazo deve ser tres meses), acima das 10.000, não tens desconto mas podes vender no primeiro dia.


Isto não é assim, as acções que te forem atribuidas na tranche de pequenos subscritores estarão indisponíveis durante 3 meses e serão 5% mais baratas mas serão com toda a certeza menos do que 10 mil, as que te forem atribuídas na tranche do Pub geral não terão desconto e podem ser vendidas de emediacto...

bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 208 visitantes