Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/1/2016 21:08

JP1965 Escreveu:Como pequeno investidor, vou deixar aqui a minha maneira de estar na bolsa.
Estou novamente na Mota Engil da seguinte forma, depois de varias entradas e saidas por volta dos 2.15 a 2.40 cada ação, deixei de lado a mesma.
Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.


Caro JP, acompanhando a ME há algum tempo, permito-me dizer apenas uma coisa: reitero o que afirmei há uns dias, ela arranca bem com duplos fundos ou em sólidas bases de alguns meses.
Não quer dizer que não possa subir uns 10 ou 15% a curto prazo, mas para um investimento a longo prazo talvez não seja má ideia controlar um pouco o não afastamento desses 1,69... Especialmente se se trata de 80% do capital.
Se o SP500 estivesse nos 1500 ou 1400 pontos, com o futuro (actual?) bear já bem desenvolvido, o risco seria menor. Mas imaginando o que uma queda de 20 ou 30% pode fazer também no PSI, atirando-o para os 4000 ou 3500 pontos, e sabendo que a Mota leva sempre a dianteira e amplifica a coisa + Angola, etc, não custa muito perspectivá-la a 1 euro ou 0,9c... Mesmo que os fundamentais/negócio/diversificação sejam apelativos.
É irracional? É... Mas a irracionalidade do preço é o maior amigo do investidor, desde que se esteja do lado certo, e para isso por vezes é necessário aguardar pacientemente...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 14/1/2016 20:33

Como pequeno investidor, vou deixar aqui a minha maneira de estar na bolsa.
Estou novamente na Mota Engil da seguinte forma, depois de varias entradas e saidas por volta dos 2.15 a 2.40 cada ação, deixei de lado a mesma.
Agora voltei a carga com a carne quase toda no assador, entrada com 80 % do capital nos 1.691 e estou longo tipo deposito a prazo 2 a 5 anos, vamos ver.
O meu primeiro investimento que fiz na bolsa foi em 2008 na referida Mota Engil, comprei na altura a 3.20 e passado 2 meses acabei por vender a cerca de 3.00 euros, perdendo uns trocos na altura, como tinha dado mal afastei-me dela por uns anos, voltei agora a carga mas com outra estrategia de longo longo prazo, posso perder tudo ou quase tudo, ou então tenho que ganhar uns trocos, como não fiz da outra vez.
O tempo o dirá.
Obs: na minha modesta opiniao o grande problema é psicologico, aguentar ver a cotação a cair não será para todos. Ou se é convicto ou maluco.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 20:17

rubenromao Escreveu:Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.


Alguém com tantas certezas só pode dar mau resultado! O facto de vir de alguém que acabou de se registar também não ajuda... parece que ainda há quem pense que os investidores aqui do Caldeirão poderão em alguma situação alterar o rumo que está destinado a qualquer título, seja qual for o rumo, para cima ou para baixo, não será por virem aqui com muitas certezas que ele será diferente!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 14/1/2016 20:02

rubenromao Escreveu:Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.



Companheiro, talvez tenhas razão e eu presumo que tenhas, mas vê-la a cair desta forma até dá calafrios. Uma empresa desta envergadura que bate mínimos de 3 anos não pode estar grande espingarda...
Eu também estou dentro a longo prazo e todos os dias desejo que o sentido se inverta, mas, já ando nisto há meses. À luz das evidências sabemos que Angola, o Brasil, o petróleo e a construção são quatro fatores decisivos para a Mota e estão todos na lama. Estou crente que o preço do petróleo inverta a tendência dentro em breve, mas depois até que isso tenha impacto na economia...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/1/2016 20:00

Ruben, o problema é que a maior parte das vezes, esses price targets falham rotundamente. Por isso, apoiar-nos neles para dizermos que até final de Fevereiro/Março irá atingir um determinado valor é um argumento muito pouco fiável.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rubenromao » 14/1/2016 19:40

Dados são dados. O source dos dados é outra questão... será essa a questão presumo?
A fonte dos dados vem de vários analistas e várias corretoras.
Não se trata de informação privilegiada, apenas pego em todos os dados e faço o meu trabalho de casa.
O Price Target apresentado é da Bloomberg por exemplo.

Já li aqui muito sobre a EGL, mas nada que ajudasse em concreto, apenas previsões baseadas no histórico.
Têm que se fazer cálculos mais abrangentes baseados em cálculos anteriores, agentes externos e no histórico de forma a obter um valor no espaço tempo futuro mais fiável.
É complexo mas funciona.

Por enquanto estão em hold, quem tem, como eu tenho, e puder aguentar mês e meio vai valer a pena.
 
Mensagens: 2
Registado: 14/1/2016 2:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/1/2016 19:07

Quais são os dados que dispões?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rubenromao » 14/1/2016 18:57

Segundo os dados que disponho creio que até final de Fevereiro início de Março atingirá os 2€ visto ter um potencial enorme.

Screen Shot 2016-01-14 at 17.48.54.png
Screen Shot 2016-01-14 at 17.48.54.png (12.39 KiB) Visualizado 4292 vezes
 
Mensagens: 2
Registado: 14/1/2016 2:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 14/1/2016 17:55

Stopado hoje, as perdas foram as que estavam previstas, portanto nada que a carteira não pudesse sofrer.

Agradeço a todos o feedback que foram dando ao longo do trade, estou aqui para aprender e todo o feedback é importante.

Aos que estão dentro, desejo boa sorte e prudência, convém definir um stop loss e aceitar as perdas em determinado momento.

Cumprimentos
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 14/1/2016 17:40

:( Cá para mim está assim...
Anexos
mota no seu melhor.png
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 14/1/2016 16:49

Isto há muito que não está para subidas, parece-me que só vai parar quando estiver na casa de 1€.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 14/1/2016 15:48

Uma recuperaçãozita ate final da sessão era bem vinda,como e uma aposta de longo prazo mantenho-me dentro. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 14/1/2016 14:38

Esta já só com escala logarítmica:

mota-engil.png
mota-engil.png (19.84 KiB) Visualizado 4614 vezes


Parece cada vez mais evidente que vai a caminho do 1€ a médio prazo, embora seja perfeitamente possível, até provável, um puxão aos 2€ em breve.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 14/1/2016 12:22

Só para avivar a memória.

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
MOTA.queda.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2889
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 14/1/2016 11:56

A melhor opção é mesmo estar fora nestes dias !!
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kanu1929 » 14/1/2016 11:49

Não para de cair a cotação!

Será que anda vai sobrar para os "obregacionistas"?
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 14/1/2016 10:58

000nnn000 Escreveu:Não encaro isto como um jogo e estou disposto a assumir perdas, como disse inicialmente tenho um stop loss bem definido.
Apenas achei estranho que na altura em que fiz o comentário, com os indicadores positivos (psi e petróleo) ela estava com uma queda superior a 1%

A tendência é claramente descendente, mas enquanto se mantiver no canal que defini em cima, vou esperar para ver em que sentido rompe


Já não precisas de te preocupar mais com isso, o stop foi acionado, ponto final... quando defino uma estratégia com base na evolução das cotações, no preço, não me parece que faça sentido andar à procura de razões para as quedas ou subidas, é uma batalha perdida de onde não retiramos nada verdadeiramente importante para aquilo que é essencial, ganhar dinheiro!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nuuuuno » 14/1/2016 9:51

tadinha da mota...que calote os africanos vao dar :shock: :shock:
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/1/2016 16:52

Os ursos estão a disparar muito, vamos se no final da sessão não se encrava a arma.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 13/1/2016 16:42

Não encaro isto como um jogo e estou disposto a assumir perdas, como disse inicialmente tenho um stop loss bem definido.
Apenas achei estranho que na altura em que fiz o comentário, com os indicadores positivos (psi e petróleo) ela estava com uma queda superior a 1%

A tendência é claramente descendente, mas enquanto se mantiver no canal que defini em cima, vou esperar para ver em que sentido rompe
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 13/1/2016 16:34

000nnn000 Escreveu:Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?


acho que a tendencia de queda comanda as operações, e encaras-te isto como se fosse uma especie de " um jogo" ah vou entrar a 1,7 e saio a 2! sais se o mercado o permitir levando la a cotação...e o ambiente em torno da mota é mau, podes ainda ter sucesso, mas nos mercados não é tao facil ganhar dinheiro de repente contra uma tendencia marcadamente forte, é que adivinhar inversões de tendencia não é propriamente facil, enfim o lucro que parece facil é lixado, se fosse assim fazia-se meia duzia de negocios e tinha-se uma rentabilidade acima dos 50% :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 13/1/2016 16:10

000nnn000 Escreveu:Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?

Desinteresse pelo sector da construção? :twisted:
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 13/1/2016 15:59

Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 13/1/2016 11:54

Ogratuito Escreveu:
000nnn000 Escreveu:Actualização do trade
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€
Imagem

A minha "análise" se é que se lhe pode chamar isso no muito muito curto prazo:
- zona de 1,65 a servir de suporte
- primeira resistência na zona de 1,75 e segunda em 1,80
- neste momento encontra-se a lateralizar dentro do canal 1,65 - 1,75
- resta aguardar furar o canal, seja para cima ou para baixo, sendo o stop loss a 1,64
- penso que também será de ter em conta um gap down na zona dos 2€ se o movimento em breve se tornar ascendente

Não tenho nenhuma experiência em análise a não ser do que vou aprendendo aqui no fórum e com alguns livros (sempre o tempo o permite), gostava de saber se os mais experientes concordam com esta abordagem à cotada

Cumprimentos


Tb sou um amador nestas andanças. Teoricamente a tua análise parece plausível. Só que a Mota tem estado a descer há demasiado tempo. E mesmo hoje em que quase todas as cotadas subiram ela desceu.
Cumpts.

Existe alguma cautela em relação ao setor da construção. Enquanto não houver novidades em relação a uma tendência de crescimento das obras a serem desenvolvidas por estas construtoras e o psi estiver bear é pouco provável que exista crescimento sustentado destas cotadas - ME e TD...
Apenas a MHO em que não vejo novidades dignas de suscitar interesse nelas que inverta o bear que vivem.
Mas estão em observação... e já tive ME, TD não...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ogratuito » 12/1/2016 20:47

000nnn000 Escreveu:Actualização do trade
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€
Imagem

A minha "análise" se é que se lhe pode chamar isso no muito muito curto prazo:
- zona de 1,65 a servir de suporte
- primeira resistência na zona de 1,75 e segunda em 1,80
- neste momento encontra-se a lateralizar dentro do canal 1,65 - 1,75
- resta aguardar furar o canal, seja para cima ou para baixo, sendo o stop loss a 1,64
- penso que também será de ter em conta um gap down na zona dos 2€ se o movimento em breve se tornar ascendente

Não tenho nenhuma experiência em análise a não ser do que vou aprendendo aqui no fórum e com alguns livros (sempre o tempo o permite), gostava de saber se os mais experientes concordam com esta abordagem à cotada

Cumprimentos


Tb sou um amador nestas andanças. Teoricamente a tua análise parece plausível. Só que a Mota tem estado a descer há demasiado tempo. E mesmo hoje em que quase todas as cotadas subiram ela desceu.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bar38, Gioes, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, rg7803, smog63, traderh, VALHALLA e 141 visitantes