Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 28/6/2007 21:36

Jabreu Escreveu:Há acções por ai que valorizaram mais e nem metade do potencial da mota tem . Altri, Teixeira Duarte etc. E não as vejo a corrigir desta maneira ainda por cima no dia em que tem o sucesso que é o IPO da Martifer.

Jabreu, nunca ouviste:
Buy on rumor, sell on news...
Tipicamente é isto, acho que disse tudo...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

AdC aprova compra da Multiterminal pela Mota-Engil

por edgar araujo » 28/6/2007 18:31

A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra da Multiterminal pela Mota-Engil, um negócio de 25 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt


Abel Mateus

Presidente da AdC
A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra da Multiterminal pela Mota-Engil, um negócio de 25 milhões de euros.

A AdC decidiu não se "opor à operação de concentração, uma vez que a mesma, não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva dos mercados".

A entidade presidida por Abel Mateus aprova assim a compra da Multiterminal, sociedade que detém 50% da Sotagus e 31,25% da Liscon, por parte da "sub-holding" Mota-Engil, Mota-Engil, Ambiente e Serviços, por 25 milhões de euros.

A AdC considera que deste negócio não resultam entraves à concorrência "no mercado da prestação de serviços de movimentação portuária de carga contentorizada, no Porto de Lisboa, no mercado de prestação de serviços de movimentação portuária de granéis sólidos e no mercado da prestação de serviços de movimentação portuária de carga ‘roll-on/roll/off’".


Após a concretização da compra, o grupo Mota-Engil passará a controlar 100% da Sotagus e 82,94% da Liscont.
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

por lutav » 28/6/2007 16:46

o que eu vos digo, envergonhado, é que se olhasse com olhinhos de ver, para os graficos que eu proprio faço, ja nao teria mota desde semana passada...


vejam porquê....
Anexos
mota.png
mota.png (0 Bytes) Visualizado 12669 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Deal » 28/6/2007 16:44

Eu pessoalmente não gostei do fecho e sobretudo desta andar a marinar a tarde toda entre os 7,17 - 7,20.

Também começo a desconfiar que isto ainda não fica por aqui. Amanhã será uma boa altura para ver a resistência dos 7 ... ou se descola!
´
Era importante termos uma velinha branca nos próximos dias aka amanhã ...

ab + bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
 
Mensagens: 54
Registado: 23/3/2007 13:15

por jabreu » 28/6/2007 16:22

Eu acho que os 15 vão ficar suporte e vão aguenta-la..

A seguir... :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Enslaved » 28/6/2007 15:58

O fecho pareceu dar a entender que amanhã continua a queda (fecho perto dos mínimos). Alguém quer comentar? :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por lutav » 28/6/2007 15:38

Aurora Escreveu:Eu tenho pouca experiencia mas a mim parece-me que há um gap para fechar nos 6.75, encostado a mm50.


boa questao, mas acho que há ali a seguir uma ida aos 76... agora 2 questoes:

1) para fechar gap, teria de vir mesmo aos 75, ou basta 76?

2) temos mesmo de nos chatear por 1 centimo? lol.. dass.. espero bem que nao, que descer 50 cents por 1, era mto mau...

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

;)

por joao bravo » 28/6/2007 15:35

Saí a 7.70€ e agora reentrei na Mota em força a 7.16€. Acho que pode até cair +/- 7€ mas menos não acredito muito até porque a Martifer pode muito bem reagir para cima e aí voltámos à subir a montanha russa. Independentemente de tudo a Martifer em bolsa foi mesmo muito positiva para a Martifer relembre-se que foi avaliada por muito menos que 10€ por acção.
Cumprimentos a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por Aurora » 28/6/2007 14:35

Eu tenho pouca experiencia mas a mim parece-me que há um gap para fechar nos 6.75, encostado a mm50.
Uma questão de bom senso,rigor e disciplina.
 
Mensagens: 31
Registado: 3/1/2007 23:29
Localização: 16

por JOSE DUARTE » 28/6/2007 14:10

A correcção da Mota poderá encontrar um suporte na zona dos 7,20€....

- Possível toque na MM20 dias que poderá impulsionar o titulo.

- Os 38,2% de Fibonacci Retracement que estão nos 7,20€.

Não detenho Mota-Engil, mas poderá estar num bom ponto de entrada.
Anexos
mata.PNG
mata.PNG (0 Bytes) Visualizado 13079 vezes
Saudações Alentejanas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 25/5/2005 16:00
Localização: Moura

por jabreu » 28/6/2007 14:09

Os títulos da construtora portuguesa encontram-se a perder mais de 4%, com a tomada de mais-valias por parte dos investidores, depois de já ter valorizado 55% desde o início do ano, tendo beneficiado da entrada em bolsa da sua participada Martifer.

DE

Até à colocação em bolsa da Martifer, a Mota-Engil valorizou muito e este movimento de hoje é sobretudo uma tomada de mais-valias", disse um operador.

Para Pedro Pintassilgo, gestor do fundo de acções nacionais da F&C, “terá havido alguma transferência de investimento, por parte dos fundos, de Mota Engil para Martifer, até porque em termos de rácios as empresas contam como uma, pelo que a aposta em Martifer obrigaria a desinvestimento na Mota”, justificou

No entanto, a correcção dos títulos não alterou as perspectivas da maioria dos analistas quanto à evolução das acções da empresa de António Mota.

John dos Santos, analista da Lisbon Brokers, está confiante quanto à construtora. “Os negócios internacionais, em mercados com maior potencial de crescimento que o português, bem como o aumento das grandes obras públicas, são ‘drivers’ operacionais para as acções”, referiu.

A mesma opinião é partilhada por Pedro Pintassilgo que afirmou que “a diversificação das operações, nomeadamente para o sector aeroportuário, deixam-nos confortáveis quanto às perspectivas para a Mota Engil”.

Apesar de ainda existir uma correlação entre a evolução dos títulos das construtoras, os analistas acreditam que esta se venha a esbater.

“O preço da Mota Engil é consistente com o valor da Martifer, pelo que a subida da Mota Engil estará parcialmente dependente da evolução da Martifer”, explicou Bruno Miguel Silva, analista do BPI. No entanto, no futuro “essa correlação entre os dois títulos deverá diluir-se”, concluiu Nuno Matias, analista do Banco Big.

Os títulos da empresa liderada por António Mota seguem a desvalorizar 4,40% para os 7,17 euros, tendo cedido um máximo de 4,53% durante a negociação de hoje, mantendo a tendência negativa das duas últimas sessões.

À mesma hora, os papéis da Martifer desvalorizavam 0,86% para os 10,41 euros com 750 522 acções
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 14:07

Jabreu, já viste algum gráfico sempre a subir? Ou algum sempre a descer? Os mercados não funcionam assim. Se funcionassem, era tão fácil...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por lutav » 28/6/2007 14:07

Jabreu Escreveu:Pq este movimento é contra-natura...

Qnd te contam uma piada( se for boa) ris ou choras?

É que a mota esta a chorar... e devia estar a rir


:lol: 8-)


concordando-se ou nao, bom exemplo....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por jabreu » 28/6/2007 13:59

Pq este movimento é contra-natura...

Qnd te contam uma piada( se for boa) ris ou choras?

É que a mota esta a chorar... e devia estar a rir
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 13:35

Jabreu, porque é que sempre que as acções caem é porque são empurradas e quando sobem é normal?

Entendes? Acho que há claramente uma tendência "bullish" na maior parte dos investidores capazes de aceitar que o mercado é feito de subidas e quedas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por jabreu » 28/6/2007 13:30

Ulisses..tudo bem..

Valorizou bastante é certo mas tbém tem feito por isso. Tertir, expansão da martifer, etc, etc.

Há acções por ai que valorizaram mais e nem metade do potencial da mota tem . Altri, Teixeira Duarte etc. E não as vejo a corrigir desta maneira ainda por cima no dia em que tem o sucesso que é o IPO da Martifer.

Há qq coisa que não está bem..

É o mercado..tudo bem.. mas foi empurrada para baixo..

Ainda há pouco vi a pouca vergonha que foi na JMT. Aliás, fui dos primeiros a denunciar aqui no caldeirão.. tava dentro e sai logo
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por lutav » 28/6/2007 13:04

é como ja disse no topico da martifer (e vou acrescentar mais qq coisa), com frases soltas:

a especulacao/expectativa em torno fez a mota subir, e permitiu, as mais valias do "sell on news" qdo martifer entrou em bolsa...

BCP faz recomendacao de 6,30 euros e recomenda vender.

Lotes de 50, estão a parar a subida da martifer; nem toda a gente tem paciencia para gastar 20comissoes * 50 accoes para ter 1000 acoes martifer (exemplo)

qdo acabarem os lotes de 50 e 100, qualquer noticia de investimento, noticia de, noticia de qq coisa, sobre a martifer, voltará a faze-la subir (até porque o free float, é bastante curto).

E aí, alguem virá dizer, "ah e tal, afinal, isto da martifer, confirma-se ser mto bom... e confirma-se, que Mota deverá ser revista e bla bla, está barata...."


e nem acrescento os fundamentais da Mota, nem os varios concursos/investimentos em curso, ja esplanados, neste e noutros topicos Mota!

My 5 cents

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Deal » 28/6/2007 12:58

Resina Escreveu:
Deal Escreveu:Em três dias e meio a MOTA foi dos 8,35 aos 7,20 ... a debanda é geral :evil: :evil: !!!

Eu acredito nesta acção e se esta for aos 7 hoje ou amanhã é de estar atento!!! Neste momento os reforços nos momentos certos são a melhor opção!! Á muitos milhões acima dos 7,50 ... e terá de reagir !!!

Vamos ver como se comportará os antigos suportes antes das subidas eufóricas ... caution :? .

ab + bn

Caro Deal,
E em quantos dias não veio dos 7.20 aos 8.35?
A subida foi sustentável? A subida foi completa especulação.... Concordo contigo quando dizes que há muitos milhões acima dos 7.50, mas não te esqueças que tambem pode ter havido muitas vendas...
Eu acredito que o titulo não passe dos 7.10-7.20, deve ser o ponto de equilibrio...
Se ela for aos 7€, é optimo para reforçar, reduzir B.P ou mesmo entrar no titulo...
Abraço


Boas Resina,
tens razão quanto ao título estar especulativo ... afinal é a especulação que alimenta o mercado com estes valores.

A realização de mais-valias a estes níveis é que "atirou" a MOTA para a cotação actual.

Acredito contudo que os antigos suportes (realçando o de 7 euros) aguente com a cotação! E se este suporte se vier a confirmar, é reforçar e esperar ...

ab + bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
 
Mensagens: 54
Registado: 23/3/2007 13:15

Mota-Engil recua mais 4% e anula parte dos ganhos...

por tek » 28/6/2007 12:31

A Mota-Engil está novamente em queda. Depois de desvalorização de mais de 5% na sessão de ontem, a construtora volta a perder 4% e já anulou mais de metade dos ganhos conquistados durante a oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer.

Os títulos da empresa liderada por António Mota [Cot] seguem a desvalorizar 4,27% para cotar nos 7,18 euros, tendo cedido um máximo de 4,53% durante a negociação de hoje, mantendo a tendência negativa das duas últimas sessões.

Ontem as acções da Mota-Engil, empresa que controla 37,5% do capital da Martifer, perderam mais de 5%. Com a queda registada até ao momento, a empresa já anulou mais de metade dos ganhos obtidos no período em que decorreu a oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer.

A forte procura pelas acções da sua subsidiária deu o mote para as valorizações da Mota-Engil. A antevisão de um elevado rateio levou a que os investidores aproveitassem para reforçar na construtora como forma de conseguir exposição à Martifer, levando o papel a somar 17% no período da OPS.

Com a entrada da Martifer para o mercado de capitais, em forte alta (as acções estrearam-se nos 12 euros, 50% acima dos 8 euros a que foram vendidas), a Mota-Engil perdeu o suporte e entrou numa fase descendente.

O Millennium bcp Investimento foi o último banco a actualizar a sua avaliação para a Mota-Engil. No início da semana subiu o "target" de 6,25 euros para 6,30 euros, mas manteve a recomendação de "vender".

Tendo em conta o preço-alvo definido pelo banco de investimento, a construtora apresenta, à cotação actual, um potencial de queda de mais de 12%.

http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=298342
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

por Cali » 28/6/2007 12:05

é claro que o exemplo da Pararede é exagerado e absurdo. Mas sabem que há muita gente que por aqui anda, e que porventura tem Mota-Engil, e que não faz ideia que um dia, no passado, a Pararede valeu mais de 10 euros? É com os exemplos absurdos e extremos, que mais facilmente se demonstra o perigo da palavra "acredito". Porque quando se "acredita" têm-se "fé", e ter fé, em Bolsa, é das piores coisitas para se ter. É pior que ter sarna. Eu não sou imune há "fé"! Ás vezes tambem me entalo, e fico agarrado á "fé". Mas odeio isso, e a minha fé nunca dura mais do que o estritamente necessário. :)

Epá, desculpem lá estas coisas, ás vezes parece que estou a dar sermões, mas não é essa a ideia. É que de facto custa-me ver a malta (especialmente os novatos) a sofrer assim, em pleno Bull Market. É só por isso...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por masterpro » 28/6/2007 12:03

AgeOfDawn Escreveu:...até ao momento em que a deixaram ir para baixo :( lá se foram as minhas num stop :(


Acho que no mei disto tud foi o melhor que te terá acontecido pelo menos no que concerne á mota pois deverá estar a cotar bem abaixo do teu stop.


8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por Enslaved » 28/6/2007 12:02

Resina Escreveu:
Jabreu Escreveu:Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda

Boas,
Exactamente o que eu disse...
Nem sei pq a referência à Pararede, havia melhores exemplos... lol :lol:
A Tdu quando o Joe Berardo caiu bastante, foi ao "fundo" e deu a volta, não é bem parecido com isto mas dava melhor exemplo... Essa até sei o que me doeu, e digo que se fosse neste momento um ac. da Mota, o que faria era sim comprar e não vender!
Basta sairem noticias a dizer que a Mota lucrou
"X" com a MTF e o titulo logo sobe... E nem nos podemos esquecer que a Mota e uma das grandes concorrente ao novo aeoroporto...
Abraço


Não posso estar mais de acordo com vocês, e penso que quando saírem noticias de quanto a Mota ganhou com a entrada da Martifer na bolsa que elas suba (talvez seja por isso que agora estão a puxa-la para baixo), mas também não podemos esquecer que os mercados actualmente parecem indecisos e que se houver alguma correcção que a Mota também poderá cair ainda mais. Temos outro factor que é a própria Martifer porque se ela cair muito a própria Mota também se recente. Não esquecer as possíveis subidas das taxas de juro, etc, etc.

Resumindo continuo achar que há condições para ela dar a volta por cima, mas que também há factores que a podem mandar ainda mais para baixo.

Isto tudo, só para dizer que não há certezas no mercado e por isso não vale a pena perdermos as nossas férias ou outros compromissos com as nossas certezas, porque como vimos nós tínhamos quase a certeza que ela iria subir e afinal não subiu.

P.S. Acho piada a especulação que o MOHAMED criou ao dizer que iria subir até aos 10 euros (até abriu um novo tópico) e que após esta correcção não diga nada para defender a sua posição :roll:. Espero que ela suba até aos 10 euros, porque ainda tenho Mota mas há maneiras de dizerem as coisas e para vermos telenovelas temos sempre a televisão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 11:56

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..


Jabreu, mas não estará isso já mais do que reflectido no facto da acção ter quadruplicado o seu valor praticamente em ano e meio?

Que é bem gerida não coloco dúvidas. Mas isso não basta para ser uma boa compra em Bolsa. Um BMW é um excelente carro mas comprá-lo está dependente do preço a que me vendem.

Não estou com isto a dizer que a Mota é uma boa ou má compra. Não analiso "small capps". Apenas realçar de que o argumento de que é uma boa empresa em Bolsa negligencia o aspecto principal: O preço.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Resina » 28/6/2007 11:41

Jabreu Escreveu:Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda

Boas,
Exactamente o que eu disse...
Nem sei pq a referência à Pararede, havia melhores exemplos... lol :lol:
A Tdu quando o Joe Berardo caiu bastante, foi ao "fundo" e deu a volta, não é bem parecido com isto mas dava melhor exemplo... Essa até sei o que me doeu, e digo que se fosse neste momento um ac. da Mota, o que faria era sim comprar e não vender!
Basta sairem noticias a dizer que a Mota lucrou
"X" com a MTF e o titulo logo sobe... E nem nos podemos esquecer que a Mota e uma das grandes concorrente ao novo aeoroporto...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por jabreu » 28/6/2007 11:36

Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, Abade19, Bing [Bot], Burbano, Ferreiratrade, iniciado1, Kikoff, Kooc, navaldoc, PAULOJOAO, Regisregis, richardj, Shimazaki_2, zulu404 e 388 visitantes