Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por OCTAMA » 28/11/2020 14:04

Gioes Escreveu:Desculpem Fonix 40 % :wall: :wall: era a doer, 28% é mais doce
Posso estar errado mas tenho noção de que no caso da venda de ações, a mais valia acresce aos rendimentos anuais pelo que a taxe de IRS será calculada como tal o que tanto pode ser 28% 23 ou 40% dependendo do total dos rendimentos anuais.


Incorreto. Acresce ou decresce aos rendimentos somente dessa Categoria de Rendimentos (Cat G), em caso de não opção por englobamento. Esse rendimentos são assim somente taxados somente em sede de tributação autónoma de 28%.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gioes » 28/11/2020 13:33

Desculpem Fonix 40 % :wall: :wall: era a doer, 28% é mais doce
Posso estar errado mas tenho noção de que no caso da venda de ações, a mais valia acresce aos rendimentos anuais pelo que a taxe de IRS será calculada como tal o que tanto pode ser 28% 23 ou 40% dependendo do total dos rendimentos anuais.
 
Mensagens: 72
Registado: 8/11/2006 1:37
Localização: 17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 28/11/2020 12:48

Bom grande fim de semana para todos nos da Mota..grande e feliz fim de semana
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jmramos » 28/11/2020 12:37

Desculpem Fonix 40 % :wall: :wall: era a doer, 28% é mais doce
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 28/11/2020 11:55

tens razão...estava só a pensar no englobamento, que faça a simulação das duas maneiras é como eu faço.
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 28/11/2020 11:28

40% de IRS??!!? as mais valias não são 28% caso não haja englobamento? Tenho ideia que o englobamento ainda não é obrigatório, e portanto será 28% caso assim queira.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 28/11/2020 10:40

pagar 40% de IRS.... :wall: :wall: ou fazes-te esquecido, foi um lapso...como os nossos políticos, mas com o cruzamento de dados não tens muita hipóteses, ou vendes ações que tenhas negativo para contrabalançar os lucros.
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jmramos » 28/11/2020 10:38

Já que se fala em fiscalidade e contabilidade, e perante todos estes cenários que por ai apregoão, vou colocar uma questão para mim importante.
O que fazer no caso de mais valias a rondar os 100 K , agradeçe ajuda.
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2020 10:32

Muito stress por aqui. Haverá necessidade? Mesmo que o aumento de capital seja abaixo do valor atual, ela logo sobe, a faturação dos chineses é garantida, se não for no exterior é na própria casa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/11/2020 8:58

Englobamento permite tributação de apenas 50% do valor, é que nem é preciso empresa.
Os dividendos serem sempre maus é um mito/generalização, depende da situação de cada um. E não deixem essas coisas aos contabilistas, meus caros, sem perceberem vocês minimamente da poda. É uma sobranceria que se paga por vezes cara, tal como achar que fiscalidade e contabilidade é igual (é que numa há rates horários de 4 dígitos)... E o Englobamento de MV é outra coisa.

Mas pagarem-se dividendos agora não acredito nem por sombras dada a contradição...e ainda que fossem operações separadas.

Peaners, o free float e o próprio volume impedem essa compra gigantesca. E AC será depois
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 28/11/2020 8:09

nunoand99 Escreveu:
Se por acaso és bom nessas preciosidades da contabilidade (essa área superior do ensino, cultura e educação), ainda bem para ti, pode ser que queiras trabalhar para mim, estou sempre aberto a bons conselhos, e pago por eles (e dou boas prendas de Natal! :wink: )


Obrigado pelo convite, mas, não tenho tempo.

nunoand99 Escreveu: Só com aquilo que ganhei HOJE na MOTA, dá para pagar 5 anos de avença mensal com um contabilista.


Não tens dinheiro suficiente para me pagar, lamento.
Acrescento que, ser contabilista não dá garantias de saber de fiscalidade, e por ser bom em fiscalidade, não quer dizer que se saiba de contabilidade.

nunoand99 Escreveu:E agora há-de vir algum moderador para te salvar, porque de outra forma não te safas! 8-)


:mrgreen: safar? salvar?

o que vejo é que ficaste com algum ressabiamento, pois no fundo, reconheces o ridículo em que te colocas.

provavelmente estás naquela fase da vida, que se tirarem isto do caldeirão :lol: tiram-te tudo, pois não sabes fazer mais nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 28/11/2020 6:42

NirSup Escreveu:
peaners Escreveu:Alguém sabe explicar porque razão a CCCC comprou 55M de ações a 3€?
Se o valor actual é bastante inferior não é um mau negócio para os chineses?


Os chineses não compraram a Mota pelo seu valor intrínseco. Mas pelo valor estratético da Mota. São valores intangíveis, difíceis de calcular. E de valorizar em bolsa. VOILÀ!
By Nirvana


169M não é brincadeira.
Pelo que li foi um AC através da venda de ações da família ME aos chineses por um preço bastante superior ao mercado, mas a CCCC não podia ter entrado no capital comprando ações diretamente no mercado por um preço mais vantajoso?

Free float 23,4% será isso que impede uma entrada directa no mercado?
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 28/11/2020 2:00

lobus3101 Escreveu:
lobus3101 Escreveu:
serrano63 Escreveu:Em termos de AT pode estar a querer desenhaar uma Flamula ... alguém confirma?


A AT aqui NÃO tem tem qq influên !!!

São básicos os mínimos e os menores... conhecimentos de Bolsa`.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 28/11/2020 1:56

lobus3101 Escreveu:
serrano63 Escreveu:Em termos de AT pode estar a querer desenhaar uma Flamula ... alguém confirma?


A AT aqui tem tem qq influência !!!

São básicos os mínimos e os menores... conhecimentos de Bolsa`.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 28/11/2020 1:55

serrano63 Escreveu:Em termos de AT pode estar a querer desenhaar uma Flamula ... alguém confirma?


A AT aqui tem tem qq influência !!!

São básicos os mínimos os menores... conhecimentos de Bolsa`.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 28/11/2020 0:40

Só para finalizar o dia, deixo aqui uma projecção daquilo que é o habitual de acontecer nestas circunstâncias.

Choque inicial, com evolução das taxas de crescimento a seguir um padrão de curvas de solow.

Para um factor constante de descida da taxa de crescimento diária, e usando uma projecção que permita tender para o valor esperado de cerca de 2,15€ após 30% de aumento de capital, ficariamos como seguinte:

Imagem

A primeira linha é a taxa de variação diaria, a segunda linha é a cotação.

Aqui a questão é quanto tempo vai levar para ter a operação concretizada, porque depois há sempre um desconto de risco de falhar a operação, mais o prémio para quem fica com elas até ao próprio dia, que na realidade não é mais que o juro + premio risco.

No caso da tabela em cima, isto iria lá em 10 dias.

Se descermos o factor constante, poderá demorar até uns 20 dias.

Se isto for para demorar 3 meses, até pode descer antes de voltar a subir.

De qualquer forma, isto é só um exercicio teórico.

O que interessa agora é continuar a comprar os breaks, e gerir a exposição ao titulo no inter day.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 28/11/2020 0:23

peaners Escreveu:Alguém sabe explicar porque razão a CCCC comprou 55M de ações a 3€?
Se o valor actual é bastante inferior não é um mau negócio para os chineses?


Os chineses não compraram a Mota pelo seu valor intrínseco. Mas pelo valor estratético da Mota. São valores intangíveis, difíceis de calcular. E de valorizar em bolsa. VOILÀ!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 28/11/2020 0:13

peaners Escreveu:
Opção pelo englobamento no IRS.



Obrigado pelo conselho, mas não é a mesma coisa que vender as acções no dia antes de dividendos.

É uma recuperação do dinheiro que adiantaste, pelo que origina o mesmo problema de cash flow.

Além disso penso que também podes optar pelo englobamento das mais valias, pelo que na comparação da fiscalidade com as mais valias é quase a mesma coisa.

Talvez seja conveniente não esquecer que a acção no dia em que dá o dividendo, tudo o resto constante, desde pelo valor do dividendo.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 28/11/2020 0:09

Olha bestas,

Ninguém, era um particular, obviamente, e já que aprecias preciosismos, residente em Portugal.

Se por acaso és bom nessas preciosidades da contabilidade (essa área superior do ensino, cultura e educação), ainda bem para ti, pode ser que queiras trabalhar para mim, estou sempre aberto a bons conselhos, e pago por eles (e dou boas prendas de Natal! :wink: )

Só com aquilo que ganhei HOJE na MOTA, dá para pagar 5 anos de avença mensal com um contabilista.

Não te esqueças agora de dizer ah não e tal, que se for numa off shore e la la la.

Quanto à malta que referes que bazou, provavelmente por causa de algumas bestas que aqui andam, bolachas e batatas, eu sei onde eles andam, e ando lá com eles :wink:

E agora há-de vir algum moderador para te salvar, porque de outra forma não te safas! 8-)

E entretanto eu vou recebendo PM's de amizade, agradecimento, esclarecimento de duvidas, e pedidos de aconselhamento :P

Um bem haja para ti

Saudações & Bons Negócios

P.S E já agora ficas sabendo, os que bazaram, não bazaram só por causa de pessoas como tu, bazaram também por causa daquela moderação que agora vem aqui fingir que eu é que fiz alguma coisa de mal, quando eu só te respondi no mesmo tom que usaste comigo sem eu te dar confiança para tal, e sem te conhecer de lado nenhum, Se tu me deste confiança a mim para te responder na mesma moeda, é um problema teu.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 28/11/2020 0:02

nunoand99 Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
bigest Escreveu:Também estou à espera do anúncio dos dividendos, deve ser para a semana; é só um feeling!


entao faz um AC e anuncia dividendos looool....na roménia tudo come


Tiveste imensa graça :lol:

Mas estamos a falar de Portugal, não te esqueças! :wink:

De qualquer forma, eu espero que não haja dividendos, isso obriga a saltar fora.

NUNCA recebo dividendos, embora já tenha recebido alguns por distracção.

Ninguém que faça retenção na fonte quer receber dividendos.

Para quê pagar a retenção na fonte agora, se posso pagar só o imposto sobre as mais valias (se as tiver, porque também podemos fazer operações "fiscais" neste tema) daqui a 12 meses.

Cash flow is king, lá nisso os Americanos sabem-no bem :)


Saudações & Bons Negócios


Opção pelo englobamento no IRS.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 28/11/2020 0:01

Alguém sabe explicar porque razão a CCCC comprou 55M de ações a 3€?
Se o valor actual é bastante inferior não é um mau negócio para os chineses?
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 27/11/2020 23:44

Sometimes all we need is one BIG WINNER.
Have a great weekend, lucky traders!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 27/11/2020 22:43

nunoand99 Escreveu:
Ninguém que faça retenção na fonte quer receber dividendos.


E, se o terceiro que recebe for uma empresa? :shock:

nunoand99 Escreveu:Cash flow is king, lá nisso os Americanos sabem-no bem :)


cash flow is king :lol:

E, se a retenção feita, depois do IRC a pagar estimado versus a pagar, for a receber? :lol:

Há malta que se julga mesmo a última bolacha do pacote? :mrgreen:

Haja paciência

Começo a perceber o porquê de haver muito bom participante, que já era....

E, não mais volta..... :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 27/11/2020 22:09

Artista Romeno Escreveu:
bigest Escreveu:Também estou à espera do anúncio dos dividendos, deve ser para a semana; é só um feeling!


entao faz um AC e anuncia dividendos looool....na roménia tudo come


Tiveste imensa graça :lol:

Mas estamos a falar de Portugal, não te esqueças! :wink:

De qualquer forma, eu espero que não haja dividendos, isso obriga a saltar fora.

NUNCA recebo dividendos, embora já tenha recebido alguns por distracção.

Ninguém que faça retenção na fonte quer receber dividendos.

Para quê pagar a retenção na fonte agora, se posso pagar só o imposto sobre as mais valias (se as tiver, porque também podemos fazer operações "fiscais" neste tema) daqui a 12 meses.

Cash flow is king, lá nisso os Americanos sabem-no bem :)


Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 27/11/2020 21:22

Artista Romeno Escreveu:
bigest Escreveu:Também estou à espera do anúncio dos dividendos, deve ser para a semana; é só um feeling!


entao faz um AC e anuncia dividendos looool....na roménia tudo come


Não creio que neste caso o Aumento de Capital tenha alguma coisa a ver com os dividendos...
O Aumento de Capital faz-se no contexto do arranjo de uma parceria, dita estratégica. Caso contrário, talvez não houvesse Aumento de Capital...
Os dividendos reportam-se aos lucros obtidos em 2019 e que ficaram suspensos, para posterior ponderação.
Todavia, não creio que a Mota distribua dividendos até ao final do ano referentes aos lucros de 2019, não pelo Aumento de Capital, mas pela evolução da pandemia, que não foi favorável... Aliás, os resultados do primeiro semestre deste ano refletiram já isso de forma clara...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], jsousa71, Shimazaki_2 e 381 visitantes