Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 2/3/2016 17:41

Isso é que foi um limpar de stops, agora ao que parece está numa zona a marinar.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 2/3/2016 11:50

Os stops automáticos na Mota dão nisto... Cai 5%!
 
Mensagens: 721
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HFCA » 2/3/2016 11:45

Que reação está a ter queda expressiva.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 705
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 2/3/2016 1:02

:arrow:
Anexos
Mota.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 2/3/2016 0:46

katolo Escreveu:
epinay Escreveu:O que se passa com a Mota? Vêm aí Boas notícias?


A pergunta nao é essa! A pergunta é o que se passou com a Mota para ter chegado onde chegou. Está na cara, medo e especulação. Desde mínimos já lá vao 50%....

Acredito em mais 50% :mrgreen:


E se chegar aos 1.80 EUR e descer? (linha verde)

Por enquanto contínua com tendência de baixa. O movimento dos últimos dias é interessante. Fez algo semelhante entre Jan-Mar/2015.

Com o RSI lá em cima e a aproximar.se de zona de resistência, muita calma a quem quer entrar. Digo eu.
Anexos
chart (1).png
ME diario
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 1/3/2016 19:03

hfca Escreveu:Resultado os Mota encheram-se delas a preço de saldo agora é deixar correr mais uns tempos e é só multiplicar o valor investido no mínimo por 2.

Mas a bolsa é mesmo isso. É encher-se a preços de saldo, deixar correr mais uns tempos e multiplicar o valor investido por no mínimo 2. :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
Aliás quando elas estavam a preço de saldo ( ou ainda estão? ) só não comprou quem não quis. Uns encheram-se delas, outros não.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1715
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HFCA » 1/3/2016 17:28

Resultado os Mota encheram-se delas a preço de saldo agora é deixar correr mais uns tempos e é só multiplicar o valor investido no mínimo por 2.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 705
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 1/3/2016 16:09

katolo, por que acreditas nisso? Já sabes que os argumentos são essenciais aqui no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 1/3/2016 14:56

epinay Escreveu:O que se passa com a Mota? Vêm aí Boas notícias?


A pergunta nao é essa! A pergunta é o que se passou com a Mota para ter chegado onde chegou. Está na cara, medo e especulação. Desde mínimos já lá vao 50%....

Acredito em mais 50% :mrgreen:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por epinay » 1/3/2016 14:05

O que se passa com a Mota? Vêm aí Boas notícias?
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 27/2/2016 22:33

corre Escreveu:Sim, está em bear market, mas poderemos estar muito próximos de uma capitulação dos vendedores que defendem posições curtas. Repara que no ponto em que nos encontramos uma qualquer notícia favorável poderá desencadear fecho dessas posições. Sexta feira houve uma tentativa de romper os 1.58 na primeira hora de negociação que os curtos evitaram, depois a empresa voltou a comprar umas quantas e deixou de novo os curtos de dedo no gatilho para ver se evitam essa rotura, o que faria disparar o valor da ação. A Mota é para mim uma ação que tenho em carteira desde há algum tempo e que sempre que o preço baixe reforçarei, pois estou convencido que os argumentos de quem tem posições curtas irão cair e não surtirão o efeito desejado que seria o de afundar a Mota até 1 euro. Quando os fundamentais de uma empresa ficam evidentemente desajustados das investidas com base em critérios exclusivamente técnicos o que acontece é que as posições curtas vão aos poucos desistindo da ideia.


Consigo identificar-me com o teu relato, desde de que exista uma estratégia de fuga, caso contrário não deixa de ser uma situação comum entre aqueles que gostariam de ver a sua cotada a virar de bear para bull. E espero que rompa os 1,60 com força a bem do teu investimento, conheço mais gente com o teu tipo de estratégia.

Agora a ideia que os curtos evitam que uma cotada de subir bear mode numa resistência numa cotada que já subiu +20% num mês já acho wishfull thinking. Olha, eu se tivesse entrado nos mínimos do mês passado, alegremente as vendia a este preço. Fossem todos meus os investimentos assim!

A inversão bear para bull é um pouco como apanhar um fundo nos mercados. Há quem acerte, mas lutar contra a tendência é tramado. A última vez que a ME caiu dos 1,6 esteve um ano e meio a navegar abaixo desse valor. Tendo esse ponto de referência sido perdido há um mês e meio, diria que seria de estranhar que o fure na primeira tentativa. Mas é possível porque tudo é possível nos mercados.

Eu estou longe da ME, boa sorte para todos.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2016 19:24

Sim, está em bear market, mas poderemos estar muito próximos de uma capitulação dos vendedores que defendem posições curtas. Repara que no ponto em que nos encontramos uma qualquer notícia favorável poderá desencadear fecho dessas posições. Sexta feira houve uma tentativa de romper os 1.58 na primeira hora de negociação que os curtos evitaram, depois a empresa voltou a comprar umas quantas e deixou de novo os curtos de dedo no gatilho para ver se evitam essa rotura, o que faria disparar o valor da ação. A Mota é para mim uma ação que tenho em carteira desde há algum tempo e que sempre que o preço baixe reforçarei, pois estou convencido que os argumentos de quem tem posições curtas irão cair e não surtirão o efeito desejado que seria o de afundar a Mota até 1 euro. Quando os fundamentais de uma empresa ficam evidentemente desajustados das investidas com base em critérios exclusivamente técnicos o que acontece é que as posições curtas vão aos poucos desistindo da ideia.
 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 22/2/2016 0:24

_Noah Escreveu:3. Mas, se há probabilidades da ME falir, porquê que a família mota compra papéis como se não houvesse amanhã? :lol: _Noah


Olá Noah,
Acho que ninguém prevê a ME falir e é claro que quem está curto não é nisso que aposta.
Return to the basics: a lógica de qualquer investimento está no risco/retorno do mesmo e a verdade é que apostar na ME tem trazido pouco retorno para os investidores, está em bear market. Se os curtos são importantes no preço de hoje?, são, mas por outro lado se a família não estivesse a intervir, onde estaria o papel?

Penso que houve aqui uma falta de confiança do mercado para a família que culminou com a saída da ME África de bolsa. Foi uma aposta que abalou muito investidor e pior, que trouxe desconfiança para a família, não porque sejam os maus da fita, mas o mercado é implacável como sabes.

Há agora o perigo (digo-o especulando) que a família continue alegremente a comprar aquilo que já foi seu e quem sabe, um dia retirar a ME de bolsa como fez com a filial africana. Não sei de nada e gostava que não acontecesse a bem da diversidade do PSI, mas já aconteceu com os Melo, com o Pestana, etc e agora até os Mota. Lembra a canção que parece que 'comem tudo e não deixam nada'.

Em resumo, não partilho a visão que há uma guerra de ursos e touros que um dia vai explodir. Noto é que está em bear market até ao dia que deixar de estar, não porque vá falir.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 21/2/2016 23:26

1. A ME já cotou este ano abaixo dos € 1,12, alguém sabe quantos papéis trocaram de mãos a esses valores?

2. A ME tem, ainda, uma percentagem em posições curtas acima de 2%, e, não vejo os curtos preocupados em fechar posições? Será que querem fechar antes da ME falir? :mrgreen:

3. Mas, se há probabilidades da ME falir, porquê que a família mota compra papéis como se não houvesse amanhã? :lol:

4. Há, já sei, a ME vai ser outra empresa tipo BES, o buraco só se sabe quando quotar abaixo dos € 0,10. E, Artista Romeno, referiste há uns tempos atrás que € 1,50 ponderavas entrar, entraste? A ME esteve tanto tempo abaixo dos € 1,50 já, chegaste a entrar?

5. Estou curioso para ver as contas consolidadas de 2015, e, o que quis a administração dizer com: "os pagamentos oriundos de África estão acima do previsto", isto na altura dos 3 dias negros da ME em bolsa, corria a 2.ª quinzena de janeiro de 2016.

6. Tecnicamente está a ME numa zona jeitosa, contudo, gostava de saber a que valores os shortes desejam fechar posições...por outro lado, também gostava de saber a quem foram pedir os papéis emprestados! :mrgreen:

7. São muitos ses, e, sempre que se entra na equação dos ses, diminui-se a objectividade prática. O comunicado de 2014 da ME, está ali, para histórico de apresentação de resultados do ano anterior.

8. Acredito, tal como mencionei que, a ME viria abaixo dos € 1,50, e ainda estávamos em finais de dezembro de 2015, princípios de janeiro último, que, a ME antes de apresentar resultados de 2015, estará acima dos € 2,00.

9. Não liguem os mais incautos, e, os restantes, ao que menciono aqui, pois não desejo influenciar ninguém, já que, a minha opinião não é imparcial, pois estou dentro.

10: Todavia, tenho um sentimento, que me diz que a ME antes de distribuir dividendos, estará bem acima, dos valores a que quota no presente, a ver vamos.

_Noah
Anexos
Screen Shot 2016-02-21 at 22.04.15.png
Screen Shot 2016-02-21 at 22.19.55.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/2/2016 22:14

Eu vou devagar, melhor ainda: nem fui convenientemente, mas estou a ponderar com base em alguns pressupostos, não excluindo uma retração mais forte com o petróleo a cotar próximo de vinte. Mas repara que os ursos do petróleo quando falam em 20 referem a possibilidade de um pico, isto é: se lá tocar fará de imediato um ressalto forte para cima. E África não tem o significado assim tão evidente, esperemos pelas contas para perceber até que ponto a Mota precisará de uma obra de valor significativo para suportar os lucros.
 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 21/2/2016 21:44

Corre escreveu:
O lado curto parece ter mais hipóteses de ser mal sucedido uma vez que a empresa deixou de comprar ações por volta de 1.45 e nem adquiriu 2% do capital, quando se propõe adquirir 10%. Se a isto juntarmos a possibilidade dos fundos aumentarem posições visando os dividendos... é certo que as posições curtas irão defender-se com unhas e dentes, mas não sei se não gastarão pelo menos as unhas. Nem sei se não reduziram já parte das posições.


Corre, vai mais devagar! A decisão da AG não diz que vão comprar 10% das acções, refere este nível de aquisições apenas para salvaguardar o limite máximo previsto no CSC. Agora se irão comprar mais que as comprou há dias a preços de +- 1.30 euros, não sei.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/2/2016 20:52

O lado curto parece ter mais hipóteses de ser mal sucedido uma vez que a empresa deixou de comprar ações por volta de 1.45 e nem adquiriu 2% do capital, quando se propõe adquirir 10%. Se a isto juntarmos a possibilidade dos fundos aumentarem posições visando os dividendos... é certo que as posições curtas irão defender-se com unhas e dentes, mas não sei se não gastarão pelo menos as unhas. Nem sei se não reduziram já parte das posições.
 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 21/2/2016 0:51

Para quem gosta da mota fica o reparo...
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2016 20:20

Estou de acordo em que pode haver aqui um sinal de mudança de tendência. Claro que o petróleo poderá vir a cotar a 20 dólares, mas ainda assim a empresa já se desviou tanto de 1.17 que é bem provável que esse cenário de entrar em bull se confirme.
 
Mensagens: 9749
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 19/2/2016 18:49

motaengil.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 18/2/2016 0:35

Noah...

Não passou os 1,5 com facilidade e ainda por cima num dia vermelho ?

O Petróleo amanha pode subir 5% e a Mota cair 5% ou o petróleo cair 5% e a Mota subir 5% nunca ninguém saberá. Mas não podes negar que a subida da cotação do preço do petróleo é positivo para a Mota.

Não consegui perceber o alcance do teu comentário.
 
Mensagens: 233
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 18/2/2016 0:31

Boa noite Noah,olha aí uma explicação... :lol:
Anexos
2h.png
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 17/2/2016 23:51

Boa noite.

i) Furou os € 1,50 como manteiga.... :mrgreen: :mrgreen: Então e, o que dizer quando em três dias perdeu mais de 30%, onde chegou a tocar nos € 1,12.

ii) O petróleo ser referência para a ME :mrgreen: :mrgreen: , poderá ser para as descidas :lol: , para as subidas.... nem por isso.... :mrgreen: :mrgreen:

iii) Queima muito cash.... pois queima...., mas, ao preço que está.... não é de todo, o preço justo para a ME.

Finalmente, ninguém pode colocar um gráfico, e argumentar de forma diferente.... talvez a minha visão que, a AT no imediato na ME, não tem aplicabilidade prática. No entanto, será o IH&S uma realidade :mrgreen: ?

Cada vez tenho mais a certeza que, o mercado... ai o mercado.... (refiro-me à composição do mercado) :lol:

Enfim, veremos como se porta amanhã....

Talvez desça 5%, e o petróleo suba mais 5%...., E, ai, gostava de ver os comentários....

Os shorts mandam... o mercado é deles :lol: :mrgreen:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2016-02-17 at 22.40.29.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 17/2/2016 22:53

E há outro factor que ajuda a cotação da Mota embora ela já viesse a subir antes disso.

O Petróleo hoje disparou. E está-se a perspectivar um acordo mundial para por travão à produção... Ora isso para a Mota é mel, dado alguns países onde tem negócios.

Mas como já disse, continuo muito optimista para a Mota a estas valores. Hoje mais um sinal da força. E ainda bem, empresas portuguesas quanto mais fortes forem, mais forte é o País.

Carrega Mota !! :)
 
Mensagens: 233
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 17/2/2016 22:39

Artista Romeno,

A Mota está aos valores que está por causa do mercado urso, tal como muitas outras.

A Mota está a alienar ativos maduros para reduzir dívida e a focar-se em novos segmentos de mercado, com maior potencial e margens, tais como os resíduos e energia no México. A Mota está a mudar.

Andava ela proxima dos €3 ja dizias que estava barata. Eu acredito que tinhas razão e nao entendo essa mudança de opiniao em tao pouco tempo.
Editado pela última vez por katolo em 17/2/2016 23:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 240 visitantes