Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 4/1/2016 20:24

Sim, eu sei que os Mota se têm andado a encher delas e também sei que já têm uma posição a rondar os 60%.
Estou muito curioso para ver no que é que isto vai resultar. Ate porque tenho uma serie delas e isto já fazia o favor de subir....
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/1/2016 20:19

Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


Diacono creio que seria interessante fazeres um exercício, ver qual a quantidade de papeis que a família mota adquiriu em dezembro último.

Ogratuito Escreveu:
Pergunta de ignorante: para quem é pequeno trader é bom ou mau que a empresa compre ações próprias?
Obrigado


Ogratuito.

- Se os institucionais não vendem.
- Se a família mota não vende, pelo contrário, compra.
- Se os curtos não compram para fechar posições, pois ninguém vende.

A pergunta que deverás fazer é:

Mas, afinal o que se passa?

O que se passa, é o mercado a funcionar no seu melhor, é o que se passa. :mrgreen:

Algum dia a coisa vai estoirar, para onde.... Isso gostava eu de saber. :D

Todavia, porque razão a família mota terá comprado tanto em dezembro, se podia comprar a bem melhor preço se julgasse que os papéis iriam descer, ainda, mais?

Bom ano de 2016 :lol:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ogratuito » 4/1/2016 20:02

katolo Escreveu:
Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


O mau começo foi generalizado no mercado. E o volume foi residual. Nao esquecer que as novas ações estão na mão da família Mota e não vêm para o mercado tão cedo.

E com esta brincadeira a família Mota já tem mais de 60% da empresa...


Pergunta de ignorante: para quem é pequeno trader é bom ou mau que a empresa compre ações próprias?
Obrigado
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 4/1/2016 18:54

Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


O mau começo foi generalizado no mercado. E o volume foi residual. Nao esquecer que as novas ações estão na mão da família Mota e não vêm para o mercado tão cedo.

E com esta brincadeira a família Mota já tem mais de 60% da empresa...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 4/1/2016 16:56

entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ruiii » 29/12/2015 17:41

ok obrigado bom ano :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Mensagens: 82
Registado: 24/3/2015 22:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 29/12/2015 12:15

:mrgreen: Provavelmente irá descer, pois os shortes mandam na cotação... :mrgreen: :mrgreen:

Mas, uma coisa é certa, se os shortes aumentam as posições curtas no imediato, por outro lado a família mota vai elevando a carteira.

Curioso que, foi tudo na mesma data :mrgreen: :mrgreen:

Há grande ME....

Não ficaria surpreendido se fosse aos € 1,49 antes de 31 de março de 2016. Cá estaremos para ver, e, comprar se for caso disso. :lol:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-12-29 at 11.10.53.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ruiii » 28/12/2015 22:57

e agora sobe ou desce alguem pode dar umas dicas????????
 
Mensagens: 82
Registado: 24/3/2015 22:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 28/12/2015 22:53

J Alves Escreveu:O aumento de capital da mota já acabou?


RESUMO DA OPERAÇÃO
Emitente: Mota-Engil S.A.
Operação: Aumento de Capital com Reserva de Preferência
Período de Subscrição: Das 08h30 do dia 11 de Dezembro até às 15h00 do dia 28 de
Dezembro de 2015
Data limite para a revogação de ordens: Até às 15h00 do dia 23 de Dezembro de 2015
Período de negociação dos direitos em
mercado:
Entre 11 e 22 de Dezembro de 2015
Data prevista para a liquidação das acções
subscritas no exercício dos direitos de
preferência:
30 de Dezembro de 2015
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 28/12/2015 22:32

O aumento de capital da mota já acabou?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7140
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ruiii » 28/12/2015 20:23

que se passa com a mota nao percebi o aumento de capital ????
 
Mensagens: 82
Registado: 24/3/2015 22:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 23/12/2015 0:34

Artista Romeno Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ministra_do_mar_quer_mais_informacao_sobre_venda_da_tertir_a_yildirim.html
É impressão minha ou parece que já estão a tentar interferir?


tive a analisar as contas da egf e se o perimetro da empresa for este foi caríssimo http://www.egf.pt/files/608.pdf

O perimetro parece ser esse mas a divida nao coincide. Segundo esses dados era de 192m em dez2013 e segundo a mota era de 158,3M. O ebitda é Parecido, 67 vs 66. Entretanto terá caído para 57 M o que faz com que pareca mais caro. Mas a divida tambem caiu para 177M o que significa que também terá caído se o valor forsse os 158 (para ser proporcional para um pouco menos que 150M). Para além disso pagam150M pela equity mas ainda parecem haver minoritarios que ficam avaliados em 100M. O que dará um ev de 385-400M.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 23/12/2015 0:27

Foi carissimo o quê?
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/12/2015 23:48

rollingsnowball Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ministra_do_mar_quer_mais_informacao_sobre_venda_da_tertir_a_yildirim.html
É impressão minha ou parece que já estão a tentar interferir?


tive a analisar as contas da egf e se o perimetro da empresa for este foi caríssimo http://www.egf.pt/files/608.pdf
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 22/12/2015 23:35

As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 22/12/2015 22:50

 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 21/12/2015 16:05

trend=friend Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Yurca Escreveu:Bom dia,

Alguém já tem mais informação que possa "adiantar"?

Ou alguém já sabe algo mais dado estar hoje a descer aprox. 4%?

Cada vez percebo menos o que se passas e o que se vai passar. Estou completamente "às aranhas" sem saber que fazer.

Vale a pena comprar agora com o preço < ao preço do AC?

O comprar depois do AC?

Qual o preço da acção após AC?

Porque está a descer hoje 4%..está tudo a livrar-se delas ...por não saber o que se vai passar? ou porque o que se vai passar é pior do que ficar com elas?

obrigado

Yurca


Podem dizer-te que é do petróleo estar em mínimos de 11 anos, as commodities pela rua da amargura, a FCC a cair 6%, por o aumento de capital estar a decorrer ou porque alguém despejou meia dúzia delas (isso, 300.000 são peanuts...), que ninguém te saberá dizer o que é.

Se vale a pena comprar, só se depois da tua análise técnica e fundamental entenderes que há motivos objectivos para reforçar (ou para vender).

Esquece o aumento de capital porque provavelmente nem vai ser subscrito porque serviu apenas para igualizar a oportunidade de todos os accionistas acederem a novas acções que permitissem manter o nível de equity após a recuperação da ME África pela casa-mãe. Não é um aumento de capital para verdadeiramente aportar novo cash. Não quer dizer que não tenha repercussões na negociação, mas ninguém sabe dizer qual um hipotético preço pós-operação porque isso não é tecnicamente possível.


E mais uma pseudo hipótese: reestruturação anunciada do passivo da Martifer onde se calhar ainda vai tocar algum à Mota...


Reestruturação de 260 Milhões , coisa pouca neste pais de grande concessão de credito. :mrgreen:
"O montante global dos financiamentos a reestruturar ascende a cerca de 260 milhões de euros, correspondente a
cerca de 85 % da dívida financeira consolidada do Grupo Martifer com referência a 30 setembro de 2015."

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Fundamentalist » 21/12/2015 15:57

Yurca Escreveu:Essa história do preço do petróleo pensava que já tinha acabado...mas há quem continue a insistir :)

Só há correlação quando interessa e quando não há explicações ..e quando os dois descem :)

Parece tb que a ME já sabia que os preços iam subir antes..do mesmo subir!

E de 2008 a 2014 não sei que passou com esta "correlação" mas parece que não se davam mt bem.

Assim como pelo que percebi..Angola já não vale "quase nada" no seu portfolio...comparado com o inicio da descida que segundo diziam já estava assimilada.

Depois..é verdade que a integração da MEA ...também deveria fazer subir a cotação e não descer, pois descer já ela desceu quando saiu para AMD.

Enfim,..desculpas temos sempre muitas.

obrigado

Yurca


Acho que falha um ponto chave quando falas da integracao da MEA. Nota que a MEA saiu a custo zero (um dividendo em especie), mas agora a ME tem de pagar para a reintegrar (daí o aumento de capital). Se o valor pago for o percebido como justo, nao deveria haver qualquer impacto sobre o valor da ME.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 21/12/2015 14:54

Essa história do preço do petróleo pensava que já tinha acabado...mas há quem continue a insistir :)

Só há correlação quando interessa e quando não há explicações ..e quando os dois descem :)

Parece tb que a ME já sabia que os preços iam subir antes..do mesmo subir!

E de 2008 a 2014 não sei que passou com esta "correlação" mas parece que não se davam mt bem.

Assim como pelo que percebi..Angola já não vale "quase nada" no seu portfolio...comparado com o inicio da descida que segundo diziam já estava assimilada.

Depois..é verdade que a integração da MEA ...também deveria fazer subir a cotação e não descer, pois descer já ela desceu quando saiu para AMD.

Enfim,..desculpas temos sempre muitas.

obrigado

Yurca
Anexos
ME.png
ME vs Oil
ME.png (86.7 KiB) Visualizado 4893 vezes
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Negocios Mendes » 21/12/2015 12:59

Bom dia,

as pessoas ainda não perceberam que a ME desce desde os 6 Eur de há 3 anos devido ao preço do petroleo.
Se os paises onde a ME tem negocios, estão dependentes do preço do petroleo (exemplo: Angola) e este não pára de descer, normal que a ME também desça.

Portanto, há que aguentar e esperar por melhores dias. A ME tem tudo para continuar a descer.

PS: devido a justificação que dou para as descidas da ME, é óbvio que não dou nenhum crédito a possibilidade de a cotação descer devido ao AC.
Cumprimentos,
Alex Tomás
 
Mensagens: 539
Registado: 3/5/2005 12:47
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 21/12/2015 12:58

trend=friend Escreveu:
Yurca Escreveu:Bom dia,

Alguém já tem mais informação que possa "adiantar"?

Ou alguém já sabe algo mais dado estar hoje a descer aprox. 4%?

Cada vez percebo menos o que se passas e o que se vai passar. Estou completamente "às aranhas" sem saber que fazer.

Vale a pena comprar agora com o preço < ao preço do AC?

O comprar depois do AC?

Qual o preço da acção após AC?

Porque está a descer hoje 4%..está tudo a livrar-se delas ...por não saber o que se vai passar? ou porque o que se vai passar é pior do que ficar com elas?

obrigado

Yurca


Podem dizer-te que é do petróleo estar em mínimos de 11 anos, as commodities pela rua da amargura, a FCC a cair 6%, por o aumento de capital estar a decorrer ou porque alguém despejou meia dúzia delas (isso, 300.000 são peanuts...), que ninguém te saberá dizer o que é.

Se vale a pena comprar, só se depois da tua análise técnica e fundamental entenderes que há motivos objectivos para reforçar (ou para vender).

Esquece o aumento de capital porque provavelmente nem vai ser subscrito porque serviu apenas para igualizar a oportunidade de todos os accionistas acederem a novas acções que permitissem manter o nível de equity após a recuperação da ME África pela casa-mãe. Não é um aumento de capital para verdadeiramente aportar novo cash. Não quer dizer que não tenha repercussões na negociação, mas ninguém sabe dizer qual um hipotético preço pós-operação porque isso não é tecnicamente possível.


E mais uma pseudo hipótese: reestruturação anunciada do passivo da Martifer onde se calhar ainda vai tocar algum à Mota...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 21/12/2015 11:59

Yurca Escreveu:Bom dia,

Alguém já tem mais informação que possa "adiantar"?

Ou alguém já sabe algo mais dado estar hoje a descer aprox. 4%?

Cada vez percebo menos o que se passas e o que se vai passar. Estou completamente "às aranhas" sem saber que fazer.

Vale a pena comprar agora com o preço < ao preço do AC?

O comprar depois do AC?

Qual o preço da acção após AC?

Porque está a descer hoje 4%..está tudo a livrar-se delas ...por não saber o que se vai passar? ou porque o que se vai passar é pior do que ficar com elas?

obrigado

Yurca


Podem dizer-te que é do petróleo estar em mínimos de 11 anos, as commodities pela rua da amargura, a FCC a cair 6%, por o aumento de capital estar a decorrer ou porque alguém despejou meia dúzia delas (isso, 300.000 são peanuts...), que ninguém te saberá dizer o que é.

Se vale a pena comprar, só se depois da tua análise técnica e fundamental entenderes que há motivos objectivos para reforçar (ou para vender).

Esquece o aumento de capital porque provavelmente nem vai ser subscrito porque serviu apenas para igualizar a oportunidade de todos os accionistas acederem a novas acções que permitissem manter o nível de equity após a recuperação da ME África pela casa-mãe. Não é um aumento de capital para verdadeiramente aportar novo cash. Não quer dizer que não tenha repercussões na negociação, mas ninguém sabe dizer qual um hipotético preço pós-operação porque isso não é tecnicamente possível.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 21/12/2015 11:53

e lá vai ela para novos mínimos de quase 3 anos...
Já não sei o que esperar desta cotada....
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 21/12/2015 11:46

Bom dia,

Alguém já tem mais informação que possa "adiantar"?

Ou alguém já sabe algo mais dado estar hoje a descer aprox. 4%?

Cada vez percebo menos o que se passas e o que se vai passar. Estou completamente "às aranhas" sem saber que fazer.

Vale a pena comprar agora com o preço < ao preço do AC?

O comprar depois do AC?

Qual o preço da acção após AC?

Porque está a descer hoje 4%..está tudo a livrar-se delas ...por não saber o que se vai passar? ou porque o que se vai passar é pior do que ficar com elas?

obrigado

Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 18/12/2015 0:48

Ora bem...

1. Que o aumento de capital é para construir valor, a generalidade poderá assim concordar. ( a ver vamos :D )
2. Que a ME tem uma dívida elevada, ter, até tem, mas, se não tivesse, não era a mesma coisa :mrgreen:
3. Desde março, quando apenas era a blackrock a shortar a ME, a família mota não comprou uma única acção.
4. Só quando a FIL entrou no carrossel, é que a família mota iniciou as compras.
5. Vender activos não core, todos as administrações vendem, resta saber qual o preço de venda desses activos, e o que se fará com a guita, reduzir a dívida era perfeito.
6. Se a família mota já possui mais de 50% da empresa, para quê continuar a comprar? (Eles lá sabem, mas de certeza que não será para ganhar em 2016 € 0,11 por cada acção agora adquirida, em dividendos)
7. Numa acção pouco líquida mais de 2% de posição em shortes, já aqui se falou, mas, ou o spike vem para baixo e os shortes ganham...., ou o spike vem para cima e a entaladela é geral.
8. Mas, se os shortes tem razão, porquê que a família mota não espera, e compra as acções mais lá em baixo :-k ?
9. Não sei quantos direitos foram alienados na segunda-feira, nem estou preocupado, todavia, quem vendeu, vendeu bem, a € 0,009, e a € 0,008, quando hoje estão a € 0,001 :mrgreen:
10. Em 2015 não espero nada mais da ME, nem a análise técnica me guia, pois se por um lado a percentagem short é elevada, por outro, o aumento de capital, como diz o JJ, atrofia isto tudo :mrgreen:

Bom Natal, e feliz ano de 2016!

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-12-17 at 23.31.52.png
Screen Shot 2015-12-17 at 23.33.41.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JAAMC, latbal, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 131 visitantes
cron