Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 13/1/2016 16:34

000nnn000 Escreveu:Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?


acho que a tendencia de queda comanda as operações, e encaras-te isto como se fosse uma especie de " um jogo" ah vou entrar a 1,7 e saio a 2! sais se o mercado o permitir levando la a cotação...e o ambiente em torno da mota é mau, podes ainda ter sucesso, mas nos mercados não é tao facil ganhar dinheiro de repente contra uma tendencia marcadamente forte, é que adivinhar inversões de tendencia não é propriamente facil, enfim o lucro que parece facil é lixado, se fosse assim fazia-se meia duzia de negocios e tinha-se uma rentabilidade acima dos 50% :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 13/1/2016 16:10

000nnn000 Escreveu:Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?

Desinteresse pelo sector da construção? :twisted:
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 13/1/2016 15:59

Bem acho que o petróleo cair já não é desculpa para a Mota cair.
Muito estranho o fecho de ontem e o comportamento hoje...

Alguma opinião?
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 13/1/2016 11:54

Ogratuito Escreveu:
000nnn000 Escreveu:Actualização do trade
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€
Imagem

A minha "análise" se é que se lhe pode chamar isso no muito muito curto prazo:
- zona de 1,65 a servir de suporte
- primeira resistência na zona de 1,75 e segunda em 1,80
- neste momento encontra-se a lateralizar dentro do canal 1,65 - 1,75
- resta aguardar furar o canal, seja para cima ou para baixo, sendo o stop loss a 1,64
- penso que também será de ter em conta um gap down na zona dos 2€ se o movimento em breve se tornar ascendente

Não tenho nenhuma experiência em análise a não ser do que vou aprendendo aqui no fórum e com alguns livros (sempre o tempo o permite), gostava de saber se os mais experientes concordam com esta abordagem à cotada

Cumprimentos


Tb sou um amador nestas andanças. Teoricamente a tua análise parece plausível. Só que a Mota tem estado a descer há demasiado tempo. E mesmo hoje em que quase todas as cotadas subiram ela desceu.
Cumpts.

Existe alguma cautela em relação ao setor da construção. Enquanto não houver novidades em relação a uma tendência de crescimento das obras a serem desenvolvidas por estas construtoras e o psi estiver bear é pouco provável que exista crescimento sustentado destas cotadas - ME e TD...
Apenas a MHO em que não vejo novidades dignas de suscitar interesse nelas que inverta o bear que vivem.
Mas estão em observação... e já tive ME, TD não...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ogratuito » 12/1/2016 20:47

000nnn000 Escreveu:Actualização do trade
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€
Imagem

A minha "análise" se é que se lhe pode chamar isso no muito muito curto prazo:
- zona de 1,65 a servir de suporte
- primeira resistência na zona de 1,75 e segunda em 1,80
- neste momento encontra-se a lateralizar dentro do canal 1,65 - 1,75
- resta aguardar furar o canal, seja para cima ou para baixo, sendo o stop loss a 1,64
- penso que também será de ter em conta um gap down na zona dos 2€ se o movimento em breve se tornar ascendente

Não tenho nenhuma experiência em análise a não ser do que vou aprendendo aqui no fórum e com alguns livros (sempre o tempo o permite), gostava de saber se os mais experientes concordam com esta abordagem à cotada

Cumprimentos


Tb sou um amador nestas andanças. Teoricamente a tua análise parece plausível. Só que a Mota tem estado a descer há demasiado tempo. E mesmo hoje em que quase todas as cotadas subiram ela desceu.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 12/1/2016 18:25

Actualização do trade
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€
Imagem

A minha "análise" se é que se lhe pode chamar isso no muito muito curto prazo:
- zona de 1,65 a servir de suporte
- primeira resistência na zona de 1,75 e segunda em 1,80
- neste momento encontra-se a lateralizar dentro do canal 1,65 - 1,75
- resta aguardar furar o canal, seja para cima ou para baixo, sendo o stop loss a 1,64
- penso que também será de ter em conta um gap down na zona dos 2€ se o movimento em breve se tornar ascendente

Não tenho nenhuma experiência em análise a não ser do que vou aprendendo aqui no fórum e com alguns livros (sempre o tempo o permite), gostava de saber se os mais experientes concordam com esta abordagem à cotada

Cumprimentos
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 11/1/2016 22:42

Dr Tretas Escreveu:Ok, percebo pela exposição a Angola e Venezuela, que a TDU está mais lixada que a Mota-Engil :mrgreen:


A TD ja saiu praticamente da Venezuela.
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/1/2016 22:31

Ok, percebo pela exposição a Angola e Venezuela, que a TDU está mais lixada que a Mota-Engil :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Fundamentalist » 11/1/2016 22:25

Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:- ME não está na Venezuela
- Tenho dúvidas que a TD valha 1/6 da Mota (comparando negócios, backlog e diversificação de ambas)
Abraço


Tem piada, que eu, comparando por exemplo o volume de negócios, vejo que a Mota Engil é apenas 50% maior que Teixeira Duarte, e tem menos crescimento nos últimos anos:

mota.jpg

tdu.png


Mas se achas que a Mota vale 6x mais, é contigo.


Simples é bom - mas acho que neste caso vocês estão a pecar por excesso de simplicidade.

1) Mesmo comparar apenas receitas não é tão linear... que tal ver que receita sacam estas construtoras de Angola (já que vai ser bem complicado ver estes €€ de P&L serem transformados em cash)?
Nos 9M15: para a TD temos 51%. A ME tem 33% para Africa inteira (no relatório da ME Africa, vemos que destes, 42% vem de Angola, portanto 14% das receitas globais).

Depois só para começar,
2) Convinha ver tb o grau de endividamento. Para a dimensão, a TD parece estar mais puxada. Depois da ME receber os €€ dos portos, as Net Debts deverão andar ela por ela.
3) E as concessões. A julgar pelas noticias, parece que a Ascendi é capaz de valer bem mais do que o seu BV e é provável que isto se torne cash em breve. Não faço ideia o que é que a TD têm.

Mas numa coisa concordo com o Dr Tretas, não me admiraria muito que fosse aos 0.8€ (a ME não me parece muito mais saudável do que em 2012 quando Angola ainda ainda estava a bombar - verdade que LatAm ajuda a compensar). Aí ainda valeria mais a pena olhar para isto como deve ser! Até lá, podemos só ir fazendo umas contas de merceeiro...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2016 22:16

Dr Tretas Escreveu:Não estou aqui a defender a Teixeira Duarte, já disse acima que acho que estão ambas bem lixadas. Queria era perceber essa maravilha que alguns vêem na Mota Engil.


Resumindo, se me perguntares qual delas tem mais potencial para ser uma 5 ou 6 bagger como no passado, quando os sinais surgirem, digo ME. É que aí será uma maravilha mesmo :wink: abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/1/2016 22:07

Não estou aqui a defender a Teixeira Duarte, já disse acima que acho que estão ambas bem lixadas. Queria era perceber essa maravilha que alguns vêem na Mota Engil.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2016 21:36

Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:- ME não está na Venezuela
- Tenho dúvidas que a TD valha 1/6 da Mota (comparando negócios, backlog e diversificação de ambas)
Abraço


Tem piada, que eu, comparando por exemplo o volume de negócios, vejo que a Mota Engil é apenas 50% maior que Teixeira Duarte, e tem menos crescimento nos últimos anos:

mota.jpg

tdu.png


Mas se achas que a Mota vale 6x mais, é contigo.


Atenção às dívidas e à suas respectivas "capacidades reprodutivas"... Creio ter aprendido um pouco com os alertas que por ex o Artista Romeno vai dando. Vês por exemplo investimentos como na EGF e o que eles podem significar em sinergias nacionais e internacionais + geração estável de cash flow. Na TDU vejo muito pouco para garantir a sua sustentabilidade. 1/6 ou 1/3 não faço ideia, mas o que representam percentualmente mercados de risco na TDU (especialmente Venezuela e Angola) face a mercados de risco na ME (fundamentalmente Angola)...
Já sem falar no que se passa no México (obras, concessoes e energia, neste último caso com investimento mínimo).
No fundo uma abordagem mista presente+capacidade do presente gerar algum futuro.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/1/2016 20:56

trend=friend Escreveu:- ME não está na Venezuela
- Tenho dúvidas que a TD valha 1/6 da Mota (comparando negócios, backlog e diversificação de ambas)
Abraço


Tem piada, que eu, comparando por exemplo o volume de negócios, vejo que a Mota Engil é apenas 50% maior que Teixeira Duarte, e tem menos crescimento nos últimos anos:

mota.jpg
mota.jpg (14.09 KiB) Visualizado 4171 vezes

tdu.png
tdu.png (33.51 KiB) Visualizado 4171 vezes


Mas se achas que a Mota vale 6x mais, é contigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2016 20:16

Dr Tretas Escreveu:
Punitor Escreveu:se alguém me consiguir dizer qual a acção do PSI 20 que após as ultimas 15 sessões tenha um saldo positivo substancial, talvez me convença acerca da desgraça em que se encontra a Mota... vejo tudo a pique companheiros, não a Mota apenas...
É verdade que a Mota já vem numa rota descendente há muito, mas comparar a Mota com Banif, Pharol, Soares da Costa, etc parece-me muito dramático e provir de alguém que de todo não tem noção do império Mota.
A Mota é a empresa mais internacional do PSI, uma das que mais concessões tem, é uma das 100 maiores construtoras do mundo, não apenas da Europa, e as grandes obras serão sempre precisas, não duvidem.
No meu entendimento, a Mota está apenas muito subvalorizada, tal como diz a própria família Mota, talvez umas 3 vezes em relação ao valor que deveria ter. Pode cair, mas a verdade é que há-de subir e quando começar, ninguém a parará...


Pois sim. Então a Teixeira Duarte, que está com uma capitalização 1/3 da Mota, e não tem uma dimensão certamente de apenas 1/3, está dada :mrgreen:
A verdade é que estão as duas bem lixadas, Venezuela e Angola estão completamente KO com o petróleo nestes níveis, são mercados vitais para ambas. Já devem andar a telefonar ao António Costa para ver se lança uns mega-projectos por cá, mas não estou a ver que tenham muita sorte.


- ME não está na Venezuela
- Tenho dúvidas que a TD valha 1/6 da Mota (comparando negócios, backlog e diversificação de ambas)
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/1/2016 15:06

Punitor Escreveu:se alguém me consiguir dizer qual a acção do PSI 20 que após as ultimas 15 sessões tenha um saldo positivo substancial, talvez me convença acerca da desgraça em que se encontra a Mota... vejo tudo a pique companheiros, não a Mota apenas...
É verdade que a Mota já vem numa rota descendente há muito, mas comparar a Mota com Banif, Pharol, Soares da Costa, etc parece-me muito dramático e provir de alguém que de todo não tem noção do império Mota.
A Mota é a empresa mais internacional do PSI, uma das que mais concessões tem, é uma das 100 maiores construtoras do mundo, não apenas da Europa, e as grandes obras serão sempre precisas, não duvidem.
No meu entendimento, a Mota está apenas muito subvalorizada, tal como diz a própria família Mota, talvez umas 3 vezes em relação ao valor que deveria ter. Pode cair, mas a verdade é que há-de subir e quando começar, ninguém a parará...


Pois sim. Então a Teixeira Duarte, que está com uma capitalização 1/3 da Mota, e não tem uma dimensão certamente de apenas 1/3, está dada :mrgreen:
A verdade é que estão as duas bem lixadas, Venezuela e Angola estão completamente KO com o petróleo nestes níveis, são mercados vitais para ambas. Já devem andar a telefonar ao António Costa para ver se lança uns mega-projectos por cá, mas não estou a ver que tenham muita sorte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 11/1/2016 13:58

Punitor Escreveu:se alguém me consiguir dizer qual a acção do PSI 20 que após as ultimas 15 sessões tenha um saldo positivo substancial, talvez me convença acerca da desgraça em que se encontra a Mota... vejo tudo a pique companheiros, não a Mota apenas...
É verdade que a Mota já vem numa rota descendente há muito, mas comparar a Mota com Banif, Pharol, Soares da Costa, etc parece-me muito dramático e provir de alguém que de todo não tem noção do império Mota.
A Mota é a empresa mais internacional do PSI, uma das que mais concessões tem, é uma das 100 maiores construtoras do mundo, não apenas da Europa, e as grandes obras serão sempre precisas, não duvidem.
No meu entendimento, a Mota está apenas muito subvalorizada, tal como diz a própria família Mota, talvez umas 3 vezes em relação ao valor que deveria ter. Pode cair, mas a verdade é que há-de subir e quando começar, ninguém a parará...

Enquanto isso não se verifica empata-se o dinheiro e perde-se custo de oportunidade.
Talvez por volta da altura dos dividendos, do petróleo e outros assuntos estarem quase a ser resolvidos.
Até lá andar de mota acho que não compensa...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 11/1/2016 13:14

se alguém me consiguir dizer qual a acção do PSI 20 que após as ultimas 15 sessões tenha um saldo positivo substancial, talvez me convença acerca da desgraça em que se encontra a Mota... vejo tudo a pique companheiros, não a Mota apenas...
É verdade que a Mota já vem numa rota descendente há muito, mas comparar a Mota com Banif, Pharol, Soares da Costa, etc parece-me muito dramático e provir de alguém que de todo não tem noção do império Mota.
A Mota é a empresa mais internacional do PSI, uma das que mais concessões tem, é uma das 100 maiores construtoras do mundo, não apenas da Europa, e as grandes obras serão sempre precisas, não duvidem.
No meu entendimento, a Mota está apenas muito subvalorizada, tal como diz a própria família Mota, talvez umas 3 vezes em relação ao valor que deveria ter. Pode cair, mas a verdade é que há-de subir e quando começar, ninguém a parará...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 11/1/2016 13:02

querem contas, o banco central de angola só disponibilizou 7,5m de usd a economia esta semana, as empresas portuguesas e trabalhadores nacionais em angola estão todos lixados
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/1/2016 23:53

lobus3101 Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Quanto achas que é um preço ridículo? Em 2012 foi abaixo de 1 euro, sendo que em termos de dimensão (quer dizer, VN) a empresa é agora talvez 10% maior, só que agora há mais acções devido ao aumento de capital, quase mais 20% de acções.
Na minha opinião ir aos 0,9€ ou mesmo 0,8€ não é impossível.

Isto, claro, sou eu a fazer contas de merceeiro :mrgreen:


Claro as contas da brincadeira...quem não investe, diverte-se tipo aprendiz de... :-" :evil:


E eu a pensar que vivia disto :shock: afinal não sei nada :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 10/1/2016 23:22

Isto está muito explosivo :-k

MOTA.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 10/1/2016 22:59

Dr Tretas Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:(...)
quanto a mota começa a ficar em saldos de facto, mas eu nao gosto muito de construtoras, é uma situação a ver mais abaixo pode ser interessante se o preço for tão ridiculo que compense todas as trampas deste setor


Quanto achas que é um preço ridículo? Em 2012 foi abaixo de 1 euro, sendo que em termos de dimensão (quer dizer, VN) a empresa é agora talvez 10% maior, só que agora há mais acções devido ao aumento de capital, quase mais 20% de acções.
Na minha opinião ir aos 0,9€ ou mesmo 0,8€ não é impossível.

Isto, claro, sou eu a fazer contas de merceeiro :mrgreen:


Claro as contas da brincadeira...quem não investe, diverte-se tipo aprendiz de... :-" :evil:
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/1/2016 22:53

Artista Romeno Escreveu:(...)
quanto a mota começa a ficar em saldos de facto, mas eu nao gosto muito de construtoras, é uma situação a ver mais abaixo pode ser interessante se o preço for tão ridiculo que compense todas as trampas deste setor


Quanto achas que é um preço ridículo? Em 2012 foi abaixo de 1 euro, sendo que em termos de dimensão (quer dizer, VN) a empresa é agora talvez 10% maior, só que agora há mais acções devido ao aumento de capital, quase mais 20% de acções.
Na minha opinião ir aos 0,9€ ou mesmo 0,8€ não é impossível.

Isto, claro, sou eu a fazer contas de merceeiro :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/1/2016 21:23

Comparar a Mota Engil com a Pharol pode parecer um exagero, mas do que se trata aqui é de constatar o óbvio: os ursos dominam a quase totalidade do mercado e portanto vender para comprar mais abaixo e voltar a vender menos acima. A Mota não tem fugido a essa regra, acontece porém que a confirmar-se a fragilidade a Mota poderia mergulhar até 1.45, isto é, daria em dividendos lucros de 9% passados dois meses. Esta é uma conta que os curtos também fazem porque sabem que os fundos nunca estão a dormir. Que irão tentar levá-la a 1,45 é quase certo, se terão sucesso, isso dependerá do mercado em geral e do comportamento do preço do crude. Se o crude vier para a casa dos vinte como os expert's anunciam os ursos terão mais argumentos e mais poder de fogo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 10/1/2016 21:16

O mais estranho para mim e falar-se do banif no tópico da mota engil.porque sera. :wink:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 10/1/2016 21:07

pepe7 Escreveu:
000nnn000 Escreveu:Boa tarde a todos,

É a primeira vez que participo no caldeirão, apesar de seguir o forum à vários anos, e ter aprendido bastante com o mesmo.

Apesar de concordar com a análise da Mota Engil que foi realizada na última edição dos discos pedidos, acho que neste momento a Mota Engil pode ser interessante para testar uma entrada longa, com um stop loss bem definido à partida.

Os motivos que me levam a arriscar um ressalto são os seguintes:
- vela diária interessante
- reacção na zona dos 1,65
- neste momento penso que existe um pouco de sobrevenda / panic sell (não só nesta cotada, mas em várias)
- existe a possibilidade de saírem noticias relativas à venda de activos da empresa (Ascendi)

Trade:
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€

Não pretendo influenciar ninguém a comprar este ou qualquer outro activo, apenas pretendo expor uma ideia e obter opiniões de outros utilizadores sobre a mesma.

Cumprimentos


Olá 000nnn000,
Apesar de ser a tua primeira participação, é sempre bom alguém expor um trade, desejo que te corra bem, mas como já aqui e bem te alertaram para os riscos.
Os trades tem sempre riscos, mesmo os que entrarmos a favor da tendência (mas tem mais probabilidades de sucesso), neste caso o teu é contra a tendência em todos os horizontes temporais.
Também não sou a favor deste tipo de trades, uma coisa importante nele é que tens uma estratégia ( tens é que a cumprir, apesar de teres grandes possibilidades de seres stopado), vejo um suporte pela zona 1,68 e depois bem abaixo pela zona 1,28 /1,35, acho é que não devemos dar importância a "supostas/possíveis noticias"...para te desvia do objectivo.
O que me deixou "preocupado" foi alguns posts após o teu a falar da Família Mota, noticias, etc...tipo :

"Para mim, é claro que têm alguma alguma informação, e que ainda n a passaram para o mercado,porque n podem...(o segredo é alma do negocio!) quando tal acontecer, a cotação da ME lá para abril-maio vai bater €2,40-€3. Eu já reforcei hoje a minha posição e tenciono adquirir outro lote nos próximos dias à espera de algum ressalto descendente, cm o do hoje"

"Lá para Abril/Maio, pela altura dos dividendos, a Mota irá no mínimo aos 2,50. E não precisará sequer de notícias extraordinárias, porque se as houver, superará esse valor."

"Outra coisa: se há família de empresários em que confio é precisamente na família Mota; eles metem os interesses da empresa acima dos deles mesmos, por isso quando para aí se diz que é um ativo de risco, eu prefiro dizer que é um ativo seguro."


Vão desculpar-me, mas este tipo de comentários são um "suicida" para quem quer ter sucesso nos mercados, totalmente errados na minha opinião.E pelo que percebi estar a fazer preço médio, muito errado....Nunca se sabe o que vai acontecer a uma cotação no futuro, e estando a mesma numa tendência descendente...e para isso basta ver o que aconteceu ao BES, BANIF, e já agora também o SONI e Soares Costa...


se a empresa estivesse efetivamente barata, não há anormalidade em fazer preço medio, antes pelo contrário e comprar para o longo prazo, o problema é que vejo alguem a fazer isso e com uma apostas de curto prazo e isso não deve de correr muito bem,
quanto a mota começa a ficar em saldos de facto, mas eu nao gosto muito de construtoras, é uma situação a ver mais abaixo pode ser interessante se o preço for tão ridiculo que compense todas as trampas deste setor
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Barão de Soestrova, Bing [Bot], daininho, hugob0ss, Lisboa_Casino, malakas, papamericano, PAULOJOAO e 159 visitantes