Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 17/1/2016 10:24

Falam em dividendo generoso, mas ainda não se sabe qual será o seu valor... e se for manifestamente abaixo do anterior?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 17/1/2016 10:16

artista_ Escreveu:
JP1965 Escreveu:A bolsa não é para quem quer, mas sim para quem sabe


Ok, já nem digo mais nada... boa sorte!


Companheiro isto é uma crítica a mim mesmo!,
Editado pela última vez por JP1965 em 17/1/2016 13:13, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 17/1/2016 1:20

JP1965 Escreveu:A bolsa não é para quem quer, mas sim para quem sabe


Ok, já nem digo mais nada... boa sorte!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 17/1/2016 0:15

A bolsa não é para quem quer, mas sim para quem sabe! O meu trade continua dentro do planeado 1.34, a partir desse valor espero por melhor dias.
Reconheço não esperava quedas tão acentuadas como as que aconteceram tanto na Mota bem como nos índices em geral.
Mas sou eu a dizer,
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/1/2016 23:46

Claro que a tendência é descendente, mas tenho muitas dúvidas que a levem a 1 euro antes do dividendo. Isso conta e quem quer vender sabe que isso conta, especialmente quando é generoso como é o caso. Não significa que altere a tendência de médio prazo, mas no curto prazo os curtos ficam mais à defesa. Espero reentrar antes desse valor que é o objetivo dos vendedores.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 16/1/2016 23:26

Realmente é giro ir ver os comentários antigos :mrgreen:

A mim interessa-me é identificar os mínimos. O último fundo da Mota-Engil demorou muitos meses a formar-se:

1) A Linha e o falso breakout:
No último trimestre de 2011, a Mota-Engil fez uma formação que geralmente só se encontra em acções de baixa liquidez. Muitos foristas falaram em manipulação. Eventualmente, houve exaustão da pressão vendedora e ocorreu um breakout, que se viria a revelar falso:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=55230&start=1875

2) O Falhanço:
Na primeira metade de 2012, a cotação foi suportada aparentemente pela esperança de bons dividendos (e foram bons, cerca de 8% de DY). Depois do seu pagamento, a pressão vendedora voltou com novo ímpeto, nota-se já o enfraquecimento psicológico de quem ainda acredita na empresa (se lerem alguns comentários, há quem ache que as contas estão todas aldrabadas :mrgreen: que os bons resultados reportados devem ser falsos). Viriam a observar-se novos mínimos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=55230&start=2175

3) O Verdadeiro Fundo:
Aqui, 2012 aproxima-se do fim e reparem que a Mota-Engil já subiu 30% desde os mínimos, no entanto notem a cautela dos foristas. Ninguém tem aquele entusiasmo suicída que muitos por aqui mostram por acções que vão a caminho do abismo. Todos muito calminhos, e no entanto era o início de uma subida colossal :mrgreen:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=55230&start=2300

Não é gira, a Bolsa :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 16/1/2016 22:57

Pergunto-me como é que alguém que perde tanto tempo a analisar os movimentos técnicos do título conseguiu entrar com a "carne toda no assador" quando este está numa tendência clara de queda e tinha acabado de quebrar o suporte anterior, fazendo novos mínimos! :roll: :roll:

E depois de entrares e já estares a levar uma cacetada valente é que vais fazer os estudos?! Não seria melhor fazer antes?! :?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 16/1/2016 21:48

Hoje perdi um pouco de tempo, e foi desenterrar um topico bem antigo, Aonde é que já vi este filme.


Hoje olhámos ao sector da Construção, a Mota Engil sofreu uma queda "agressiva" do inicio deste Bull Market . Em apenas 6 meses a Mota Engil desceu dos 8,30 € até aos 3,55 €, neste movimento a Mota Engil acabou por criar um suporte na zona dos 5,00 €, valor este, testado num movimento ascendente no 1º Trimestre de 2008 e quebrado no início do 2º Trimestre do mesmo ano.

A zona dos 3,55 €, tornaram-se num suporte, tendo a Mota Engil, testado este valor diversas vezes durante o 3º Trimestre de 2008. No final do ano de 2008 e no início do ano de 2009, a Mota Engil, gerou uma nova zona de suporte nos 2,10 €, tendo partido deste valor um Bull Rally de cerca de 7 meses, levando a cotação da Mota Engil até aos 4,55€. Atingido este valor, identifica-se uma Linha de Tendência Descendente, entre o período de Outubro de 2009 e Janeiro de 2011, altura em que a Mota engil atingiu o valor de 1,63 €. Importa referir o suporte criado durante este queda, na zona dos 2,10 €, onde a Mota Engil evoluiu entre Maio e Outubro de 2010, este suporte serviu de Resistência à Mota Engil, na altura em que se verifica a quebra em alta da Linha de Tendência Descendente identificada anteriormente.

A reacção em baixa a esta Resistência levou a Mota Engil para novos mínimos, atingido o valor de 1,00 em Setembro de 2011, a partir deste momento e até Janeiro de 2012 a Mota Engil lateralizou, tendo no fim deste período quebrado em alta, mantendo-se acima da resistência dos 1,10 € entre Fevereiro e Maio de 2012. Em Junho de 2011 a Mota engil voltou a testar o suporte na zona do 1,00 €.

Nas últimas 3 sessões a Mota engil quebrou em alta a Resistência dos 1,10 €, de referir que o volume tem vindo a diminuir ao longo das últimas 3 sessões estando a acção a perder algum fulgor. De referir no inicio do mês de Agosto o cruzamento em alta da MM20 com a MM50.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 16/1/2016 0:25

katolo Escreveu:Qual papel para distribuir? Ficou tudo na familia e estao a comprar mais e mais...

Eles foram ao AC, mas houve outros também.
Se a família está a comprar mais, passo bem com os investimentos que outros fazem. Penso que a maioria dos investidores não está na mota porque sonhava em ter uma empresa de construção e serviços associados, mas pode ser que sim.
Quando eu compro não é para ter uma empresa, é para ter retorno financeiro (dividendos, mais valias, etc.). A MEAfrica foi um fiasco, e a família passou bem!

BN,
BM
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 15/1/2016 23:54

rollingsnowball Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.

Entretanto ja se evaporou metade do meu erro de calculo inicial, mas só metade. Dito apareceram algumas nuvens:
1- o governo do antonio costa está a ser mais hostil ao investimento do que esperado e mais decidido nisso, sendo a mota uma potencial vítima em várias frentes, nomeadamente
A) cancelamento da concessão dos transportes aos mexicanos. Estes já dizem que estão em causa os acordos bilaterais e sendo o mexico central para a mota a coisa pode correr mal
B) o governo diz que está a avaliar a venda da tertir pela mota que é um ponto essencial na avaliação da mota
C) o governo diz pondera a reversao da egf, que também é um ponto importante da avaliacao da mota
D) todos os cancelamentos, reversões mais a história do novo banco e banif afastam muitos investidores, pondo em causa a alienação da ascendi por um preço bom

2- as quedas no mercados criam mais oportunidades no mercado ao mesmo tempo que assustam e afastam investidores, diminuindo os multiplos que estes estão dispostos a pagar. Com a venda da ascendi planeada para este mês a perspectva de um bom preço baixa ainda mais para além do ponto 1D

3- este é talvez o ponto menos importante, embora seja o que os mercados valorizam mais: a queda do preço do petróleo e consequentes consequências para angola


O ponto 1 e em menor grau o 2 podem complicar muito a situação da mota, principalmente ocorrendo junto com o 3. Assim para apagar o meu erro de calculo é preciso agora mais do que era preciso na altura. Admito que o antónio costa conseguiu surpreender-me ao ponderar reverter coisas que pensei não serem reverssíveis
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 15/1/2016 23:44

Artista Romeno Escreveu:
Beruno Escreveu:vocês acham que a Mota vai cortar o dividendo ?? é que com esta yield está cada vez mais apetecível entrar na mota. esta está a chegar ao nível da Portucel ren e edp como melhor pagadora de dividendos em PT

não se esqueçam que a Mota já é muito mais que uma empresa de construção. eles teem a ascendi, a liscont, a lusoponte, a egf, para nomear os nomes que sei decor. e estão em processo de vender a ascendi e a liscont para se concentrarem em aquisições de mais empresas como a egf


a liscont foi vendida, a mota a meu ver não tem cash flow para suportar o dividendo, poderá paga-lo e acabar com as oi's desta vida :oh:


Este é o melhor cenário para a MOTA, creio que virou furadora.
Provavelmente só vai parar na água, por isso já estou com o "caniço" de molho,... :-"

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
MOTA.15Jan..png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 15/1/2016 22:49

Qual papel para distribuir? Ficou tudo na familia e estao a comprar mais e mais...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 15/1/2016 22:41

Nada de novo.... com o aumento de capital havia muita papel para distribuir, o problema é mesmo o problema de saber quem quer comprar.
Não fosse a família, estaria a jeito de uma OPA.
Anexos
Mota.JPG
o AC do ano..... a milhas do valor que o merdado lhe dá.....JPG
o AC do ano..... a milhas do valor que o merdado lhe dá.....JPG (68.35 KiB) Visualizado 4463 vezes
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/1/2016 20:38

Quem anda nisto tem de estar preparado para cenários como este, mas para quem estava atento ao comportamento do SPx não seria difícil prever uma ida a 1860. A questão está em saber se visita 1820 e faz aí a base. É que se for aí a Mota continuará a andar de mota. É certo que quando virar será uma das favoritas a fortes valorizações, o problema é quando.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Youmeu » 15/1/2016 20:22

Isto é só para homens de barba rija :twisted: Um abraço a todos os foristas e bom fim-de-semana

Imagem
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/1/2016 12:03

Beruno Escreveu:vocês acham que a Mota vai cortar o dividendo ?? é que com esta yield está cada vez mais apetecível entrar na mota. esta está a chegar ao nível da Portucel ren e edp como melhor pagadora de dividendos em PT

não se esqueçam que a Mota já é muito mais que uma empresa de construção. eles teem a ascendi, a liscont, a lusoponte, a egf, para nomear os nomes que sei decor. e estão em processo de vender a ascendi e a liscont para se concentrarem em aquisições de mais empresas como a egf


A Mota tem isso tudo, tem um bom histórico de pagamento de dividendos - relembro até que entre 2010 e 2012 manteve os 11 cêntimos - mas ficaria muito surpreendido se:
- cortasse o dividendo na sua totalidade
- pagasse mais de 6 ou 7 cêntimos, face aos 12 do ano passado. Basta fazer contas aos resultados dos primeiros 9 meses, extrapolar para 12 meses, e ver o número de acções. A menos que queira endividar-se para o fazer, o que seria uma pena porque sabemos como isso acaba.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/1/2016 11:54

Beruno Escreveu:vocês acham que a Mota vai cortar o dividendo ?? é que com esta yield está cada vez mais apetecível entrar na mota. esta está a chegar ao nível da Portucel ren e edp como melhor pagadora de dividendos em PT

não se esqueçam que a Mota já é muito mais que uma empresa de construção. eles teem a ascendi, a liscont, a lusoponte, a egf, para nomear os nomes que sei decor. e estão em processo de vender a ascendi e a liscont para se concentrarem em aquisições de mais empresas como a egf


a liscont foi vendida, a mota a meu ver não tem cash flow para suportar o dividendo, poderá paga-lo e acabar com as oi's desta vida :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Beruno » 15/1/2016 11:49

vocês acham que a Mota vai cortar o dividendo ?? é que com esta yield está cada vez mais apetecível entrar na mota. esta está a chegar ao nível da Portucel ren e edp como melhor pagadora de dividendos em PT

não se esqueçam que a Mota já é muito mais que uma empresa de construção. eles teem a ascendi, a liscont, a lusoponte, a egf, para nomear os nomes que sei decor. e estão em processo de vender a ascendi e a liscont para se concentrarem em aquisições de mais empresas como a egf
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nuuuuno » 15/1/2016 11:18

JP1965 Escreveu:Respeitando as opiniões de cada um,prefazendo alguem, se isto fosse facil não era para mim.
Se não quisesse correr muitos riscos investia na rene ou na edp.
Como empresario cheguei aonde cheguei foi por assumir os riscos, e mais não digo.


:mrgreen: :mrgreen: é bem :mrgreen: :mrgreen: dá-lhe forte...já ouviste falar de futuros ou CFD's? o retorno é muito maior e precisas meter menos tuste...é só vantagens... :mrgreen:
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/1/2016 10:51

Apesar de a ME ser uma empresa com uma política de dividendos estável e bom track record, parece-me que o yield actual será incomportável, especialmente face a eventuais dificuldades de recebimentos. É algo que também deve ser considerado por quem pensa investir "a longo prazo"...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 15/1/2016 10:31

Respeitando as opiniões de cada um,prefazendo alguem, se isto fosse facil não era para mim.
Se não quisesse correr muitos riscos investia na rene ou na edp.
Como empresario cheguei aonde cheguei foi por assumir os riscos, e mais não digo.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 15/1/2016 0:58

Artista Romeno Escreveu:este forum é a imagem do capitalismo portugues, falta de literacia, feelings, apostas fugazes sem qualquer racional baboseiras e disparates como se dinheiro não se tratasse, como havia um leitor no topico do banif que dizia 3x ou nada, e quem fala assim não é gago... é chocante do modo como falam de dinheiro pessoas que deviam de estar a milhas da bolsa :shock: :wall:

É o baralho mesmo, é o baralho, só de pipocas na mão se consegue ler isto...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/1/2016 0:53

este forum é a imagem do capitalismo portugues, falta de literacia, feelings, apostas fugazes sem qualquer racional baboseiras e disparates como se dinheiro não se tratasse, como havia um leitor no topico do banif que dizia 3x ou nada, e quem fala assim não é gago... é chocante do modo como falam de dinheiro pessoas que deviam de estar a milhas da bolsa :shock: :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 15/1/2016 0:45

JP1965 Escreveu:u chamo lhe filling, .
O futuro o dirá.

Para comprar um frigorífico um gajo anda de loja em loja , compara marcas e ve promoções para pupar 50 paus, para meter 10 mil paus num ativo é ao sabor do vento, perdão, felling :)
Hehhehehehe lol
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JP1965 » 15/1/2016 0:36

Quero esclarecer 80% nesta cotada (27000) ações é o que eu estou disposto a perder se for caso disso. Não gosto de perder, se for o caso não deixo de dormir descansado, mas estou convicto que posso sair vencedor.
Como referi anteriormente, Acho potencial na empresa para dar a volta por cima novamente, basta os holofotes se apagarem, para se caminhar lentamente rumo a norte.
Muitos dizem que é sorte, outro chamam lhe o que quiserem, eu chamo lhe filling, a também que lhe chame experiência de vida, todo serve, é ao gosto de cada um.
O futuro o dirá.
 
Mensagens: 92
Registado: 9/6/2015 11:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], daininho, hugob0ss, malakas, PAULOJOAO e 174 visitantes