Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 30/11/2020 9:05

moritz Escreveu:A avaliação da ME após este negócio fica em cerca de 2.15/ação, se não me falha a matemática.
Quem quiser comprar ações a 1.50 vai ter de as comprar agora ou adquirir direitos a seguir... se ainda não tiver posição ainda.
Por isso, não vejo como possa pressionar a cotação.. estou a ver mal?


Pois... já para não falar que é com base em uma nota de uma casa de investimento, portanto muita calma até sairem as condições. Só aí há certezas

E dizem lá que realmente a CCCC terá de adquirir, evidentemente, senão como vai ao AC
Editado pela última vez por trend=friend em 30/11/2020 9:07, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 30/11/2020 8:59

A avaliação da ME após este negócio fica em cerca de 2.15/ação, se não me falha a matemática.
Quem quiser comprar ações a 1.50 vai ter de as comprar agora ou adquirir direitos a seguir... se ainda não tiver posição ainda.
Por isso, não vejo como possa pressionar a cotação.. estou a ver mal?
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 30/11/2020 8:41

Em base a um research da JB Capital Markets. O aumento de capital será feito entre 1.40 e 1.60.

Vamos ver porque também depende da assembleia geral
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por OCTAMA » 30/11/2020 2:47

F63 Escreveu:
MCMAD1977 Escreveu:Metade do preço pago à família será aproximadamente 1,55€, outra coisa não seria de esperar...

Normalmente o AC é feito abaixo de cotação para atrair os acionistas.

Pior era se fosse a 1€.


Essa informação, a ser verdadeira, é muito incompleta.
De qualquer forma o preço de venda das ações novas é só para acionistas e na proporção das ações detidas.
Os acionistas novos têm também que adquirir direitos. Portanto falta saber como a operação será montada, quantos direitos são necessãrios por cada ação nova e quanto irá valer cada um.

BN


Correto. E no fim de contas, o preço médio de compra dos falados 30% pela CCCC (23% + 7% pelo aumento de capital), serão sempre acima de 2€, pois a maior quota parte foi a 3,08€ O preço dos direitos irão sempre depender da cotação das ações à data do aumento de capital. Portanto, não há almoços grátis.

Não digo que hoje não possa haver algum tremor, causado mais pela incerteza das condições do aumento de capital, do que pelo número 1,55€ do aumento de capital. MHO.

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 30/11/2020 2:31

MCMAD1977 Escreveu:Metade do preço pago à família será aproximadamente 1,55€, outra coisa não seria de esperar...

Normalmente o AC é feito abaixo de cotação para atrair os acionistas.

Pior era se fosse a 1€.


Essa informação, a ser verdadeira, é muito incompleta.
De qualquer forma o preço de venda das ações novas é só para acionistas e na proporção das ações detidas.
Os acionistas novos têm também que adquirir direitos. Portanto falta saber como a operação será montada, quantos direitos são necessãrios por cada ação nova e quanto irá valer cada um.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 30/11/2020 1:22

Metade do preço pago à família será aproximadamente 1,55€, outra coisa não seria de esperar...

Normalmente o AC é feito abaixo de cotação para atrair os acionistas.

Pior era se fosse a 1€.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 30/11/2020 1:15

Balde de água fria. Mota Engil faz aumento de capital a metade do preço pago à família.
Anexos
IMG_20201130_001330.jpg
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/11/2020 0:24

Os futuros seguem verdinhos como convém. Se o Spx passar 3650 teremos mais um dia de festa. :wink:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 29/11/2020 23:34

lobus3101 Escreveu:Warrants, também têm de ser declarados...

E se têm de ser declarados , qual o Anexo.

Ob. e BN.


Embora off topic.

Sempre.
Anexo G
Campo 13
Negativo para menos valias
Positivo para mais valias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por E V V » 29/11/2020 23:33

como eu vejo o que se esta a passar:
a cccc nao compraria acções no mercado pois não teria em curto espaço de tempo aquele lote de acções disponíveis, faria o preço galopar sem conseguir o lote pretendido
não me choca o preço que pagaram, os chineses por participaçoes estratégicas pagam prémios , parece que têm um custo de funding inferior aos demais investidores, veja-se o caso da participação da fosum no bcp, quando as acçõess do bcp desceram dos 7 cts quanto não estiveram eles a perder?
penso que no futuro a mota engil beneficiara de negocio, empreitadas publicas etc, que a cccc lhe angarie, assim como a cccc poderá beneficiar de subconcessões de negocio da ME.
enquanto a participação for inferior a 30%, o cenário da opa esta afastado, no entanto neste momento não sabemos o que verdadeiramente esta por detrás deste negocio, e assim se não poderemos ter uma opa nu futuro.
a curto prazo, o aumento de capital não me assusta, aumentos de capital em empresas rentáveis e principalmente com potencial, não são necessariamente maus para os investidores, veja-se o caso recente da edp.
obviamente os próximos tempos irão esclarecer as muitas duvidas existentes.
 
Mensagens: 57
Registado: 28/11/2020 17:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 29/11/2020 23:23

Mas irs aparte amanhã espero que a Mota continue subindo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 29/11/2020 22:58

Meus caros, aproveitando a boleia de se estar a falar de IRS , venho perguntar a quem puder informar se os Warrants, também têm de ser declarados, ou apenas quando no final do ano houver lucros, como penso que, há anos me informaram nas finanças.

E se têm de ser declarados , qual o Anexo.

Ob. e BN.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 29/11/2020 22:21

Bom,

Miuda nova na cidade, quase que não sobra tempo para os mercados.

Lá consegui tirar duas horinhas para meditar sobre a MOTA e 15 minutos para dar as ordens.

À tabela que acrescentei no outro dia com projecção curvas de solow, falta acrescentar que na realidade ainda podemos ter uma exponencial, caso não haja aumento de capital, por exemplo, e o preço fique pelos 3,08€.

O padrão de variação diária ser curva de solow ou exponencial também se irá verificar no volume, pelo que amanhã até podemos ter um trigger no volume antes da cotação virar exponencial.

Também pode descer, e bem, principalmente na abertura, por o mercado poder reconhecer dúvidas em relação á operação, ou prelongamento dos timings da mesma, ou por tomada de mais valias (há quem só acompanhe o fecho e não faça mais valias no fecho, mas sim para o dia a seguir, ainda para mais fecho semanal).

Assim sendo, ao fim do dia de amanhã, se subir, ficamos a saber se vai ser exponencial ou curvas de solow.

Se descer, ficamos sem saber grande coisa, mas poderemos vir a desenhar um novo suporte.

Assim sendo, o que é de esperar é a continuação da grande volatilidade, dessa não nos devemos safar de certeza, e ainda bem, é por isso que andamos na MOTA, e risco é igual a rentabilidade.

Ordens para amanhã:

1. Compra do break acima de 1,75€ e ir aos 2 em 2 até aos 1,802€;
2. Caso abra a subir, venda de metade ao primeiro tick de subida, evitando a zona que poderá ser congestionada dos 1,74€-1,75€ e evitando potencial duplo topo;
3. Caso abra a descer ligeiramente, o mais saudavel, compra do break da inversão para positivo;
4. Caso abra a descer abaixo dos 1,68€, esperar pela primeira onda de choque (recuperação da abertura), e depois retracement. Após retracement, comprar máximos de sessão com intervalos bem apertados, na expectativa de shadow para baixo. Neste caso, o de acumular e não se confirmar a shadow, ordem de stop loss em quebra dos minimos da abertura. Em caso de acumulação e confirmação da shadow para baixo, vender metade da posição no break even.

And that's all folks.

God bless and protect the ones exposed to MOTA

Sendo que a sorte nisto é só para esticar, o método e a escolha do set up fazem mais de 95%! :wink:

Saudações & Bons Negócios


P.S. Caso não tenham reparado, o pior que pode acontecer é abrir em GAP UP acima dos 1,772€, e principalmente, acima dos 1,802€. Mas esse cenário não é muito de esperar. Se acontecer, anular as ordens da compra dos breaks do ponto 1., esperar fecho do GAP, e fazer estratégia como a do ponto 4, considerando o minimo da abertura como sendo o fecho do GAP.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 29/11/2020 17:04

nsd Escreveu:as menos valias nacionais (acções pt) compensam mais valias fundos estrangeiros ?
anexos IRS diferentes....


A liquidação final (montante a pagar ou a receber) é a soma de TODOS os anexos. E os anexos podem ser vários.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nsd » 29/11/2020 12:41

as menos valias nacionais (acções pt) compensam mais valias fundos estrangeiros ?
anexos IRS diferentes....
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 28/11/2020 23:14

NirSup Escreveu:Como é óbvio, para efeito do cálculo do montante a pagar/receber em sede de IRS, só contam as mais-valias de vendas realizadas no ano em curso.
Por AMORDASANTA façam sempre a simulação para saberem se vale a pena o englobamento ou não. Quem paga uma taxa marginal de IRS superior a 28% (e não é preciso muito para isso) não compensa, em princípio, o englobamento para as mais-valias.
E não se esqueçam de vender tudo, antes do fim do ano, tudo o que sejam ativos com menos-valias para compensarem com a mais-valias realizadas, durante o ano.
Depois voltam a comprar no dia 2 de Janeiro ou no início de Janeiro.
By Nirvana


Fazer sempre a simulação de IRS para ver se compensa ou não fazer englobamento. Mas no caso do englobamento tem de se colocar todas as mais valias como juros de depósitos. No caso de dividendos de acoes nacionais tenho ideia que só são tributados 50%.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 28/11/2020 21:52

Numa perspetiva de curto prazo, está muito esticada, pese embora esteja a uma % dos mínimos igual a um BCP ou uma Galp.

No médio e longo prazo tem muito espaço para subir, dado que a parceria (sendo autorizada), trará muitas sinergias e consequentemente muitos negócios.

Cada um deve avaliar qual o seu timing para a saída.

Eu estou mais numa perspetiva de longo prazo com preço de 1,33€. Claro está que se esticasse mais uns 20 ou 30% eram capaz de antecipar a saída.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 28/11/2020 21:33

F63 Escreveu:Vejo o pessoal aqui demasiado otimista.

Nada se sabe ainda sobre o aumento de capital.


Pelas minhas contas de taberneiro (e agradeço que me corrijam se estiver enganado) os chinesses comprometeram-se a subscrever o AC até atingirem a percentagem de 30% (mais coisa menos coisa) da Mota Nova. O que dará mais ou menos 46 ME.
E os restantes 54 ME terão de ser subscritos pelos restantes acionistas ou pelo público. Sabendo-se como os acionistas, nomeadamente os acionistas da Mota do Caldeirão da Bolsa, são avessos a AC's, não me admirava nada que a Mota viesse por aí abaixo após o anúncio do aumento do capital (AC), que ou muito me engano ou será até ao fim deste ano para aproveitar os subsídios de Natal.
Por isso, eu não estaria tão eufórico.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 28/11/2020 21:02

Vejo o pessoal aqui demasiado otimista.
Não se esqueçam que, tal como aconteceu da última vez, a cotada pode retrair por falta de informação.
O que se passou foi uma venda da família aos chineses. Nada se sabe ainda sobre o aumento de capital. Não se sabe também se a CMVM obrigará a OPA, o que inviabilizaria o negócio conforme comunicado da Mota.
Não me admirava nada que na próxima semana corrigissem, também pelo RSI estar muito esticado.
Estou dentro e também gostava que agora fosse sempre a subir mas sei que não vai ser assim.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 28/11/2020 19:36

Pageup Escreveu:tem que vender 3 dias uteis antes do fim do ano, ha bancos que só contabilizam a venda quando aparece no extracto, e vendas a 30 ou 31 contam como se de 2021 se tratasse.


Caro Pageup,
Isso não é assim tão linear. Para efeitos fiscais, nomeadamente para efeitos de IRS, o que releva é a data da venda, alienação, e não da liquidação, que são meros registos bancários posteriores à venda.
As mais-valias, em sede IRS pela venda de ações, derivam de um facto tributário instantâneo, que se produz e esgota no momento da venda. E venda significa alienação da propriedade de raiz. O pagamento ao banco e a colocação do dinheiro da venda das ações à tua disposição são questões colaterais, que nada têm a ver com esse facto instantâneo.
Mas para evitar chatices e avisos das finanças a dizer que há uma desconformidade na declaração o melhor mesmo é vender com alguns dias de antecedência.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 28/11/2020 17:40

Mas antes de vender deixem a Mota continuar a subir..que passei 2 meses a leer aqui a palavra "sell" em quanto a açao so subia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jmramos » 28/11/2020 16:49

NirSup Escreveu:Como é óbvio, para efeito do cálculo do montante a pagar/receber em sede de IRS, só contam as mais-valias de vendas realizadas no ano em curso.
Por AMORDASANTA façam sempre a simulação para saberem se vale a pena o englobamento ou não. Quem paga uma taxa marginal de IRS superior a 28% (e não é preciso muito para isso) não compensa, em princípio, o englobamento para as mais-valias.
E não se esqueçam de vender tudo, antes do fim do ano, tudo o que sejam ativos com menos-valias para compensarem com a mais-valias realizadas, durante o ano.
Depois voltam a comprar no dia 2 de Janeiro ou no início de Janeiro.
By Nirvana

Aqui não á como fugir, coloquei a carne todo no assador, posso talvez vender algumas ainda este ano e o restante em 2021, claro tudo no campo dos ses, embora tenha algumas menos valias da Sonae industria para amortizar.
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 28/11/2020 16:43

tem que vender 3 dias uteis antes do fim do ano, ha bancos que só contabilizam a venda quando aparece no extracto, e vendas a 30 ou 31 contam como se de 2021 se tratasse.
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 28/11/2020 16:15

Como é óbvio, para efeito do cálculo do montante a pagar/receber em sede de IRS, só contam as mais-valias de vendas realizadas no ano em curso.
Por AMORDASANTA façam sempre a simulação para saberem se vale a pena o englobamento ou não. Quem paga uma taxa marginal de IRS superior a 28% (e não é preciso muito para isso) não compensa, em princípio, o englobamento para as mais-valias.
E não se esqueçam de vender tudo, antes do fim do ano, tudo o que sejam ativos com menos-valias para compensarem com a mais-valias realizadas, durante o ano.
Depois voltam a comprar no dia 2 de Janeiro ou no início de Janeiro.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jmramos » 28/11/2020 14:39

Obrigado pelo esclarecimento, convem estar ao corrente para não ter nenhuma surpresa no futuro.
Respeitante a cotação da Mota, será que chega aos 2.00€, uma pergunta de um milhão de euros.
 
Mensagens: 50
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, jlmt, Mmmartins e 399 visitantes