Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 28/6/2007 11:15

Mariachi Escreveu:Bem isto nao ta mau, ta pessimo!!!
O efeito da Martifer ja se tinha feito sentir muito antes de entrar em bolsa, quando muita gente pensava o contrário...
Vemos ver o que isto vai dar, mas que doi, doi!
Não sei porque tenho a sensação que a REN nao vai ter o mesmo efeito na EDP e tambem tenho a sensação que a REN não vai ter tanta procura quanto a Martifer...

Abraço

Boas,
è bem possível que sim, só não fiques à espera de ver a Ren a subir 30% no primeiro dia, se subir deve ficar pelo máximo de 5%, e nem acredito muito nisso, mas nunca se sabe...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 28/6/2007 11:13

Cali Escreveu:
cloud Escreveu:Bom dia a todos!
Eu estou dentro da mota engil e estou a perder tb, mas na verdade eu não vendo, pk acredito no titulo.


Independentemente de, em termos de longo prazo, não haver ainda motivos para vender a Engil, e de ser expectável que ela até venha a recuperar, este tipo de afirmação do Cloud, é regra geral, a desgraça do investidor em Bolsa. Existem muitos accionistas de longo prazo de Pararede que disseram exactamente o mesmo, há meia duzia de anos atrás. Mas enfim... não estou a dizer nada que vocês não saibam já. :wink:

Boas,
Aproveitares o exemplo do Cloud para aplicar na Pararede é um pouco "absurdo"...
Não compares a Mota-Engil, a outros titulos sem qualquer "razão lógica" para subir... A Mota-Engil subiu pela especulação, mas tambem porque no meu ponto de vista ela, é uma boa empresa, talvez seja dificil voltar ao valor máximo (no curto prazo), mas garanto-te que quem não volta ao máximo é a Pararede...
O Cloud pode ter de esperar algum tempo para voltar a sorrir, mas quem investe sabe os riscos que corre. Agora duvido que quem tenha comprado pararede a 4, 5, 6€ volte a tê-la nesse valor...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Mariachi » 28/6/2007 11:10

Bem isto nao ta mau, ta pessimo!!!
O efeito da Martifer ja se tinha feito sentir muito antes de entrar em bolsa, quando muita gente pensava o contrário...
Vemos ver o que isto vai dar, mas que doi, doi!
Não sei porque tenho a sensação que a REN nao vai ter o mesmo efeito na EDP e tambem tenho a sensação que a REN não vai ter tanta procura quanto a Martifer...

Abraço
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por Cali » 28/6/2007 10:59

cloud Escreveu:Bom dia a todos!
Eu estou dentro da mota engil e estou a perder tb, mas na verdade eu não vendo, pk acredito no titulo.


Independentemente de, em termos de longo prazo, não haver ainda motivos para vender a Engil, e de ser expectável que ela até venha a recuperar, este tipo de afirmação do Cloud, é regra geral, a desgraça do investidor em Bolsa. Existem muitos accionistas de longo prazo de Pararede que disseram exactamente o mesmo, há meia duzia de anos atrás. Mas enfim... não estou a dizer nada que vocês não saibam já. :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por AgeOfDawn » 28/6/2007 10:54

...até ao momento em que a deixaram ir para baixo :( lá se foram as minhas num stop :(
O que custa é o primeiro milhão....
 
Mensagens: 370
Registado: 24/10/2006 13:08
Localização: Porto

por jabreu » 28/6/2007 9:21

Estão a acumular entre os 37 e os 40..

não a deixam passar nem para baixo nem para cima
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por cloud » 28/6/2007 9:10

Bom dia a todos!
Eu estou dentro da mota engil e estou a perder tb, mas na verdade eu não vendo, pk acredito no titulo.
 
Mensagens: 98
Registado: 15/6/2006 14:43

por AgeOfDawn » 28/6/2007 8:20

Jabreu Escreveu:Esta a ser manipulada e controlada para a segurar em baixo.

Quem estiver a acompanhar os movimentos dos cofs ve claramente isso.


Isso só interessará a alguem que se queira acumular a este preço, mas também não faz grande festim, porque se começar a comprar maiores quantidades, a cotação deverá subir.

Tou dentro, e enquanto a LTA a segurar.
O que custa é o primeiro milhão....
 
Mensagens: 370
Registado: 24/10/2006 13:08
Localização: Porto

por jabreu » 28/6/2007 7:58

Esta a ser manipulada e controlada para a segurar em baixo.

Quem estiver a acompanhar os movimentos dos cofs ve claramente isso.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Midas » 28/6/2007 0:24

Fica aqui o gráfico. Hoje embateu na LTA e pode haver uma reacção depois da queda de hoje exagerada.
Anexos
mota-engil.png
mota-engil.png (0 Bytes) Visualizado 12192 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

por Enslaved » 27/6/2007 23:14

Excelente gráfico e obrigado por o colocares, estava mesmo a precisar de ver estas últimas velas:mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Kooc » 27/6/2007 23:09

Fechou em cima de um pequeno suporte nos 7,5. A seguir só na zona dos 7,3 é que volta a ter suporte. Foi aquilo que eu (e não só) disse que poderia acontecer, que era um sell on the news.
Mesmo assim, a sua tendencia ascendente de longo prazo mantêm-se inalterada, e isto foram apenas uns espirros devidos ao factor especulação.
Anexos
me2.png
me2.png (0 Bytes) Visualizado 12286 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1220
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Calma

por JUKIMSUNG » 27/6/2007 23:04

que isto hoje foi duríssimo. Quem se distraiu (foi o meu caso) apanhou bordoada da grossa. E amnhã a Martifer duvido que suba mais 30% :mrgreen:

Srá de desconfiar se isto começar logo a subir à doida. O melhoe é estar preparado para luta feroz, pois há pouco tempo parece qe ficou um gap por fechar e como sempre acontece nesses casos a incerteza reina.

Amanhã a pressão pode continuar ou não. Vamos ver no que dá.
 
Mensagens: 1231
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Pois....

por Enslaved » 27/6/2007 22:59

frc Escreveu:Caros amigos

Há muitos anos que sou leitor atento, mas estou a escrever pela primeira vez neste fórum. Hoje, também fui bem entalado. Confesso que não estava à espera disto mas, agora, vi que era previsível...

O BCP lançou ontem um pt de 12 para a Martifer na abertura e, também, de 6.35 para a Mota, com recomendação de venda.

Ninguém ontem acreditava nestes 12... mas alguém forçou-os mesmo!

Assistiram à abertura? Quando vi aquelas centenas de milhar a 12 na compra e na venda, também dei ordem de venda a 12 :-))
Qualquer entidade com dinheiro suficiente pode fazer isso, dando, ao mesmo tempo, elevadas ordens de compra e venda! E, cá para mim, não foi o "mercado", e não estranhava nada que tivesse sido o pessoal do BCP.

No instante seguinte à abertura, mal tive tempo de anular essa ordem e colocar outra a 11.50 que se concretizou. Aleluia! Ganhei aí mais de 500 Eur.

A parte chata é que me distraí da Mota, onde estava (e estou) com 8800 acções (eram 70.000 Eur na altura...).

Quando olho para elas, vejo o mergulho... e foi quase sem sangue que vi chegarem aos 7.37 :-((

E, o pior, é que era previsível: o pessoal a ver a Martifer a mergulhar (esquecendo-se que estava a vir de 50% para "apenas" 30% de valorização), recordou-se do pt do BCP que também não acreditava e desatou a vender.

Felizmente, no meio da desgraça, lá fui analisar a AT da Mota e concluí que iria recuperar para os 7.50 e, felizmente, isso aconteceu, mas só em cima da meta.

Enfim, um dia "horribilis", como diria a Rainha Isabel.

Mas um dia a não esquecer, porque até era previsível. Enfim, é com coisas destas que somos recordados a usar a cabeça...

Acho que amanhã vai recuperar bastante, uma vez que a Martifer também irá começar a subir e também irão começar a vir análises diferentes dos glutões do BCP.

Eu faço umas contas simples: a Martifer está 30% acima da OPS. A Mota tem 37.5% da Martifer, ou seja, acho que ganhou 10%... e não desvalorizou 5%, não é?

São contas de merceeiro, mas os merceeiros também ganham a vida, não é? Portanto não estão muito enganados, não é?

BN a todos e, em particular aos "motistas", um abraço de solidariedade. As motas sempre me meteram respeito mas, agora, ainda mais.


Uma boa análise que faz o seu sentido, mas normalmente o price targets dados pelo BCP são sempre os mais baixos do mercado (excepto, penso eu, a altri), por isso não sei se foi isso que aconteceu. As Américas subiram por isso vamos ver se recoperamos das perdas. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Mariachi » 27/6/2007 21:32

Caro amigo frc, desde já o meu obrigado pela disponibilidade em partilhar connosco a sua sabedoria!

PS:(A Mota é o meu 1º negocio na bolsa)

Abraço
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

Re: Pois....

por AgeOfDawn » 27/6/2007 21:26

frc Escreveu:Caros amigos
São contas de merceeiro, mas os merceeiros também ganham a vida, não é? Portanto não estão muito enganados, não é?

E aparece mais vezes que as contas de merceeiro fazem falta :-D
O que custa é o primeiro milhão....
 
Mensagens: 370
Registado: 24/10/2006 13:08
Localização: Porto

Pois....

por frc » 27/6/2007 21:21

Caros amigos

Há muitos anos que sou leitor atento, mas estou a escrever pela primeira vez neste fórum. Hoje, também fui bem entalado. Confesso que não estava à espera disto mas, agora, vi que era previsível...

O BCP lançou ontem um pt de 12 para a Martifer na abertura e, também, de 6.35 para a Mota, com recomendação de venda.

Ninguém ontem acreditava nestes 12... mas alguém forçou-os mesmo!

Assistiram à abertura? Quando vi aquelas centenas de milhar a 12 na compra e na venda, também dei ordem de venda a 12 :-))
Qualquer entidade com dinheiro suficiente pode fazer isso, dando, ao mesmo tempo, elevadas ordens de compra e venda! E, cá para mim, não foi o "mercado", e não estranhava nada que tivesse sido o pessoal do BCP.

No instante seguinte à abertura, mal tive tempo de anular essa ordem e colocar outra a 11.50 que se concretizou. Aleluia! Ganhei aí mais de 500 Eur.

A parte chata é que me distraí da Mota, onde estava (e estou) com 8800 acções (eram 70.000 Eur na altura...).

Quando olho para elas, vejo o mergulho... e foi quase sem sangue que vi chegarem aos 7.37 :-((

E, o pior, é que era previsível: o pessoal a ver a Martifer a mergulhar (esquecendo-se que estava a vir de 50% para "apenas" 30% de valorização), recordou-se do pt do BCP que também não acreditava e desatou a vender.

Felizmente, no meio da desgraça, lá fui analisar a AT da Mota e concluí que iria recuperar para os 7.50 e, felizmente, isso aconteceu, mas só em cima da meta.

Enfim, um dia "horribilis", como diria a Rainha Isabel.

Mas um dia a não esquecer, porque até era previsível. Enfim, é com coisas destas que somos recordados a usar a cabeça...

Acho que amanhã vai recuperar bastante, uma vez que a Martifer também irá começar a subir e também irão começar a vir análises diferentes dos glutões do BCP.

Eu faço umas contas simples: a Martifer está 30% acima da OPS. A Mota tem 37.5% da Martifer, ou seja, acho que ganhou 10%... e não desvalorizou 5%, não é?

São contas de merceeiro, mas os merceeiros também ganham a vida, não é? Portanto não estão muito enganados, não é?

BN a todos e, em particular aos "motistas", um abraço de solidariedade. As motas sempre me meteram respeito mas, agora, ainda mais.
 
Mensagens: 39
Registado: 20/6/2007 21:39

por Mariachi » 27/6/2007 20:41

Alguma alma caridosa que possa fazer a AT?
Esta Mota que "toda a gente" eu inclusive pensava que ia disparar, afinal parece que ficou sem gasolina....
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por AgeOfDawn » 27/6/2007 19:21

Hoje foi mt mau.... e mt estranho também porque foi logo na estreia da Martifer, que na minha opinião se pode considerar que foi um sucesso...
O que custa é o primeiro milhão....
 
Mensagens: 370
Registado: 24/10/2006 13:08
Localização: Porto

por jojesus » 27/6/2007 18:44

Fui dar um passeio de Mota, de cilindrada alta mas ficou-me caro!!!
P.S - ao fim da manha estacionei a mota e nao volto a montar nela tão depressa!!!!
ai ai ai,,,,,,,,,,,,
BN
Cabecinha pensadora!!!
 
Mensagens: 27
Registado: 19/6/2007 21:32
Localização: Vinhais

por jabreu » 27/6/2007 16:04

O suporte era nos 40..

testou qnd foi aos 37 e ressaltou.. Uf.

Não estava mesmo a espera disto e fiquei bastante entalado.

Penso que amanha acalma e deverá começar a recuperar... devagarinho

Deverá andar entre os valores de hoje e os 73. Ficando bull na quebra destes 73.

É a minha análise
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Enslaved » 27/6/2007 15:45

Seria interessante ter um gráfico actualizado para ver o que poderá acontecer. na verdade o volume foi mto forte mas reagiu bem ao suporte 7,35 e fecho nos 7.50 (não sei se se pode considerar suporte) :roll: Penso que quando saírem comentários sobre o sucesso da martifer e os respectivos price targets que é possivel subir, mas até lá convinha a martifer continuar pelo menos nos mesmos valores :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

A Mota caiu na curva

por fool » 27/6/2007 15:42

:mrgreen: :mrgreen: Não perdi, mas podia ter ganho mais. Ontem ainda tive para tirar o meu stop loss depois de ter visto alguém a dizer Mota a 10... ainda bem que deixei lá o stop, nem foram precisos 5 minutos para ser activado e elas terem ido à vida delas.

agora gostava de ver uma argumentação daqueles que defendiam uma subida agarrada à martifer
 
Mensagens: 77
Registado: 27/10/2006 15:11
Localização: Aveiro

por Mariachi » 27/6/2007 15:22

Porque as comprei a 8,12!!!
Ou alguem acha que ainda vao descer mais???
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por pedrom » 27/6/2007 15:17

Mariachi Escreveu:Mas agora tambem nao posso vender as da Mota, senao fico sem férias:)

Abraço


Porquê?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2317
Registado: 29/7/2004 19:55
Localização: Ourém

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 117 visitantes