Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 24/11/2015 11:40

Sinedrio Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/motaengil-abre-nova-fase-com-entrada-em-oito-mercados_235622.html

"Mota-Engil abre nova fase com entrada em oito mercados"

Uma grande empresa portuguesa.. com um problema tipicamente português. Divida.

Mas que está com pujança isso está..


Só é pena que isso não se reflicta na cotação...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 24/11/2015 11:09

http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... 35622.html

"Mota-Engil abre nova fase com entrada em oito mercados"

Uma grande empresa portuguesa.. com um problema tipicamente português. Divida.

Mas que está com pujança isso está..
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 21/11/2015 15:43

No semanal (com escala logarítmica) está com este aspecto.

chart (5).png
ME semanal 20112015
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/11/2015 11:50

Artista Romeno Escreveu:
resta me saber se não estou a falar com 2 pessoas que são a mesma :mrgreen:

pois é mas eu quero mesmo saber é qual é o nivel de depreciações e mais importante de cash flow de substituição dos 2 negócios, acredito que no negócio do lixo é muito maior que no dos portos .... :-k

Não, não somos o mesmo :mrgreen:
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 21/11/2015 11:43

Fundamentalist Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.


Entao e tiveste em conta venda dos Portos? (ver anexo)

Tive. O erro foi achar que a EGF já tinha sido paga e os portos ainda estavam por receber. O que dá uma diferença enorme. Claro que devia ter reparado nisso logo ao olhar para o balanço, foi um erro infantil. Também gostei desse slide, por isso é que o romeno pergunta se seremos a mesma pessoa. Tenho que refazer as contas e não há pressa. Parece-me provável que isto não saia da cepa torta até ao aumento de capital.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 20/11/2015 20:28

Bom especula daqui, especula dali, :lol:

Acerca do aumento de capital, como se disse aqui, pelo trend=friend, a assembleia geral será magnânima nessa matéria, todavia, qualquer decisão nesse evento consagrado, em nada aportará à cotação do dia seguinte, ou aos dias seguintes.

O preço é soberano, e o mercado, é o mercado :mrgreen:

Uma coisa é certa, também como já se falou neste tópico, já não sei por quem, e bem mais atrás, esta operação de capitalização, não se compara com as habituais para cobrir perdas de anos anteriores, ou restabelecer capital, já delapidado fruto de prejuízos de anos anteriores, ou ainda, como os aumentos de capital feitos na banca portuguesa nos últimos tempos, que mais não são, para enganar "patos"..., que se note, esta é a minha opinião, de todos os que se fizerem nos últimos 10/15 anos, na banca portuguesa.

É, na banca, que depois dessas operações de capitalização, se assiste a uma perda de valor elevadíssima, ou no mínimo, que se assistiu, no período temporal que referi anteriormente.

Voltando à ME, esta operação de capitalização, como já se disse atrás, é para construir valor, ou seja, poder voltar à casa-mãe, o que havia sido separado anteriormente....

Se o que levou à separação da ME, para a ME África foi uma boa operação, para os pequenos investidores estou certo que não, mas, lá está, em portugal, na generalidade, é transversal haver uma perda de valor neste tipo de negócios. Que me recorde, nos últimos 15/20 anos, só os aumentos de capital da JMT, e a operação de IPO dos CTT, foram um sucesso, que me corrijam as mentes mais brilhantes. :lol:

Depois do aumento de capital, o que pode acontecer à cotação, ninguém poderá afiançar, contudo, acredito que, só uma hecatombe poderá levar ao fecho de posições dos curtos, abaixo dos € 1,50, e se assim for, a cotação poderá rapidamente voltar abaixo de € 1.

Ainda assim, continuo positivo para a ME, e, se tivesse mais graveto, compraria muitas mais se voltassem abaixo dos € 1,90....


Falta pouco mais dum mês para o fecho de 2015... veremos como se comporta o papel até ao fecho do ano....

Se tiver certo, daqui a uns tempos pode ser que faça o mesmo que o Robbie “Maddo: http://www.facetube.pt/inacreditavel-ro ... -de-cross/

_Noah
Anexos
720x405-DC_RM_PAPARA_STEPHENS_65R4966-copy.jpg
720x405-DC_RM_PAPARA_STEPHENS_65R4966-copy.jpg (61.14 KiB) Visualizado 6029 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/11/2015 14:15

Fundamentalist Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.


Entao e tiveste em conta venda dos Portos? (ver anexo)


resta me saber se não estou a falar com 2 pessoas que são a mesma :mrgreen:

pois é mas eu quero mesmo saber é qual é o nivel de depreciações e mais importante de cash flow de substituição dos 2 negócios, acredito que no negócio do lixo é muito maior que no dos portos .... :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Fundamentalist » 20/11/2015 13:25

rollingsnowball Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.


Entao e tiveste em conta venda dos Portos? (ver anexo)
Anexos
ME impacto da venda dos portos e compra da EGF.gif
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Fundamentalist » 20/11/2015 13:13

tek Escreveu:Bom dia,

É vantajoso aceitar a Oferta Pública de Aquisição da Mota Engil África N.V?

Obrigado


Nao me parece que tenhas outro remédio. Se nao aceitares, és squeezed-out passado uns dias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 20/11/2015 12:47

Bom dia,

É vantajoso aceitar a Oferta Pública de Aquisição da Mota Engil África N.V?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2015 11:49

Nesta fase não há cálculos possíveis... Tens de esperar pela AG do fim do mês para saberes mais pormenores e, mesmo aí, ninguém te conseguirá garantir um "preço ajustado" ou "pós-AC"
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 20/11/2015 11:45

Yurca Escreveu:
Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca




Olá,

Insisto mais uma vez..alguém se atreve a fazer os cálculos? Qual o preço após o aumento de capital se este fosse hoje, aos preços de hoje?

Gostava de perceber como funciona e também saber se devermos comprar pós aumento de capital ou não. Por isso saber qual o preço após é essencial, para perceber a mecânica.

E sim, acredito na ME assim que compraria, antes que coloquem a questão.

Obrigado umas vez mais pelos comentários já feitos e pelos que aí venham :).
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 20/11/2015 10:43

rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2015 10:41

Yurca Escreveu:
Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca


Segundo percebi, este aumento de capital não é mais de que um mecanismo para garantir igualdade entre todos os accionistas, no âmbito dos fundos que têm de ser aportados para "recuperar" a Mota África, dando a possibilidade de não desequilibrar a posição final de participação na casa-mãe.

Contudo, penso que está claro que, se não existir interesse dos outros accionistas (e a estes preços não existirá com certeza), o aumento de capital ficará deserto nessa proporção, e daí também não virá grande mal ao mundo, porque a maior parte dos fundos necessários são aportados pela Mota.

De facto existe uma "lei de atracção" para os preços dos AC ou outras operações significativas (veja-se a REN há um par de semanas e a GALP hoje, em accelerated bookbuildings). Mas isso é quando os AC se fazem a preços mais baixos. AC com preço mais alto é de facto o primeiro que vejo, totalmente atípico, e sem consequências materiais caso não seja acompanhado pelos accionistas minoritários...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 20/11/2015 10:19

ME-shorts.png
ME-shorts.png (23.52 KiB) Visualizado 5293 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 19/11/2015 23:22

Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 19/11/2015 21:48

Técnicamente falando, no gráfico de 4h poderá estar a formação de uma cup and handle, o que projectaria a ME para os € 2,40, mais coisa menos coisa.

Veremos....

Uma coisa é certa em minha opinião a ME está sub avaliada quando comparado com as demais, noutra vertente, se o preço do petróleo volta à casa dos $ 70/80, as coisas podem dar um volte/face engraçado. :lol:

As posições curtas têm aumentado, o que me leva a concluir uma de duas coisas :mrgreen:

Ou os curtos sabem de alguma coisa, que o mercado não saiba :mrgreen:
Ou os curtos no médio/prazo terão que fechar as posições, provocando um spike bastante considerável.

Vamos acompanhando.

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.14.png
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.54.png
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.54.png (47.7 KiB) Visualizado 5492 vezes
Screen Shot 2015-11-19 at 20.46.31.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 19/11/2015 18:51

Ups !!!
Então na opinião dos companheiros a situação coloca-se ?

Vender

Comprar

Manter

?
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yaya » 19/11/2015 18:23

http://www.tvi24.iol.pt/economia/mercados/lucro-da-mota-engil-cai-68-entre-janeiro-e-setembro

lucros da mota caem 68% de jan a set 2015 para 16 milhões. muito fraquinho.

AC a 2,4? Só compensa se tiver a cotação acima disso.
o que eu vejo é que a dívida da ME no NB vai ter vida difícil, desproporcional aos lucros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1805
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 18/11/2015 18:48

Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 18/11/2015 12:04

Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 11:52

np40af Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:A pergunta que tens que fazer é: quero aumentar a minha participação na empresa ou não?

Se responderes que sim, então:
Se o aumento de capital é a 2,48 e as acções estão a 2,1.

A questão passa a ser: quero gastar 38 cêntimos por acção a mais(a cada 11 acções dá 2 de bónus), estar sujeito a mais custos de intermediação e ter que esperar que decidam a quantas acções tenho direito e comprar no aumento de capital ou quero comprar já e meter os 38 cêntimos e tudo o resto no bolso.


É por isso que não vejo como pode interessar aos pequenos accionistas este AC.
A família, entendo, porque é uma questão de estratégia anular o spin off da África.
E os outros potenciais accionistas? Muito esquisito...

Não me parece esquisito. Revertem o Spin off, ganham dinheiro, têm a oportunidade de aumentar a sua posição com esse dinheiro, é só ganhar. Os outros accionistas por um lado são um bocado comidos mas por outro têm a liberdade de comprar mais barato do que eles estão a comprar e portanto não se podem queixar tanto

edit:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/haitong_estima_queda_de_6_do_ebitda_da_mota_engil_no_terceiro_trimestre.html
prevêem um aumento da dívida que é normal por causa da EGF em que meti os pés pelas mãos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 18/11/2015 11:48

rollingsnowball Escreveu:A pergunta que tens que fazer é: quero aumentar a minha participação na empresa ou não?

Se responderes que sim, então:
Se o aumento de capital é a 2,48 e as acções estão a 2,1.

A questão passa a ser: quero gastar 38 cêntimos por acção a mais(a cada 11 acções dá 2 de bónus), estar sujeito a mais custos de intermediação e ter que esperar que decidam a quantas acções tenho direito e comprar no aumento de capital ou quero comprar já e meter os 38 cêntimos e tudo o resto no bolso.


É por isso que não vejo como pode interessar aos pequenos accionistas este AC.
A família, entendo, porque é uma questão de estratégia anular o spin off da África.
E os outros potenciais accionistas? Muito esquisito...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 11:40

Artista Romeno Escreveu:
o problema é que todos os anos a história é sempre a mesma.......e a divida up up

Mas vejamos lá bem:
Vendas/EBITDA/Dívida líquida total (não fui mais para trás porque eles mudam a metodologia de cálculo,lol, para 2009 com a outra metodologia a dívida é mais do dobro, suponho que por incluir subsidiárias não controladas tipo Ascendi, ainda hei-de ver)
2008- 1250/ 133/ (?)
2009- 1979/ 196/ 984
2010- 2005/ 237/1015
2011- 2176/ 296/ 1005
2012- 2243/ 287/ 850
2013- 2314/ 363/ 972
2014- 2368/ 409/1159

Ou seja, não é todos os anos assim. Se reparares de 2009 a 2013 as vendas aumentaram 17%, o EBITDA 85% e a dívida baixou 1% (a metodologia constante). Pelo meio ainda distribuíram dividendos. Este ano as vendas em princípio caem mas o mais certo é que pelo mesmo motivo os prazos de pagamento aumentem, juntando a isso várias obras acabadas de iniciar e que demoram até começar a ser pagas (e mesmo até contar para as vendas) e é natural que volte a aumentar apesar da queda de vendas. Não queremos é que a coisa acelere demais ao ponto de a dívida aumentar demasiado depressa.

PS: não uso o resultado líquido nesta comparação porque tem muitos factores misturados que só complicam
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/11/2015 11:00

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:rolling, le as coisas com sentido critico
eles metem as metricas á maneira deles, então o investimento de substituição não é operacional, pode a empresa viver sem ele :?: a empresa nos primeiros 6 meses gerou em termos operacionais -23 m isto antes de pagar a divida logo ja estavam a arder com 23m
* cash flow operacional = ebitda +- variações fundo maneio -maintenance capex - tax, então o investimento de substituição não visa garantir a manutenção das atividades atuais da empresa :?:


Bem, vamos lá por partes
1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)

2-De facto estavam a arder todo esse capital. Há é um pormenor (que é o normal nas empresas de construção embora deixe toda a gente a torcer o nariz): Outros ativos correntes, que são maioritariamente gastos incorridos com construção ainda não passíveis de facturação. Tiveram no semestre um aumento de 177M apenas parcialmente compensado por um aumento de 62M nos outros passivos correntes (que incluem entre outras coisas o seu oposto, trabalhos de fornecedores que ainda não podem ser facturados). Portanto há 115M de capital que eles tiveram que empatar aqui e que ainda não podem ser reconhecidos. Mas isto faz parte da normal actividade da empresa e eles até nos dizem que começaram vários projectos novos no 1º semestre, que devem acelerar no 2º e que ainda começaram alguns projectos novos no 3º trimestre. Ou seja, vão continuar a queimar capital até terem conseguido uma percentagem da obra em que consigam cobrar, e o aumento está justificado. Claro que se olharmos para os cash flows esses 115M fazem falta, sendo apenas compensado parcialmente pelas outras rubricas, mas faz parte do negócio normal da construção: por incorreres esse risco pedes uma margem maior e tentas ser o mais eficiente possível conseguindo cumprir os orçamentos que planeaste, se não cumprires estes factores vais ao charco. Portanto isto passa bastante pela confiança que consegues ter em que eles cumpram.

Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


o problema é que todos os anos a história é sempre a mesma.......e a divida up up
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], Garfield, goncaladas, hfmagalhaes, hugob0ss, JFDIL, latbal, malakas, PAULOJOAO, perneta, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, vasco007, Xacal e 142 visitantes