Sobre gaps
10 mensagens
|Página 1 de 1
Há uns meses atrás li(já não sei onde) um estudo que tinha sido feito acerca da probabilidade de um gap ser fechado. Se bem me lembro, o estudo concluía que passado algum tempo já não havia nada de relevante que fizesse fechar o Gap. Apenas no curto prazo estes teriam alguma relevância técnica, já que são zonas onde ficaram ordens em aberto. Mas é normal que com o passar do tempo os compradores/vendedores mobilizem as suas ordens pendentes para as zonas de actividade corrente.
No entanto, o que o Marco disse tem toda a lógica. Em falta de melhor, utiliza-se o gap como target sempre que as cotações se estão a encaminhar para lá.
Quando a cotação fecha o Gap e inverte novamente, acho que será mais correcto associar isso aos pontos de suporte/resistência que o acompanham.
No entanto, o que o Marco disse tem toda a lógica. Em falta de melhor, utiliza-se o gap como target sempre que as cotações se estão a encaminhar para lá.
Quando a cotação fecha o Gap e inverte novamente, acho que será mais correcto associar isso aos pontos de suporte/resistência que o acompanham.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
mquinaz Escreveu:Marco, neste caso, se estou a negociar o ADR, que está em usd, não fará muito sentido seguir as cotações da acção qué está em euros e a negociar em times diferentes, ou seja, uma em França e outra nos states.
Eu estou a referir-me aos GAPs e às conclusões que retiras deles. A (verdadeira) acção não tem esses GAPs, aí são mt frequentes porque se trata de um ADR onde entram várias condicionantes, especialmente o horário e o cambio.
mquinaz Escreveu:Poderá dar uma ideia, mas acho que devo olhar com olhos de ver para o que estou a negociar, e tirar conclusões com base em gráficos, daquilo que estou a negociar. Estou errado?
Se isso quer dizer que tentas tirar conclusões acerca de GAPS com base no ADR, sim, eu diria que estás errado...

A acção não tem nenhum GAP por fechar (quer dizer, tem um mas é minúsculo, quase nem se vê).
Aqui o importante é a acção, não é o ADR.
E em termos de análise é a acção que deves acompanhar (o ADR responde à Acção e não o contrário) embora seja importante naturalmente acompanhares o gráfico do ADR para perceberes o tipo de relação que têm, que correspondência de valores existe, etc. Naturalmente ficaria um pouco difícil colar ordens ou mesmo avaliar as opções de compra ou venda sem olhar para o gráfico do ADR.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/1/2009 18:33, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco e Elias, obrigado pelas respostas.
Percebo a ideia, Elias, a comparação está fixe...
Marco, neste caso, se estou a negociar o ADR, que está em usd, não fará muito sentido seguir as cotações da acção qué está em euros e a negociar em times diferentes, ou seja, uma em França e outra nos states. Poderá dar uma ideia, mas acho que devo olhar com olhos de ver para o que estou a negociar, e tirar conclusões com base em gráficos, daquilo que estou a negociar. Estou errado?

Percebo a ideia, Elias, a comparação está fixe...

Marco, neste caso, se estou a negociar o ADR, que está em usd, não fará muito sentido seguir as cotações da acção qué está em euros e a negociar em times diferentes, ou seja, uma em França e outra nos states. Poderá dar uma ideia, mas acho que devo olhar com olhos de ver para o que estou a negociar, e tirar conclusões com base em gráficos, daquilo que estou a negociar. Estou errado?

mquinaz, eu posso argumentar exactamente ao contrário: um gap down é um sinal de fraqueza, logo uma sucessão de gaps down é um sinal de extrema fraqueza.
Já que lidas com questões de saúde, permite-me a seguinte comparação: quando começa a haver sinais de extrema fraqueza as perspectivas de recuperação começam a ser cada vez mais remotas, ainda que o paciente por vezes pareça arrebitar um pouco
Já que lidas com questões de saúde, permite-me a seguinte comparação: quando começa a haver sinais de extrema fraqueza as perspectivas de recuperação começam a ser cada vez mais remotas, ainda que o paciente por vezes pareça arrebitar um pouco

- Registado: 5/11/2002 12:21
Ah, mas então é um ADR, não é uma acção...
Esquece os GAPS e não olhes para o gráfico do ADR mas sim para o da acção.
Esquece os GAPS e não olhes para o gráfico do ADR mas sim para o da acção.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu desconfio que esse papel é pouco líquido (não sei qual é mas nota-se francamente pelo comportamento da cotação).
Á procura de um tópico sobre gaps, fui buscar este ás profundezas em 2006.
Lendo o anterior post do Marco, percebe-se a forma como devemos ver os Gaps, mas surgiu-me uma dúvida:
Por exemplo, no gráfico que anexo, há pelo menos 3 gaps que não foram ainda fechados.
Nunca li isto em lado nenhum,
mas se a maior parte dos gaps se fecham, é correcto, concluir que quanto maior o número de gaps que fica por fechar, maior será a probalilidade de estes virem a ser fechados, ou seja, que a cotação suba, neste caso especifico?
Lendo o anterior post do Marco, percebe-se a forma como devemos ver os Gaps, mas surgiu-me uma dúvida:
Por exemplo, no gráfico que anexo, há pelo menos 3 gaps que não foram ainda fechados.
Nunca li isto em lado nenhum,

- Anexos
-
- gaps 08012009.PNG (29.67 KiB) Visualizado 675 vezes
Mandachuva, os gaps são possivelmente dos aspectos mais sobrevalorizados.
Tal regra não existe. Os gaps não têm de ser fechadas. Nada obriga o gap a ser fechado...
A maioria dos gaps acaba por ser fechado, mais cedo ou mais tarde, fruto da própria oscilação do preço. Uns são fechados no prazo de umas horas, outros dias, outros semanas, meses ou anos. Não é possível prever se vai ser fechado (embora a maior parte acabe por ser) nem quando.
Há gaps que nunca chegaram a ser fechados.
A minha opinião relativamente aos gaps é esta: só se tornam minimamente importantes quando a cotação se encaminha para eles, passando a ser uma referência (como outras referências, suportes, resistências, etc) e logo um alvo para o preço. Mas, note-se, o que eu estou a dizer é que não é por causa do gap que a cotação vai cair se por exemplo durante a subida um gap ficou para trás.
No entanto, se a cotação iniciar uma correcção, o gap passa a ser uma referência e poderá ser fechado e após ser fechado a cotação retornar à subida. A tendência nestes casos é pensar (à posteriori) que a cotação caiu para (com o propósito de) fechar o gap.
Isto pode parecer uma questão de semântica mas não é. Um investidor que viva convencido que o gap tem de ser fechado pode tomar posições que o podem levar (mais cedo ou mais tarde) à bancarrota pois nada obriga um gap a ser fechado e, de facto, nos históricos há gaps que nunca chegaram a ser fechadas e foram deixados para trás...
Para quem acompanha há mais tempo e segundo aquela "regra" de quem os gaps tendem a ser fechados,
Tal regra não existe. Os gaps não têm de ser fechadas. Nada obriga o gap a ser fechado...
pergunto se é normal gaps ficarem abertos por muito tempo (2-3 anos) ou tendem realmente a fechar mesmo no longo prazo?E o seu tamanho o quanto é relevante?
A maioria dos gaps acaba por ser fechado, mais cedo ou mais tarde, fruto da própria oscilação do preço. Uns são fechados no prazo de umas horas, outros dias, outros semanas, meses ou anos. Não é possível prever se vai ser fechado (embora a maior parte acabe por ser) nem quando.
Há gaps que nunca chegaram a ser fechados.
A minha opinião relativamente aos gaps é esta: só se tornam minimamente importantes quando a cotação se encaminha para eles, passando a ser uma referência (como outras referências, suportes, resistências, etc) e logo um alvo para o preço. Mas, note-se, o que eu estou a dizer é que não é por causa do gap que a cotação vai cair se por exemplo durante a subida um gap ficou para trás.
No entanto, se a cotação iniciar uma correcção, o gap passa a ser uma referência e poderá ser fechado e após ser fechado a cotação retornar à subida. A tendência nestes casos é pensar (à posteriori) que a cotação caiu para (com o propósito de) fechar o gap.
Isto pode parecer uma questão de semântica mas não é. Um investidor que viva convencido que o gap tem de ser fechado pode tomar posições que o podem levar (mais cedo ou mais tarde) à bancarrota pois nada obriga um gap a ser fechado e, de facto, nos históricos há gaps que nunca chegaram a ser fechadas e foram deixados para trás...
Sobre gaps
Ainda sou iniciado nestas coisas e geralmente um sinal AT que me faz despertar alguma atenção são os gaps. Nuns gráficos recentes que vi notei um no psi-20 por volta dos 10100 pontos e outro muito pequeno e recente na Galp (6,11€).
Para quem acompanha há mais tempo e segundo aquela "regra" de quem os gaps tendem a ser fechados, pergunto se é normal gaps ficarem abertos por muito tempo (2-3 anos) ou tendem realmente a fechar mesmo no longo prazo?E o seu tamanho o quanto é relevante?
Para quem acompanha há mais tempo e segundo aquela "regra" de quem os gaps tendem a ser fechados, pergunto se é normal gaps ficarem abertos por muito tempo (2-3 anos) ou tendem realmente a fechar mesmo no longo prazo?E o seu tamanho o quanto é relevante?
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: