Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Muito bem

por Sol Dado » 3/2/2003 15:18

Apenas para felicitar a qualidade dos "posts" do Marco António sobre warrants.

Sol Dado

Registado: 8/11/2002 8:29

por MarcoAntonio » 3/2/2003 14:39

Eu admito isso, Pereira. Sempre que dou uma explicação para algumas das coisas que se passam com os warrants faço sempre referência ao facto de que não se trata de um produto transparente e admito que os MM nem sempre são «limpos» na forma como actuam, a coberto da falta de transparência e pela forma como se torna complicado provar que eles agiram mal (ou provar que eles agiram bem).

Mas isso funciona para os dois lados, a falta de transparência acaba também por servir de base para acusações em relação a factos que têm justificação.

A minha opinião é simplesmente esta: nem os MM são «santos» nem estão isentos de culpas, nem a generalidade dos investidores entende o que se passa e porque perdem dinheiro, acabam por culpar os MM do que eles têm culpa e do eles não têm.

Mesmo que eles fossem imaculados, acredito Pereira, eles seriam acusados de má conduta da mesma forma. Não tanto, talvez, mas mesmo assim seriam acusados...

E isto não quer dizer que eu acho que eles são imaculados, até pelo contrário!

Só temos duas alternativas: ou optamos por <b>não negociar</b> warrants, ou se optamos por negociar teremos de tomar precauções para evitarmos sermos muito prejudicados pela possível má conduta dos MM (o que passa em grande parte por uma cuidadosa escolha dos warrants, sair do mercado quando a volatilidade a aumentar escamoteia a desvalorização que o warrant vai ter mais tarde, etc...).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

warrants

por pereira » 3/2/2003 14:28

marco eu entendo a tua explicaçao ate porque ha dois meses num put do nasdaq fiz 100% em poucos minutos,mas isso nao impede que a coberto da falta de transparencia que existe nestes intrumentos o MM por vezes "expulse" a clientela fazendo saltar os stops e logo a seguir os volte a colocar no mesmo sitio e claro a volatilidade aparece como a variavel responsavel pela situaçao .
pereira

por MarcoAntonio » 3/2/2003 14:23

Já agora e correndo o risco de ser chato, gostaria de deixar duas observações adicionais:

:arrow: O VDAX, recentemente, subiu bastante fruto da quebra do índice (DAX), uma queda bastante violenta (principalmente após a quebra dos 3000pts), situação essa bastante benéfica à subida das volatilidades implícitas. A consequência deste facto é que a generalidade dos warrants desvalorizou menos ou valorizou demais durante esse período, de forma que agora o DAX nem precisa de inverter, basta-lhe que consolidar (parar de cair) para que as volatilidades implícitas tenham tendência para corrigir. Na sexta feira penso ter dedicado um parágrafo a esse assunto, quando o subjacente tem uma queda violenta é preciso ter cuidado porque quando ele parar de cair ou inverter, os warrans em geral (tanto calls como puts) têm uma desvalorização relativa por via de correcções na volatilidade, desvalorizando então o que «deviam» ter desvalorizado antes. São pormenores que podem passar despercebidos e por isso chama a atenção para eles diversas vezes.

:arrow: Outro aspecto importante e que tem a ver com algo que referi no meu post anterior - a escolha dos warrants - é a dinamica das características do warrant. Mantendo as posições em carteira por prolongados períodos de tempo, além do prejuízo causado pelo efeito do Theta, outro aspecto é a alteração das características do warrant que nos podem expor a perigos aos quais não estavamos expostos no momento da escolha ou aquisição. Por exemplo, podemos adquirir um warrant in-the-money, estavel e relativamente seguro, com um comportamento bastante linear... Mas imaginemos que entretanto ele passa a estar out-of-the-money: o resultado é que o comportamento dele pode alterar-se bastante, como por exemplo passar a estar muito mais susceptivel às variações da volatilidade do que à variação do subjacente. Isto é particularmente válido em períodos como o que acabamos de passar em que, warrants que estavam há um mês ou um mês e pouco in-the-money ou perto disso, estão agora bastante out e com a maturidade já aí perto, sofrendo uma drástica alteração no seu comportamento e «estragando muitas contas». É a isso que eu chamo a dinamica de comportamento dos warrants. Por palavras muito simples, hoje compramos um warrant que nos parece bom, até podemos fazer uma boa escolha... Mas passado um mês o warrant pode ter características pouco aconselháveis... E depois já nem basta o vento soprar a nosso favor. Os desenvolvimentos recentes no DAX são bastante favoráveis a situações dessas. Por vezes, se queremos manter a posição, talvez valha a pena efectuar uma troca de warrants pelo meio (por exemplo, para que mantenhamos uma certa constância de distância face à maturidade e face ao strike). Assim, já poderemos esperar comportamentos mais estaveis (temos é de andar a saltar de warrant em warrant).

Bem, acho q durante um mês não volto a falar de warrants!...
:?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/2/2003 14:02

Viva, eu esclareço rapidamente:

<i>...valorização via volatilidade passe mais despercebida do que a <b>desvalorização</b> via volatilidade...</i>

A ideia é sublinhada logo na frase seguinte, pelo que me parece óbvio que naquela frase existiu um lapso de escrita:

<i>Resumindo, toda a «gente nota» qnd baixa a volatilidade (e os warrants desvalorizam «mais» ou valorizam de «menos») e raramente notam quando esta aumenta (e os warrants valorizam «mais» ou desvalorizam de «menos»).</i>

O texto até tem mais lapsos, como por exemplo onde disse «Não digam», queria obviamente dizer «Não digo».

Cometo muitos lapsos nos meus textos. Espero ter esclarecido, no entanto.

Em relação à questão de trás, não me queria envolver porque na sexta-feira (creio) já perdi muito tempo aqui no forum com este tema. Só gostaria de advertir para o facto de ambos os warrants e questão, tanto o put como o call estarem bastante out-of-the-money. Convidava-o a analisar o comportamento de outros warrants do mesmo market maker mas com outros strikes (sugiro por exemplo os CTDAX17X e CTDAX20P). Como costumo dizer, grande parte dos problemas resolvem-se com uma boa escolha dos warrants. Mas este tema já foi demasiado debatido e eu não quero recalcar mais isto senão poderá dar-se o caso de pensarem que estou a defender os warrants ou os market makers e a minha intenção está muito distante disso (aliás, sempre considerei os warrants um produto que envolve diversos perigos e requer muita atenção, isso não evita que os vá negociando, apesar de tudo podem ter interesse, depende de como são utilizados).
Imagem

Administrador Fórum

O Ulisses....

por 777 » 3/2/2003 13:50

subscreve por baixo o que o Marco António escreveu. Eu igualmente subscrevo parte da explicação, no entanto antes de assinar por baixo talvez seja conveniente ler tudo com atenção.

Repare nesta frase "...valorização via volatilidade passe mais despercebida do que a valorização via volatilidade... " ????????

O que é que isto quer dizer?????

Talvez tenhamos que chamar o chinês para nos descodificar isto.... :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço
777
777

por Ulisses Pereira » 3/2/2003 13:37

O Marco António decerto não se importará que eu transcreva o que ele, em tempos escreveu aqui no caldeirão, a respeito desta questão:

mas repare, a volatilidade varia mesmo durante a sessão. Por exemplo, se tem warrants sobre o DAX pode acompanhar o índice VDAX (semelhante ao VIX mas sobre o DAX) e assim poderá avaliar grosso modo se a variação que o warrant q detém está a seguir as condições do mercado ou não (será muito estranho por exemplo se o VDAX estiver a subir e a volatilidade ímplicita do warrant sobre o DAX que detém por hipótese estiver a descer).

A questão é que nunca vi ninguém se «queixar» de cada vez que a volatilidade aumenta (e os warrants valorizam mais do que o que é devido ao DELTA, ou desvalorizam menos do que o que é devido ao DELTA). Já quando acontece o contrário...

Outro problema é que a volatilidade tem tendência a cair com a subida do subjacente e a aumentar com a queda do subjacente. Esta falta de simetria tem ainda um efeito subtilmente perverso de fazer com que a valorização via volatilidade passe mais despercebida do que a valorização via volatilidade...

Resumindo, toda a «gente nota» qnd baixa a volatilidade (e os warrants desvalorizam «mais» ou valorizam de «menos») e raramente notam quando esta aumenta (e os warrants valorizam «mais» ou desvalorizam de «menos»).

Não digam que não existam irregularidades, no entanto estas acabam por ser corrigidas nas sua grande maioria.

O problema é que, dado que o funcionamento dos warrants não é totalmente transparente logo surgem duas consequências:

- Por um lado, abre-se a possibilidade e cria-se a oportunidade a atitudes menos correctos. O ideal era que por exemplo os Market Maker tivessem de estar 100% do tempo assegurando a execução das ordens (isto seria o ideal para os investidores é claro). Dado que eles têm este mecanismo de protecção, usam-no (e abusam dele, por vezes). O mesmo se poderia dizer relativamente à variação da volatilidade que não é 100% transparente...

- Por outro lado, esta falta de transparência dá lugar ao mais variado tipo de acusações e extrapolações que são difíceis de provar (o facto de serem difíceis de provar não prova que sejam verdadeiras... mas enfim, fica a suspeição que já é suficientemente forte).

Assino por baixo do que o Marco António escreveu. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Acho muito bem....

por 777 » 3/2/2003 13:28

Fiquemos por aqui.....

777
777

Nesse caso

por Dealer » 3/2/2003 13:21

Esta conversa termina aqui.

Não pretendo alimentar polemicas aonde elas não existem nem o meu perfil é propricio a isso. Pretendi somente informa-lo sobre a incorrecta analise que fez nesse caso e como acompanho já algum tempo este espaço sem intervir, tenho acompanhado com algum desagrado os seus comentários sobre esta questão que maioritáriamente são incorrectos.

De toda a forma, não dou o meu tempo por perdido, resta-me a consolação de que da minha parte, "tentei".

Fique bem
Dealer

E já agora informo-o....

por 777 » 3/2/2003 13:12

de que as variações mais acentuadas nos parâmetos começaram na passada quinta feira e não hoje.....

Em relação à sua explicação, abstenho-me de comentá-la.... para não ofender os meus neurónios.

Cumprimentos
777
777

Acrescento ainda

por Dealer » 3/2/2003 13:10

Que as variaveis implicitas aos warrants estão sujeitas a serem alteradas ao longo e durante a sessão intraday.

Refiro ainda, tomando como exemplo o dia de hoje, caso ocorra uma inversão intraday em relação à sessão matinal as variaveis poderão sofrer nova alteração, embora seja mais comum acontecer no dia seguinte caso seja feita em baixa atendendo a este exemplo.
Dealer

E do WCTDAX19P

por 777 » 3/2/2003 13:07

Parâmetros Calculados
Delta -0,1868 Elasticidade preço -8,34
Prémio (%) 15,54 Valor temporal 0,62
Valor intrínseco 0 In/Out (%) -13,3
Theta -0,0145 Vega 0,0257

Comentários e Análises
O warrant está 'out of the money'.
A elasticidade preço é igual a -8,34 . Isto significa que, quando o preço do activo subjacente varia 1%, o preço do warrant varia -8,34%.
Com um delta igual a -0,1868 o valor teórico varia -0,0019EUR por cada 1EUR do preço do subjacente.
A passagem de, cada dia implica uma perda de -0,0145EUR no valor do warrant. Em termos percentuais, este valor equivale a -2,34%.
A variação da volatilidade em um ponto produzirá uma variação no mesmo sentido no preço do warrant de 0,0257EUR.

777
777

Repare na descrição do WCTADX18C

por 777 » 3/2/2003 13:03

Parâmetros Calculados
Delta 0,0855 Elasticidade preço 18,2001
Prémio (%) 23,3 Valor temporal 0,13
Valor intrínseco 0 In/Out (%) -22,83
Theta -0,0059 Vega -0,0041

Comentários e Análises
O warrant está 'out of the money'.
A elasticidade preço é igual a 18,2001 . Isto significa que, quando o preço do activo subjacente varia 1%, o preço do warrant varia 18,2001%.
Com um delta igual a 0,0855 o valor teórico varia 0,0009EUR por cada 1EUR do preço do subjacente.
A passagem de, cada dia implica uma perda de -0,0059EUR no valor do warrant. Em termos percentuais, este valor equivale a -4,56%.
A variação da volatilidade em um ponto produzirá uma variação no mesmo sentido no preço do warrant de -0,0041EUR.

777
777

Parece-me

por Dealer » 3/2/2003 13:02

Que a explicação carece de análise objectiva em relação ao exemplo que deu.

Recomendo-lhe que atente no facto de ambos warrants estarem out-of-money, o Call por exemplo bastante longe do strike e também para o facto do valor baixo em que ambos se encontram, este ultimo facto justifica por si só a grande variação percentual que apontou.

Hoje de manhã assistimos no mercado a uma possibilidade da tendência descendente em vigor nas ultimas duas semanas ser alterada, logo as variaveis destes produtos financeiros estão sujeitas a alterações deste genero.
Dealer

A mensagem acima, é a resposta

por 777 » 3/2/2003 12:53

a uma pergunta colocada pelo Dealer.

777
777

Não.....

por 777 » 3/2/2003 12:52

A sua interpretação está errada. O que eu pretendo dizer é que para uma desvalorização diária de y o valor do warrant deveria apresentar uma cotação completamente diferente da que apresenta. Basta ler as características do warrants para verificar que uma passagem de 3 dias sobre as cotações referenciadas nunca, mas nunca poderia apresentar desvalorizações da ordem dos 50/70%, se não tivessem mudado os parâmetros.

Os tipos estão a modificar constantemente os parâmetros dos warrants de forma a queimar quer calls quer puts. Estas operações impedem que qualquer transacção, por mais acertada que seja, proprcione ao investidor qualquer mais-valia.Mais, toda a gente perde, menos um. E esse deverá ser chamado à atenção.

Cumprimentos
777
777

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 205 visitantes