Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Uma outra abordagem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

edp

por Visitante » 3/2/2003 13:08

Ah! Já fala em recuperação...Faz lembrar um célebre jogador: Prognósticos só no fim!
Visitante

Mais umas achegas - a visão de longo prazo

por TimeOut » 2/2/2003 23:47

Caro cook
Se eu lhe confessasse que a minha ordem de compra a 1.48 foi colocada quando ainda só existiam 12 compradores (em 27/Jan) então é que o amigo cook diria que eu era um violador de regras :P
De qualquer forma não acredito que, para já, a EDP quebre 1.47 sem que primeiro se aproxime da banda de bollinger superior pelo que o risco da entrada é próximo de zero.
Quanto ao potencial de subida pode efectivamente não ultrapassar uns 10 centimos ou pode voltar à zona dos 1.68-1.70 o que já constitui 13,5% acima de 10% que são o meu target.
No longo prazo a minha convicção é que a EDP (e não só) venha a bater os seus mínimos anteriores... mas não sem que primeiro apresente alguma recuperação que permita concluir a onda 4 do gráfico. Face à amplitude da onda 2 do mesmo nível eu (que não trabalho com short's) não "shortava" a 1.70 convençido da continuação do canal e de uma única possibilidade de quebra - para baixo.
Outro factor que me deixa tranquilo com o meu trade é o ser tão difícil encontrar pessoas que acreditem na subida da EDP o que significa que já todos venderam, os patos que compraram na privatização já venderam ou já não vendem e blá, blá .... o mercado tem tendência a surpreender a maior parte :mrgreen:

Imagem

Registado: 22/11/2002 0:28

edp

por jarcorreia » 2/2/2003 18:42

Eh!Eh! :lol: Que leitura! Então daki a um ano estaria nos 40 cêntimos e por aí fora... até zero. Meu caro amigo as linhas descendentes invertem e vulgarmente invertem com base em análises técnicas. Um PER baixo, um dividendo de 7% ou superior, podem constituir argumentos para a inversão. São os institucionais que normalmente tratam destes casos. Recomendo-lhe que faça uma leituras ao Euronotícias e perceberá porque é que a EDP tem grandes possibilidades de subir. A empresa tem sido castigada em excesso pelas telecons e pelas incertezas quanto ao futuro. Pode até descer mais um pouco e há analistas que consideram que só irá subir consistentemente após o OPV, porém não creio que todos aguardem pelo mesmo momento de entrada. Provalvelmente alguém vai antecipar-se e isso pode funcionar como um rastilho para levar a cotação próxima dos 2 euros.
jarcorreia

será possivel

por Kooc » 2/2/2003 16:35

estava a ver o post e não pude deixar de achar muito interessante. No entanto e já que estamos a discutir possibilidades, deixo aqui a minha prespectiva.
Segundo a teoria das consolidações, a EDP deverá estar dentro de aproximadamente 1 mês nos 0.91€. De facto fazendo as médias às variações das consolidações A e B, estas distam entre sí 70 centimos. Isso projecta a EDP para o valor acima referido e deverá demorar o mesmo tempo que demorou entre A e B, para ir de B para C.
Será possivel?
Quantos de nós diriam que ela quando estava a 2.30, vinha para os 1.5?

Claro que a regra de ouro das consolidações é esperar pelo breakout. Não sei se ela já o terá feito de forma consistente, mas parece mais fora que dentro. Valerá o risco? Para entrar a 1,48 quantas regras de trading violou?

eu estou fora, mas se entrasse, talvez fosse curto

Já agora se o Allen comentasse, agradecia, ele que é o "mestre" deste assunto. Obrigado

cumps
Anexos
edp3101.jpg
edp3101.jpg (112.21 KiB) Visualizado 1100 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

EDP

por Fernando dos Aidos » 2/2/2003 2:20

Caro TimeOut,

O colorido dos gráficos do winwaves é extremamente apelativo por isso tomar decisões só por eles é extremamente perigoso.

Hehehe, não precisa de se preocupar com o "disclaimer" comigo, embora eu entenda que é bom alertar a generalidade das pessoas que olha para o seu gráfico.

Devo confessar que gosto imenso de ver esses gráficos, e que penso que sim, que podem ser usados para confirmar uma entrada num título.

Relativamente à EDP, embora o seu texto tenha ficado um pouco cortado, entendi que tem dois cenários iguais para o curto prazo mas diferentes no médio prazo.

De facto, as contagens apontam para isso. No primeiro caso temos as primeiras ondas de um movimento impulsivo para cima e no segundo as duas primeiras ondas de um movimento correctivo para cima que deverá terminar com uma onda C ascendente.

Pessoalmente, eu penso que só depois da última OPV a EDP vai passar a negociar livremente (afinal, porque é que os compradores na OPV hão-de deixar subir o preço de compra????) e aí sim, deverá subir bem. Até lá... é difícil fazer prognósticos... mas não acredito em grandes subidas...

Já agora, por que motivo prefere a contagem que estabelece um cenário mais pessimista no médio prazo?

Um abraço

Fernando dos Aidos

PS - OK... não resisto: dz é double zig-zag não?

Registado: 5/11/2002 2:26

Mais umas pinturas

por TimeOut » 1/2/2003 22:47

Caro Fernando

O colorido dos gráficos do winwaves é extremamente apelativo por isso tomar decisões só por eles é extremamente perigoso.
Só depois de me convençer de determinado trade usando uma variedade de observações é que, talvez para ganhar coragem para a decisão final, utilizo o dito programa.
A contagem que coloquei no post é a que apresenta uma maior pontuação (118,3) de qualquer forma, aquela em que eu mais acredito é a que apresento em seguida com uma pontuação de 95,7. As diferenças no curto prazo são nulas, no médio prazo não como o Fernando, bom conheçedor das ondas, deve compreender.

Imagem

Nestas coisas das contagens há sempre as duas hipóteses (up and down) e portanto o meu stop a 1.45 neste trade, perfeitamente compreensível com o gráfico seguinte que constitui a onda de probabilidade de todas as contagens possíveis com pontuação >=60:

Imagem

Para a Pata e para o Marco António:
Obrigado pelas observações favoráveis ao trabalho. Mas espero que não pensem que estive todos estes dias agarrado ao computador a tirar valores de minuto a minuto sem almoçar :) . É que aconteçe que durante o dia a actividade profissional impede-me de saber até se a EDP está a subir ou a desçer :cry: É tudo trabalho de serão e, nas filtragens, o Bill Gates trabalha para mim e faz essa parte :wink:

por Pata-Hari » 1/2/2003 19:34

Também achei muito interessante a abordagem, e sobretudo a paciência e o detalhe de recolher dados intradiários e de os filtrar...!

Confesso que me encheu de vontade de ir olhar para a edp com atenção.

Muito obrigado, timeout
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

EDP

por Fernando dos Aidos » 1/2/2003 19:06

Caro TimeOut,

Gosto imenso de ver os seus "gláficos cololidos" como diria o Jin :wink: .

Do que referiu recentemente, associado à figura com a contagem de Elliott está um número que, de certa forma, mede o grau de confiança da contagem. Poderia dizer qual o valor correspondente a essa figura e se há alguma contagem com um grau de confiança razoável (que, segundo me recordo, era superior a 100) que preveja uma descida?

Devo, no entanto, esclarecer que, em minha opinião, a EDP é uma acção com um péssimo comportamento técnico e que a aplicação das ondas de Elliott se revela, em geral, bastante difícil.

Um abraço do

Fernando dos Aidos

PS - Na PT, o cenário que apresentou veio a revelar-se correcto! :wink:

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 1/2/2003 19:03

Interessante perspectiva e trabalho bastante esse da recolha dos dados intradiários porque os resultados são no mínimo curiosos.

Por falar em curiosidade, estava precisamente a pensar colocar um <i>update</i> à EDP pois já não falo dela há algum tempo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

EDP - Uma outra abordagem

por TimeOut » 1/2/2003 18:56

Desde dia 16 que tenho a paciência de recolher os dados intraday relativos à EDP. Com base nestes dados, que possibilitam uma análise de volumes minuto a minuto, e utilizando o excel, construi os gráficos de volume que apresento abaixo e que penso demonstrarem que após o mínimo verificado a 29 a força tem sido sempre compradora.

1º gráfico: OBV minuto a minuto

Imagem

2º gráfico: Idem tendo filtrado todos os volumes inferiores a 200.000

Imagem

Penso assim poder concluir estarmos numa zona de acumulação e constituir uma entrada no (actual) mínimo histórico uma posição confortável desde que não apareçam na próxima semana vendas fortes como as verificadas no dia 28 e manhã de 29.

Para quem se quiser entreter com a folha de excel que serviu de base à construção dos gráficos deixo o link abaixo

http://timeout.no.sapo.pt/estudos/EDPOBV.zip

NOTA: Estou longo em EDP a 1,48. Uma das razões que motivou a entrada foi o gráfico abaixo:

Imagem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 208 visitantes