Caldeirão da Bolsa

Há manipulação do Citibank nos preços dos TWs??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Logo que possa venho esclarecer como tudo se processa!

por Esbanjador » 31/8/2006 22:31

Não me esqueci deste tópico.

Informei-me e logo que tenha disponibilidade de tempo suficiente virei esclarecer como tudo se processa.

Adianto apenas.
Há manipulação, mas pode haver dentro de uma certa margem legal.

No caso concreto, houve. E parece que terá sido observada a margem legal de manipulação.

Abraços,
Esbanjador :wink:
«Se não sabe por que é que pergunta?»

Registado: 19/11/2004 3:12

por charles » 30/8/2006 21:23

foi o proprio citi que me transmitiu isso, as cotaçoes nao dependem deles, e tem toda a logica, dependem do mercado onde são negociados esses instrumentos, inclusive segundo eles houve um intermediario nao identificado que há uns meses atras fazia a arbitragem dos tw w e ganhava no spread,nesta altura foi quando houve grandes reclamaçoes pois o mm desaparecia por muito tempo e reduzia as quantidades na sessão, por isso houve fortes reduçoes nas qt que antigamente eram de 100000 e neste momento no maximo encontras 10000 no mm, e nunca mais chegaram a ser as mesmas e as diferenças no spread chegavam a valores absurdos tipo 0.08 0.09 e mais, mas se queres que te diga depois deste assunto ja ter sido debatido aqui varias vezes as conclusoes nem sempre são muito exactas, mas vou tentar recuperar uns posts e deixo-te aqui

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 91&start=0

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=warrants

e este ultimo .....

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... t=warrants

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re: Há MANIPULAÇÃO do CITIBANK nos preços dos TWs??

por Esbanjador » 30/8/2006 19:58

charles Escreveu:....................................
Há que indagar:
:arrow: quem fornece as cotações ao site do Citi - se é a representação do Citi em Lisboa que controla a tal "maquineta/PC" ou se essas cotações do site têm origem noutro serviço do Citi em Lisboa ou no estrangeiro;

:arrow: quem fornece as cotações dos TWs do Citi à Bolsa.

aqui é ao contrário as cotaçoes reais saiem da bolsa para o citi...

Charles,
Agora não tenho tempo para esclarecer uns pontos que referiste. Só mais logo.
Por isso, por agora, só te pergunto se tens a certeza de que é a Euronext/a Bolsa que fornece as cotações dos TWs do Citibank ao próprio Citi e não o contrário, sendo que o Citi é que é o emitente dos TWs, é ele que fará os ajustamentos dos preços em função da volatilidade, da passagem do tempo (isto mais nos vanila do que nos turbos), etc..

Qual a fonte de onde recolheste essa informação?
Tens a certeza de que é como dizes?

Abraço,
Esbanjador

por charles » 30/8/2006 19:24

charles Escreveu:esbanjador esqueci-me de mencionar uma situação de hoje, que foi +- assim

call andava +- 1.60 1.63
put perto dos 0.56 0.59

de repente o dax cai cerca de 15 pontos o call subiu +- 10 pontos e o put subiu pouco mais que 0.03 0.04 centimos, isto por vezes é tão rapido que so dando a ordem e ela estando na bolsa se consegue executar numa situação destas pois ficas "ás cegas" quanto a cotaçoes, e mesmo que ela passa-se no streamer do banco e desses a ordem já não ias a tempo pois por fracçoes de segundos essa cotação já não existia no real time, mesmo que passa-se no streamer, isto porque de seguida em fracçoes de segundo o dax recuperou 8 9 pontos, isto pasou-se perto das 16:00

cumpt

queria dizer desceu e não subiu...e já agora acrescento que nos preços em real transacionados em bolsa o put muito provavelmente tambem deve ter oscilado os tais 10 pontos

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por charles » 30/8/2006 19:20

esbanjador esqueci-me de mencionar uma situação de hoje, que foi +- assim

call andava +- 1.60 1.63
put perto dos 0.56 0.59

de repente o dax cai cerca de 15 pontos o call subiu +- 10 pontos e o put subiu pouco mais que 0.03 0.04 centimos, isto por vezes é tão rapido que so dando a ordem e ela estando na bolsa se consegue executar numa situação destas pois ficas "ás cegas" quanto a cotaçoes, e mesmo que ela passa-se no streamer do banco e desses a ordem já não ias a tempo pois por fracçoes de segundos essa cotação já não existia no real time, mesmo que passa-se no streamer, isto porque de seguida em fracçoes de segundo o dax recuperou 8 9 pontos, isto pasou-se perto das 16:00

cumpt
Cumpt

por nikopol » 30/8/2006 19:02

Esbanjador Escreveu: Que - quando não há reclamações e se pensa que os investidores estarão mais distraídos - quem controla a citada "maquineta/PC" do Citi, em Lx, e fornece as cotações à Bolsa - quando acha conveniente, face às ordens que sabe estarem em negociação - MANIPULA as cotações da "maquineta/PC", alterando os valores que, no momento, as cotações dos TWs deveriam ter (em função apenas dos factores objectivos que intervêm na determinação daqueles valores), transmitindo-os MANIPULADOS/ALTERADOS à Bolsa de Lx.

Bem-vindo ao mundo dos market-makers... :mrgreen:

Já agora, sabes qual é o publico alvo deste tipo de produtos? :lol:

Registado: 31/1/2006 14:02

Re: Há MANIPULAÇÃO do CITIBANK nos preços dos TWs??

por charles » 30/8/2006 18:59

Esbanjador Escreveu:Telefonei para o Citi.
Garantiram-me que actualmente os preços em "real-time" do site correspondem sem qualquer diferença ao preço que é executado na Bolsa.

Desta vez, a correspondência entre os valores do site e os executados na Bolsa foi perfeita.

isto para mim é novidade, mas não estranho porque:

devo te dizer que tenho utilizado o citi ,depois de muitos meses sem o fazer devido ás cotaçoes não baterem certo com nada, o que me levou a fazer fortes reclamaçoes ao citi e agastar varias horas ao telefone devido a isto alias já aqui no caldeirao foi um assunto debatido

efectivamente nestas ultimas semanas retomei o citi como apoio para ver as cotaçoes pois o big tem tido paragens, tenho notado igualdade de preços entre o citi e o big, se bem que o big demora mais a fazer a actualização o que torna dificil apurar a cotaçao certa transacionada em bolsa

depois do que disseste agora entendo que haja essa coincidencia de preços qeu tenho notado, embora eu tenha dificuldade com exactidão dizer se é realmente uma coincidencia de 100% pois no big há preços que não passam pelo mybolsa e aparecem no citi,mas por vezes saltam valores que aparecem no citi e que não chegam a aparecer no big

vamos a 1 ex: imagina o bid e o ask no citi 1.55 1.58 e de repente muda 1.56 1.59 de seguida o citi torna a aos 1.55 1.58 e logo no segundo seguinte sobe para 1.60 1.63, isto tudo em segundos,

agora vamos ao big, é muito provavel e tenho notado isso, neste caso seria assim... cotaçao do big nos mesmos momentos que estaria nos 1.55 1.58 salta de repente para 1.60 1.63 e nao passa pelos 1.56 1.59 entendes :!: o mesmo é valido para uma descida quando nos é desfavoravel e ai é que eu acho que algo está mal, pois deveria oscilar perfeitamente com os valores do citi

pois se no citi a cotaçao esteve em determinado valor esse valor devia ser considerado na execução das ordens e isso não acontece na pratica,e eu já tive casos desses em que a cotaçao no citi bateu mais que uma vez no valor que eu queria e a ordem não foi executada,supostamente agora deveria ser executada se eles alteraram a informatica

o que eu estranho é o facto de me terem dito uma vez e não podem desmenti-lo numa reclamaçao que fiz é que se "tem telefonado de imediato "puxava-se" o preço para esse valor" :shock:, portanto concluo que em situaçoes pontuais podem fazê-lo

parece que valeu a pena as horas que perdi ao telefone a reclamar com eles sobre esta situação em concreto pois se realmente estiverem em tempo real começo a confiar mais no site deles, e diga-se como emitente não faz sentido que não seja assim, a historia dos preços anteriormente segundo explicaçoes deles serem informativos para mim era uma aberraçao do sistema informático

Há, portanto, aqui algo de muito estranho entre as relações «cotações da "maquineta/PC" dos TWs no Citi de LX - e cotações da Bolsa» e «cotações da "maquineta/PC" dos [b]TWs no Citi de Lx - e cotações do site do Citi»[/b].

não entendo quando falas no citi lx e no site do citi :!: , há dois?

Há que indagar:
:arrow: quem fornece as cotações ao site do Citi - se é a representação do Citi em Lisboa que controla a tal "maquineta/PC" ou se essas cotações do site têm origem noutro serviço do Citi em Lisboa ou no estrangeiro;

aqui é ao contrário as cotaçoes reais saiem da bolsa para o citi,dai eles anteriormente terem os preços a não bater certo com nada, eram meramente informativos

os negocios são realizados na bolsa, a grande questão na altura que coloquei ao citi foi porque motivo mantinham um site com luzinhas a acender e apagar quando os preços tinham diferenças por vezes de 0.05 0.06 com o real o que prejudicou seriamente muita gente, eu nessa altura comprava sempre a pensar em diferenças de 0.02 0.03 só assim conseguia dar ordens

A partir destes dois pressupostos poderiamos concluir:

:MANIPULADOS/ALTERADOS à Bolsa de Lx.

perante isto tudo e sem querer defender o citi parece-me que não deve haver "manipulação" visto se for conforme te disseram houve a preocupaçao de atender ás reclamaçoes e pôr o site de cotaçoes a trabalhar de forma real e assim sendo de forma transparente..parece-me...que a forma correcta de estar no mercado é esta e não outra com pseudo preços a bailar entre luzinhas verdes e vermelhas

a minha maior preocupaçao alem do que expus neste passado recente era o consecutivo desaparecer do mm que neste momento não se tem verificado da forma que se verificou quando houve aquelas correcçoes há uns meses atrás

mesmo assim não confio 100% nesses preços não pq os preços possam neste momento estar correctos ou não mas julgo que os bancos online têm responsabilidades graves em não terem os streamers a funcionar em real time ao segundo, o que leva precisamente a não confiar ns preços do citi pois podem não passar nos bancos, pelo menos é que eu nota diariamente

cumpt
Cumpt

por MarcoAntonio » 30/8/2006 18:23

Pela enésima vez peço que não coloquem títulos em maiúsculas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Há manipulação do Citibank nos preços dos TWs??

por Esbanjador » 30/8/2006 18:10

Caros colegas,

Estou praticamente convencido de que há MANIPULAÇÃO disfarçada dos preços dos TWs pelos emitentes, pelo menos - no caso que acabei de verificar - pelo Citibank.

Factos:

Dei uma ordem de venda do TW call 5.725 do Citi a 1,77.
Após as 14h00, o DAX atingiu os 5882 (nos CFDs) ou os 5.883 no cash.

No site do Citi o preço de compra do TW atingiu os 1,78.
Pensei que a ordem teria sido executada (era só a 1,77).
Não foi!!!

Telefonei para o Citi.
Garantiram-me que actualmente os preços em "real-time" do site correspondem sem qualquer diferença ao preço que é executado na Bolsa.

Verificaram que a minha ordem, a 1,77, lá esteve na Bolsa para ser executada, mas que o valor máximo atingido foi, por duas vezes, apenas o de 1,76.

Referi que vi no site o preço de 1,78.
Perguntaram-me se não me teria enganado... se não estaria a confundir com o preço de venda... o preço de compra teria sido 1,76.
Disse que não.

Fiquei sem efectuar o negócio.
Se o tivesse realizado, teria voltado a entrar "longo" quando o DAX veio aos 5860 e tal.

Após as 15h00, o DAX voltou aos máximos.
Atingiu 5883 (nos CFDs) ou os 5.884 no cash.
Mais 1 ponto do que às 14h00.

Desta vez - em que só houve a diferença de 1 ponto em relação ao anterior máximo das 14h00 -, já foi efectuado um negócio a 1,79, precisamente um ponto acima dos 1,78 que eu vira às 14h00.

Desta vez, a correspondência entre os valores do site e os executados na Bolsa foi perfeita.
E confere, perfeitamente, com o valor de 1,78 que eu vira às 14h00 - «14h00, DAX a 5.882/TW a 1,78», «15h00, DAX a 5.883/TW a 1,79».

Há, portanto, aqui algo de muito estranho entre as relações «cotações da "maquineta/PC" dos TWs no Citi de LX - e cotações da Bolsa» e «cotações da "maquineta/PC" dos TWs no Citi de Lx - e cotações do site do Citi».

Há que indagar:

Várias hipóteses se colocam quanto a esta questão.

:?: Mas vamos supor que o serviço do Citi em Lisboa que tem a "maquineta/PC" dos TWs é quem transmite as cotações dos mesmos à Bolsa.
:?: E vamos supor que as cotações do site do Citi não têm origem naquele serviço que tem a "maquineta" e que transmite as cotações à Bolsa, mas, diversamente, noutro serviço do Citi de Lx ou do estrangeiro, ou ainda que, atenta a programação do site, serão difíceis manipulações pontuais das cotações do site.

A partir destes dois pressupostos poderiamos concluir:

:idea: Que - quando não há reclamações e se pensa que os investidores estarão mais distraídos - quem controla a citada "maquineta/PC" do Citi, em Lx, e fornece as cotações à Bolsa - quando acha conveniente, face às ordens que sabe estarem em negociação - MANIPULA as cotações da "maquineta/PC", alterando os valores que, no momento, as cotações dos TWs deveriam ter (em função apenas dos factores objectivos que intervêm na determinação daqueles valores), transmitindo-os MANIPULADOS/ALTERADOS à Bolsa de Lx.

Colegas, não tenho meios, nem tempo, nem paciência para investigar esta VERGONHA, mas estou convencido de que a explicação da "coisa", que expus acima, não andará longe da verdade!

Cumps.,
Waster :wink:

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 219 visitantes