UE preocupada com a falta de competitividade de Portugal
1 Mensagem
|Página 1 de 1
UE preocupada com a falta de competitividade de Portugal
Comentário engraçado porque levanta as questões do número de horas de trabalho total e do quanto se produz por cada hora de trabalho. Nós passamos muito tempo a trabalhar e produzimos pouco. Os franceses parecem sofrer de outro problema: simplesmente querem trabalhar poucas horas.
A fonte é a tvi.
Os portugueses são dos que mais horas trabalham, mas são muito menos produtivos do que os norte-americanos ou os franceses. Alguns países da União Europeia começam a falar em alargar os horários de trabalho para que a economia da Europa consiga competir com os Estados Unidos e a Ásia.
De acordo com vários especialistas, os europeus trabalham menos horas por ano do que os norte-americanos e esse será um dos principais entraves para que haja uma aproximação da Europa à economia dos Estados Unidos.
Da União Europeia a 15 apenas os gregos trabalham mais do que os americanos e apesar de os portugueses serem dos que mais horas trabalham são muito menos produtivos do que os alemães ou os norte-americanos.
Uma situação que está a preocupar Bruxelas que quer encontrar soluções para aumentar a competitividade da economia da União Europeia, numa altura em que a concorrência mundial aperta, com a emergência de países como a China e a Índia.
Algumas empresas começam agora a pressionar os sindicatos para alargar o número de horas de trabalho sob a ameaça de deslocalizarem a produção. Perante este cenário também os governos começam agora a mostrar vontade de rever a legislação laboral.
A fonte é a tvi.
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Burbano, cali010201, m-m, malakas, navaldoc, OCTAMA, trilhos2006, Zecadiabo e 182 visitantes
