ERSE explica aos clientes domésticos como mudar de fornecedor de energia
A Entidade Reguladora do Sector de Energia (ERSE) vai enviar esta semana cartas aos clientes domésticos de electricidade com informação para decidirem se devem mudar de fornecedor.
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Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt A Entidade Reguladora do Sector de Energia (ERSE) vai enviar esta semana cartas aos clientes domésticos de electricidade com informação para decidirem se devem mudar de fornecedor.
A partir de 4 de Setembro o mercado de electricidade passará a estar completamente liberalizado, e por isso os consumidores domésticos poderão mudar de fornecedor de energia deixando a EDP Distribuição.
Para isso, a ERSE vai enviar cartas aos quase seis milhões de clientes domésticos esta semana, avançou o «Jornal de Notícias».
Actualmente a ERSE conta com cinco empresas registadas, a EDP, a Unión Fenosa, a Iberdrola, a Sodesa (parceria entre a Sonae e a Endesa) e a Enel.
Para além das cartas a explicar aos clientes o processo, a ERSE está a preparar um simulador «online» para ajudar o cliente a comparar os preços, mas a ERSE aconselha que os clientes apurem questões como a periodicidade em que receberá uma factura (no caso da EDP, é de dois em dois meses), as condições e os modos de pagamento, a duração mínima do contrato e penalizações pela rescisão antes do prazo, entre outros, adianta o mesmo jornal.
Uma das explicações que constam na carta que os clientes domésticos vão receber é que os fornecedores de energia vão ter toda a liberdade de cobrar o preço que entenderem, bem como fazer promoções regionais.
Para mudar de fornecedor o cliente terá de ir à empresa com quem quer assinar contrato, que depois o novo fornecedor trata do processo de cancelamento do contrato com a EDP. O fornecimento não deverá ser interrompido e o prazo médio previsto para a concretização é de 10 dias úteis.
O cliente não terá qualquer encargo com a mudança de fornecedor, adianta o jornal que explica que foram estabelecidos limites à troca. Um cliente não pode mudar de fornecedor mais de quatro vezes num espaço de 12 meses.
Quanto a facturas, cada cliente receberá apenas uma, apesar dos novos fornecedores usarem a infra-estrutura da EDP.