Página 1 de 1

MensagemEnviado: 11/8/2006 11:39
por npatriarca
Tá tudo a posicionar-se e a ganhar espaço de manobra para controlar um bocadinho, "o seu bocadinho"...

Eu sai da PT um pouco acima dos 10 e não estou arrependido, estes jogos de gente com "posses" são jogadas que nunca se sabe como acabam...

bons negócios a todos

opa da sonae à PT...com poucas hipóteses

MensagemEnviado: 11/8/2006 11:25
por iurp
No espaço de duas semanas
Telmex é o quarto accionista a aumentar a posição para cima dos 2% na PT
A Teléfonos de México (Telmex) passou a controlar, desde ontem, uma participação de mais de 3,4% do capital da Portugal Telecom, segundo o comunicado enviado pela operadora nacional ao regulador do mercado. Este é o quarto accionista a aumentar a sua posição para cima dos 2% no espaço de duas semanas.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt



Carlos Slim é concorrente da PT no Brasil
A Teléfonos de México (Telmex) passou a controlar, desde ontem, uma participação de mais de 3,4% do capital da Portugal Telecom, segundo o comunicado enviado pela operadora nacional ao regulador do mercado. Este é o quarto accionista a aumentar a sua posição para cima dos 2% no espaço de duas semanas.

A Telmex, a maior operadora da rede fixa da América Latina, através da Controladora de Servicios de Telecomunicaciones e do Banco Inbursa, elevou a sua posição no capital da operadora para os 3,406%.

A operadora mexicana é controlada por Carlos Slim, o terceiro homem mais rico do mundo, segundo a agência Bloomberg, que detém igualmente uma posição de controlo sobre a operadora móvel América Movil que tem vindo a ganhar quota de mercado à Vivo, a operadora móvel brasileira detida em partes iguais pela PT e pela Telefónica.

Carlos Slim, de 66 anos, é o homem mais rico da América Latina e o terceiro mais rico do mundo, segundo os dados da Forbes. Slim tem uma fortuna pessoal avaliada em 30 mil milhões de dólares (23,3 mil milhões de euros), obtida através dos seus negócios no sector das telecomunicações.

Com este aumento da posição accionista, a Telmex é já o quarto accionista a elevar a sua posição acima dos 2% no capital da PT, no espaço de duas semanas.

O Jornal de Negócios sabe que a Portugal Telecom fez contactos com 50 a 100 accionistas da operadora para apresentar a sua estratégia de defesa à OPA da Sonaecom. Destes contactos, 25 foram feitos na passada sexta-feira e também na segunda-feira.

A Ongoing Strategy Investments, uma «holding» com ligações ao grupo Banco Espírito Santo (BES), anunciou no passado dia 28 de Julho que ultrapassou o limiar de 2% no capital da PT, num investimento total de 220 milhões de euros.

Três dias depois, o empresário Joe Berardo – que já defendeu o desmembramento da PT – também ultrapassou a fasquia dos 2% no capital da operadora, passando a deter uma participação de 2,07% no capital da Portugal Telecom.

Na passada quarta-feira, o «hedge fund» norte-americano Paulson & Co. comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que passou a controlar 2,34% do capital da operadora.

Esta reforço accionista no capital da operadora poderá vir a influenciar o resultados da assembleia geral da PT (que a operadora confirmou ontem que vai convocar), na qual a Sonaecom procura a desblindagem dos estatutos da operadora para prosseguir a OPA em curso.

Na sessão de hoje, as acções da empresa liderada por Paulo Azevedo, a Sonaecom [Cot] seguiam sem variação nos 4,66 euros, enquanto que os títulos da maior operadora de telecomunicações nacional, a PT [Cot] subiam 0,4% para os 9,92 euros, avaliando desta forma a posição da Telmex em mais de 383 milhões de euros