Página 1 de 2

MensagemEnviado: 4/8/2006 11:46
por Jabba_Hut
para se perceber melhor a minha ideia:

transcrito do jornal de negocios online:

Sonae defendia em 2003 que cisão da PTM criava valor para accionistas da PT
Em 2003, a Sonae enviou um manifesto ao Governo de Durão Barroso em que defendia a cisão da PT Multimédia, dizendo que ela "criava valor para os accionistas da PT". Ontem, a Sonae criticou essa decisão, apresentada pela PT. Detalhes de um documento desconhecido.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro S. Guerreiro
psg@mediafin.pt



Em 2003, Belmiro de Azevedo queria a fusão da Sonaecom com a empresa que resultasse de um "spin off" da PTM. Em nome do centro de decisão nacional.
Em 2003, a Sonae enviou um manifesto ao Governo de Durão Barroso em que defendia a cisão da PT Multimédia, dizendo que ela "criava valor para os accionistas da PT". Ontem, a Sonae criticou essa decisão, apresentada pela PT.

O Jornal de Negócios teve acesso a esse documento de há três anos, cujo conteúdo era desconhecido, e onde se defende a cisão da Sonaecom com a PT Multimedia, em nome também dos centros de decisão.

O documento enviado em 2003 ao Governo de coligação PSD/PP de então defendia a cisão da participação do grupo Portugal Telecom na PT Multimédia, ou o destaque da participação da PTM no capital da TV Cabo, "seguida da atribuição das acções da nova sociedade resultante aos accionistas da PT".

"Para além de resolver os temas do interesse nacional de uma só 'assentada', a solução apresentada tem a vantagem de criar valor para os accionistas da PT enquanto que as soluções alternativas dificilmente conseguem evitar uma forte redução desse mesmo valor", defendia então o grupo Sonae.

Ontem, reagindo à apresentação do "plano anti-OPA" pelo presidente da PT, Henrique Granadeiro, que aumenta os dividendos a distribuir e avança com a cisão da PTM (medidas sujeitas ao insucesso da OPA), a Sonae afirmou que esta proposta destruía valor: "Essas propostas não são um presente para os accionistas da PT, antes pelo contrário, desvalorizam a PT", afirmou um membro da administração da Sonaecom à "Reuters".

Manifesto 2

O documento enviado em 2003 ao Governo de Durão Barroso era intitulado "Manifesto 2" e tinha como subtítulo a seguinte frase: "Pela criação de um grupo de telecomunicações inequivocamente português, na perspectiva da estrutura accionista e da localização do centro de decisão, capaz de contribuir para o desenvolvimento do sector global das telecomunicações em ambiente de saudável concorrência e apto para acrescentar valor inclusivamente junto dos accionistas do Grupo PT".

A Sonae indicava como demais virtudes da cisão da PTM a criação de "uma empresa cotada com uma dispersão accionista parecida com que a que apresenta o Grupo PT, embora com um reforço da posição dos grupos que detêm importantes posições minoritárias na PTM - v.g. BES, CGD e BPI".

Três anos depois, esse é precisamente um dos méritos listados por Henrique Granadeiro, presidente da PT, para a sua proposta. Entretanto, a estrutura accionista da Telecom é diversa, ficando o Banco Espírito Santo agora como o maior accionista da PTM, a par da própria PT. O BPI, recorde-se, vendeu entretanto a sua participação no capital da operadora.

Sonaecom quis fundir-se com PTM

A Sonae prosseguia: "A eventual posterior fusão desta empresa", que resultasse do "spin-off" da PTM, "com uma outra entidade nacional presente nos sectores de telefonia fixa, de telefonia móvel e da Internet (Sonaecom) faria surgir, por sua vez, um operador de telecomunicações com uma série de características que vão de encontro (sic) ao interesse estratégico nacional, para além de simultaneamente resolver importantes problemas e bloqueios do sector em Portugal".

O "Manifesto 2" dedicava depois extensas páginas a abordar primeiro os temas de interesse nacional e, depois, o tema do valor criado para os accionistas da PT "dando especial destaque à comparação com o caso da Dinamarca onde o operador histórico optou por lutar pela manutenção de quotas importantes na rede de telefonia fixa e na rede de cabo."

MensagemEnviado: 4/8/2006 10:47
por boxopen
scpnuno Escreveu:AlÔÔÔ terra! Alguém ouviu falar de galerias técnicas?
Propriedade do estado, das autarquias, de quem gostarem mais?
...
Quem pretendesse passar uma nova instalação, fazia-o.
Francamente, nunca entendi.

Nas pontes, são usados os caixões como galerias técnicas e á saída da ponte, cada um faz a sua vala?
Mas está tudo tolo, ou andam a brincar com o dinheiro do pessoal?

Deve haver alguma justificação, mas JURO que não sei qual é.

Eheheh
TODA a gente ouviu falar, ouviu; grande parte deles até viu... nas sebentas da Faculdade.

Nas pontes, olha que scpnuno... nem sempre é bem assim. Depende das pontes. Até em algumas bem recentes.
Hás-de reparar bem que em alguns pontões nas Auto-Estradas em que há condutas exteriores separadas.

Para falar verdade olha que também nunca entendi...
Principalmente depois de - por várias vezes - ter sido responsável por alguns cortes em fornecimentos,
devido à marcação visual das condutas do "adversário" não estar feita ou está-lo incorrectamente.
Olha... um dia num jogo do Sporting já nem sei com quem, ficou a cidade sem TV; outro, ficou "às escuras".

MensagemEnviado: 4/8/2006 10:32
por Jabba_Hut
É verdade,... é a coordenação que temos, embora não sejamos os únicos. Mas cara foreira, mas como é que as Visabeiras ( passe a publicidade) e outras "abridoras de valas" ganhariam o "paosinho"?

Em relação ao Tema de discussão:
"...
A Telefónica de Espanha, o maior accionista da Portugal Telecom, esteve ausente da reunião de ontem do conselho de administração da operadora, que aprovou o plano «anti-OPA» apresentado à tarde ao mercado.
..."
Ora não me digam que não havia nenhum nenhum jacto, avioneta ou lá o que fosse em Barajas, para alguem dar um saltito a Lisboa para a conferencia de imprensa!? Tudo de férias.!?!...

Hum... ná gosto disto.

JAbba_HuT

MensagemEnviado: 4/8/2006 10:05
por scpnuno
Se me permitem um ligeiro "afastamento" do tema central, eu acho que esta questão das condutas é de um amadorismo e um subdesenvolvimento atroz! Qual de nós é que não viu já andarem a abrir e fechar uma estrada (o remendo fica o que se sabe!) para meter uma canalização de água, por exemplo, e "meia duzia" de dias depois estarem a abrir no mesmo sitio para meterem gás?

AlÔÔÔ terra! Alguém ouviu falar de galerias técnicas? Propriedade do estado, das autarquias, de quem gostarem mais? que não obrigam a rasgar as estradas e/ou passeios cada vez que houver uma avaria? e em que o "dono" poderia cobrar um aluguer ou diacho a quem as utilizasse? Agua, electricidade, gas, cabo de cobre, coaxial, fibra optica, etc? E este problema de "monopolio" ficava resolvido á partida. Quem pretendesse passar uma nova instalação, fazia-o.
Francamente, nunca entendi.
Nas pontes, são usados os caixões como galerias técnicas e á saída da ponte, cada um faz a sua vala?
Mas está tudo tolo, ou andam a brincar com o dinheiro do pessoal?

Deve haver alguma justificação, mas JURO que não sei qual é.

Abraços

MensagemEnviado: 4/8/2006 9:55
por Jabba_Hut
Pois, o que de facto nos interessa agora é o "anunciosinho", e no que se refere á infraestrutura, obviamente que interessa toda no seu conjunto. O que eu quero salientar, é que, das duas, a mais apetitosa é a da PTM. Não estou a ver a Adc deixar as duas juntas novamente... seria baralhar e dar de novo, e deixar a Sonaecom na mema posição actual da PT. Quanto á rede Movel nem vale a pena falar, a situação é mais que obvia, 100% de acordo! Quiçá a ONI não saia beneficiada nisto tudo. Pelo menos já aumentou o seu valor potencial sem "mexer uma palha".

Jabba_Hut

PT the best business

MensagemEnviado: 4/8/2006 5:02
por Col
Não percam tempo com a lenga-lenga do spin off / dividendos, etc e preparem-se para o day after ao anúncio da AdC.

MensagemEnviado: 4/8/2006 4:26
por boxopen
Jabba,
Deixa tentar explicar a coisa com um exemplo:

Num mercado liberalizado tens duas empresas...
A empresa A tem condutas e cobre; a empresa B só tem coaxial que passa nas condutas da empresa A.

Pergunta: Sendo que não há intervenção reguladora, qual empresa é que estará sempre "na mão" da outra?
A empresa B até podia ter coaxial "em ouro"; paga é sempre o que a empresa A quiser por usar as condutas dela.

MensagemEnviado: 4/8/2006 4:00
por boxopen
Jabba_Hut Escreveu:O cabo coaxial proporciona uma largura de banda muitissimo maior que os pares de cobre
e essa "canalização já existe actualmente e não é mais que toda a rede coaxial da tvcabo
e que permite via tecnologia "wideband" passar "tudo e mais alguma coisa"
atraves dela até casa de todos os actuais clientes tvcabo (por cabo).

Isso é que faz "luzir" os olhos ao Sr. Eng Belmiro.

Eheheh...
Só se a idade lhe tiver feito "cataratas"!

Porque aquilo que lhe deve fazer "luzir" os olhos são duas coisas, por esta ordem:
- as infraestruturas (não o cabo/cobre que lá vai, mas sim as condutas em si!)
- a rede móvel (mas esta era fácil de ver, né?)

MensagemEnviado: 4/8/2006 3:42
por Jabba_Hut
Não é bem assim.. O cabo coaxial proporciona uma largura de banda muitissimo maior que os pares de cobre e essa "canalização já existe actualmente e não é mais que toda a rede coaxial da tvcabo e que permite via tecnologia "wideband" passar "tudo e mais alguma coisa" atraves dela até casa de todos os actuais clientes tvcabo (por cabo). Isso é que faz "luzir" os olhos ao Sr. Eng Belmiro.

Jabba_Hut

MensagemEnviado: 4/8/2006 2:12
por boxopen
Aliás, e já que falamos em "o que está em jogo", as minhas dúvidas seriam só duas:

- as infraestruturas (as "canalizações", aquilo que o Estado DEU ao preço da chuva) são da PTM?

- há algum impedimento legal à PT de instalar fibra em casa do cliente e fornecer - por fibra - TriplePlay?

Se a resposta às perguntas fôr NÃO em AMBAS as questões então o valor da PTM é "ZERO" (entre aspas)!
Mas, claro, só daqui a uns anos é que os "felizes contemplados" acordarão para a realidade, né?

MensagemEnviado: 4/8/2006 1:46
por boxopen
Vamos ver se consigo sistematizar:
(atenção que isto é um exemplo genérico)

Partindo de tua casa até à central o telefone PT vem em pares-de-cobre;
Partindo de tua casa até à central a TV por cabo PTM vem em coaxial.

Da central A até à central B o telefone PT vai por fibra;
Da central A até à central B a TV por cabo PTM vai por fibra.

A única questão que eu vejo no meio disto tudo é só em termos de largura de banda entre coaxial e pares-de-cobre.
Mas, em termos de investimento, é exactamente o mesmo a PT instalar fibra até casa do cliente,
como a PTM isntalar fibra até casa do cliente. O custo de uma e outra é o mesmo!

MensagemEnviado: 4/8/2006 1:34
por Jabba_Hut
não é essa a informação que tenho, mas provavelmente posso não estar tão informado como tu. Mas no que se refere a rede de cabo coaxial a propriedade está alocada á PTM e não á PT. E pese o facto de se poder uasr os pares de cobre ( do telefone corrente) para soluções genero "triple pay" ( vide SmarTV da Clix)os ACTUAIS assinantes da Tv por cabo têm contrato com a PTM e não com a PT (Isto directamente claro está). Aliás a grande questão desta OPA tem a ver com esta rede e não com a rede de pares de cobre.

Um abraço
Jabba_Hut

MensagemEnviado: 4/8/2006 1:12
por boxopen
Jabba_Hut Escreveu:O melhor disto tudo é a PTM, essa sim é que vale a pena.
Essa é que tem o cabo coaxial e a fibra. Tem " largura de banda" que nunca mais acaba.

Os pares de cobre da PT mesmo com a tecnologia DSL2+ e o tipo de "negócio"
a que está "agarrada" e nos moldes em que o faz, já está out. Viva a PTM!!!

Olá Jabba,
Fibra? Que fibra?
A fibra que a PTM tem é exactamente na mesma área onde a PT também tem.

Porque se falas em pares-de-cobre é porque te estás a referir ao roço final da distribuição.
E esse troço final no caso da PTM é feito em... exactamente, cabo coaxial!

Portanto, em termos de investimento baseado na tecnologia de entrega ao cliente,
ambas, PT e PTM, estão EXACTAMENTE no mesmo ponto. Aliás estão elas e as outras todas!

MensagemEnviado: 4/8/2006 0:44
por Jabba_Hut
Martins,
estavamos "escrevendo" sobre a iniciativa da PT e não sobre "os Belmiros". Não sou fã do Sr. Eng. Belmiro, mas tenho que admitir que a proposta da OPA é muitissimo mais interessante que estas tontices da Administração da PT para a empresa e para os accionistas. O melhor disto tudo é a PTM, essa sim é que vale a pena. Essa é que tem o cabo coaxial e a fibra. Tem " largura de banda" que nunca mais acaba. Os pares de cobre da PT mesmo com a tecnologia DSL2+ e o tipo de "negocio" a que está "agarrada" e nos moldes em que o faz, já está out. Viva a PTM!!!

Jabba_Hut

Re: PTC aprova spinoff da PTM a oferta de ações aos seus aci

MensagemEnviado: 4/8/2006 0:38
por joao5
Infoo Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR10219.pdf
No processo de spin-off da PTM, cada accionista da PT deverá receber 4 acções da PTM por cada 25 acções detidas da PT o que, tendo por referência o preço de fecho de 2 de Agosto de 2006 da PTM será equivalente a 1,47 euros por acção da PT.

Como é que isto se enquadra fiscalmente?
Para a PT é (mais) uma distribuição de dividendos aos seus accionistas - já que destes ñão receberá qualquer contrapartida para se desfazer deste activo que é o bloco de acções PTM que detém.
Não seria mais lógico aliená-las ao preço de custo aos accionistas PTC?
É que eu pessoalmente preferia pagar alguma coisa e não descapitalizar a PTC do que receber grátis e pagar impostos sobre o valor que o estado determinar.

MensagemEnviado: 3/8/2006 23:35
por R_Martins
Os baixos ordenados em Portugal, são no entanto a genialidades dos Belmiros deste País. Os Continentes a preço de cácá…
Ganhamos tão pouco que não nos permite pagar impostos. Seremos sempre pobres, sempre e quando este sistema perdurar…
Existem porém alguns «génios» que exprimem opiniões em tudo o que é sitio, que entendem por bem dizer que o Belmiro é que é, e se fossem todos Belmiros em Portugal, este País era rico.
Se o Belmiro apanhar a PT, eu vou-me fartar de rir. Mais: Vou telefonar todos os dias ao meu cunhado na Suiça, em moldes de Café-Virtual, e fartar-me de contar parvoíces, porquanto com o Belmiro na PT eu não vou pagar um tusto em telefone…pese embora a «ronquidão» do som via Internet que pode ser uma qualquer . com
Por vezes se fosses menos lavapratos ao Belmiro, é-ramos mais úteis ao futuro.
R. Martins

cont

MensagemEnviado: 3/8/2006 22:47
por Infoo
22:28

Granadeiro em entrevista na Sic Notícias

MensagemEnviado: 3/8/2006 20:38
por F.VIEIRA
Curioso é que se a OPA for aprovada a SONC não vai dar dividendos durante 5 anos e a PTC anda a dar a torto e a direito.Gestão mesmo desastrosa, do género "quem vier que feche a porta".Porquê a PTC até aqui nao dava quase nada se tem assim tanto dinheiro para distribui??
Cumprimentos

MensagemEnviado: 3/8/2006 20:31
por OPA
Guerreiro, os ideais socialistas nao tem nada a ver com esta conversa.

Vamo-nos abster de entrar aqui em picardias sobre ideais politicos, ok?

MensagemEnviado: 3/8/2006 20:02
por Guerreiro da Luz
Permitem que vos diga, esta iniciativa da administração da PTC é desastrosa numa perspectiva de gestão a longo prazo. Mas estes gestores de hoje pouco se devem importar pelo desastre da empresa a longo prazo. Ideais socialistas!

:cry:

Re: re

MensagemEnviado: 3/8/2006 19:12
por boxopen
Infoo Escreveu:qto a assinatura... abdicar dela não creio
mas a ptc já quiz "aboli-la" e converte-la em minutos de chamadas...
MAS a Anacom não autorizou porque considerou iniciatica anti-concorrencial...

Esse é um daqueles "MITOS" da PT... para não chamar o verdadeiro nome à "coisa"!
A Anacom "não autorizou", coisíssima nenhuma! A Anacom autorizar até AUTORIZAVA, só que...
A autorização OBRIGAVA a PT a vender o MESMO serviço à concorrência ao MESMO preço... ou seja, ZERO euros!

Vai daí aquele grupo de "crânios-das-Picoas" decide lançar o SPIN sobre a teoria da "Anacom-não-autoriza".
Aliás, o mesmo grupo de "crânios" que, entre baixar a assinatura para ganhar mais clientes,
prefere "dar" precisamente quantia semelhante aos accionistas, como se tal promovesse crescimento!

O problema nem é alguém fazer isso... o problema é serem pagos por terem tão "lúcida" iniciativa! :evil:

MensagemEnviado: 3/8/2006 16:58
por zé povinho
também me parece que esta conferência foi essencialmente para "mandar areia aos olhos" de muita gente

e mais do mesmo: promessas de quem pela 1ª vez se vê confrontado na sua posição dominadora perante os consumidores, mas ainda não convencida que o caminho é por aí.

como alguèm dizia no fórum: quantos clientes da PT não sonham poder deixá-la?
- que empresa é esta que vive feliz com essa situação???

re

MensagemEnviado: 3/8/2006 16:50
por Infoo
qto ao triple play.... é a evolução pr concorrer com os outros

qto a assinatura.... abdicar dela não creio mas a ptc já quiz "aboli-la" e converte-la em minutos de chamadas.... MAS a Anacom não autorizou porque considerou iniciatica anti-concorrencial

Se a Anacom obrigasse a PTC a "abrir" todas as centrais.... epá... a ptc q fizesse isso de converter em minutos ou em talões desconto do hiper

Aqui anda-se a atirar um pouco poeira pr as pessoas.... a PTC isto e aquilo... 1º q tudo a Anacom que obrigue, definindo as condições mais sensatas, a abertura de todas as centrais à concorrência.

MensagemEnviado: 3/8/2006 16:43
por zé povinho
em novidades admitiu a inclusão da voz nos serviços de cabo, e os serviços de Tv e dados no serviço fixo.

falou ao de leve na possibilidade de a assinatura do fixo passar a incluir, como bónus, uns minutos de paleio

MensagemEnviado: 3/8/2006 16:43
por Jabba_Hut
De uma forma ou de outra, o truque está em acumular PTMultimédia. Ai que cada vez estou a gostar mais disto :mrgreen: . Deus dê saúde a Sr. Eng. Belmiro que vai ter de pagar bem por ela ( pela PTM claro).

Jabba_Hut