Caldeirão da Bolsa

Bancos ganham milhões de euros com arredondamentos das taxas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pawn_pt » 3/8/2006 11:00

Pawn_pt Escreveu:Falam em mtos bancos e nunca referem a caixa galicia :p

comissão para liquidação do crédito à habitação: 0,50%.

despesas de manutenção: inexistentes.

etc etc :p

Esqueci-me de referir que não há arredondamento da taxa de juro na CG!

(Eu n trabalho na CG, nem ganho comissão com isto! Lol, somente penso tratar-se do melhor banco no que se refere aos Crédito à Habitação!)
De cêntimo em cêntimo se vai enchendo o mealheiro.

Registado: 20/1/2006 11:04

por Nunnus » 3/8/2006 10:57

DECO admite que arredondamento das taxas de juro seja «ilegal»

A DECO admite que o arredondamento das taxas de juro sobre os empréstimos concedidos pelos bancos portugueses possa ser uma situação ilegal e recomendou que os consumidores avaliem sempre o que estão a pagar.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

A DECO admite que o arredondamento das taxas de juro sobre os empréstimos concedidos pelos bancos portugueses possa ser uma situação ilegal e recomendou que os consumidores avaliem sempre o que estão a pagar.

O «Diário de Notícias» noticiou ontem que o arredondamento do valor das taxas de juro, com base nos cálculos da Associação Portuguesa dos Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin), as instituições bancárias têm ganho anualmente, no mínimo, cerca de 73 milhões de euros.

Contactado pela agência Lusa, o secretário-geral da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) admitiu tratar-se de uma situação irregular e defendeu que a situação seja rapidamente avaliada pelo Banco de Portugal.

"Não temos qualquer estudo sobre esta matéria, mas podemos dizer que a haver esse procedimento, a haver um arredondamento oportunista por parte dos bancos o assunto deve ser claramente analisado pelo Banco de Portugal que deve ter uma intervenção no sentido de penalizar os bancos que tenham este tipo de procedimento (à), que a ser verdade é ilegal e, do nosso ponto de vista, ilícito", defendeu Jorge Morgado.

O secretário-geral da DECO revelou que a associação não recebeu até ao momento qualquer tipo de queixa sobre esta matéria, mas aproveitou para aconselhar os consumidores a fazerem a sua própria avaliação.

"Se por um lado nos parece importante que o Banco de Portugal venha esclarecer a público esta situação, por outro lado têm que ser os próprios consumidores a avaliar o que estão a pagar e a ver se efectivamente essa é uma prática que está a acontecer", ressalvou.

Conselho idêntico deixou o vice-presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INDC), José Júlio dos Reis Silva, que ressalvou também não ter recebido até ao momento qualquer queixa por parte dos consumidores.

"A instituição sabe que a situação está a ser estudada pelo regulador, que é o Banco de Portugal, mas exorta todos os consumidores a terem uma atitude mais pró-activa, mais crítica em relação aos produtos que lhes são oferecidos, nomeadamente no sentido de compararem para perceberem as condições que lhes são oferecidas", defendeu.

O vice-presidente do INDC disse ainda que "há uma preocupação grande do instituto em relação a estas matérias", principalmente no que isso diz respeito "ao quadro de endividamento das famílias e de sobreendividamento dos consumidores" e garantiu estar disposto a levar a cabo acções de informação junto dos consumidores se se confirmar, por parte do Banco de Portugal, a ilegalidade da situação.

De acordo com o DN "se o cálculo [do arredondamento das taxas de juro] for feito com base num arredondamento de um quarto de ponto percentual, este ganho salta para 198 milhões de euros".

"Para o cliente, esta prática poderá resultar num custo total de 4.270 euros em toda a vida do empréstimo, de acordo com a simulação efectuada pela Sefin", acrescenta o jornal.

Citado pelo jornal, o presidente do Sefin garantiu que "não é a prática do arredondamento que está em causa, mas sim o facto de os bancos não discutirem com os clientes como o aplicam e qual o seu valor".
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

Bancos há muitos e inflizmente são necessários.

por sol » 3/8/2006 1:53

A imagem que tenho dos bancos, no seu todo é pessíma.
Bem sei q são sociedades comerciais. Mas isso só por si não pode justificar determinados comportamentos.
Eles não ganham só milhões no arredondamento dos juros, ganham milhões em tudo, e tratam em muitas situações os clientes como estupidos. Posso dar como exemplo o caso dos cartões, ainda há dias recebi um cartão multibanco e respectivo códico sem q tenha solicitado o mesmo, se isto não é abusivo não sei.

Fico satisfeito, felicito a associação de consumidores referida muito provavelmente, vou-me tentar informar em promenor ou até associar-me se necessário for, para poder beneficiar dos seus serviços, já agora se alguém tiver o contacto, fico grato, e a comunidade certamente agradece.

Aconselho, vigilância, máxima nas relações comerciais com os bancos e não só, por uma questão profissional tenho tido contacto com situações que não passam pela cabeça do mais criativo dos humanos, as vezes quando leio nos jornais certas situações de actuação das mais diversas autoridades deste País, dá-me vontade de chorar com tanta farsa e tanto faz de conta, e ter de "engolir" em seco tanta mentira e falta de honestidade por essas e outras tenho de concordar com JOSÉ SARAMAGO quando diz que a nossa democracia é meramente formal.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por charles » 2/8/2006 19:37

OPA Escreveu:Pois e Charles, falar de fora e facil, so estando na tua pele e que se sentem as condicionantes que te ligam ao Totta.

Mas la esta, sonda o mercado, quem sabe encontras ate melhores condicoes que o Totta nos dias que correm e livras-te de um cancro.

opa as condicionantes são simples é o mais barato por cada mil euros de emprestimo :lol: e nos seguros na primeira casa que comprei nem sequer tinha seguro de vida nunca me obrigaram a fazer, coisa que muita gente teimava comigo que nao podia ser...mas era :lol: embora eu o tenha feito

desta vez no novo emprestimo so necessito de fazer 50% na pessoa de um dos compradores, noutros bancos tem de sr a totalidade e alguns pedem os dois a 100% se nao me falha a memoria, outro banco exigia seguro de vida para os dois fiadores :mrgreen: portanto esta questao do emprestimo habitaçao tem de ser visto num todo, ja para nao falar das despesas de abertura de processos etc...

ora se o totta á partida tem por cada mil uma prestação imbativel mais baixa do mercado... penso que o unico banco que anda muito perto é o montepio....o ponto de partida inicial é esse depois tudo o que falei anteriormente acaba por cimentar a escolha

quanto aos problemas deixa andar a ver o que me respondem.....mas tambem digo sem nenhuns problemas aquilo funciona tão bem que os erros podem ser para os dois lados 8-)....enigma.... e possso estar com um bom ganho é que estornos de grandes montantes feitos duas vezes tambem são interessantes e eles nao ficam mais pobres como sei do que a casa gasta do lado de cá está melhor...lá está a culpa é dos computadores :roll: :wink: ....

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 2/8/2006 19:22

rei ricardo :lol: diz então qual a instituição que poderia ser alternativa e é um caso a estudar

1 abr
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por OPA » 2/8/2006 18:09

Pois e Charles, falar de fora e facil, so estando na tua pele e que se sentem as condicionantes que te ligam ao Totta.

Mas la esta, sonda o mercado, quem sabe encontras ate melhores condicoes que o Totta nos dias que correm e livras-te de um cancro.

Registado: 9/6/2005 11:19

por Lion_Heart » 2/8/2006 16:43

charles Escreveu:
OPA Escreveu:Charles, nao me estou a referir a vantagens publicitadas pelos prestadores de servico, neste caso o banco. Provavelmente o que o banco publicita e que encaixa os seus custos internos na transferencia. O que tu podes tentar negociar INDIVIDUALMENTE com o banco e que eles cubram os custos com o banco de origem.

Nunca negociei emprestimos, mas o principio e sempre o mesmo: nao tens nada a perder e podes sempre vir a ganhar...

Em relacao a questao do Totta que colocaste inicialmente, se fosse a ti ia ao balcao e prontamente dizia:
"estou insatisfeito com os vossos servicos, pretendo resgatar todo o meu patrimonio das minhas contas/aplicacoes."
Tenhoa a certeza que o gerente do balcao aparecia logo para perguntar o que e que se tinha passado e os teus problemas se calhar ate se resolviam no momento. Agora tens e de perguntar a ti proprio se vale a pena continuar no Totta ou mudar, depois do mau servico que te prestaram?
O teu problema e que, tal como disseste, desististe!

acredia em mim pura e simplesmente não funciona eu fui la conforme referi no meu post anterior e disse precisamente que mudaria o credito e quem me atendeu disse-me em jeito de função publica , escreva uma carta com as reclamaçoes ....baaaaaaa.....

so pode estar a gozar comigo entao eu estou la presente e ia pra casa escrever uma carta lololololo....é assim com eles é o minimo dos minimos....só lá tenho o credito porque como referi anteriormente de varios bancos onde fui nao consegui prestaçao mais baixa acho mesmo que eles são imbativeis na prestação

agora outra coisa são estes pequenos problemas que só servem ptra chatear e perder tempo

quanto a transferir para outro banco esta fora de questao ja fiz e refiz essas contas e nao ganho nada com isso.

Pois eu quase de certeza encontro uma solucão mais vantajosa do que a que tem. 90% certo disso!!!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por charles » 2/8/2006 16:37

charles Escreveu:estive ontem 1 hora no totta a
só a titulo de exemplo aqui ha meses lançaram despesas sobre uma suposta carteira de titulos que é inexistente...acabei por desistir embora ontem tenha feito mais uma tentativa para ver se resolvo estas falhas, e fui myself ao balcão deste banco....o surrealismo é de tal forma que escrevi uma carta a pedir para renegociar o spread da qual nunca obtive resposta, e tendo perguntado por essa carta no balcão a funcionaria diz-me ...áááá e tal não sou eu que recebo o correio ....e por isso não a recebi..... :shock: :shock:

contraponho---então mas vc não respondem a uma carta de um cliente--diz-me a sra. funcionaria----bem se calhar a carta depois deste tempo está no arquivo....só indo procurar......hehehhehehehh.....será que isto so me acontece a mim ou será que é geral.... :evil: :lol:

[u]somos o pais dos frogeaters[/u]
lololololo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

aliás escrever uma carta novamente ao fim de dois meses não responderam á 1ª, ha qq coisa que não funcionanao sei se é do balcão se é do totta no geral mas os problemas vêm de longe

se eu lhe disser que estive das 13:00 até ás cerca das 20:00 á espera de um representante do totta para poder fazer a escritura de venda da minha anterior casa ninguem acredita.....e com o comprador com os avaliadores dele em brasa e a dizer que se iam embora.....não posso de forma alguma dizer bem, tenho de dizer da minha experiÊncia pessoal

repito só la tenho o credito e ja é o segundo apesar disto tudo, medindo custos beneficios saio beneficiado pois a prestaçao e certas exigencias está longe de outras instituiçoes bancarias, não havendo ao que possa parecer qq contracenso em toda esta situação

um abraço e bons negocios, para mim nenhuns não ha big :evil:

um abraço
Cumpt

por charles » 2/8/2006 16:29

OPA Escreveu:Charles, nao me estou a referir a vantagens publicitadas pelos prestadores de servico, neste caso o banco. Provavelmente o que o banco publicita e que encaixa os seus custos internos na transferencia. O que tu podes tentar negociar INDIVIDUALMENTE com o banco e que eles cubram os custos com o banco de origem.

Nunca negociei emprestimos, mas o principio e sempre o mesmo: nao tens nada a perder e podes sempre vir a ganhar...

Em relacao a questao do Totta que colocaste inicialmente, se fosse a ti ia ao balcao e prontamente dizia:
"estou insatisfeito com os vossos servicos, pretendo resgatar todo o meu patrimonio das minhas contas/aplicacoes."
Tenhoa a certeza que o gerente do balcao aparecia logo para perguntar o que e que se tinha passado e os teus problemas se calhar ate se resolviam no momento. Agora tens e de perguntar a ti proprio se vale a pena continuar no Totta ou mudar, depois do mau servico que te prestaram?

acredia em mim pura e simplesmente não funciona eu fui la conforme referi no meu post anterior e disse precisamente que mudaria o credito e quem me atendeu disse-me em jeito de função publica , escreva uma carta com as reclamaçoes ....baaaaaaa.....

so pode estar a gozar comigo entao eu estou la presente e ia pra casa escrever uma carta lololololo....é assim com eles é o minimo dos minimos....só lá tenho o credito porque como referi anteriormente de varios bancos onde fui nao consegui prestaçao mais baixa acho mesmo que eles são imbativeis na prestação

agora outra coisa são estes pequenos problemas que só servem ptra chatear e perder tempo

quanto a transferir para outro banco esta fora de questao ja fiz e refiz essas contas e nao ganho nada com isso.
Cumpt

por CiscoKid » 2/8/2006 16:23

Sobre o Totta:

Tenho um crédito/habitação com pouco mais de 3 anos. Spread 0,60%.

Este ano tentei a renegociação do contrato, muito também porque queria um reforço de capital. Para este a primeira proposta foi de 1,50%. Alto demais.

Inicialmente tentaram esquivar-se a qualquer abaixamento. Solução: enviei carta registada e AR, alertando que tinha outras propostas de outros bancos (spreads entre 0,39% e 0,50% e ajudas para pagar a transferência).

Demoraram 3 semanas a responder. Tanto para o crédito original como para o reforço a proposta foi de 0,55%. Ridículo para o 1º, pois só a comissão para a alteração demoraria mais de 5 anos a esbater-se.

Não aceitei a proposta, porque tenciono, entretanto, escolher outro banco. Mas fica uma impressão: negociar custa pouco e pode trazer benefícios.

Só uma pergunta: em caso de transferência, para além da tradicional penalização percentual sobre o capital, qual será o valor aproximado com outros custos no banco de origem?

Registado: 5/11/2002 10:56

por PedroCGD » 2/8/2006 16:04

APAGARAM O MEU POST?!

Registado: 17/5/2006 14:46

por OPA » 2/8/2006 15:58

Charles, nao me estou a referir a vantagens publicitadas pelos prestadores de servico, neste caso o banco. Provavelmente o que o banco publicita e que encaixa os seus custos internos na transferencia. O que tu podes tentar negociar INDIVIDUALMENTE com o banco e que eles cubram os custos com o banco de origem.

por OPA » 2/8/2006 15:56

Charles, nao me estou a referir a vantagens publicitadas pelos prestadores de servico, neste caso o banco. Provavelmente o que o banco publicita e que encaixa os seus custos internos na transferencia. O que tu podes tentar negociar INDIVIDUALMENTE com o banco e que eles cubram os custos com o banco de origem.

por charles » 2/8/2006 15:11

eu acho que a assunção dos custos de transferência é publicidade enganosa , pois os custos que eles assumem não obrem de forma alguma certas despesas tais como emolumentos avaliaçoes encargos com escrituras etc.... se estiver enganado corrijam-me

bons negocios sem bigonline pelo menos sem stress :evil: :lol:
Cumpt

por OPA » 2/8/2006 15:04

Podem sempre negociar com o banco que recebe a transferencia do emprestimo, de forma a que este encaixe os encargos da propria transferencia.

Meus amigos, negociar com as instituicoes da bons resultados.

O mesmo caso com os seguros: Tenho o seguro x na seguradora y. Pouco antes de caducar faco um quote a todas as seguradoras de que me lembro e pergunto se batem a proposta original. Depois escolho a melhor das respostas e volto a seguradora original e pergunto se esta por sua vez, bate a melhor das propostas que recebi da minha pesquisa de mercado.

Isto funciona com tudo: PT, telemoveis, carros, electrodomesticos, emprestimos, cartoes de credito, contas bancarias, etc etc.

Se o vosso prestador de servico for competente, sabe que lhe custa menos manter o cliente por fazer pequenas concessoes deste tipo, do que o custo de captacao de um novo cliente atraves de operacoes de marketing.

Habituem-se a negociar!

por PedroCGD » 2/8/2006 14:58

Luis Ribas,
Estas enganado... na maior parte dos Bancos é 0% até 25% do capital em divida inicialmente. No proprio BES no precario esta 25%, mas o BES é flexivel... por exemplo o Barclays é mt rigido... nao alteram nada... é 25% e mais nada... é dos tais bancos que é só marketing... quando vais a ver, estas a ser comido por todo o lado...

por Lion_Heart » 2/8/2006 14:24

O problema é que ninguem transfere 50% de um credito habitaçao!Essa do 1% esta aonde?Existe algum decreto tipo o do arredondamento?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por luisribas » 2/8/2006 14:22

Bom Pedro, se não me engano, isso é geral em praticamente todos os bancos.
Pelo menos no Millennium e CGD é garantidamente assim, até 50% não cobram qualquer %.
Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por PedroCGD » 2/8/2006 13:59

Negociei com o BES que até 50% a penalização é 0.

Arredondamento de juros dá mais 73 milhões à banca

por Mrs Bird » 2/8/2006 13:56

Fonte: http://dn.sapo.pt/
Paula Cordeiro

O arredondamento das taxas de juro aplicadas aos empréstimos concedidos pelos bancos em Portugal geram, pelo menos, um ganho total anual de 73 milhões de euros. Mas só se se tomar em conta um arredondamento mínimo, de um oitavo de ponto percentual. Se o cálculo for feito com base num arredondamento de um quarto de ponto percentual, este ganho "salta" para 198 milhões de euros.

Estes valores foram calculados pela recém-criada Associação Portuguesa dos Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços Financeiros (Sefin) e fazem parte de um memorando entregue na semana passada ao governador do Banco de Portugal, como adiantou ao DN o presidente da Sefin, António Júlio Almeida.

Para o cliente, esta prática poderá resultar num custo total de 4270 euros em toda a vida do empréstimo, de acordo com a simulação efectuada pela Sefin (ver página ao lado).

"O arredondamento da taxa de juro é uma prática abusiva, que viola a Directiva Comunitária 13/93 e a sua transposição para o direito português, através do Decreto-Lei 220/95", refere aquele responsável da Sefin. Foi isto mesmo que esta associação denunciou na sua primeira audiência com Vítor Constâncio, tendo obtido "receptividade por parte do Banco de Portugal, que prometeu estudar o assunto", como disse António Júlio Almeida.

"Trata-se de uma cláusula contratual ilegal, uma vez que os bancos não negoceiam com os clientes o valor do arredondamento", explica o presidente da Sefin.

Com efeito, esta prática de decidir unilateralmente qual o arredondamento a aplicar à taxa de juro fere, no entender desta associação, princípios básicos dos dois diplomas acima referidos, como sejam o do equilíbrio contratual entre as partes e o da exigibilidade de negociação de cláusulas relativas ao "preço", isto é, às taxas de juro.

De acordo com a Directiva 13/93 , "uma cláusula contratual geral que não tenha sido objecto de negociação individual é considerada abusiva quando, a despeito da exigência de boa-fé, der origem a um desequilíbrio significativo em detrimento do consumidor, entre os direitos e obrigações das partes decorrentes do contrato".

Para o presidente da Sefin, "não é a prática do arredondamento que está em causa, mas sim o facto de os bancos não discutirem com os clientes como o aplicam e qual o seu valor".

O facto de esta alteração da taxa de juro ser sempre feita em alta e não para o valor "redondo" mais próximo "introduz um factor de desequilíbrio entre os interesses das partes que é sempre favorável aos bancos", salienta ainda António Júlio Almeida. E acrescenta: "Numa altura em que se fala tanto no crescimento dos lucros da banca é fácil perceber que esta prática é responsável por muitos milhões de euros desses mesmos resultados".

A Sefin pediu igualmente um parecer jurídico sobre a matéria, aguardando que o mesmo fique concluído, para posteriormente o entregar no Banco de Portugal.

Avançar para os tribunais

Depois de expor a questão ao Banco de Portugal, esta associação espera agora que a entidade de supervisão decida tomar alguma medida. Até lá, a Sefin afirma estar disposta a apoiar qualquer consumidor que decida avançar para tribunal por esta alegada prática abusiva. "Qualquer cliente bancário que tenha um empréstimo poderá fazê-lo, não correndo o risco de o seu contrato ficar nulo, só por ter uma cláusula ilegal", explicou. Recorde-se que esta foi a prática seguida em Espanha e que ainda decorre, com muitos milhares de consumidores a exigirem a devolução dos juros pagos em excesso (ver texto ao lado).

Em Portugal, os dois maiores bancos - Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Millennium bcp - praticam arredondamentos de um quarto de ponto percentual nos empréstimos à compra de casa, que representam, grosso modo, 80% do crédito concedido.

De entre as cinco maiores instituições, no BES, Totta e BPI a prática seguida é da subir a taxa até ao oitavo de ponto percentual acima.

Registado: 22/12/2005 11:53

por Pawn_pt » 2/8/2006 13:48

Falam em mtos bancos e nunca referem a caixa galicia :p

comissão para liquidação do crédito à habitação: 0,50%.

despesas de manutenção: inexistentes.

etc etc :p
De cêntimo em cêntimo se vai enchendo o mealheiro.

Registado: 20/1/2006 11:04

por charles » 2/8/2006 13:41

5% :shock: :shock: :shock: inacreditavel, eu no meu contrato tenho 2% mas segundo o que consegui saber a taxa so pode ser 1% no entanto estando o contrato assinado acho que é valido o valor que esta lá, é mais uma sem duvida.
Cumpt

por Lion_Heart » 2/8/2006 12:54

Outra coisa que também deve ser ilegal é a penalização que existe em alguns bancos para quem quer transferir o crédito habitação. Algumas instituições ja cobram 5%. Inacreditavel!!!Acho bem que a Sefin olhe para isso também!!!!

Lion_Heart

por charles » 2/8/2006 12:39

prestação mais baixa, todos os problemas que estão acontecer são inaceitaveis.

bpi millennium cgd big bes ...nunca me deram problemas desta natureza.
Cumpt

por Lion_Heart » 2/8/2006 12:34

Pois é amigo Charles, não sei se sabe mas existem pelo menos mais uns 20 Bancos comerciais em Portugal. Portanto só tem que mudar de banco.

Lion_Heart

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, afcapitao, Bing [Bot], boavista, bpcolaco, Burbano, darkreflection, Esquinas3, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, O Magriço, Simplório, traderh, TTM62, turbo team, yggy, Zecadiabo e 154 visitantes