
Enviado:
1/8/2006 0:10
por artista_
Eu sinceramente não faço a mínima idéia de quanto vale a PT mas que estou a torcer pelo "tio" Belmiro isso estou, principalmente pelo que diz no último parágrafo!

Enviado:
31/7/2006 23:52
por npatriarca
não podia concordar mais consigo, sem entrar em grandes detalhes numéricos e de valores em jogo, o caro colega de fórum é muito claro e tem uma visão muito de acordo com o que penso.
A Minha análise PT e à sua OPA

Enviado:
31/7/2006 23:09
por Afonso Barbosa
1 – Análise da Empresa
O grupo PT ou o grupo das bandeirinhas, pois são tantas as suas participações em diferentes empresas e nos mais diferente lugares geográficos. Mas o que têm essas participações em comum? São todas elas minoritárias e sem uma posição de controlo do negócio, o que quer dizer que só servem para dizer que a PT está lá, vá-se lá entender qual é a estratégia do grupo?
2 – Valor da Empresa e Contra OPA
A cotação da Vivo em 2006 já caiu 45%, os resultados são os conhecidos, a necessidade de investimento para a mudança para o GSM é significativo, a manutenção das duas tecnologias, GSM e CDMA, irá reflectir-se nos custos e por sua vez nos resultados e também no serviço que será pior pelas duas tecnologias a funcionar em simultâneo.
O valor das participações minoritárias (bandeirinhas) nos vários negócios é muito subjectivo pois está dependente de acordos para sociais.
O valor da PT é essencialmente o valor da TMN e o valor da PTM, já que o valor da Rede Fixa tem estado seguro pela situação de quasi monopólio, que irá terminar como tem sido as declarações do governo e do órgão regulador.
Desta forma o valor atribuído pela Sonae à OPA à PT é essencialmente aquele que irá ser gerado pelas reduções de custos pela via da junção da Optimus e da TMN.
Uma contra OPA nunca irá ser capaz de gerar essa redução de custos, e irá ser obrigada a perder uma das redes. Então como oferecer um valor superior a 9,50€, tem que ser muito imaginativos.
3 – Ganhadores da OPA à PT
O grupo Sonae, pois irá ou ganhar a OPA ou conseguir a separação das redes. O governo pois arranjou uma solução nacional para a PT, caso a Sonae vença a OPA.
4 – Perdedores da OPA à PT
O principal perdedor da OPA à PT é o BES. Ao ser o principal accionista português, um banco, tem uma relação de privilégio com o grupo PT sendo por essa razão muito bem pago pelos serviços que presta ao grupo; em segundo lugar ao BES nunca lhe passou pela cabeça que fosse realizada uma OPA neste momento e nem que fosse um grupo português a realizar essa OPA, esperava vender muito bem o campeão nacional à Telefónica com uma choruda mais valia.
Os tachistas – políticos, ex políticos, filhos, sobrinhos, enteados, amigos e até sabe-se lá quem, - que estão na PT, pois caso a Sonae vença a OPA já sabem qual é o seu futuro.