No Jornal de Negócios:
Participada da Brisa ganha exploração da Linha 4 do metro de São Paulo
A Linha 4 do Metropolitano de São Paulo, que vai ligar a Estação da Luz à Vila Sónia, será operada por um consórcio que reúne os concessionários dos metros de Paris e Buenos Aires, além de uma empresa que administra 15% das estradas privadas do Brasil, anunciou a agência AE.
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
A Linha 4 do Metropolitano de São Paulo, que vai ligar a Estação da Luz à Vila Sónia, será operada por um consórcio que reúne os concessionários dos metros de Paris e Buenos Aires, além de uma empresa que administra 15% das estradas privadas do Brasil, anunciou a agência AE.
O consórcio, denominado MetroQuatro, vai receber 75 milhões de reais em 48 parcelas até 2012 do governo do Estado para pôr em funcionamento e operar a nova linha de 12,8 quilómetros de extensão. O grupo compromete-se a investir 340 milhões de dólares em linhas, sinalização e comboios. Serão 14 comboios na primeira fase até 2008 e mais 15 a partir de 2012. O governo do Estado fica encarregado das escavações e construção das estações, obras em andamento em 27 frentes de trabalho.
A recepção dos envelopes e escolha da melhor proposta foi autorizada pela Justiça na segunda-feira, mas será preciso aguardar o julgamento do mérito do recurso para assinar o contrato e formalizar a escolha do operador da nova linha, a primeira de São Paulo a ter gestão privada, em parceria com o poder público.
Para garantir a concorrência, que contava com um outro consórcio interessado e que enfrenta a oposição do Sindicato dos Metroviários, o Metro montou uma operação de guerra e convocou os participantes com quatro horas de antecedência em relação ao horário de convocação oficial. «Chegámos às cinco da manhã para evitar o risco de piquete dos metroviários, que são contra a privatização», disse um dos secretários do governo envolvidos no processo, citado pela agência AE.
Os sindicalistas conseguiram entrar na sala de licitações do Metro, com faixas de protesto, mas não impediram a abertura dos envelopes com as propostas.
O consórcio vencedor é formado pela Companhia de
Concessões Rodoviárias (CCR), Montgomery Participações S.A., Benito Roggio Transportes S.A. (concessionário do Metro de Buenos Aires) e RATP Développement S.A (Metro de Paris). A CCR foi formada em 1998 pela Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Serveng-Civilsan e actualmente conta com a participação de cerca de 17% da concessionária portuguesa Brisa.
O grupo CCR controla seis concessionárias: Ponte Rio-Niterói, NovaDutra , ViaLagos, RodoNorte, AutoBAn e ViaOeste.
Na primeira fase, a linha iniciará a operação em 2008 com seis estações. A previsão é de que, na primeira etapa, a Linha 4 do Metro transporte cerca de 704 mil passageiros/dia.