...
Vanessa Escreveu:Boa tarde,
A negociação por chamada, usualmente conhecida por leilão, defende os investidores nos titulos de menor liquidez.
Em alguns mercados existem até chamadas semanais.
Como são valores mobiliários pouco liquídos e o número de ordens no mercado é bastante reduzido, o investidor que pretende comprar ou vender beneficia de um efeito leilão em que "expõem" a sua intenção, ou publicita, podendo outros investidores responder a essa intenção.
Por outro lado defende a cotação das próprias empresas na medida em que se um determinado investidor introduzir uma oferta totalmente fora do preço razoável, o mercado poderá ajustar o preço sem que se realizem operações.
Neste momento penso que já é possivel negociar durante 30 minutos ao preço resultante da chamada.
A Euronext e as próprias empresas deviam contratar Market Makers (à semelhança do que acontece nos warrants) que garantissem a todo o momento um preço de entrada e de saída.
A BIG actua como market maker de algumas empresas, mas penso que é um número reduzido, esta prática devia ser obrigatória para todas as empresas que não demonstrem liquidez.
cumprimentos,
Obrigado pelo contributo!
Gostaria no entanto referir que acho uma completa aberracao os pressupostos que possam levar a que este mercado exista.
Nao entendo como se podem colocar regras que em nada contribuem para o real valor de uma empresa cotada em bolsa.
Outra coisa incrivel, foi o momento que estas empresas comecaram a negociar no mercado por chamada, quando todas as accoes na bolsa portuguesa valorizaram bastante e que tudo levava a crer que estas empresas, iriam ver o seu volume diário aumentado.
Se como disse o Ulisses, isto foi uma despromocao a segunda divisao, acho que posso concluir que desde que passaram para o mercado por chamada, o volume é ainda mais baixo, a minha pergunta agora é: quais os requisitos para que estas accoes voltem a 1a. divisao???
Muitas perguntas e razoes existem, mas as vezes as regras e leis parecem ser criadas sem vantagens para os accionistas, ainda mais agora que tudo é tecnologicamente avancado e automatico.