No primeiro trimestre
Lucros da Cimpor crescem para 78,8 milhões superando estimativas (act.)
A Cimpor aumentou os lucros do primeiro trimestre em 33,3% para os 78,8 milhões de euros, superando as estimativas dos analistas. A contribuir para esta evolução esteve o desempenho da actividade internacional do grupo.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Cimpor aumentou os lucros do primeiro trimestre em 33,3% para os 78,8 milhões de euros, superando as estimativas dos analistas. A contribuir para esta evolução esteve o desempenho da actividade internacional do grupo.
Os resultados hoje apresentados comparam com os 71,6 milhões de euros estimados pelos analistas consultados pela Reuters.
As receitas do grupo avançaram mais de 20% quando comparadas com o mesmo período do ano passado, para os 405,9 milhões de euros, «com crescimentos relevantes (da ordem dos dois dígitos) em todos os países onde o Grupo Cimpor desenvolve a sua actividade (à excepção de Portugal)», de acordo com o comunicado enviado pela cimenteira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
«O incremento deste indicador foi particularmente significativo nas áreas de negócios do Egipto e do Brasil, onde – pelo efeito conjugado da evolução do mercado, da apreciação, relativamente ao euro, das moedas locais e, no primeiro caso, do aumento dos preços de venda do cimento – atingiu taxas de 66% e 42%, respectivamente», adianta a mesma fonte.
Os números do volume de negócios registado pela Cimpor superaram igualmente as estimativas dos analistas que apontavam para receitas no valor de 371 milhões de euros.
No que respeita ao EBITDA, a Cimpor registou um aumento de 25,6%, para os 138,6 milhões de euros, o que compara com os 124 milhões de euros estimados pelos mesmos analistas.
«Os resultados da Cimpor (com um aumento de 36,5%, antes de impostos) beneficiaram ainda da realização, nestes primeiros três meses de 2006, da mais-valia implícita na participação (minoritária) que o Grupo detinha na Cementos Lemona, cujo impacto no resultado líquido consolidado, após dedução de alguns encargos também de natureza não recorrente, foi de aproximadamente 6 milhões de euros», acrescenta a empresa no mesmo comunicado.
As acções da Cimpor [Cot] encerraram a sessão de hoje a cair 5,39% para os 5,27 euros, no dia em que as acções descontaram o dividendo de 0,19 euros que a construtora vai pagar aos accionistas