Página 1 de 1

MensagemEnviado: 23/5/2006 12:48
por Sir.Mourinho
Será que ainda não perceberam que nenhuma OPA vai ser concretizada..., e que foi tudo fruto de uma jogada para puxar os indíces para cima para mostrar confiança á multidão quando ela não existe que assim as privatizações do stado vão ser a valores mais elevados...
Já se esquecam quem financiou a campanha do Socrates??????? :mrgreen:

Acham sinceramente que a PT vale o que dizem se fosse assim ja há muito que uma operadora estrangeira a tinha opado e bem mais barata, e o BPI aquele preço é mais que um luxo, só perdeu $$$ quem quiz e quem não vê as coisas como elas são :shock:

MensagemEnviado: 23/5/2006 12:07
por Pulp Fiction
È sempre um risco entrar em títulos que podem ficar sem a Oferta. Não sei porque é que acham mais estranho no caso do BPI, talvez porque já todos meteram na cabeça que o BCP vai aumentar a oferta, será que vai, ou irá retirá-la?! ninguém sabe, mas as quedas do BCP e o facto do BPI estar agora a cotar a um valor inferior ao da OPA pode querer dizer, por exemplo, que o BCP retirará a OPA sobre o BPI (o PTP sempre disse que não pagaria mais pelo BPI e já se percebeu que por aquele preço não lhe vendem) e apresentará uma outra oferta na Roménia ou noutro país qualquer, o mercado considerará menos segura essa operação que a compra do BPI, daí as quedas! Enfim apenas um cenário entre muitos possíveis que poderão justificar os recentes movimentos, não convém pensarmos que sabemos perfeitamente o que se está a passar, acho que teremos surpresas em breve!

MensagemEnviado: 23/5/2006 2:10
por ptmasters
JB05FLOP Escreveu:Obrigado pela vossa opinião.
Não será lógico a Sonae ou o BCP (se ainda se mantiverem interessados nos seus alvos, ao preço a que lançaram a OPA) entrarem no mercado a comprar, assim que as cotações estejam abaixo do valor da OPA, facto que por si serviria de tampão à cotação, impedindo-a de baixar desses valores?
A leitura que faço, é que nesta altura já não há interesse nas OPAs ao preço que foram lançadas.
A pergunta que se impôe, é se é possível corrigir (para baixo) o valor oferecido. Isto é possível e legal?


Não existe é ainda as necessárias autorizações, para que as OPAntes possam prosseguir com as suas intenções.

Enquanto das intenções (aviso de OPA) não se passar para as concretizações (autorização e condições para a aquisição), o preço será ditado pelo mercado. Quem é que iria fazer de tampão? Se a OPA é a 9,40 e se não acreditar que haja contra-opa, porque vou colocar uma ordem de compra a 9,40?

A meu ver e, partindo da permissa que não existe inside trading, o facto das cotações hoje estarem abaixo dos preços da OPA, devem-se aos seguintes factores:

:arrow: o clima em geral é negativo, aumentando o receio, diminuindo o número de compradores (e removendo os eventuais entusiasmos exagerados);
:arrow: quem está a sair, é quem não acredita em contra-opas, e ao mesmo tempo, opta por fazer mais valias do que arriscar permanecer neste clima meio instável, e correr o risco ainda de haver uma surpresa de OPA cancelada...;
:arrow: quem pode entrar, também não está para arriscar meia dúzia de cêntimos, quer por eventualmente não acreditar em contra-opas, ou eventual receio de OPA não ir para a frente, e sujeitar-se a uma forte correcção;

Um abraço

MensagemEnviado: 23/5/2006 1:59
por ptmasters
Resina Escreveu:jb... A sonae pediu autorização a cmvm para baixar o valor da opa, falta ser aceite! Agora se é legal ou não isso não sei! Já coloquei essa questão, mas ninguem me respondeu.
"Se a opa foi lançada a 9.50, a Sonae pode adquirir acções a um valor inferior no mercado!?, ou será que tem de ser adquiridas a esse mesmo valor!??"


Resina,

A OPA foi lançada de facto a 9,50 mais dividendo (a sua soma perfaz o valor que a SONAE está disposta a oferecer pela empresa).

A partir do momento que a PT altera o dividendo (e por consequência o valor que a SONAE teria de pagar), parece-me (a mim e sem recorrer a qualquer espécie de suporte legal para o afirmar) legítimo que esta reveja o valor oferecido, de modo a que novamente a soma das partes prefaçam o valor oferecido inicialmente.

Depois quanto à aquisição, penso que se deve processar da seguinte forma (como eu a vejo): a partir do momento que a OPA é autorizada, a SONAE coloca uma ordem de compra de X milhões a 9,40 €, e quem quiser vender, vende.

Neste momento, o que a SONAE está autorizada a fazer é adquirir 10% da PT a um valor nunca superior ao da OPA.

1 ab

MensagemEnviado: 23/5/2006 1:20
por Resina
jb... A sonae pediu autorização a cmvm para baixar o valor da opa, falta ser aceite! Agora se é legal ou não isso não sei! Já coloquei essa questão, mas ninguem me respondeu.
"Se a opa foi lançada a 9.50, a Sonae pode adquirir acções a um valor inferior no mercado!?, ou será que tem de ser adquiridas a esse mesmo valor!??"

MensagemEnviado: 23/5/2006 0:36
por JB05FLOP
Obrigado pela vossa opinião.
Não será lógico a Sonae ou o BCP (se ainda se mantiverem interessados nos seus alvos, ao preço a que lançaram a OPA) entrarem no mercado a comprar, assim que as cotações estejam abaixo do valor da OPA, facto que por si serviria de tampão à cotação, impedindo-a de baixar desses valores?
A leitura que faço, é que nesta altura já não há interesse nas OPAs ao preço que foram lançadas.
A pergunta que se impôe, é se é possível corrigir (para baixo) o valor oferecido. Isto é possível e legal?

MensagemEnviado: 22/5/2006 22:52
por ptmasters
Exacto Oeiras,

Confesso, que tentado também tenho andado tentado a entrar uns cêntimos abaixo, só para fazer esses cêntimos. Mas para compensar, precisam de ser uma boa quantidade de acções, e sinceramente, dado o "ambiente", também me parece muito arriscado arriscar (passe a redundância) um bom capital em troca de cêntimos...

Depois parece que anda por aí gato escondido de rabo de fora...

Prefiro arriscar as potenciais mais valias que retiraria desses trades em TW...

1 ab

MensagemEnviado: 22/5/2006 22:44
por Oeiras
Não sei o que está por trás, mas nestes dias tenho apenas negociado BPI, por sorte hoje saltei no 5,77 uma compra feita na semana passada um pouco abaixo, estive tentado a entrar, ainda tentei os 5,63 mas o AB7 ao pedir tantos códigos fez-me atrasar a operação e lá voltaram para os 5,70 depois foi o que se viu, fecho abaixo dos 5,70.

Concordo que pareça um investimento seguro, mas até estes poderão não ser, o despenhamento do BCP poderá trazer atrás algumas consequências, e como já foi dito, se a OPA não for avante, aí será uma queda a pique, talvez quem hoje tenha saído não queira arriscar mais, pois de todos os títulos o BPI ainda se vai aguentanto, mas hoje mostrou fragilidade surpreendente.

MensagemEnviado: 22/5/2006 22:21
por pedras11
Para mim é um desconto pelo tempo/risco das operações.... salvo o BPI que está em saldo :mrgreen:

MensagemEnviado: 22/5/2006 22:20
por pedras11
Para mim é um desconto pelo tempo/risco das operações.... salvo o BPI que está em saldo :mrgreen:

MensagemEnviado: 22/5/2006 22:05
por ptmasters
Confesso que também considero estranho.

Contudo, pensemos assim, se o mercado não se encontra favorável, pode ser com que muitos não acreditem em contra-opas (ao verem todas as quedas em redor, não é o "melhor" ambiente para se ir em "euforias" e do género "vale mais que isso") e não entram a comprar (única razão para entrar a valores de OPA ou acima deles, mas não me parece que o risco / benefício compense) e outros tantos começem a recear que "as OPA's" não avançem, e perante o actual cenário negativo, prefirem fazer mais valias...

No caso do BPI em especial, não sei por quê, mas dá a sensação que ali anda mais do que aquilo que se vê...

1 ab

Cotações abaixo dos valores das OPAs

MensagemEnviado: 22/5/2006 20:50
por JB05FLOP
O BPI juntou-se ao grupo PT, a negociar abaixo dos valores das ofertas de aquisição...

Será isto lógico? Quem fez as OPAs, pode retirá-las e fazer uma nova com valor abaixo? Realmente ninguém quer apanhar facas, por isso só se vê vendas, mas comprar PTM abaixo de 9 euros não será investimento seguro? Ista atá sabendo que a oferta pela PTM foi "pouco generosa"...

Gostava de saber a vossa opinião