bem...ok vou aceitar a sujestão do scpnuno e vou dar uma volta
abraços
abraços
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=48960
castelbranco Escreveu:ora bolas ó marco aqui não disseste que a euforia era geral?
MarcoAntonio Escreveu:Castelbranco, talvez por já ter assistido a duas euforias não consigo ver agora mais do que uma amostra de euforia...
![]()
É por isso que dizia a certa altura: será que já se passou assim tanto tempo para os investidores (não sei bem onde encaixa o termo «negociantes» que utilizaste neste último post) se esquecerem do que realmente é uma euforia?
Bolhas e pequenas euforias há sempre, mesmo durante um Bear Market (durante o Bear Market por exemplo existia uma no imobiliário). Mas são apenas sectores e em contextos específicos que não chegam a ter uma dimensão global.
Na bolha das tecnologicas, na fase eufórica e ao contrário do que referes, a euforia era geral e os índices (mesmo os generalistas) subiam fortemente com volatilidades bem fortes.
E como já alguém aqui referiu (e eu também em muitas ocasiões) a volatilidade anda muito por baixo actualmente nos mercados (este dado é um dado objectivo)
castelbranco Escreveu:bem isso que dizes que em 2000 tudo subia de forma euforica não é verdade,
Keyser Soze Escreveu:a alta das commodities está a gerar pressões infacionistas, impulsionando a subida das tx de juro...uma correcção seria mais positiva que negativa para o resto do mercado...
devemos é analisar qual o "sector" que vai substituir as commodities se estas corrigirem violentamente
castelbranco Escreveu:bem o que eu quiz chamar á atenção para a questão das euforias e não euforias em mercados bull é o seguinte: há uma coisa que todos esquecem é de tentar perceber quais foram os sectores que fizeram o bull market, este bull market foi feito com materias primas, e é para elas que tem que se olhar para tentar perceber onde é que estamos e até onde poderemos ainda chegar daí o meu olhar atento para os mercados emergentes entendes agora ó marco?.
castelbranco Escreveu:em 2000 é claro que não ia olhar para as materias primas pois não eram elas que estavam a comandar o rally mas sim as tecnologicas percebes?
agora são as materias primas as rainhas deste bull assim, teremos que olhar para elas pois são aqueles mercados é que estão a comandar o bull então serão eles a dizerem-nos onde é que poderá acabar o bull ou continuação do bull
castelbranco Escreveu:espero ter explicado o meu raciocinio é claro que podem discordar dele mas é a minha convicção em como todos os bull markets tem um principio e um fim e mudam sistemactimente de comandante e é para o comandante que olho sempre e nunca para os que vão atras
castelbranco Escreveu:eu não diria isso, quando fala dos mercados em geral, porque os emergentes tem tido um desempenho forte e ganhos de larga percentagem,
castelbranco Escreveu: como tal é bem possivel desencadear-se uma forte correção com os mercados emergentes á cabeça,
MarcoAntonio Escreveu:A comparação parece-me exagerada. Por cá ainda existiu alguma euforia mas num contexto específico: as duas OPA's.
Já nos mercados em geral não encontro sinais de euforia, com uma subida que tem sido até relativamente lenta e pausada, intercalada por correcções, consolidações e pequenas lateralizações.