Caldeirão da Bolsa

E lá vai mais um selo...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ducklete » 18/5/2006 10:02

Quanto ao aviso, quando avisaram, as pessoas já estavam metidas em investimentos de pelo menos um ano e dos quais já não conseguiam sair.
 
Mensagens: 71
Registado: 13/10/2004 13:34

por ducklete » 18/5/2006 10:01

Teixeira dos Santos
Governo «não vai» compensar lesados na alegada burla dos selos
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse que o Governo não vai nem pode compensar os investidores lesados na alegada burla dos selos – que implica a Afinsa e Fórum Filatélico – e alertou para o facto de terem que ser os investidores a ser os primeiros supervisores dos negócios que fazem.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria Ana Barroso
mariabarroso@mediafin.pt


O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse que o Governo não vai nem pode compensar os investidores lesados na alegada burla dos selos – que implica a Afinsa e Fórum Filatélico – e alertou para o facto de terem que ser os investidores a ser os primeiros supervisores dos negócios que fazem.

As declarações do ministro das Finanças foram feitas à margem da conferência realizada esta noite pela Ordem dos Economistas e Deloitte sobre a reestruturação da banca europeia, uma iniciativa com o apoio do Jornal de Negócios.

Respondendo sobre se o Governo vai fazer alguma coisa para compensar as perdas dos clientes da Afinsa e Fórum Filatélico que possam ter ficado lesados na alegada burla, o ministro das Finanças disse que «o Governo não vai, não pode, nem deve fazer nada no sentido de compensar os investidores». Aquele responsável explicou que esse não é o papel do Governo e que poderia constituir um incentivo a que outras situações semelhantes sucedessem com mais facilidade.

Governo vai estudar quadro actual

Questionado sobre uma eventual alteração legislativa para prevenir novos escândalos financeiros como o dos selos, Teixeira dos Santos disse considerar que o quadro legal actual é «um quadro ajustado», mas adiantou que as Finanças já estão a trabalhar para confirmar este enquadramento e que os supervisores «irão ser contactados em breve», para se analisar se é preciso fazer alterações.

Teixeira dos Santos voltou a lembrar que estas sociedades estão fora da alçada da supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e do Banco de Portugal e que a sua actividade estava sedeada em Espanha e, portanto, sujeita em primeiro lugar à supervisão espanhola.

No entanto, deixou claro que «os investidores são os primeiros supervisores», cabendo-lhes avaliar sobre os investimentos que fazem e sobre a idoneidade das entidades onde investem. O ministro das Finanças lembrou ainda que, apesar dos avisos feitos pelas autoridades de supervisão nacional, «houve investidores que insistiram em investir».
 
Mensagens: 71
Registado: 13/10/2004 13:34

Re: E lá vai mais um selo...

por Pipoca » 18/5/2006 9:39

Bem… eu não me chamo Pata Hari, mas de qq forma aproveito para tomar a liberdade para responder a estas questões:

Anacart Escreveu:Está provado que o esquema era piramidal?

Só não vê quem não quer, mas não me vou alongar mais sobre isto…



Anacart Escreveu:Quando digo que num prazo de 20 anos a bolsa garante taxas de 8% estou a cometer uma fraude?

Sim. Está a realizar uma afirmação que não podes garantir logo, pode-se dizer que sim, que estás a agir de uma forma fraudulenta.



Anacart Escreveu:Qual seria na tua opinião a taxa que se poderia garantir(até tenho medo de dizer a palavra) 2%? 3%?

Podes garantir a risk free rate a 20 anos, que neste momento na Europa se encontra a 4.351…
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

E lá vai mais um selo...

por Anacart » 18/5/2006 8:47

Pata-Hari Escreveu:Omais cego sempre foi o que não quer ver...

Anacart, sem querer ser paternalista (mas vou ser, e peço perdão desde já – aliás, pareço o paulo teixeira pinto a dar conselhos a quem não precisa da sua ajuda), é uma pena que não consigas tirar do que sucedeu algo de útil. É chocante - juro-te que fiquei boquiaberta - que venhas nesta altura do campeonato dizer que quem te chamou à atenção é irracional.


Pata,

Realmente algum paternalismo transparece… deve ser da foto que por certo era mesmo eu à uns anitos!
Já tinha decidido sair da AFINSA no final dos meus contratos (em Nov). Claro que devido ao barulho que se levantou á volta destas empresas este desfecho era inevitável simplesmente não pensei que pelo menos no caso da AFINSA a coisa ocorresse tão cedo. Na realidade como o Incognitus disse quando uma cair a outra vai também(neste caso cair é do verbo foi deitada a baixo). :)
Mas tudo isto está pouco relacionado com viabilidade do negócio/esquema que até pode ser ILEGAL por vários motivos!

Só não entendo algumas coisas:

Está provado que o esquema era piramidal?

Quando digo que num prazo de 20 anos a bolsa garante taxas de 8% estou a cometer uma fraude?

Qual seria na tua opinião a taxa que se poderia garantir(até tenho medo de dizer a palavra) 2%? 3%?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 164
Registado: 15/10/2005 9:36
Localização: V.N. Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Burbano, Carrancho_, cftomas, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, Lisboa_Casino, m-m, malakas, marijon2, mjcsreis, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, SerCyc, Simplório, Zecadiabo, zulu404 e 988 visitantes