Ora aí estão 2 boas oportunidades ...
Com participação da Iberdrola
Dispersão da Galp na bolsa em Outubro pode chegar a 24% do capital
A oferta pública inicial (IPO) da Galp deverá acontecer no início de Outubro podendo o capital a dispersar chegar aos 24% da empresa, disse Manuel Pinho.
--------------------------------------------------------------------------------
Ana Suspiro
asuspiro@mediafin.pt
A oferta pública inicial (IPO) da Galp deverá acontecer no início de Outubro podendo o capital a dispersar chegar aos 24% da empresa, disse Manuel Pinho.
Segundo o Ministro da Economia, Manuel Pinho, o Estado vai vender 20% nesta operação a que se poderá juntar toda ou uma parte da participação da Iberdrola, que controla actualmente 4% da Galp.
Relativamente à REN, Manuel Pinho reafirmou, à margem da inauguração das cavernas de armazenagem de gás da Galp no Carriço, Pombal, a vontade do Governo em realizar a dispersão em bolsa ainda este ano. «É desejável que aconteça este ano e estamos a trabalhar todos os dias para isso».
Questionado sobre se admitia a realização do IPO da REN sem que tivesse completada a integração dos activos de transporte de gás na empresa, Manuel Pinho, sublinha que o Estado não vai vender a REN em desconto.
Ainda no final de Abril, José Penedos, presidente da REN, afirmou que «defendo sustentadamente a privatização da REN há vários anos, só que considero que a sua dimensão deveria ser maior antes de entrar para a bolsa», ou seja, «só deveria ir depois de ter absorvido completamente o transporte do gás».
Em relação à intenção da Iberdrola manifestada hoje em estabelecer parcerias com a EDP, o ministro lembra que a empresa já tem parcerias com outras eléctricas, como por exemplo a Endesa, para projectos concretos, pelo que deixa a porta aberta a futuras parcerias, mas salvaguarda que a decisão será sempre da gestão da EDP.