Página 1 de 2

“Ganhar em Bolsa”, de Fernando Braga de Matos

MensagemEnviado: 21/5/2006 21:18
por NauCatrineta
Caro JN:

estou farto de procurar, e não consigo encontrar o livro do Dr. Braga de Matos. Será que não dá para me "orientares" uma cópia dos capítulos que tens?...
Agradeço desde já.
Cumps,
NauCatrineta

JN Escreveu:Nau,

Não percas tempo nem dinheiro, lê apenas este:

“Ganhar em Bolsa”, de Fernando Braga de Matos

Só tenho 5 capítulos do livro mas é o suficiente para perceber que este é um dos melhores livros que há sobre investimentos em bolsa. Despretensioso, honesto e conhecedor da realidade. Braga de Matos, estou à espera do seguinte!

MensagemEnviado: 12/5/2006 22:22
por valves
Dito de outra forma: quem entra para os mercados deve estar de certa forma disposto a perder pois isso faz parte do processo.



Eu acrescentaria ainda mais um ponto :

deve-se olhar para a carteira como não uma carteira de valores monetarios fixos mas como uma carteira sujeita a oscilações como as que vemos nos graficos dos titulos quanto muito se apurarão no final do ano as contas ...

MensagemEnviado: 12/5/2006 22:13
por MarcoAntonio
Resina Escreveu:Eu a ti aconselhava-te a ver o mercado de fora, correcções grandes se esperam! COm esse valor só invistiria num titulo, no passado gostava de investir em varios, mas os lucros tornavam-me minimos e as comissões comiam grande parte deles, hoje em dia tem de só num senão não tens rendimento nenhum, mas de qualquer maneira para ti o aconselhavel seria dois!


Mesmo num cenário de eventual correcção, eu não deixaria esse conselho.

Na minha opinião (e estou certo que haverão mais a concordar comigo neste ponto) os periodos mais difíceis como Bear Markets e Correcções (eventualmente significativas) são os melhores periodos para se aprender mais sobre os mercados. E aprende-se imensurávelmente mais com trades reais (mesmo que pequenos) do que com papertrading (trades virtuais).

E, a enfrentar esses períodos pela primeira vez, é bem preferível quando o investidor está a aprender e utilizando capitais reduzidos do que apanha-los mais à frente depois de períodos mais acessíveis (que por vezes tornam tudo aparentemente muito fácil) e quando o investidor já está muito mais exposto no mercado (e ainda que com alguma experiência, sem conhecer todos os ciclos do mercado).

Há outro ponto que gostaria de salientar: quem entra para os mercados tem de estar preparado e ter sempre presente a eventualidade de perder dinheiro. Obviamente, esse não será o objectivo mas não se deve entrar no mercado com receios de perder ou entrar com a certeza de que se vai ganhar (por exemplo num periodo de euforia em que aparentemente tudo sobe). Qualquer uma das posturas não me parece correcta, não permitirá o investidor evoluir e está condenada no longo-prazo...

Dito de outra forma: quem entra para os mercados deve estar de certa forma disposto a perder pois isso faz parte do processo.

MensagemEnviado: 12/5/2006 21:53
por Pata-Hari
(olha olha o moz!!! o tal desaparecido em terras de combate....! Jinhos para ti, pá! desgraçado!)

MensagemEnviado: 12/5/2006 19:57
por SuperPikas
Bem vindo,

Tem piada que eu tambem me vou iniciar nestas andancas. Faz agora 1 Ano em que comecei a estudar a Bolsa em part-time visto que trabalho o dia inteiro. Investi em 25 livros, e fui fazendo paper trading, conseguindo 32% de lucro num Ano. Claro que paper trading deve ser diferente do mundo real, pois uma pessoa fica com menos stress e arrisca mais. Abri agora conta no BigOnline com 1500€ para testar durante 1 ano. Eu sei que é muito pouco, ainda por cima agora que vamos entrar num ciclo bear penso que vai ser dificil pois apenas posso investir numa unica accao. O ideal é fazer um plano realista, e comecar com capital que não seja necessário pois o mais certo é começarmos logo a fazer asneiras
(Ninguem nasce ensinado, e eu posso ler muito sobre como andar de bicicleta, no entanto se não praticar não vou lá das pernas).
Leio todos os dias este Forum magnifico, e aprendo muita coisa com Forenses espectaculares como o Marco Antonio, Cem, Djovarius, The mechanic, Ulisses ... e muitos muitos mais.

Boa Sorte

MensagemEnviado: 12/5/2006 18:35
por MozHawk
Nau,

O ideal é ler umas coisas, ir acompanhando os mercados, fazer umas carteiras virtuais e depois decidir se valerá mesmo a pena ter o coração nas mãos por causa de umas dezenas de Euros.

Quanto a algumas sugestões de derivados, é giríssimo quando se ganha mas um forte amargo de boca quando se perde. E, normalmente, para quem não é batido (e mesmo esses), as probabilidades de ver o seu capital reduzir-se substancialmente são muito maiores do que o contrário.

Boa sorte.

MozHawk

MensagemEnviado: 12/5/2006 18:29
por Resina
Eu a ti aconselhava-te a ver o mercado de fora, correcções grandes se esperam! COm esse valor só invistiria num titulo, no passado gostava de investir em varios, mas os lucros tornavam-me minimos e as comissões comiam grande parte deles, hoje em dia tem de só num senão não tens rendimento nenhum, mas de qualquer maneira para ti o aconselhavel seria dois!

Re: não te preocupes

MensagemEnviado: 12/5/2006 18:26
por bolinha
nunomgsantos Escreveu:Cuidado com os BRIC, pois têm tido subidas suberdbas e não me admirava nada que corrigissem fortemente a partir do segundo semestre o que faria com que quando fosses resgatar os fundos tivésses surpresas desagradáveis, pois a maior parte deles são a 3 ou 6 meses.


Acabei ontem de fazer um REFORÇO no BRIC, tanto por sugestão de um analista da UBS, como pelo "personal advisor" da BEST.

dax e nasdaq (refferencia para pesquisa) caloiro

MensagemEnviado: 12/5/2006 18:17
por charles
NauCatrineta Escreveu:Caros 'caldeireiros':
acabo de me iniciar nestas artes e gostaria de aprender a caminhar pelos melhores trilhos. Embora começando com uma soma pequena (+/- 2400 euros), tive a sorte de ganhar logo algum dinheirinho com a subida significativa da Altri. Mas sei que não devo embandeirar em arco.
Assim sendo, onde é que me poderei instruir sobre estes assuntos? Há alguma bibliografia prática de apoio para quem está verdinho como eu?
Oxalá que sim.
Desde já agradeço o tempo que alguém me possa dispensar.
Cumprimentos,
'NauCatrineta'


bem 2400 euros investidos com alguma dose de sorte no dax nuns puts nos ultimos 3 dias , ja os tinhas transformado em 25 mi euros...em 3 dias...atençao investimento de risco com grande alavancagem..

mesmo que investisses 10% desse valor inicial terias duplicado os 2400 iniciais....portanto....a minha modesta opinião é que não faz sentido dizer que é muito ou pouco porque a reltididade está ligada este mundo dos mercados.....para uma pessoa um ganho de 100 euros num dia pode ser bom ou muito bom e para muitos um ganho de 1000 euros é pouco...portanto quando se emite opinião devemos descer um degrau e relativisar as coisas....isto não é critica a ninguem é simplesmente um modo de ver as coisas

informa-te no teu banco online , deve haver lá alguma formaçao online a explicar o funcionamento dos varios produtos, alem de acçoes há outros produtos mais interessantes, por exemplo warrants e turbo warrants, aconselho o dax e o nasdaq.....mas ......muito cuidado estuda os indices durante uns meses....

www.bigonline.pt

www.ljcarregosa.com

experimenta a plataforma demo para perceberes como funciona alguma duvida liga-me


bons negocios....

cumpt charles

( referencia para pesquisa... caloiro )

não te preocupes

MensagemEnviado: 12/5/2006 17:57
por nunomgsantos
ninguém tá irritado por certo (ainda n tinha participado), as birras ficaram esgotadas por uns tempos com a Afinsa!!! :oops:
2400 euros é o suficiente! quanto a mim para 2 títulos no máximo devido às comissões.
tem cuidado é ke não me areca que esta seja a melhor altura para entrares já no mercado às cegas, pois advinhasse correcção (se não coeçou já).
Quantos aos fundos julgo que tb são uma boa opção, principalmente, quanto a mim, os referentes às energias renováveis.
Cuidado com os BRIC, pois têm tido subidas suberdbas e não me admirava nada que corrigissem fortemente a partir do segundo semestre o que faria com que quando fosses resgatar os fundos tivésses surpresas desagradáveis, pois a maior parte deles são a 3 ou 6 meses.

MensagemEnviado: 12/5/2006 17:45
por Resina
Boas, posso dizer-te que comecei com um montante semelhante e muitos mesmo que não queiram admitir tambem o devem ter começado, primeiro poucos nascem ricos, segundo há aqueles que vão enriquecendo aos poucos! Cada um serve-se do que tem!
Os senhores que foram entrevistos na "sabado" começaram com menos! :lol:
Investir no estrangeiro funciona da mesma maneira de investir em portugal, a unica diferença é o preçario e não ter em muitas correctoras as cotações em directo, de resto o metódo é o mesmo! :lol:

MensagemEnviado: 12/5/2006 17:41
por NauCatrineta
Oh meus amigos (se me permitem tal intimidade): por favor, não arranjem problemas uns com os outros por minha causa! Eu sei que o meu montante de entrada... vale o que vale. Mas quer-me parecer que efectivamente, com alguma calma, preserverança e uma pitada de sorte, hei-de conseguir alguma coisa.
Mas, à parte da discussão, digam-me só mais uma coisa: já deu para perceber que vocês andam todos a 'brincar' nas bolsas internacionais. Mas como é que isso é feito? Compram por intermédio de bancos ou há maneira de lá chegar por nós mesmos, directamente? De resto esta pergunta também é válida para os negócios a nível da bolsa portuguesa. É que eu ando a fazer as compras por intermédio de um banco, que naturalmente cobra as suas comissões...
Já agora: alguém falava em começar pela compra de fundos. Ouve-se falar agora muito no 'boom' das economias orientais, como a Índia: há alguém a oferecer fundos com acções dos novos 'tigres' asiáticos? Quem, por exemplo?
Mais uma vez, muito obrigado por tudo.
Cumps, 'NauCatrineta'

PS - obrigado pelas dicas de bibliografia. Vou agora procurar alguns dos livros sugeridos.

MensagemEnviado: 12/5/2006 16:29
por MarcoAntonio
O creio que, não sendo o ideal, 2.400 euros são um valor suficiente para um início. Um valor razoável se o investidor não tem grande experiência e um valor aceitável se o investidor não dispõe d momento de outros valores...

Apenas sugiro que, com este valor e devido aos custos e comissões associados, não se aposte em mais de 2 ou 3 papéis em simultâneo o que implica algumas limitações ao nível da diversificação.

Mas que dá para começar e para começar a aprender, dá.

Obviamente é um valor a aumentar assim que possível pois em termos de longo-prazo vai ser difícil subsistir ou obter grandes resultados com esse capital. No entanto também gostaría de sublinhar a importância de não arriscar capital que eventualmente seja importante para o investidor (em especial quando este ainda está a começar e é relativamente inexperiente).

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:40
por Quico
GAB Escreveu:Queira desculpar mas investir/especular em bolsa com 2400€....é um tanto ou quanto IRREAL.

(...)

Investir em bolsa com essa carteira e se for no PSI20 .... não me parece interessante.


Are you "tóking" to me?! :evil:
|
|
V

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:39
por rnbc
Stratega Escreveu:Ó GAB, sinceramente até parece coisa de novato acabado de chegar... Atão 2400€ ñ é suficiente pra se começar a investir na bolsa??? :shock: :shock: :shock:


Não é o suficiente para investir directamente em acções duma forma diversificada, especialmente contando com as comissões, e ainda ter uma hipótese real de lucrar alguma coisa palpável.

Acho preferivel escolher 1 ou 2 fundos interessantes e ir estudando e brincando com carteiras virtuais.

Daqui por 3 ou 4 anos quando o mercado já tiver crashado e já estiver a subir outra vez e satisfeitas as seguintes condições:

- A pessoa em causa já tiver umas dezenas de milhares em fundos, porque supostamente foi poupada.

- As carteiras virtuais, provando a qualidade das escolhas feitas pela pessoa, tiverem rendido mais que os fundos.

Então nesse caso vale a pena investir directamente.

Caso contrário não vale a pena, acho eu.

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:35
por rnbc
Stratega Escreveu:Ó GAB, sinceramente até parece coisa de novato acabado de chegar... Atão 2400€ ñ é suficiente pra se começar a investir na bolsa??? :shock: :shock: :shock:


Não é o suficiente para investir directamente em acções duma forma diversificada, especialmente contando com as comissões, e ainda ter uma hipótese real de lucrar alguma coisa palpável.

Acho preferivel escolher 1 ou 2 fundos interessantes e ir estudando e brincando com carteiras virtuais.

Daqui por 3 ou 4 anos quando o mercado já tiver crashado e já estiver a subir outra vez e satisfeitas as seguintes condições:

- A pessoa em causa já tiver umas dezenas de milhares em fundos, porque supostamente foi poupada.

- As carteiras virtuais, provando a qualidade das escolhas feitas pela pessoa, tiverem rendido mais que os fundos.

Então nesse caso vale a pena investir directamente.

Caso contrário não vale a pena, acho eu.

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:33
por The Mechanic
The Mechanic
Caro Naucatrineta ,

Como és novo nestas andanças , acho que precisas de bons concelhos de investimento .


... este gajo ainda por cima é analfabeto .
Deves querer dar o Concelho de investimento de Sintra , se calhar !!!


Um abraço ,

The Mechanic

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:24
por ZéInveste
[quote="JN"]Nau,

Não percas tempo nem dinheiro, lê apenas este:

“Ganhar em Bolsa”, de Fernando Braga de Matos

Apesar de não ter ficado só por este, penso que é um excelente inicio!!!

Quanto mais informação maior leque de escolha, só tens de tentar retirar o melhor de cada livro, o que por vezes não é facil pois nalguns casos há pouca coisa que se aproveite.

Sempre a aprender...

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:21
por The Mechanic
Caro Naucatrineta ,

Como és novo nestas andanças , acho que precisas de bons concelhos de investimento .

Reconhecidamente , em termos de Bolsa Nacional , um dos maiores especialistas que te poderá falar sobre os termos técnicos , as tendências , a análise fundamental e acima de tudo como poderás investir o teu dinheiro é Joseph Antony . Procura informar-te e aconselhar-te com ele .
Entretanto podes ir começando por algo que não é facil , digo-te desde já que não é facil ,mas que te pode preparar para o futuro . É uma técnica muito utilizada por principiantes e que dá resultados que vão de certeza fazer mudar o teu modo de encarar a Bolsa .
Com esta técnica , daqui a uma semana ou estás aqui a dar lições ou nunca mais ouvimos falar de ti .

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ight=bruta

Um abraço ,

The Mechanic

ps - Segundo o INE - Instituto Nacional de Estatística ,a seguir às Depressões , The Mechanic é a maior causa de suicídios em Portugal devido a concelhos relacionados com Bolsa de Valores ...

ps2 - Não ligues a isso de 2,400 Euros ser pouco para começar . Isso são bocas !! Casas , tens um filho , compras 6 acções da Google e sentas-te . Quando ouvires alguem chamar-te " Bisavô! Bisavô ! " levantas-te e por essa altura já tens mais de 2,700 Euros ... sem mecheres uma palha !!!

Novato

MensagemEnviado: 12/5/2006 15:18
por ZéInveste
Apesar de andar a estudar o assunto a alguns anos (4), As poupanças também não são muitas.

Apesar de não sermos grandes investidores, nem passarmos o dia a olhar para o monitor, não temos de ser descriminados pois o forum é publico, e o facto de aqui estarmos só significa que procuramos informação para melhor poder investir.

Caso contrário seriamos mais uns patos a seguir os conselhos dos bancários que salvo raras excepções não percebem nada de economia ou mercados financeiros.

Bons investimentos a todos.

ps: Não é a desencorajar novos investidores portugueses que vão fazer da nossa bolsa uma referencia!!!

Re: será que alguém tem paciência para um caloiro?

MensagemEnviado: 12/5/2006 14:50
por Keyser Soze
NauCatrineta Escreveu:Caros 'caldeireiros':
acabo de me iniciar nestas artes e gostaria de aprender a caminhar pelos melhores trilhos. Embora começando com uma soma pequena (+/- 2400 euros), tive a sorte de ganhar logo algum dinheirinho com a subida significativa da Altri. Mas sei que não devo embandeirar em arco.
Assim sendo, onde é que me poderei instruir sobre estes assuntos? Há alguma bibliografia prática de apoio para quem está verdinho como eu?
Oxalá que sim.
Desde já agradeço o tempo que alguém me possa dispensar.
Cumprimentos,
'NauCatrineta'



Guia do Investidor
CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
http://www.cmvm.pt/NR/exeres/27DB26EC-2 ... FEB599.htm

Introdução Análise Técnica
http://www.bancobest.pt/finsebanking/BE ... nualAT.pdf

MensagemEnviado: 12/5/2006 13:55
por Stratega
Ó GAB, sinceramente até parece coisa de novato acabado de chegar... Atão 2400€ ñ é suficiente pra se começar a investir na bolsa??? :shock: :shock: :shock:

Atão a bolsa é feita de grandes Senhores q reinam lá no seu feudo e o povinho q amoche e trate a terra, é?

Sinceramente, desiludiste mesmo...
Deves ser o Sousa Tavares q ganhou uns milhares bons lá no pitroil e agora subiu-te à cabeça.

Pra quem começa, qq quantia é boa e isso ñ faz da pessoa o "barbeiro" ou o "sardinha enlatado".

Ñ é o dinheiro q faz a pessoa, é a pessoa q faz o dinheiro.
(Sim, ainda sou crente na humanidade, se bem q ...)

Cumps e boa sorte nas acções Nau, q dessas ñ percebo nada, nem tão pouco quero perceber.

MensagemEnviado: 12/5/2006 13:29
por pcsilva
Meu caro GAB,

já agora, gostava que desenvolvesse sobre essas "condições/ferramentas". Estamos aqui todos para aprender...

MensagemEnviado: 12/5/2006 13:25
por JN
Nau,

Não percas tempo nem dinheiro, lê apenas este:

“Ganhar em Bolsa”, de Fernando Braga de Matos

Só tenho 5 capítulos do livro mas é o suficiente para perceber que este é um dos melhores livros que há sobre investimentos em bolsa. Despretensioso, honesto e conhecedor da realidade. Braga de Matos, estou à espera do seguinte!

MensagemEnviado: 12/5/2006 13:22
por DOW
Ai, Ai GAB... vejo que tu estás no Luxemburgo, aí 2.400 euros se calhar nem é o ordenado minimo, mas não te esqueças que em Portugal ainda é dinheiro e sempre é preferivel investir os 2.400 euros do que te-los parados ou num depósito a prazo, é certo que não dá para muitas compras, talvez investindo só em 1 ou 2 titulos no máximo, mas sempre é um começo...