Caldeirão da Bolsa

O afte rhours

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 10/5/2006 15:19

Antes de mais, penso que é importante perceber como nasceu o mercado de “After hours” nos Estados Unidos para que melhor se perceba o seu funcionamento actual. Há alguns anos atrás, numa altura em que o volume de transacções diárias aumentava rapidamente e o entusiasmo em torno dos mercados também, uma corretora norte-americana entendeu que talvez fosse interessante possibilitar que os seus clientes, depois do mercado fechar, pudessem continuar a transaccionar entre si, funcionando a corretora como intermediária dessas transacções.

Essa ideia foi um sucesso e mais corretoras copiaram esta ideia original e revolucionária. Passado algum tempo, as diversas corretoras perceberam que seria ainda melhor se unissem esforços e criassem um único mercado de “after hours” para os clientes dessas corretoras. Estava criada a primeira grande associação que começou a dar uma verdadeira dimensão ao “after hours”. Hoje em dia, praticamente todas as corretoras norte-americanas oferecem a possibilidade de negociação “after hours” e existem 3 grandes blocos de corretoras associadas para este género de negociação.

Por ser um mercado específico, diferente do normal e com regras próprias, as ordens dadas para o mercado normal não são válidas para o “after hours”. Uma vez que a liquidez no “after hours” é muito menor do que durante a sessão normal, não é permitido introduzir ordens “ao melhor”. Esta regra visa proteger os investidores que assim têm que dar ordens com limite de preço definido, impedindo-os de comprarem ou venderem a preços muito distantes daqueles que estão a negociar.

Penso que em Portugal nenhuma corretora permite negociar no “after hours” norte-americano. Pessoalmente, entendo que o interesse deste mercado centra-se em dias de divulgação dos resultados das empresas norte-americanas que – sobretudo as que estão cotadas no Nasdaq – costumam fazê-lo depois do fecho da sessão, fazendo com que o “after hours” seja espectacular com enormes variações nos preços dessas acções, ao sabor dos resultados e do que se vai ouvindo nas conferências de Imprensa.

Não nego a capacidade de atracção do “after hours” e a sua importância em momentos específicos mas, se tem conta numa corretora norte-americana, tenha cuidado ao negociar no “after hours” pois a reduzida liquidez transforma-o num local muito perigoso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

O afte rhours

por Old Trader » 10/5/2006 14:53

Como funciona o mercado de “after hours” nos Estados Unidos? As ordens dadas durante a sessão normal são válidas nesse período depois do fecho?

Abraços.
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 27/2/2003 15:03


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, SerCyc, Simplório, Zecadiabo e 165 visitantes