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MensagemEnviado: 5/5/2006 22:05
por Jabba_Hut
Defacto a noticia é de Abril, mas foi colocada em destaque ontem no Bolsamania, www.infobolsa.es e http://www.finanzas.com/ e nao é por acaso que o Editorial do Jornal de Negocios (Coluna do Sergio figueiredo) aborda o mesmo tema (cito):

O que têm em comum gerir auto-estradas em Portugal, o coronel Luís Silva e o novo governo italiano de Romano Prodi? A ligação é disparatada, porém existe.
Em primeiro, a entrada do ex-patrão da Lusomundo na Brisa. Não é de ontem. Mas foi ontem que ganhou uma dimensão de relevo. Ao duplicar a participação que já detinha na concessionária de auto-estradas, Luís Silva rompe o tecto dos 5% e passa a figurar no quadro dos accionistas com poder de influência nos destinos da empresa.

Evidentemente que ninguém, nem a família Mello, nem Luís Silva, jamais assumirá isto nem sequer em privado. Mas não restam dúvidas que o coronel é bem-vindo à Brisa.

O assunto seguramente que foi falado entre eles. O investimento é apresentado como financeiro, mas não seria incoerente com a atitude que, por exemplo, Luís Silva tem tido durante todos estes anos na PT.

O coronel ganhou, é verdade, bom dinheiro quando passou para o grupo de telecomunicações o império que havia erguido no sector dos media e entretenimento. E ganhou um papel na administração da PT. E, como a OPA em curso prova, não está lá para vender à primeira.

Seria estranho vê-lo agora vestir uma roupa diferente, tipo salteador da arca perdida, à espreita da tal OPA à Brisa de que tanto se fala simplesmente para arrecadar mais-valias. Não é pecado. Mas, tratando-se de quem é, seria estranho.

E aqui entra a segunda peça do encadeamento absurdo: Prodi, novamente primeiro-ministro de Itália. É que o seu governo está a lutar como pode (e, neste sector, um Governo pode muito) na implosão da fusão, amigável e «entre iguais», da «sua» Autoestrade e a espanhola Abertis.

Esta operação integra um movimento de concentração que agita o sector em quase toda a Europa. Portugal incluído. É, pois, difícil dissociar o avultado investimento de Luís Silva na Brisa dos persistentes rumores sobre uma oferta hostil lançada à concessionária nacional.

Não é possível provar alguma forma de concertação entre o novo «accionista de referência» e o «núcleo português» já formado, pelo menos, entre o Grupo Mello e o BCP – e que, unidos, controlam 40% do capital.

Mas é bom que a CMVM investigue. Para que não se volte a cair na situação «à BPI», em que agora ficou evidente a força do pacto entre sócios que controlam mais de metade do capital do banco. Sem que ninguém os tenha algures obrigado a lançar a OPA que a lei obriga.

Se a onda de fusões e aquisições bater à porta do nosso sector de auto-estradas, ficará claro o novo alinhamento na Brisa. Uma OPA não-concertada pode e deve ser travada pela «frente patriótica». Desde que através de OPA concorrente.

Ou, então, o Estado que assuma esse ónus. O regulador sectorial italiano, que lá manda a sério, avisou que, se a fusão avançar, rompe unilateralmente os contratos de concessão à Autoestrade – ou seja, «só» 70% de todo o mercado nacional.

O Governo português tem a mesma «bomba atómica» à disposição, se ocorrer uma mudança indesejada no controlo da Brisa. Seria igualmente mau. Mas, pelo menos, mais transparente.



Como pode verificar o amigo "infoo", o post está muito actualizado...
" .. a vêr vamos... como diz o cego"

um abraço aqui do planeta

Jabba_Hut

O Meu mealheiro. "BRISA"

MensagemEnviado: 5/5/2006 17:38
por sol
É um papel que vou observar na próxima semana.
Tenho algumas que já não sei quando as comprei, penso ter sido na última dispersão em bolsa. Não tenho ideia dos valores a que comprei...
São tipo aforro.
sol

re

MensagemEnviado: 5/5/2006 13:43
por Infoo
lol tiene un mes.. Jaba tio... pero donde tienas las ideas :)

bem, mas mesmo com resultados de 6ª feira mauzitos e analistas a torcerem nariz aos valores actuais do papel... esta coisa de esta semana vir ao de cima que o governo italiano poder mandar às malvas a fusão da Abertis com a Autostrade, faz renascer em alguns o caso de namoro "castellanos desean ligar con Brisa".....
...a ver se isso aguenta o papel
... 1ª desgraça seria o papel amuar e não aguentar suporte na zona dos 8,20

MensagemEnviado: 5/5/2006 10:54
por tiopatinhas
TRSM, o menino joga no Boavista :lol: :lol:
É assim, olho fino e pé ligeiro :lol: :lol:
Assim se pode especular e aleijar os pequeninos como eu :lol:
Um abraço

Re: Brisa . Rumor no país de "nuestros hermanos"

MensagemEnviado: 5/5/2006 1:31
por TRSM
Jabba_Hut Escreveu:Abertis podría estar interesada en Brisa

04/04/2006 - 10:58 - La compañía Abertis, está interesada en adquirir la concesionaria de autopistas portuguesa Brisa. Según informa el periódico luso Diario Económico, la empresa española se configura cada vez más como “potencial interesada en la concesionaria lusa”.

um abraço
Jabba_Hut


Esta noticia tem 1 mês, poís é de Abril ;-)

MensagemEnviado: 4/5/2006 22:39
por Jabba_Hut
Sim, de facto a noticia é do "periodico" portugues...bla bla,... o interessante desta noticia é ter sido muito divulgada hoje em espanha! Não me parece ter sido a Cinveste a comprar hoje. esses caramelos já têm o papo cheio faz tempo.

um abraço aqui do planeta

jabba_Hut

Re: .........................

MensagemEnviado: 4/5/2006 22:27
por R_Martins
AC Escreveu::-k uma noticia interessante.

AC



A noticía é do «...Según informa el periódico luso Diario Económico...»
R. Martins

MensagemEnviado: 4/5/2006 21:07
por pedras11
Uma OPA teria que ser muito bem paga. Já que três accionistas controlam a empresa......

Cinveste duplica posição
Luís Silva já controla mais de 5% da Brisa
A Cinveste anunciou hoje que reforçou a sua posição no capital da Brisa para mais de 5% dos direitos de voto. A «holding» do empresário Luís Silva, em menos de 4 meses, mais que duplicou a posição na concessionária de auto-estradas, uma empresa que considera «sólida e com potencial de crescimento».
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Cinveste anunciou hoje que reforçou a sua posição no capital da Brisa para mais de 5% dos direitos de voto. A «holding» do empresário Luís Silva, em menos de 4 meses, mais que duplicou a posição na concessionária de auto-estradas, uma empresa que considera «sólida e com potencial de crescimento».

Num comunicado a Brisa diz ter recebido a comunicação da Cinveste, onde esta empresa afirma que «adquiriu hoje 731.560 acções da Brisa, ao preço médio de 8,5192 euros».

Esta operação, que representou um investimento de 6,23 milhões de euros, possibilitou à Cinveste SGPS reforçar na Brisa para 4,235% do capital.

Em conjunto com as acções detidas pela Cinveste Finance, a «holding» de Luís Silva, que também é accionista da PT, passou a controlar 29.911.560 acções da Brisa, que equivalem a 4,99% do capital social e 5,08% dos direitos de voto.

A preços de mercado de hoje – a Brisa subiu 2,75% para 8,60 euros – a posição da Cinveste na Brisa está avaliada em 257 milhões de euros.

No início de Janeiro a Cinveste tinha anunciado que controlava 2% da brisa, tendo desde então mais que duplicado a posição. Com este reforço a Cinveste passou a quarta maior accionista da Brisa, depois do Grupo José de Mello, Pensõesgere e Abertis.

Tal como nessa altura, a Cinveste volta a explicar que investe na Brisa porque considera a empresa «sólida» e que «oferece potencial de crescimento e garantias de rentabilidade elevada».

.........................

MensagemEnviado: 4/5/2006 20:05
por AC
:-k uma noticia interessante.

AC

MensagemEnviado: 4/5/2006 19:40
por vieira
A OPA à Brisa faz-me lembrar a especulação que havia todos os anos do Beto ir para o Real Madrid :P

Todos compram a Brisa. É a Sacyr, é a Mota-Engil, é a familia Mello, é a Abertis... É certo que, tantas vezes o cântaro vai à fonte, que algum dia vai lá ficar! :|

Brisa . Rumor no país de "nuestros hermanos"

MensagemEnviado: 4/5/2006 19:34
por Jabba_Hut
Abertis podría estar interesada en Brisa

04/04/2006 - 10:58 - La compañía Abertis, está interesada en adquirir la concesionaria de autopistas portuguesa Brisa. Según informa el periódico luso Diario Económico, la empresa española se configura cada vez más como “potencial interesada en la concesionaria lusa”.

um abraço
Jabba_Hut