Topico interessante...
Não consegui abrir o pdf no entanto,
Em 1500, Ásia tinha 75% do PIB mundial e a Europa tinha basicamente o resto. Assim parece que o próximo século o século da Chinindia afinal não é tão surpreendente assim.
Pois não é de estranhar...quer em termos de extensão quer em termos de cultura civilizacional eram muito maiores.
- Portugal nunca teve uma economia muito forte, mesmo em 1600. a Espanha sim destaca-se nesse período.
Mesmo em 1600 ainda não se tinha descoberto ouro no brasil (só em 1690) A economia nunca foi forte, porque nunca servimos de verdadeira Metropole, eramos parte da semi-periferia onde os produtos oriundos das colonias eram reexportados para o Norte da Europa.
Alem disso a aposta no comercio colonial foi tão forte que a industria e as inovações agricolas foram em parte esquecidas, logo produtos alimentares e manufaturados tinham que ser importados a preços altissimos.
- Os USA só em 1950 é que conseguem ser a 1ª economia mundial, e qual é a 3ª? Se responderam Alemanha está errado, é UK.
Pois está errado... Porque o império britânico entrou em colapso definitivo a partir dessa década antes (até finais do século XIX e incios de do XX) era a "oficina do mundo" que fornecia tudo para todo o lado.
– A França sempre teve uma economia mais grande que a de UK até 1820.
mais grande = maior.
Não concordo de todo...em finais do século XVII Inglaterra começou a expandir-se economicamente e não veio a abdicar do lugar cimeiro até ao século XX.
Em 1913 as economias conjuntas da Europa (Ocidental) eram 45% maiores que a economia dos USA.
Daí que quando se inciou a I Grande Guerra todos os países e até os soldados, iam para a guerra como se fossem para um festa convencidos que qualquer um deles ia derrotar o outro em menos de nada.
Mais para quem poe uma fé cega no ouro fique sabendo que no brasil nos primeiros tempos em que se começou a explorar as jazidas a ceu aberto de ouro os mineiros tinham muito oiro mas pouca comida já que essa zona era uma zona de escassez relativa de alimentos ...
Para além disso os preços nessas zonas eram altamente especulativos...uma brutalidade se fossemos comparar com os dias de hoje, e além disso os ingleses deitavam-lhe a mão que nem uns gulosos, e o pouco que cá chegava D. João V enterrou nas igrejas, conventos, musicos e etc..a famosa talha dourada...deu cabo disto lol.