Página 1 de 3

MensagemEnviado: 1/5/2006 22:28
por Pata-Hari
" Dr. Ulrich critica a gestão do BCP mas ainda não explicou o porquê do investimento de 6,75% do BCP"


Por acaso explicou há alguns meses: acredita no negócio. Teria que ir procurar o artigo mas deve ter sido das ultimas entrevistas mais extensas antes da opa.

"Quem com ferros mata, com ferros morre!"

MensagemEnviado: 1/5/2006 22:12
por MITROLAS
Esta conversa está animada e portanto aproveito para deixar o meu contributo. Também estou no BCP bem lá em cima nos 2.68 e portanto tenho reflectido bastante sobre o que se tem passado.
1- os salários da administração do BCP são exagerados e tal só é possível por não existir um accionista de referência ou um núcleo duro. O que é estranho é que essa ausência de accionista permite por um lado estas situações lesivas para os accionistas como também torna o BCP o banco mais vulnerável a uma OPA na Península Ibérica. É o único banco em toda a península cujo maior accionista tem apenas 7% do banco.
2- o Dr. Ulrich critica a gestão do BCP mas ainda não explicou o porquê do investimento de 6,75% do BCP. Se o BPI era tão bem gerido e o BCP mal gerido, porque não comprou acções próprias do BPI a 1,75 eur na mesma altura em que investiu no BCP a 1,30? Paradoxalmente, o Dr. Ulrich é como a maioria dos analistas... faz o que digo não faças o que faço!! :mrgreen: E tem razão!!! Se tivesse investido no BPI a 1,75 eur, neste momento teria valorizado 240% bem mais do que o medíocre investimento no BCP que está a render apenas 86% de valorização!!!
3- é ainda estranho o BPI criticar a gestão do BCP e manter o investimento tão avultado na instituição. Está a prejudicar o seu próprio investimento, ou não vos parece? Se a moda pega, qualquer dia chego ao caldeirão e verei o JAS com acções da sua querida JM e a dizer que a gestão da JM é danosa!!! :mrgreen:

A atitude actual do BPI só é justificável como "resposta de raiva irreflectida e em desespero de causa".

Meus amigos, o BPI vai ser nosso!!!

Esses senhores do BPI vão sentir na pele o que andaram a fazer aos colaboradores do Banco de Fomento e Exterior.
"Quem com ferros mata, com ferros morre!"

e daqui a uns tempos.... o mesmo ditado se aplicará ao BCP.... :mrgreen:

MensagemEnviado: 1/5/2006 19:18
por pvg80713
Pata,
Concordo. Mas o WB está lá e eu não o conheço. Estou a ler um livro sobre ele e já o estou admirar. O JG, tenho o prazer de conhecer e ultrapassa todas as expectativas.
Um abraço

MensagemEnviado: 1/5/2006 17:43
por Pata-Hari
pvg, estava a ser irónica (daí ter-me esquecido). Por muito que queiramos, por muito orgulho nacionalistoico que tenhamos, não temos ainda ninguém que se compare ao Americano (nem nenhuma escola que se compare às boas deles). Nem mesmo o jardim gonçalves se compara ainda ao guru das finanças americano.

MensagemEnviado: 1/5/2006 17:11
por pvg80713
Pata,

Puxei para cima o tema que se esqueceu...

Os fees foi só para reafirmar que se calhar os administradores do Bcp nem ganham assim tanto.
Nós é que se calhar ganhamos pouco.
Foi também para tentar perceber (mos), a ansia para mim muito dubia, da necessidade do Banco comprar coisas ( ou seja, deve ser a Mckynsie que dá este conselhos, só pode, com o que cobra ! ).

Porque no final, e concordando com muita gente neste tópico, o BCP está a destruir valor da acção.

Agora até já chegamos ao ponto mais anedótico, há analistas que defendem que se a Opa tiver sucesso o preço da acção terá que descer devido ao aumento de capital necessário, e também que se não tiver sucesso terá que descer porque o valor do Banco não crescerá o esperado.


Cumprimentos

MensagemEnviado: 1/5/2006 16:10
por
Eu quero é resposta a esta pergunta:

Devo comprar já BCP, ou esperar até....digamos mais baixo?

Re: O problema de Portugal

MensagemEnviado: 1/5/2006 16:07
por Pata-Hari
pvg80713 Escreveu:Ja uma vez A Pata-Hari por eu ter mostrado ser um acérrimo defensor do Eng Jardim Gonçalves, assumiu, pensou... que eu era Opus ou coisa parecida...

Voltando ao problema. O BCP com os seus megaconsultores McKynsie ( este ganham ( o bcp paga a alguns ) 4000 euros ) ............. por dia !!!!!!!!!!!!!!!! acredita que está muito barato.
Acredita que por exemplo o Deutshe Bank, compra o Bcp por uns trocos e resolve vários problemas. Fica com uma grande presença em Portugal, Polónia, e Angola. O Bcp quer fugir desta ´mais que iminente compra', logo tem que fazer aumentos de capital. Para justificar os aumentos de capital tem que comprar coisas.
E sim aqui nós os accionistas estamos a perder valor .


PVQ, muito me contas, lol. Ou estou mesmo com alzheimer ou já nem me reconheço.

Não entendi o porquê dos consultores virem chamados à história nem a relação com as fees que cobram... conseguiste fazer-me totalmente perder o fio da meada.

MensagemEnviado: 1/5/2006 13:53
por TraderAT
Bom Dia


arnie Escreveu:são realmente bons, facilitam a vida da maioria das pessoas o problema é que existe situações que continuamos a precisar de ir ao balcão e quando lá vamos, ficamos horas à espera

basicamente, está a investir numa empresa onde os seus administradores são pagos principescamente, enquanto o valor da empresa pouco ou nada cresce, e o que cresce é com base de uma redução de custos que penaliza fortemente a prestação de serviços


99% de acordo!!

arnie Escreveu:um accionista, um investidor, jamais poderá ficar contente com uma empresa destas

trading no BCP, tudo bem, no problem, investimento a longo prazo no BCP, não muito obrigado, não dou o meu dinheiro para engorda de outros
um abraço
arnie


100% de acordo...e apesar de tudo já me rendeu alguns Euros :wink:

Cps a todos

O problema de Portugal

MensagemEnviado: 1/5/2006 11:35
por pvg80713
Ja uma vez A Pata-Hari por eu ter mostrado ser um acérrimo defensor do Eng Jardim Gonçalves, assumiu, pensou... que eu era Opus ou coisa parecida...

Voltando ao problema. O BCP com os seus megaconsultores McKynsie ( este ganham ( o bcp paga a alguns ) 4000 euros ) ............. por dia !!!!!!!!!!!!!!!! acredita que está muito barato.
Acredita que por exemplo o Deutshe Bank, compra o Bcp por uns trocos e resolve vários problemas. Fica com uma grande presença em Portugal, Polónia, e Angola. O Bcp quer fugir desta ´mais que iminente compra', logo tem que fazer aumentos de capital. Para justificar os aumentos de capital tem que comprar coisas.
E sim aqui nós os accionistas estamos a perder valor .

o problema de Portugal

MensagemEnviado: 1/5/2006 11:10
por pvg80713
Pensou......... Errou... Eu não sou funcionário. Sou cliente e accionista. Conheço sim muita gente deste e outos bancos.

Mas tem alguma razão, nos balcões é diferente dos serviços centrais onde a vida é melhor... Diferente. Os balcões nunca lá vão ao fim de semana.

Mas mantenho o fundamental da minha afirmação.

A questão da destruição para o accionista tem sido uma verdade preocupante e esta vontade de comprar qualquer coisa a qualquer preço ainda nos vai trazer mais desgostos.

MensagemEnviado: 1/5/2006 11:01
por pvg80713
arnie Escreveu:Bem, voltamos ao mesmo, trabalhadores da mesma empresa com versões totalmente opostas :|

MensagemEnviado: 1/5/2006 10:56
por arnie
pvg80713 Escreveu:Caro Arnie,
Os trabalhadores do BCP que fazem horas extraórdinárias teem uma coisa que se chama 'isenção de horário' que são mais 30% de salário a ser pagos 14 vezes por ano. Claro que este trabalhadores que se esforçam têm um bonus anual ( se forem bons ) + dois salários ou seja recebem 16 vezes por ano. Assim diga lá as manifestações de trabalhadores do BCP que já viu...
Penso que o roubo a que se refere, da administração também inclui os bonus a todos os trabalhadores.
Quanto à perda de valor das accoes... penso que tem razão, nos ultimos 5 anos não tem havidocriação de valor. Embora os aumentos no ultimo ano fossem animadoras.


Bem, voltamos ao mesmo, trabalhadores da mesma empresa com versões totalmente opostas :|

Por conversas que tenho tido com conhecidos que trabalham no BCP, a historia é totalmente diferente.

Os balcões fecham às 15h mas o trabalho prolonga-se até às 18h quando não há problemas, pois havendo, trabalha-se até às 20h e estas horas nunca são pagas, dizem-me eles

depois há a questão dos serviços automaticos

são realmente bons, facilitam a vida da maioria das pessoas o problema é que existe situações que continuamos a precisar de ir ao balcão e quando lá vamos, ficamos horas à espera

Quando o serviço piora a olhos vistos somente para melhorar alguns racios, fazendo com que os accionistas fiquem felizes com o aumento dos lucros tem que ter limites.

principalmente, aparentemente, quando esse aumento de lucros vai direitinho para os administradores

realmente, ninguem é obrigado a ser accionista do BCP, mas quem o é deverá ter algum bom senso e ver em que empresa está a investir

basicamente, está a investir numa empresa onde os seus administradores são pagos principescamente, enquanto o valor da empresa pouco ou nada cresce, e o que cresce é com base de uma redução de custos que penaliza fortemente a prestação de serviços

sou cliente do BCP à mais de 10 anos, nunca tive problemas com eles em termos de serviços mas verdade seja dita, em media, devo ir 1 vez por trimestre ao balcão, faço tudo por internet pois desde que o atlantico foi absorvido pelo BCP em termos de unir todas as marcas numa só, as centenas de clientes do balcão do atlantico que fechou pois ficava ao lado do então pinto e soto mayor passaram para esse balcão do sotto mayor sob o nome Millennium BCP e imaginem que ter centenas de cliente de 1 balcão era problematico, receber outras centenas do balcão ao lado passou a ser um pesadelo.

naturalmente que isto já foi à uns aninhos e a coisa agora está um pouco melhor no entanto, todos os dias entre as 12 e as 14h existe uma fila até à porta

e então no ultimo dia do mês é excepcional pois das 8:30 às 15h existe sempre fila até à porta pois as dezenas de emigrantes que lá vão para levantar o ordenado e outros para enviar este para os seus paises é de loucos

nesse dia há de tudo, sistema informatico a falhar, cheques não aceites, multibancos com problemas, enfim o delirio para os trabalhadores daquele balcão

este é o serviço prestado, esta é a redução de custos, esta é a politica de engorda dos administradores do BCP

um accionista, um investidor, jamais poderá ficar contente com uma empresa destas

trading no BCP, tudo bem, no problem, investimento a longo prazo no BCP, não muito obrigado, não dou o meu dinheiro para engorda de outros

um abraço
arnie

PS: e a pergunta que se coloca é se a OPA sob o BPI tiver sucesso? 500 metros mais à frente do balcão do BCP existe um do BPI. Se ele unir as marcas iremos ver novamente a união de mais algumas centenas de clientes. Vai ser giro vai. Durante os meses seguintes quem necessitar de ir ao balcão deverá ir para a porta às 6 da matina como acontece para se conseguir consulta num posto de saude

MensagemEnviado: 1/5/2006 9:58
por pvg80713
Caro Arnie,
Os trabalhadores do BCP que fazem horas extraórdinárias teem uma coisa que se chama 'isenção de horário' que são mais 30% de salário a ser pagos 14 vezes por ano. Claro que este trabalhadores que se esforçam têm um bonus anual ( se forem bons ) + dois salários ou seja recebem 16 vezes por ano. Assim diga lá as manifestações de trabalhadores do BCP que já viu...
Penso que o roubo a que se refere, da administração também inclui os bonus a todos os trabalhadores.
Quanto à perda de valor das accoes... penso que tem razão, nos ultimos 5 anos não tem havidocriação de valor. Embora os aumentos no ultimo ano fossem animadoras.

MensagemEnviado: 1/5/2006 9:47
por pvg80713
arnie Escreveu:é só para lembrar que a grande maioria dos trabalhadores dos bancos NÃO recebem as horas extraordinarias que fazem TODOS os dias

com administradores a roubarem dessa maneira

MensagemEnviado: 30/4/2006 21:23
por pedras11
arnie Escreveu:
falamos de pouca vergonha do sector publico mas o sector privado infelizmente mostra-se como sendo uma fotocopia do mesmo.


Accionista do BCP só é quem quer. Já no que toca a pagar impostos para remunerações a FP já não é bem assim.

MensagemEnviado: 30/4/2006 21:15
por arnie
é só para lembrar que a grande maioria dos trabalhadores dos bancos NÃO recebem as horas extraordinarias que fazem TODOS os dias

com administradores a roubarem dessa maneira, aqui, acho que uma greve por parte dos funcionarios do BCP seria um sinal claro que uma coisa é o ordenado de um administrador e suas regalias, outra coisa é o puro roubo

os proprios accionistas deveriam mostrar o seu desagrado para com esta politica de regalias

falamos de pouca vergonha do sector publico mas o sector privado infelizmente mostra-se como sendo uma fotocopia do mesmo.

quanto mais se puder roubar melhor. aliás, roubar não violando a lei, é sem sombra de duvidas aquele roubo que sempre compensará

Re: comentário

MensagemEnviado: 30/4/2006 19:41
por TraderAT
jotabil Escreveu:Caros
Também podemos pensar que este exórdio do tal jornal se insere na campanha anti-opa eventualmente lançada pelo BPI...e se calhar talvez seja esse o leit motiv de tais "jardas".
enha umas meias verdades para dramatizar.
cumps


...teoria da Conspiração... :?

Muito sinceramente, acham que o BPI teria algum poder sobre o Wall Street Journal para motivar o artigo em questão!! Acredito que esteja na brincadeira, :mrgreen: !

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:25
por josecarlosvalente
É simples, no passado podia ser mal gerido, no presente o que se passa é isto:

A componente variável passou a estar indexada ao desempenho das acções («total return»); ao ROIC («return on invested capital»); ao crescimento do produto bancário; à subida dos lucros e à redução do rácio «cost to income» (rácio de eficiência). Esta componente da remuneração não pode exceder 350% da remuneração fixa. Algumas das rubricas são comparadas com o desempenho do sector.

O banco tem ainda a componente plurianual, uma componente da remuneração que está limitada, para cada ano do mandato, a 250% da RFA e tem como objectivo «assegurar a sustentabilidade económica do desempenho do grupo, bem como a vinculação, em continuidade, dos membros do respectivo» conselho de administração.

A parcela plurianual está dependente do ROE («retun on equity»), do crédito mal-parado e do prémio de risco do banco (dependente da capitalização bolsista, do valor contabilístico, do ROE e das taxas de juro das obrigações)."
in "Negócios"

E pelo que sei eu considero óptimo para os accionistas do BCP a forma como estes no presente são avaliados.

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:23
por 654235
valves Escreveu:
O administrador do Banco Popular vivia com 650 €/mês e era membro da Opus Dei.


Bom vamos lá ver aqui uma questão :
existe liberdade religiosa em Portugal pelo que as pessoas são livres de expressarem livremente as suas crenças religiosas sejam elas A ou B. portanto sinceramente não dá para entender esta associação entre as opções religiosas de cada um e a OPA sobre o BPI ou aquilo que ganha A ou B Não dá mesmo para entender acho mesmo um pouco estranho e fora do contexto ...


Tenho que corrigir não eram 650 €/mês mas sim 600 €/mês. :mrgreen: :mrgreen:
Estou apenas a relatar um facto e como veio à baila este assunto todo sobre as remunerações e a Opus Dei, aproveitei.

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:19
por pedras11
valves Escreveu:...pelo que as pessoas são livres de expressarem livremente as suas crenças religiosas sejam elas A ou B. portanto sinceramente não dá para entender esta associação entre as opções religiosas de cada um e a OPA sobre o BPI ou aquilo que ganha A ou B Não dá mesmo para entender acho mesmo um pouco estranho e fora do contexto ...


:clap:

Ó Valves os clientes\accionistas BCP defendem a sua dama, os do BPI fazem o mesmo...

PS: Concordo que o tom da resposta do BPI foi demasiado agressivo para uma instituição dessa dimensão. :roll:

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:16
por valves
O administrador do Banco Popular vivia com 650 €/mês e era membro da Opus Dei.


Bom vamos lá ver aqui uma questão :
existe liberdade religiosa em Portugal pelo que as pessoas são livres de expressarem livremente as suas crenças religiosas sejam elas A ou B. portanto sinceramente não dá para entender esta associação entre as opções religiosas de cada um e a OPA sobre o BPI ou aquilo que ganha A ou B Não dá mesmo para entender acho mesmo um pouco estranho e fora do contexto ...

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:11
por Pata-Hari
Acho que o problema é ser mulher. Vou tentar mandar a do meu puto e faço já um forward sobre os ordenados futuros do fedelho :D

MensagemEnviado: 28/4/2006 21:07
por scpnuno
Uma pergunta:

Onde é que se apresenta candidaturas a administrador de banco? de qualquer um, menos daquele dos 650€/mês. Até digo que sou da Opus Dei, do SCP, do movimento Pró Liberdade nas Remunerações Variaveis, digo o que quizerem.
Agradeço a ajuda

Abraços

P.S. Pata, onde é que entregas-te a tua candidatura? pelo que vejo, não resultou :mrgreen:

MensagemEnviado: 28/4/2006 20:58
por Pata-Hari
berlucci, o facto é que passaram de, há dois anos, de 51 milhões de euros (ou eram 53?), a ditribuir por 11 administradores para 49 milhões a dividir por 9. Ou seja, aumentaram o valor por administrador. O que foi cerca de 4 ou 5 vezes mais do que foi distribuído às administrações dos outros bancos.

MensagemEnviado: 28/4/2006 20:57
por 654235
O administrador do Banco Popular vivia com 650 €/mês e era membro da Opus Dei.