Hoje, dia 11 de Maio, como se previa e aguardava, o DAX corrigiu.
2ª feira, como referi na altura, já se verificava uma divergência baixista ligeira entre o histograma do MACD semanal e os preços do DAX. A referida divergência, inferior a 1 ponto entre as duas últimas barras do histograma, manteve-se até ontem (dia 10).
Essa divergência, porque inferior a 1 ponto, apenas servia como "um semáforo amarelo" para nos pôr em estado de alerta.
Ontem, após o fecho, a divergência já era superior a 1 ponto do histograma.
Estavam, assim, verificadas 2 condições técnicas para o semáforo passar a vermelho - estado de alerta máximo -, como sejam, a última barra semanal inferior em mais de 1 ponto relativamente à anterior barra (+/- 1,4) e ocorrência desta situação após o fecho.
Impunha-se seguir a sessão de hoje com «olhos de ver», em busca de um sinal relevante de fraqueza do DAX para "shortar".
Como aguardado, após a hora de almoço, a queda acelerou e tivemos o DAX a retrair 61,8% Fibo do último "move" de subida (5.961 - 6.163). Tal-qualmente se passou no passado dia 11 de Abril em que a retracção foi milimetricamente tb. de 61,8%, ao atingir os 5.895 como mínimo dessa sessão.
Será natural amanhã - tal como em 12 de Abril -, o DAX cair mais um pouco até +/- 6.009, o que corresponderá à retracção de 76,4% Fibo.
Depois, mais 1-2 dias um pouco acima dos 6.009 e, na 3ª ou 4ª feira, recomecará paulatinamente a subida em direcção ao topo do canal, em direcção aos máximos.
É o cenário que prevejo como mais provável.
Admitindo a hipótese da cunha ascendente, em formação, do amigo Midas, acho que, quando ela estivesse acabada - dentro de +/- 1 mês (em Junho) -, a sua quebra em baixa projectaria, então, o DAX bem mais para baixo dos 5.700, atendendo ao ponto em que se situaria o vértice, o ponto do seu início e o ponto da sua quebra. Aí, talvez então ocorra uma correcção do DAX de amplitude mais acentuada do que a das últimas correcções, incluindo a presente em curso.
Conclusão: se hoje no "shortar" é que esteve o ganho

, a partir de 3ª-4ª feira no "alongar" é que será "facturar"
É a minha visão actual da "coisa".
Cumps.
Esbanjador