Aquilo que já se adivinhava há algum tempo, acaba de se concretizar na sessão de hoje. Pela 1ª vez desde Março de 2002, o DAX encerrou a um nível superior ao FTSE100. Ontem, a diferença era já diminuta... 6878,80 contra 6086,60... mas hoje o índice germânico ganhou supremacia sobre o britânico, ainda que pela escassa margem de somente 3 pontos: 6107,12 vs. 6104,30.
A importância desta aparente curiosidade reside em que nas últimas 3 vezes que tal suceceu - Julho 1998, Janeiro 2000 e Março 2002 - os mercados sofreram uma forte queda nos meses seguintes, e o DAX corrigiu mais fortemente que todos os outros.
Junte-se a isto o facto de, já no corrente mês de Abril, a
Hirsch Organization ter alertado os seus subscritores que o sinal de venda do MACD - "Sell in May" - tinha sido dado no S&P e DJI, e ainda que o raro "Hindeburg Omen" do
Technical Indicator Index foi também accionado este mês, para termos, no mínimo, alguma "food for thought", ou seja, uma pausa nestas furiosas e imparáveis subidas, mormente na Europa, deve estar para muito breve.
E o melhor instrumento... DE LONGE!... para aproveitar com o mínimo de risco uma possível lateralização mais prolongada, ou mesmo queda não demasiado pronunciada, são os
inline, obviamente! Mas atenção, isto presume que a volatilidade se vai manter em níveis baixos, caso contrário já o cenário poderá ser outro!
Por falar nisto, vamos ter no próximo fim de semana algo que aconteceu ainda recentemente com os feriados da Páscoa, ou seja, 3 dias sem Bolsa na Europa, enquanto os EUA abrem normalmente no 1º de Maio. Isto pode proporcionar estratégias interessantes, combinando
inline e
call em simultâneo, inclusive TW para quem for mais atreito ao risco, que nem deverá ser muito... a não ser que os tais sinais já façam das suas!
Falarei disto no tema próprio dos "padrões cíclicos", mas deixo ainda a nota que hoje se iniciou, nos índices americanos, o período de 9 dias ou 7 sessões, de que o Cem falou nestes termos:
Tomar posições longas na abertura do 3º dia de trading antes do final do mês e sair no fecho do 4º dia de trading do mês seguinte.
Ora bem, em termos de pontos, tal significaria entrar no Nasdaq nos 1704-06 ou no S&P nos 1302-05, já que foram estes os valores das velas dos 5 minutos iniciais da sessão.
Para já, não se ganhou nada, já que o fecho de ambos se deu sensivelmente nesses intervalos, com o Nasdaq até um par de pontos abaixo. Mas no mês passado, este padrão significaria um belo ganho de 3,7% neste índice, dos 1677 na abertura a 27 Março para o fecho nos 1739 a 6 Abril.
Não negociei ainda este padrão, não só porque a falta de capital para acudir a tudo mo impede, mas sobretudo porque estou a estudar algo potencialmente ainda mais fantástico para negociar o Nasdaq, aproveitando as tendências que se prolongam por 4 ou mais sessões. Ainda esta semana, espero poder aqui apresentar as conclusões de mais esse estudo... yeah! marro que me farto!...

que é outro "ovo de Colombo" para bater os mercados... ou assim o digo, é ganhar sem perigo!
Enfim, isto é tudo muito lindo... excepto para mim! Como já disse, se calhar eu até ficava caladinho se pudesse negociar tudo isto, mas na impossibilidade de o fazer, pelo menos de uma forma significativa, cá debito a minha "sabedoria", esperando que alguém mais afortunado possa aproveitar tão belas dicas...
So, I still have to wait... mas já começo a ficar impaciente!!! E o drama maior é se só arranjo o capital quando os padrões tiverem mudado... havia de ser lindo... ai que fado!
Enfim, mesmo que não seja para já, o certo é que tudo isto ainda me vai ser muito útil um dia. Afinal, eu sonho mesmo ser "mecenas"... I do! Lembro-me mesmo de fantasiar com essa ideia em muito jovem, jamais pensei ter dinheiro para proveito próprio - o meu desprendimento de bens materiais é proverbial para quem me conhece! - mas para fazer de Pai Natal ou Fada Madrinha... better yet, to be a true leprechaun in town...
Rui leprechaun
(...spreading gold and happiness around!

)
PS: And such a dream will come true... IT WILL!... for I don't give up... and I want it to!!!
Já agora, os mais interessados podem consultar este link em espanhol, de onde retirei parte dos dados acima:
Mayo, un mes peligroso