Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Comentário e actualização do gráfico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 8/11/2002 1:22

Tem toda a razão, foi lapso meu.

Em relação ao estocástico é perfeitamente normal que esteja a dar sinal de venda nestas circunstâncias. Aliás, eu estou em termos de swing-trade, <i>bear</i> na PTC (há pelo menos dois dias).

Eu que eu quis ressalvar, principalmente, foi as diferentes leituras conforme o <i>time-frame</i> que estiver a ser objecto de estudo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Touro » 8/11/2002 1:21

Se reparar eu não falei que estava muito sobrecomprada, apenas disse que estava sobrecomprada e o meu estocástico está a dar sinal de venda.

Eu aposto numa vinda à LTDmp (que vem desde Abril) para depois atacar a LTDlp (vem desde Julho de 2000).
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 8/11/2002 0:48

Touro, este comentário lido isoladamente pode dar uma ideia diferente, mas ele vem na continuação de outros que já aqui coloquei e a minha posição é a seguinte: eu estou «bear» para a PTC no curto/curtissimo-prazo. No entanto, em termos de curto/médio-prazo a PT ainda não deu o sinal de saída embora ande a ameaçar fazê-lo há um par de sessões.

Portanto, quando digo que a PT apresenta ainda um padrão positivo, não o digo «com euforias». É uma posição de reserva, digamos, porque se bem que no curtíssimo-prazo o comportamento denota fraqueza (já o disse várias vezes, até), se visto num plano mais alargado é um padrão bearish (digamos que é uma «fraqueza forte»).

Nem sempre as quedas são sinal de fraqueza (temos por exemplo um padrão bastante <i>bullish</i> - a bandeira de alta - que passa por uma fase de quedas.

Portanto, o que eu chamo a atenção é para o facto de a PT estar a cair muito lentamente e com fraco volume, podendo estar a fazer uma consolidação em baixa para retomar as subidas. Enquanto não der sinal de saída é uma possibilidade a ter em linha de conta, em minha opinião.

Quanto ao facto de estar muito sobrecomprada, pessoalmente não concordo. Repare por exemplo no RSI. Penso que para a subida que a PT teve, até está pouco sobrecomprada (podia estar bem pior) em grande parte devido àquela retração em meados de Outubro.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Touro » 8/11/2002 0:33

Eu vejo estes últimos dias da PTC como um sinal de fraqueza. Se repararmos bem hoje até cotou abaixo do mínimo de ontem (mais um sinal de fraqueza), além disso apesar de ter subido fez uma vela negra.

Neste momento estou neutro em relação à PTC, mas se tivesse de assumir uma posição, ela seria curta. O que me levaria a isso é o estado sobrecompraddo de vários indicadores, o SO (4,3) já dá sinal de venda.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

PTC - Comentário e actualização do gráfico

por MarcoAntonio » 7/11/2002 18:45

A PTC contínua, na minha opinião, a apresentar um padrão positivo em termos de position-trade. Se é verdade que no curto/curtíssimo-prazo tem vindo a paresentar um padrão <i>bearish</i> como já referi em comentários anteriores, já no curto/médio-prazo continua sem dar sinal de saída e reagindo aos suportes que lhe vão surgindo.

Há duas sessões atrás reagiu no suporte horizontal dos 5.92 e hoje segurou-se na LT ascendente acabando por fechar bastante bem atendendendo à conjuntura dos mercados. Outro aspecto positivo é o facto de estar a efectuar uma retracção muito lenta, uma swing de baixa muito suave e com volume mais modesto (nota-se uma retracção no volume que vinha em crescendo durante a subida). Ora este é padrão positivo e que indicia que o título estará só a descansar e ganhar fôlego numa pequena consolidação em leve baixa.

No entanto, creio que se se der a inversão para baixa nos mercados internacionais, será muito difícil à PT resistir e portanto mais tarde ou mais cedo virá a ceder. Por enquanto parece estar apenas a descansar enquanto as condições não são as melhores para subir.

Sinto ainda a «pulga atrás da orelha» com aquele cruzamento de médias móveis. Tal como referi num post anterior (acompanhado de um gráfico de longo-prazo, estes cruzamentos têm sido fiáveis nas circunstâncias actuais, isto é, quando a PT vem de «grandes» mínimos).

Ainda não baixou os braços... A ver vamos...
Anexos
ptc-20021107c.gif
ptc-20021107c.gif (15.84 KiB) Visualizado 2355 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, Jota F, Shimazaki_2 e 384 visitantes