Parece não querer descer dos 17000, entrei a 17022, espero que amanhã não me arrependa de ter passado a noite a apanhar facas em vez de dormir...
O certo é que o Nikkei tem sido, de muito longe, o mais volátil dos principais índices mundiais, com variações positivas ou negativas que por várias vezes ultrapassam os 2%, o que é agora uma raridade nos índices europeus ou americanos.
E hoje, o índice nipónico chegou a perder mais de 400 pontos ou perto de 2,5% logo meia hora após a abertura, numa fortíssiam vela negra inicial, arrastando também com isso os futuros norte-americanos para o vermelho, que até estavam muito ligeiramenet positivos antes de Tóquio abrir.
Relembro que o sentimento nesta semana é, habitualmente, negativo, e talvez não se possa esperar mais que uma lateralização ou consolidação dos índices, na melhor das hipóteses. Porém, no mês passado, o DAX teve uma semana pós-expiração de futuros muito positiva, tendo inclusive subido TODOS os dias, pelo que este padrão não se pode considerar assim muito fiável cá prós nossos lados...
Já os índices americanos, por sua vez, desceram até final do mês, só recuperando no início de Abril, enquanto o DAX prosseguiu a sua caminhada, impávido e sereno, tendo ultrapassado pela 1ª vez os 6100 pontos na passada sessão.
Em suma, a Europa continua a bater a América aos pontos, mas é a Ásia quem leva a palma... e a taça!... para já!
Bem, e vou de seguida expor a minha estratégia com os inline, que se vê muito beneficiada com estas correcções, caso elas se estendam à Europa, pelo menos durante a manhã, o que me parece muitíssimo provável... e desejável!
E se o mercado é amável...
Rui leprechaun
(...fica o meu lucro palpável!
PS: Após uma ligeira recuperação, o Nikkei regressa aos mínimos do dia, dando provavelmente o mote das quedas a que talvez assistamos amanhã, no Velho Continente. Mas ainda é cedo para mais considerandos, aguardemos... e nos inline confiemos!