Página 1 de 1

Enviado:
19/4/2006 16:57
por DerivativesMan
Concordo com o Marco António. Se em Portugal houvesse mais interesse em outros subjacentes (por exemplo CAC, IBEX ou outros) aí os emitentes iriam emitir mais produtos sobre tais subjacentes. O volume negociado em warrants sobre o Nikkei começou a aumentar e os emitentes começaram logo a emitir mais sobre o Nikkei.

Enviado:
19/4/2006 16:29
por MarcoAntonio
Elias, não discordando do que disseste vejo antes isso como uma consequência do que eu já tinha referido.
Ou seja, isso ocorre já derivado do facto do DAX ser um índice interessante, nomeadamente nos aspectos que referi (lançam os warrants e têm-nos promovido porque o índice em si é interessante).
Quando os warrants sobre o DAX começaram a surgir, o DAX já era por cá (e não só por cá) o índice europeu com maior projecção (talvez ainda maior em termos relativos do que a que tem hoje). E dada a sua volatilidade, liquidez e projecção era um alvo óbvio para os warrants.
Acresce que o nosso mercado é um mercado marginal (já em França não se notará tanto porque o mercado Francês está mais perto em termos de dimensões e características do Alemão e têm maiores condições - e interesse - em apostar nos seus próprios produtos).
Em todo o caso, os warrants acabam por completar o círculo e também eles próprios conferirem interesse adicional ao índice por cá pois os investidores têm mais uma forma de o negociar.

Enviado:
19/4/2006 16:27
por ppferreira
Exactamente Elias!
Aqui fica um exemplo da atractividade do Dax e respectivos warrants...

Enviado:
19/4/2006 16:22
por Elias
Marco António,
Para além dos aspectos que referiste há um outro que me parece contribuir de forma determinante para a maior visibilidade do DAX no nosso país: o facto de a maioria dos warrants transaccionados na BVLP ser referente ao DAX. Com efeito, os warrants da nossa praça com alguma liquidez "que se veja" são quase todos sobre o DAX. Existem warrants sobre outros índices ou acções europeias e americanas, mas como a liquidez é muito baixa a maioria dos investidores acaba por apostar mais no DAX, que por isso se torna mais falado nos foruns.
É claro que isto é verdade em Portugal. Já em França, por exemplo, há múltiplos warrants sobre o CAC e sobre quase todas as acções que o compõem, por isso nesse país não devem ligar assim tanto ao DAX.
1 abr,
Elias

Enviado:
19/4/2006 16:06
por rteixe01
Marco,
Muito obrigado pelo excelente comentário.
By the way, há algum warrant interessante para o DAX neste momento e cuja maturidade não termine em Junho ou Julho?
Obrigado

Enviado:
19/4/2006 15:32
por MarcoAntonio
O DAX tem sido nos últimos anos o índice europeu com maior visibilidade. Por um lado, a alemanha é a economia maios importante da europa o que desde logo confere importância ao DAX. Por outro existe o próprio comportamento do índice que se tem destacado não por ter menos mas antes mais volatilidade.
Talvez não tanto no momento actual (a generalidade dos índices perdeu volatilidade nos últimos 3 anos e o DAX em particular) mas aqui há uns 3 ou 4 anos atrás o DAX batia mesmo o Nasdaq em termos de volatilidade. Talvez aqui muitos participantes se recordem das sessões em que o DAX variava 3, 4, 6 e 7% entre o máximo e o mínimo da sessão e isso era visto como natural. Eram na altura sessões «normais».
Existia ainda outra razão para a grande projecção do DAX (que entretanto já perdeu) que era o seu horário alargado (fechava às 7 horas da tarde de Portugal) o que de certa forma lhe permitia fazer a ponte entre os fechos europeus e o fecho americano (permitia aos investidores europeus reagir mais atempadamente a movimentos dos mercados americanos que se davam já depois do fecho da maior parte dos mercados europeus).
Ainda no que se refere ao momento actual, acresce que tem tido uma performance e uma tendência ascendente muito interessante, a bater claramente os índices americanos.
Para Ulisses e demais colegas relacionados (DAX)

Enviado:
19/4/2006 15:26
por rteixe01
Já me apercebi que um indice muito em voga e no qual apostam muito é o DAX.
Podiam esclarecer-me qual ou quais as razões por que o fazem?
Será porque é menos volátil? Sobe mais que os outros? Não acompanho o mesmo...
Obrigado