Página 1 de 1

MensagemEnviado: 17/4/2006 20:41
por AC
MarcoAntonio Escreveu:Note-se que os preços dos combustíveis em Portugal estão a ser alvo de um estudo da autoridade da concorrência vai para mais de um ano mas ainda não são conhecidos resultados do estudo.


Será que alguma vez esse estudo vai trazer frutos ? :evil:

AC

MensagemEnviado: 17/4/2006 20:17
por MarcoAntonio
Mais uma vez se levanta a polémica em torno dessa questão havendo diversas vozes a afirmar que não se trata apenas da questão dos impostos mas do praticamente monopólio que tem a refinaria que distribui mais de 90% do combustível para as várias gasolineiras disponíveis em Portugal e de uma possível consertação de preços.

Hoje mesmo e em virtude de mais um pronto aumento dos preços face à subida do crude (que só se deveria reflectir mais tarde) tem sido hoje um dos assuntos mais cobertos pela TSF nos diversos blocos informativos.

Note-se que os preços dos combustíveis em Portugal estão a ser alvo de um estudo da autoridade da concorrência vai para mais de um ano mas ainda não são conhecidos resultados do estudo.

Por outro lado, outro comentário que achei interessante e com o qual concordo, é com o facto de em Portugal não existir uma consciência real face a esta situação energética e de não existirem comportamentos (sociais) por forma a se alcançar uma maior poupança e eficiência dos consumos energéticos em Portugal, logo um País que está tão dependente neste capítulo.

.............

MensagemEnviado: 17/4/2006 19:59
por AC
Contratos para Junho do Crude Light ( Nymex ) estão a transacionar na casa dos $71.85, isto já é algo de relevante para o futuro do crude.

AC

.............

MensagemEnviado: 17/4/2006 19:23
por AC
Tal como eu previa :lol: já estamos na barreira dos 70 em Nova Iorque.

AC

.............

MensagemEnviado: 16/4/2006 11:39
por AC
Irão está a formar comandos suicidas para atingirem alvos ocidentais
16.04.2006 - 09h11 Lusa, PUBLICO.PT


O Irão está a treinar bombistas suicidas, preparando-os para atingir alvos britânicos ou norte-americanos no caso das instalações nucleares do país serem alvo de um ataque militar, revela hoje o "Sunday Times".

De acordo com o jornal, que cita fontes iranianas, estes comandos suicidas teriam cerca de 40.000 membros, que participaram em Março num desfile militar envergando cintos com explosivos munidos de detonadores.

O "Sunday Times" cita Hassan Abbasi, um dos responsáveis dos Guardas da Revolução, segundo o qual 29 alvos ocidentais já foram escolhidos para a acção dos comandos suicidas.

"Estamos prontos a atacar alvos sensíveis norte-americanos e britânicos", alguns dos quais estariam "muito perto" da fronteira entre o Irão e o Iraque, terá afirmado Abbasi num discurso de que o "Sunday Times" afirma ter ouvido uma gravação.

Ainda de acordo com alguns documentos secretos aos quais o "Sunday Times" teve acesso, o Presidente George W. Bush está a preparar-se para um ataque ao Irão. "Se o problema não for resolvido de alguma maneira, ele [George W. Bush] pretende agir antes de deixar a Administração, porque seria injusto deixar a tarefa de destruir as instalações nucleares iranianas para um novo Presidente".

Fonte : Público.pt

Re: ....................

MensagemEnviado: 15/4/2006 19:39
por nnascimento
AC Escreveu:Novos máximos vão ser atingidos muito em breve, em principio já na próxima semana.


é por essa e por outras (cada vez mais real a guerra contra o Irão, cortes produção no Chade, Venezuela anti- Bush, instabilidade na Nigéria... e por aí...) que os Americanos começam a olhar para o Etanol. Reparem bem na subida do preço do açucar no último ano !. Penso que até chegar a vez do hidrogénio (ainda é mt dificil a distribuição deste - embora os resultados serem espectaculares), que o Etanol vai ser moda.Aliás, as empresas que trabalham com este "produto" têm tido valorizações grandes nos últimos meses.Penso que isto tem significativa importancia e penso que até daria um bom tópico de discussão e pesquisa deste tipo de empresas para depois das férias da páscoa.
Um abraço

....................

MensagemEnviado: 15/4/2006 18:47
por AC
Novos máximos vão ser atingidos muito em breve, em principio já na próxima semana.

Re: ..................

MensagemEnviado: 15/4/2006 0:10
por atomez
AC Escreveu:Nem quero acreditar na diferença de preço existente entre nuestros hermanos e o Zé-povinho, -0.24 é ESCANDALOSO !!!!

Pois é, são 20% a menos!

E isso não tem nada que ver com o preço do crude, tem é que ver com os impostos, porque a Petrogal vende lá ao mesmo preço das outras.

Por cá 70%, sim 70%, do que se paga na bomba são impostos! (IPP + IVA)

..................

MensagemEnviado: 14/4/2006 22:12
por AC
Nem quero acreditar na diferença de preço existente entre nuestros hermanos e o Zé-povinho, -0.24 é ESCANDALOSO !!!!

AC

MensagemEnviado: 14/4/2006 19:03
por Jiboia Cega
Por falar em preços de gasolina, quem puder aproeveitar ir a Espanha encher o depósito, dê uma olhada neste site e escolha o local com melhor preço. Muito fácil...


Boa Páscoa!

http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... /index.asp

............................

MensagemEnviado: 14/4/2006 9:29
por AC
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, defendeu, esta quinta-feira, que as Nações Unidas deveriam considerar a adopção de medidas mais fortes e duras contra o Irão, adoptando uma resolução que permita sanções ou o uso da força.

Questionada sobre que opções o Conselho de Segurança deveria ter em conta, no que respeita ao Irão, Rice defendeu que o Conselho deveria ter em conta o Capitulo 7 da Carta das Nações Unidas que, recorde-se, permite o recurso ao uso da força.

«Quando o Conselho de Segurança se reunir, será preciso que haja algumas consequências por este acto, este desafio, e nós vamos examinar todas as opções que estão ao alcance do Conselho de Segurança», declarou a chefe da diplomacia norte-americana depois de um encontro no Departamento de Estado com o seu homólogo canadiano, Peter Mackay.

«Uma coisa que o Conselho de Segurança possui e que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) não tem, é a possibilidade de obrigar, através de resoluções no quadro do Capítulo Sete, os Estados membros a obedecer à vontade do sistema internacional», acrescentou.

O que é o Capítulo 7

O Capitulo 7 especifica que o Conselho das Nações Unidas pode decidir sobre quais as medidas, que não envolvam o recurso a meios militares, podem ser adoptadas com vista a forçar o cumprimento das suas decisões.

A interrupção, completa ou parcial, de relações económicas e diplomáticas, interrupção de meios de comunicação, ferroviários, marítimos, aéreos, postais, telegráficos, via rádio e outras tantas, são algumas das medidas que se enquadram neste grupo e que podem levar ao isolamento de um pais.

Se, mesmo assim, o Conselho de Segurança decidir que estas medidas revelam-se inadequadas e sem efeito, «pode, através do recurso a forças aéreas, navais ou terrestres, levar a cabo acções que julgue necessárias para manter ou restabelecer a paz e a segurança internacional».

Recorde-se que uma resolução com base no Capitulo 7 foi adoptada pelo Conselho das Nações em relação ao Iraque e foi interpretada por muitos como o argumento legal necessário para os EUA invadirem aquele país. A Rússia, em particular, teme que o mesmo se possa passar em relação ao Irão.

A Rússia e a China, dois países chave na crise nuclear do Irão e com direito de veto no Conselho de Segurança, representam, no momento, a Oposição mais forte aos que defendem o recurso a sanções ou o uso de meios militares contra Teerão. Todos os restantes membros do Conselho opõe-se ao recurso de meios militares como instrumento de pressão.

Fonte : TSF online

MensagemEnviado: 14/4/2006 1:20
por atomez
O ataque ao Irão já está em fase de planeamento operacional e já nada o irá travar. A não ser talvez um golpe de estado em Tearão que mude para um governo totalmente cooperante, mas isso é mais improvável que o Porto perder o campeonato!

Um dado curioso é que actualmente o Irão não exporta petroleo nenhum para os EUA por motivos legais desde a famosa ocupação da embaixada há mais de 30 anos. Quer dizer que se o Irão parar as exportações não são os EUA que serão grandemente afectados.

Ainda este ano vamos ter o barril a $200 e a gasolina a 5 € o litro, ou mais.

Isto vai ter consequências...

Barril de Brent encerra nos 70,57 dólares

MensagemEnviado: 14/4/2006 0:00
por AC
O preço do barril de petróleo Brent, do Mar do Norte, encerrou a sessão de quinta-feira em Londres nos 70,57 dólares, um novo máximo histórico.

O ouro negro chegou a ser transaccionado por 70,72 dólares antes de cair para o preço de fecho.

A tensão internacional devido à crise nuclear iraniana e a queda nas reservas de gasolina nos EUA contribuíram para a mais recente escalada no preço do petróleo.

Em Nova Iorque, o preço do barril de petróleo fechou nos 69,32 dólares, uma valorização de mais de 1%.

Fonte : Dinheiro Digital

Amanhã colocarei o gráfico do Crude com análise.

A este ritmo o crude vai mesmo ultrapassar o máximo histórico, daí que os Portugueses vão ver os preços da gasolina a subir mais dentro de 2 a 3 semanas, lembrem-se que em Junho vamos levar com mais um imposto.

AC