Cem Escreveu:Agora a sério, tens algum livro publicado da tua autoria? Com o teu estilo de escrita serias um verdadeiro sucesso.
Ná!... nem nunca pensei escrever nada de nada! Afinal, também só comecei a escrever em fóruns... não os financeiros, mas os de generalidades, tipo Sapo e Terravista... quando me vi desterrado e isolado nesta terra, que é muito agradável mas onde não conheço literalmente ninguém.
Bem, há por aqui um conterrâneo, o Sipa dos têxteis, vamos lá ver se um dia nos encontramos. Isto é, eu queria era formar uma equipa ganhadora com alguém, quanto aos conhecimentos dispenso-os bem!

Quem se conhece, tudo conhece, afinal, e a solidão é um belo instrumento desse autoconhecimento, pelo menos numa fase inicial.
Mas cansei-me desta pobreza e insegurança... and yet... Esse artigo do
Rich man, poor man, que o JN ainda recentemente deixou aqui no fórum, contém excelentes elementos que comprovam a estratégia certa a adoptar em direcção ao sucesso financeiro, e mesmo noutras áreas. O ponto que mais me tocou, já que é aquele que sinto mais agudamente, foi o do tempo. "Time works against the little guy", diz o autor. E o mercado não se importa nada se temos ou não necessidade ou pressa de realizar rapidamente mais-valias... oh, e se tenho!
...the wealthy investor waits. He can afford to wait. He has money coming in daily, weekly, monthly. The wealthy investor knows what he is looking for, and he doesn't mind waiting months or even years for his next investment (they call that patience).
But what about the little guy? This fellow always feels pressured to "make money." And in return he's always pressuring the market to "do something" for him. But sadly, the market isn't interested.
How sadly true... buh!

De facto, aqui também é devagar que se vai ao longe e a táctica da lenta tartaruga pode, no final, revelar-se bem mais proveitosa que a da velocíssima lebre.
É neste sentido que tenho vindo agora a aprimorar as minhas estratégias e com sucesso, diga-se, só que, se não sou milionário... ainda!...

preciso mesmo de um "bruto" capitalista que subsidie estes planos aos quais falta o mais básico dos elementos necessários em Bolsa: o capital, afinal!
Embora me pareçam bastantes exagerados os números que apresentas no didáctico artigo
Estratégias de risco no trading, pelo menos em relação às minhas necessidades - 500€ mensais me bastam! - o certo é que sem uma almofada financeira extra, que possa provir a faltas de liquidez ou períodos prolongados de drawdown, ou até simples necessidade de descanso da Bolsa, não parece ser lá muito saudável a opção pela exclusividade no trading, de facto.
Well... but it's all I've got for now! Ainda assim, volto a salientar o ponto fulcral da disciplina, que tem também muito a ver com a paciência e ausência de pressa! Negociar SÓ em condições o mais favoráveis possível, ou então arriscar muito pouco capital em outros trades mais incertos, se bem que potencialmente muito lucrativos. Uma das dificuldades reside, para mim, no facto de ter de estar muito tempo fora do mercado para cumprir estes planos à risca! Por exemplo, os "padrões sazonais", mesmo que complementados com as estratégias nos
inline, só devem dar uma média de 4 a 6 trades por mês, não mais. Ou seja, é quase apenas um negócio por semana, para talvez uns 10% de rentabilidade em cada um... true!... mas nada mais que isso!
E então que se faz no resto do tempo?! Ora, passeia-se e gozam-se os rendimentos... se ou houver! De qq modo, e como acabei de dizer no novo tema do DAX vs. FTSE, andei a investigar essa ideia dos padrões nos índices americanos e encontrei algo muitíssimo interessante, que sempre me pode manter ocupado mais um bocadinho. Talvez amanhã já adiante algo mais sobre este assunto...
E é que ninguém me tira da ideia que até é FÁCIL ganhar no mercado... o mais difícil é contrariar os impulsos perdedores e impulsivos que nos levam a entrar um pouco à toa em trades sem qq vantagem significativa... do tipo, pode resultar ou não! Ou comprar simplesmente pq está muito barato, como se acções e warrants fossem artigos do Mini-Preço ou do Lidl!
But I will succeed... I have to succeed! Ou agora ou mais tarde, tenho uma imperiosa necessidade de pôr todas estas estratégias em prática... correctamente e sem invenções estapafúrdias e extra!
But now is the time... it has to be... it is!!! Olha, e se ninguém quer ficar rico comigo, que hei-de fazer senão enriquecer sozinho, afinal?! Eu bem quero partilhar a minha boa fortuna, mas parece que todos já têm que sobre e chegue... óptimo! But I don't and I need to! E a abundância é um fluir constante, afinal. A avareza é a pior pobreza e a generosidade é fonte de felicidade! Dar é receber, afinal, porque só esvaziando-nos podemos ser cheios daquilo que a Vida amorosamente tem para dar a cada um de nós.
Enfim, talvez o seu presente para mim não seja ouro para encher o meu pote de leprechaun, outros talentos provavelmente me estarão reservados. E, pelo menos, uma íntima riqueza eu possuo e sempre possuí: essa funda alegria interior, a paz serena que sempre banha a minha alma, mesmo nos momentos mais terríveis e difíceis, como o presente, por sinal. Porque sei para onde vou e que caminho quero trilhar. As circunstâncias materiais são e serão sempre passageiras, mas aquilo que EU SOU é eterno e nada devo pôr acima desse destino glorioso... ser feliz é puro gozo!
E nada guardo p'ra mim...
Rui leprechaun
(...somos todos UM no fim!

)