Reforço pode custar 239 milhões de euros
BCP pede autorização para aumentar no Bank Millennium até 66%
O Banco Comercial Português (BCP) pediu à Comissão de Supervisão Bancária da Polónia autorização para aumentar a sua participação no Bank Millennium para até 66% do capital social, um reforço no banco polaco que, a preços de mercado, pode custar 239 milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt O Banco Comercial Português (BCP) pediu à Comissão de Supervisão Bancária da Polónia autorização para aumentar a sua participação no Bank Millennium para até 66% do capital social, um reforço no banco polaco que, a preços de mercado, pode custar 239 milhões de euros.
«O Banco Comercial Português informa ter deliberado solicitar à Comissão de Supervisão Bancária da Polónia autorização para elevar a sua participação no capital social e respectivos direitos de voto do Bank Millennium S.A , de 50% até ao máximo de 66%», segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O banco liderado por Paulo Teixeira Pinto, que está a lançar uma OPA ao BPI superior a 4 mil milhões de euros, esclarece que este pedido não significa que deverá reforçar já a posição. O pedido tem em «vista poder deliberar, futura e oportunamente, quanto à forma, montante e momento mais adequados para proceder ao reforço da sua participação naquele banco, tendo em conta, designadamente, a envolvente económica, legal e as condições de mercado».
O comunicado acrescenta que «ao abrigo das recentes alterações legislativas ocorrida na Polónia, tal reforço de participação não determina obrigatoriedade de lançamento de oferta geral de aquisição».
O Bank Millennium, sexto maior banco polaco, está avaliado no mercado em 5,94 mil milhões de zlotys (1,493 mil milhões de euros), pelo que um reforço do BCP para 66%, a preços de mercado implica um investimento de 239 milhões de euros.
No espaço de um ano, o BCP viu a sua participação de 50% no Bank Millennium, duplicar de 364 para 749 milhões de euros.
As acções do BCP [Cot] encerraram a cair 0,38% para os 2,60 euros.