Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 24/2/2021 14:50

NirSup Escreveu:Sim, os volumes não são uma loucura. Mas foram cerca de 1 milhão de euros/dia. Os administradores, diretores e amigos talvez não nadem em dinheiro. E convinha não dar muito nas vistas.
É a chamada corruptela. A corrupção em forma de robalos.
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

PS: Como é que a AT faz o enquadramento disto?

Tu achas mesmo que uma decisão destas é tomada ou conhecida por directores e administradores três dias antes do anuncio :wall: enfim...
 
Mensagens: 1387
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 24/2/2021 14:02

Sim, os volumes não são uma loucura. Mas foram cerca de 1 milhão de euros/dia. Os administradores, diretores e amigos talvez não nadem em dinheiro. E convinha não dar muito nas vistas.
É a chamada corruptela. A corrupção em forma de robalos.
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

PS: Como é que a AT faz o enquadramento disto?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por OCTAMA » 24/2/2021 13:50

NirSup Escreveu:Eles NÃO DROMEM. Quem DROME é a CMVM

Volume diário três dias antes da divulgação da OPA.
E ninguém sabia de nada?


Boa Tarde Nirsup,

Não me digas que não sabes que a pequena corrupção (os volumes também não são uma loucura.....) é Portugal não se chama corrupção......... :mrgreen:

Cps
 
Mensagens: 754
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 24/2/2021 13:38

Eles NÃO DROMEM. Quem DROME é a CMVM

Volume diário três dias antes da divulgação da OPA.
E ninguém sabia de nada?
Anexos
Semapa.PNG
Semapa.PNG (43.16 KiB) Visualizado 8638 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por Punitor » 21/2/2021 21:55

A oferta é tão ridícula que só no primeiro dia o mercado deu a resposta: +7% do que o preço da OPA com um volume elevado.
O importante é que o mercado pondere o valor razoável da empresa, orientando-se por indicadores fundamentais e pelos ativos que a empresa gere...
Em 2020 a empresa gerou 106,6M de lucros, ou seja, mais de 1,3€ por ação!
Uma empresa que gera 1,3€/ação e atinge a cotação de 6,32€ durante este ano... Isto só é explicável no PSI mesmo...
Creio que os lucros tenderão a subir nos próximos anos, mas tomando o lucro de 2020 e o preço oferecido de 11,4€: a empresa paga toda a sua capitalização em pouco mais de 8 anos. Valente negócio... looool
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2021 20:20

jotas007 Escreveu:Mais uma "vitima" deste novo Bull Market!

Um IHS no gráfico semanal.


Bons negócios


estava tudo no gráfico... aos 94
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por jotas007 » 19/2/2021 19:56

Mais uma "vitima" deste novo Bull Market!

Um IHS no gráfico semanal.


Bons negócios
Anexos
semapa.png
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por J_Investidor » 19/2/2021 19:21

Celsius-reloaded Escreveu:
J_Investidor Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
a OPA terá que ser vista em alta.
o Mercado assim o está a dizer.
está a cotar 30 cêntimos acima do valor oferecido.
para ter sucesso a OPA só muito perto dos price target que ela têm, ali pelos 15 a 18.
vamos ver.
se estivesse dentro estava quietinho até ver onde esta novela vai dar.

abraços

Boas, lembras-te o que aconteceu com o SLB?
Se tivesse dentro, pelo menos EU, venderia uma parte da posição a estes valores. Nunca nada é certo.
Cumprimentos


**Talvez** o potencial futuro de ambas as empresas seja um bocadinho diferente. :lol:

Não me referia a esse aspecto...
O que quis ressalvar foi que quando a SAD lançou a opa a 5euros, houve aqui pessoal a questionar como era possível alguém andar a vender nos 4 e tal, quando havia OPA a 5. O que aconteceu a seguir? A OPA caiu e o preço caiu. E quem pôde vender a 4 e tal, possivelmente perdeu uma oportunidade de vender tão acima.
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2021 18:13

Celsius-reloaded Escreveu:
J_Investidor Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
a OPA terá que ser vista em alta.
o Mercado assim o está a dizer.
está a cotar 30 cêntimos acima do valor oferecido.
para ter sucesso a OPA só muito perto dos price target que ela têm, ali pelos 15 a 18.
vamos ver.
se estivesse dentro estava quietinho até ver onde esta novela vai dar.

abraços

Boas, lembras-te o que aconteceu com o SLB?
Se tivesse dentro, pelo menos EU, venderia uma parte da posição a estes valores. Nunca nada é certo.
Cumprimentos


**Talvez** o potencial futuro de ambas as empresas seja um bocadinho diferente. :lol:

Porra é muito
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 19/2/2021 16:14

J_Investidor Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
a OPA terá que ser vista em alta.
o Mercado assim o está a dizer.
está a cotar 30 cêntimos acima do valor oferecido.
para ter sucesso a OPA só muito perto dos price target que ela têm, ali pelos 15 a 18.
vamos ver.
se estivesse dentro estava quietinho até ver onde esta novela vai dar.

abraços

Boas, lembras-te o que aconteceu com o SLB?
Se tivesse dentro, pelo menos EU, venderia uma parte da posição a estes valores. Nunca nada é certo.
Cumprimentos


**Talvez** o potencial futuro de ambas as empresas seja um bocadinho diferente. :lol:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2021 15:31

Sei que tens esta empresa, pelos comentários que teceste
Gostei das contas que me fizeste ver no fórum da Navigator.
Gostei mesmo tanto, que fui ver o PER e o PSR da empresa e decidi há dois dias entrar em força, com muita força e sem hesitações.
Cabe-me agradecer-te por este meio, não tenho outro. Se não fosses tu, talvez não tivesse entrado, porque pela liquidez e volumes baixos foi uma empresa que nunca me tinha despertado.
Muito Obrigado Companheiro :wink:
Quanto ao valor da OPA, também me parece baixo. É evidente que a família quer comprá-la ao melhor preço, aproveitando o melhor momento, um momento em que a empresa foi super desvalorizada pelo mercado.[/quote]

Por acaso vendi há 3 dias. Porque acreditando que a empresa estava subavaliada, mas que neste mimento o mercado estava esticado e iria ciar, logo compraria mais abaixo.[/quote]


:| :? Ai companheiro, cum raio... até me sinto mal. Baseei-me na tua abordagem para entrar e tu saíste... :(
Ela estava barata, muito barata; e hoje com OPA ou sem OPA, continua barata.[/quote]

Nao te dei a dica de comprares a semapa. Devo ter dito para avaliares a semapa por estares a dizer que a navigator estava barata. Se a navigator está barata e a semapa tem uma participacao na navigator... o valor de mercado da semapa a 11,4 é inferior á participaçao que tem na navigator, com a navigator a preços do fecho de ontem. Portanto a comprar navigator é sempre preferivel comprar semapa. Mesmo aos 11,4
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 19/2/2021 15:12

Goya777 Escreveu:
forza algarve Escreveu:Acho que o Queiroz poderia inteligentemente pagar esta OPA com um mega dividendo da navigator..
Acho que vai ser interesse de todos que ele aumente um bocado o preço da OPA e valorize a navigator

A Navigator não devia aumentar muito mais o racio de ND/EBITDA.


Nem inteligentemente nem de outra forma qualquer. A Semapa só pode pagar a dívida com dividendos da NVG. Deixo qui o comentário que coloquei no tópico da NVG:

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:Alguém me explica esta subida? A navigator tem participaçao na semapa?


Adivinha quem vai pagar ( e sob que forma) a dívida que a Semapa vai carregar aos ombros nos próximos anos...!

Daí se pode concluir qual a futura política de remuneração dos acionistas por parte da NVG. De notar que, não há muito tempo, o CEO da NVG dizia "de mansinho" que a NVG tinha 600 M€ de reservas. Vai daí... o próximo Dividendo da NVG vai ser..(Who knows? 8-) )
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por OCTAMA » 19/2/2021 15:11

JohnyRobaz Escreveu:Bem, tinha já aqui falado na bandeirola com target nos 13 e tal, não imaginei foi que o caminho fosse feito tão rapidamente, e agora com a OPA não sei sequer se lá vai chegar. Vou aguentar as acções, até porque é do melhorzinho que há no nosso PSI. E claro, espero que a OPA não se concretize, senão qualquer dia mais vale o PSI fechar as portas.


Boa Tarde Jonhy,

Por este caminho, ainda ultrapassa o valor da bandeirola. 8-)

Por favor, não liguem aos meus disparates....... :mrgreen:

Cps
 
Mensagens: 754
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 19/2/2021 14:03

forza algarve Escreveu:Acho que o Queiroz poderia inteligentemente pagar esta OPA com um mega dividendo da navigator..
Acho que vai ser interesse de todos que ele aumente um bocado o preço da OPA e valorize a navigator


Falas do falecido PQP aumentar o preço...?

A Navigator não devia aumentar muito mais o racio de ND/EBITDA.
 
Mensagens: 2813
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por forza algarve » 19/2/2021 14:01

Acho que o Queiroz poderia inteligentemente pagar esta OPA com um mega dividendo da navigator..
Acho que vai ser interesse de todos que ele aumente um bocado o preço da OPA e valorize a navigator
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Semapa - Tópico Geral

por Punitor » 19/2/2021 13:57

ParaCima Escreveu:
Punitor Escreveu:
ParaCima Escreveu:disse que eram 14%, mas são 16%.

nunca venderia, caso tivesse a menos de 16. o valor justo ronda os 12 13 euros+ prémio da opa de 30%.

como estou de fora, não racho lenha


Sei que tens esta empresa, pelos comentários que teceste
Gostei das contas que me fizeste ver no fórum da Navigator.
Gostei mesmo tanto, que fui ver o PER e o PSR da empresa e decidi há dois dias entrar em força, com muita força e sem hesitações.
Cabe-me agradecer-te por este meio, não tenho outro. Se não fosses tu, talvez não tivesse entrado, porque pela liquidez e volumes baixos foi uma empresa que nunca me tinha despertado.
Muito Obrigado Companheiro :wink:
Quanto ao valor da OPA, também me parece baixo. É evidente que a família quer comprá-la ao melhor preço, aproveitando o melhor momento, um momento em que a empresa foi super desvalorizada pelo mercado.


Por acaso vendi há 3 dias. Porque acreditando que a empresa estava subavaliada, mas que neste mimento o mercado estava esticado e iria ciar, logo compraria mais abaixo.



:| :? Ai companheiro, cum raio... até me sinto mal. Baseei-me na tua abordagem para entrar e tu saíste... :(
Ela estava barata, muito barata; e hoje com OPA ou sem OPA, continua barata.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Semapa - Tópico Geral

por Opcard » 19/2/2021 13:54

Quando vejo que já está acima do que é oferecido na OPA , o significa que o investidores acreditam que o preço vai ser revisto ou será mais uma OPA que fracassa .
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por Punitor » 19/2/2021 13:49

Esta parece aquela OPA que fizeram à EDPR... e depois viu-se o rumo da EDPR...

É evidente que a querem toda a preço de super saldo.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -navigator
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2021 12:45

Laribau Escreveu:
Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Lari la vens tu com as tuas coisas.
:lol:

Mas para além de pagar as dívidas, o Capataz não fez mais negócios que não fosse comprar de volta algumas velhas ações da sua Própria Lavoura e pagou a baixo preço com eucaliptos (já há uns anos..!).
Quanto aos vizinhos..., não percebem nada de agricultura e não sabem que por enquanto a produção da Lavoura vai para pagar ao banco, mas depois, tudo que é Fruta, Legumes, Produtos Pecuários, "Tintol" e etc.., vai passar a ir diretamente para a a casa dos Proprietários.. (já não falta tudo: mais uns dois anitos...) 8-)


Afinal não estava enganado. Só o Timing é que foi mais célere... 8-)



La vens tu novamente, estou com uma cabeça gigante... sabes bem que sempre afirmei que estava barata, mas parece-me que como estao os mercados, ia cair, e eu iria comprar mais abaixo. Fod*-me bem. Pelo menos ganhaste. Acredito que tambem nao vendas a este preço, nao faz sentido. Ficas a dever um jantar ;)
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por ParaCima » 19/2/2021 12:41

Punitor Escreveu:
ParaCima Escreveu:disse que eram 14%, mas são 16%.

nunca venderia, caso tivesse a menos de 16. o valor justo ronda os 12 13 euros+ prémio da opa de 30%.

como estou de fora, não racho lenha


Sei que tens esta empresa, pelos comentários que teceste
Gostei das contas que me fizeste ver no fórum da Navigator.
Gostei mesmo tanto, que fui ver o PER e o PSR da empresa e decidi há dois dias entrar em força, com muita força e sem hesitações.
Cabe-me agradecer-te por este meio, não tenho outro. Se não fosses tu, talvez não tivesse entrado, porque pela liquidez e volumes baixos foi uma empresa que nunca me tinha despertado.
Muito Obrigado Companheiro :wink:
Quanto ao valor da OPA, também me parece baixo. É evidente que a família quer comprá-la ao melhor preço, aproveitando o melhor momento, um momento em que a empresa foi super desvalorizada pelo mercado.


Por acaso vendi há 3 dias. Porque acreditando que a empresa estava subavaliada, mas que neste mimento o mercado estava esticado e iria ciar, logo compraria mais abaixo.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por J_Investidor » 19/2/2021 12:40

maturidade Escreveu:Boas.
a OPA terá que ser vista em alta.
o Mercado assim o está a dizer.
está a cotar 30 cêntimos acima do valor oferecido.
para ter sucesso a OPA só muito perto dos price target que ela têm, ali pelos 15 a 18.
vamos ver.
se estivesse dentro estava quietinho até ver onde esta novela vai dar.

abraços

Boas, lembras-te o que aconteceu com o SLB?
Se tivesse dentro, pelo menos EU, venderia uma parte da posição a estes valores. Nunca nada é certo.
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por perneta » 19/2/2021 12:33

eisha granda volume hoje! essa opa lol
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
Mensagens: 183
Registado: 10/1/2018 16:32

Re: Semapa - Tópico Geral

por maturidade » 19/2/2021 12:14

Boas.
a OPA terá que ser vista em alta.
o Mercado assim o está a dizer.
está a cotar 30 cêntimos acima do valor oferecido.
para ter sucesso a OPA só muito perto dos price target que ela têm, ali pelos 15 a 18.
vamos ver.
se estivesse dentro estava quietinho até ver onde esta novela vai dar.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por Laribau » 19/2/2021 12:13

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Lari la vens tu com as tuas coisas.
:lol:

Mas para além de pagar as dívidas, o Capataz não fez mais negócios que não fosse comprar de volta algumas velhas ações da sua Própria Lavoura e pagou a baixo preço com eucaliptos (já há uns anos..!).
Quanto aos vizinhos..., não percebem nada de agricultura e não sabem que por enquanto a produção da Lavoura vai para pagar ao banco, mas depois, tudo que é Fruta, Legumes, Produtos Pecuários, "Tintol" e etc.., vai passar a ir diretamente para a a casa dos Proprietários.. (já não falta tudo: mais uns dois anitos...) 8-)


Afinal não estava enganado. Só o Timing é que foi mais célere... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Semapa - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 19/2/2021 12:01

PUNITOR.

Nem mais. Palavras. Sabias. OPA condenada ao insucesso.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], rg7803 e 153 visitantes