se fosse verdade, os curtos íam ficar ricos.....com muito pouco.
Euribor continua a subir
Taxas de juro de créditos à habitação deverão subir 10% durante este ano
A subida das taxas de juro para créditos à habitação pode chegar aos dez por cento até ao fim deste ano. A Euribor, a taxa europeia que serve de referência para os empréstimos com juro variável, começou a subir no final do ano passado e ainda não estabilizou.As famílias portuguesas – as mais endividadas da União Europeia – vão ser das mais prejudicadas.
A maioria dos empréstimos é calculado com a Euribor a seis meses e, de Dezembro a Março esta taxa subiu cerca de dez por cento. Contas feitas, num crédito de 100 mil euros a 30 anos, com uma taxa de 3,75 por cento e um spread de um ponto, a prestação mensal seria aproximadamente de 463 euros.
Atendendo à previsível subida da Euribor para 4,5 por cento no final do ano, a prestação deverá atingir os 506 euros, mais 43 euros por mês.
Quem comprar casa nova durante o mês de Abril já vai sentir a diferença, já que os novos contratos já são realizados com taxas de juro mais elevadas.
O aumento da taxa do crédito habitação vai fazer disparar a dívida dos portugueses. As famílias portuguesas são já as mais endividadas da União Europeia – nos últimos três anos quase duplicou o número de pessoas com problemas de endividamento.
O Instituto do Consumidor chama a atenção dos consumidores para fazerem bem as contas, consultarem várias instituições bancárias antes de contraírem empréstimos e a ter em atenção que há instituições de crédito a oferecer condições atractivas no início do contrato mas, passados poucos meses, as prestações disparam.
Fonte : Sic online
